Como calcular o BDI das obras da sua construtora 

Antes de aprender como calcular o BDI de uma obra, você precisa entender por que esse cálculo deve ser feito com cautela. Os principais objetivos do cálculo do BDI são: ter um orçamento de obras mais assertivo, conseguir pensar estrategicamente na margem de lucro como resultado e precificar o empreendimento de forma correta. 

Nesse artigo vou abordar pontos importantes para que você entenda como funciona a lógica do cálculo do BDI e sua importância e, na sequência, te ensinar a calcular.  

Continue a leitura para entender melhor.

O que é BDI?

Como calcular o bdi: A imagem mostra uma pessoa sentada ao redor de uma mesa com uma notação de escrita. A pessoa está usando um lápis para escrever em um caderno aberto. Ao lado do caderno, há um cálculador e um teclado de computador. A mesa é um ambiente de escritório com uma janela ao fundo, e a luz natural parece estar iluminando a área. A pessoa está vestindo uma camisa quadriculada e parece estar focada em seu trabalho.

O BDI ou Benefícios e Despesas Indiretas é o cálculo que considera os custos indiretos da obra e relaciona com os lucros. O Decreto nº 7983, que estabelece o orçamento de referência para obras e serviços de engenharia, descreve o BDI como: 

[citação] “[…] valor percentual que incide sobre o custo global de referência para realização da obra ou serviço de engenharia.” 

O cálculo do BDI é bastante importante na fase de planejamento da obra por diminuir as incertezas com relação à execução da obra. 

Além disso, conforme o Decreto citado, o BDI faz parte dos critérios de elaboração de orçamentos de obras que serão contratados com os recursos da União

É importante ter em mente também qual deve ser a sua margem de lucro antes de fazer o cálculo do BDI, pois o valor do BDI vai ser somado ao valor do empreendimento final, levando em consideração o lucro que precisa ser obtido e os custos diretos

Um dos erros mais comuns ao calcular o BDI é esquecer de incluir alguns custos diretos e indiretos de uma obra. Por isso os conceitos de custos direto e indireto precisam estar claros. 

O que são custos diretos e indiretos?

A diferença entre custos diretos e indiretos é que os diretos são aqueles que estão em campo na obra, enquanto os indiretos são os custos que não estão em campo, mas “nos bastidores”. Exemplos de custos diretos são os materiais para a obra ou o custo com fornecedores.  

Já os indiretos são os custos com atividades conectadas também à execução da obra, porém não estão nas bases de composições de preços, como por exemplo: 

  • Salários de engenheiros e arquitetos; 
  • Seguros de obra; 
  • administração da empresa; 
  • Tributação; 
  • Custos de contabilidade; 
  • Imprevistos. 

Aprender como calcular o BDI é importante, inclusive, porque é comum que os custos indiretos não fiquem claros na hora de precificar um imóvel. Geralmente os primeiros custos que surgem à nossa mente são relacionados aos materiais da obra, custo com fornecedores, salários de pedreiros etc.  

O aluguel do escritório, por exemplo, não é um dos primeiros custos que pensamos quando vamos calcular a nossa margem de lucro. Mas pense que, no final das contas, se não considerarmos esses custos indiretos, a chance de termos prejuízo por conta da precificação feita de forma errada é enorme. 

Confira o conceito de tabela de preço para a precificação correta. 

Por isso os custos diretos e o preço de venda são valores distintos, já que o preço de venda precisa contemplar os custos diretos e indiretos e as incidências sobre o faturamento. Vou falar sobre essa fórmula e mostrar como calcular o BDI abaixo. 

Como calcular o BDI na construção civil?

Como calcular o bdi: A imagem mostra um edifício em construção em um ambiente urbano. Há um craneo de construção ao lado do edifício, indicando que o projeto ainda está em andamento. O edifício apresenta várias camadas de estrutura, com algumas partes ainda sem paredes, o que sugere que a construção está em um estágio avançado. O céu está claro, sugerindo um dia ensolarado.

Vale lembrar que existem diversas maneiras de calcular o BDI. Vou apresentar uma das formas, citada por Gustavo Martins, fundador da eCustos, nossa parceira de ecossistema. Você pode ver a explicação detalhada no vídeo abaixo. 

O cálculo do BDI tem como resultado um fator que precisa ser acrescido ao custo direto. Antes de calcular o BDI você precisa calcular o preço de venda e depois dividi-lo pelo custo direto da obra. 

Para calcular o preço de venda use: 

PV = custos diretos e indiretos / 1 – incidências sobre o faturamento   

O resultado é transformado em porcentagem. Esse número é o BDI, que vai ser multiplicado pelo custo direto.  

Infográfico sobre experiencia do cliente

Para calcular o BDI use: 

BDI: PV/ custo direto 

Veja a explicação detalhada e na prática desse cálculo: 

Outra forma de como calcular o BDI, indicada pelo IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custo) é:  

BDI ={ [ ( 1+ AC + CF + S + MI ) / ( 1 – TM – TE – TF – MBC – G ) ] – 1} x 100 

Tecnologia no orçamento de obras

O processo de orçamentação da obra é muito importante para garantir o ROI ideal dos seus produtos. Geralmente na fase de incorporação é feita uma estimativa de custo que precisa considerar as margens de erro, de lucro etc. A partir daí entende-se se o projeto é ou não viável.  

O cálculo do BDI também entra no planejamento, já que de alguma forma está ligado à margem de lucro, pois vai guiar a precificação do imóvel. 

É muito importante minimizar ao máximo os erros nessa etapa e, para isso a tecnologia pode ser uma importante aliada.  

Num dos episódios do nosso podcast, o CV na Prática, conversamos com Gustavo sobre a importância de minimizar os erros humanos nas etapas de orçamentação de uma obra. Veja o episódio: 

O que você aprendeu até aqui

Qual é a diferença entre custos diretos e indiretos? 

Os custos diretos são os custos que estão em campo na obra, enquanto os indiretos são os custos que não estão em campo, mas “nos bastidores”. 

Qual é o valor do BDI de uma obra? 

Não existe um valor absoluto, já que cada obra tem custos diferentes. O cálculo do BDI é uma fórmula e o resultado dela é individual. 

Qual é a fórmula para calcular o BDI? 

A fórmula indicada pelo IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custo) é: BDI ={ [ ( 1+ AC + CF + S + MI ) / ( 1 – TM – TE – TF – MBC – G ) ] – 1} x 100 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.  

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração