É provável que 9 a cada 10 pessoas descubram sua incorporadora pela internet. E isso não é suposição, é dado: a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios concluiu que mais de 65 milhões de lares já estão conectados à internet no Brasil. E não existe informação melhor para iniciar um texto que fala sobre Marketing Digital de sucesso.
O marketing digital é o que existe de mais novo em relacionamento com o público. Ou seja, unindo comunicação e digitalização, ele propõe um novo ambiente para divulgar sua empresa, dialogar com o público e impulsionar sua autoridade.
E as notícias boas não param por aqui: o marketing digital também pode ser aplicado ao mercado imobiliário e gerar ótimos resultados, transformando sua empresa num case de sucesso.
Vamos entender melhor o assunto?
Sumário
O que é e para que serve uma estratégia de marketing digital?
Antes de compreender a fundo os motivos para implementar uma estratégia de marketing digital, é importante compreender o que ela é, o que propõe e como se estrutura.
O que é marketing digital?
Marketing Digital é aquele que acontece na internet. Simples, não?
Apesar de ser realmente simples em conceito, o marketing digital tem mais do que se pode imaginar. Ele abarca toda a comunicação externa _ ou seja, envolvendo seu público-alvo_ que acontece no ambiente digital, como, por exemplo:
- conteúdos de redes sociais;
- websites e blogsites;
- landing pages e páginas de conversão;
- anúncios para Google;
- marketing via WhatsApp.
E, a cada dia, as estatísticas justificam ainda mais o uso do marketing digital. Sabemos, por exemplo, que são realizadas aproximadamente 4 milhões de buscas no Google por minuto! (Visual Capitalist) E o número alarmante não se reserva ao buscador: perceba.
Fonte: Visual Capitalist, 2019
Para que serve uma estratégia de marketing digital?
Basicamente, o marketing digital de sucesso serve para fazer sua incorporadora alcançar mais pessoas gastando menos. Mas por quê?
É simples: a internet é mais acessível e barata. Você pode anunciar gratuitamente dentro dela, por meio das redes sociais e sites, ou pode criar campanhas pagas, segmentadas por público, por um preço muito mais baixo que uma divulgação na TV ou no rádio, por exemplo.
E os benefícios dessa nova abordagem em comunicação são diversos:
- facilidade de mensuração de resultados – você não consegue mensurar quantas pessoas viram seu outdoor, mas consegue mensurar o alcance de um banner no Google ADS;
- opções avançadas de segmentação – escolha a idade, os interesses, o recorte geográfico e muitas outras características para quem será impactado por seu marketing digital;
- continuidade – o que você prefere: veicular uma campanha na TV o ano inteiro ou produzir conteúdo gratuito nas redes sociais o ano inteiro?
Em outras palavras, uma estratégia de marketing digital traz autoridade à sua incorporadora, corta custos do seu caixa e ainda gera resultados altamente mensuráveis.
Dicas para ter sucesso no marketing digital imobiliário
Por mais simples que pareça ser, o retorno do marketing digital depende diretamente da assertividade de suas estratégias, ou seja, não basta ter uma boa ideia, é necessário saber aplicá-la e construir em torno dela uma proposta de valor para o público-alvo.
Sabendo disso, podemos ir às dicas de como ter sucesso no marketing digital:
Conheça seu público-alvo
Conhecer o público é tão importante quanto conhecer o produto que você vende. Afinal, de nada adianta criar uma campanha genial para um público que não entende o que você está falando.
Para isso, deve-se criar uma persona imobiliária em quem todos os seus esforços convergirão. Se você tem dúvidas sobre como fazer a persona perfeita para sua empresa, confira “Persona imobiliária: como criar uma para sua incorporadora?”
Monte um planejamento de marketing digital
O planejamento deve conter tudo o que você pretende fazer em termos de marketing digital. Geralmente é construído um planejamento para o ano inteiro, mas também é comum construí-lo por semestre.
Seu planejamento deve trazer coisas como:
- briefing geral da estratégia;
- resultados esperados;
- descrição das táticas escolhidas;
- descrição dos canais em que a estratégia se desenrolará;
- calendário do ano/semestre com detalhamento das ações realizadas no dia/semana/quinzena/mês;
- acompanhamento frequente de resultados obtidos;
- insights de acertos e erros ao fim do planejamento.
Dê uma voz ao seu negócio
Sua estratégia de marketing digital de sucesso precisa, depois de todas as pesquisas e considerações, sair do papel. E o maior motivo para o seu marketing ganhar a rua é esse: 73,6% dos brasileiros usam a internet para procurar marcas. (Agência Bring)
Existe uma oportunidade latente na internet: basta saber enxergá-la e, claro, finalmente dar a voz que seu negócio precisa. Isso significa:
- criar uma identidade (cores, tipografias, tom de voz) para sua comunicação digital;
- não ter medo de usar pessoas para se comunicar com o público nessas mídias;
- Investir em profissionais capacitados e conteúdo de qualidade para transmitir uma imagem de autoridade, valor e profissionalismo.
Se você tem interesse nas outras faces do marketing imobiliário, como o uso de dados e a produção de conteúdo, talvez goste dos seguintes artigos:
Coleta de dados para Marketing Imobiliário: saiba como fazer
Como um sistema de gestão imobiliária beneficia campanhas de Marketing
Entendendo Inbound e Outbound Marketing
O que não fazer no marketing digital de sucesso?
Sim, existem atitudes que são um tabu no marketing digital de sucesso. Quando nos comunicamos com o público, ao mesmo tempo que damos dois passos para frente, arriscamos dar um para trás: se seu material não o agradar, você pode afastá-lo.
Para evitar dores de cabeça como essa, pontuamos os principais “don’t” do marketing digital, sobretudo para o mercado imobiliário. Você não deve…
- esquecer que o marketing deve trazer retorno em vendas;
- achar que uma campanha isolada de marketing digital trará resultados;
- esperar que toda ação de marketing digital “viralize” ou se torne “hit”;
- negligenciar os pequenos esforços rotineiros do marketing digital;
- criar vários canais de comunicação se não se dispuser a responder o público em todos eles;
- deixar de dar ideias às pessoas responsáveis por seu marketing digital;
- acreditar que, por existirem formas de gerar tráfego orgânico (blogs, redes sociais), sua empresa não deve investir em tráfego pago (anúncios);
- achar normal que uma estratégia de marketing digital tenha menos resultados que uma estratégia de marketing convencional;
- impedir que os times de marketing e vendas se comuniquem;
- deixar de mensurar resultados sempre que possível.
Eu sei, eu sei, são muitas coisas. Mas é importante ter em mente que pequenos equívocos como esses podem custar toda a sua campanha. No fundo, isso significa menor qualificação de leads, queda de faturamento e, finalmente, dano à lucratividade da empresa.
Criando sua própria campanha de marketing digital
Andorinha sozinha não faz verão. Ou seja, como dito anteriormente, uma única campanha de marketing digital, isolada de uma estratégia, poderá não trazer resultado. Ainda assim, suas estratégias precisam de campanhas para organizar sua comunicação em blocos e gerar bons resultados.
Antes de mais nada, vamos compreender o que é uma campanha: campanha é um esforço comunicacional localizado e altamente direcionado. Ou seja, o seu objetivo é divulgar algo por determinado período de tempo em diversos canais de mídia.
Campanhas de marketing digital de sucesso não são necessariamente difíceis de fazer. Em outras palavras, o que você precisa saber é que cada campanha é apenas uma parcela da estratégia geral: além das campanhas, uma estratégia pede ações de rotina.
Pré-campanha
A pré-campanha funciona, na verdade, como a “fase zero” de qualquer campanha. Nela, são definidas coisas como a identidade da campanha, o mote e os benefícios.
Por exemplo um lançamento imobiliário: na fase de pré-campanha, sua empresa trocaria as capas de redes sociais para as de campanha, postaria anúncios de buzz, os famosos “vem aí…” e começaria a abrir os canais de comunicação da campanha através de uma landing page ou página similar.
Definição de parâmetros da campanha
Por quanto tempo desejo fazer essa divulgação? Onde estarei ativo? Qual o meu orçamento e retorno esperados? Quais serão meus pontos de contato?
Todas essas questões devem ser respondidas durante o planejamento de uma campanha de marketing digital de sucesso. Pense com cautela e, se necessário, contrate um profissional ou equipe expert no assunto para te ajudar.
Veiculação da campanha
Coloque sua campanha na rua. Ou melhor: na internet!
Então, se o seu material já foi criado, falta apenas ser divulgado. Então libere sua campanha nas redes escolhidas, segmente bem o público que será impactado por ela e aguarde os resultados.
Exemplos de marketing digital de sucesso
Por fim, trago alguns cases de sucesso em marketing digital. Mas, é importante ressaltar que você não precisa ser uma empresa multinacional para fazer um marketing digital de sucesso. É possível adaptar estratégias de grandes players do mercado e criar a sua própria.
Nubank
Fonte: Instagram @nubank
A Nubank é referência em muitas coisas. No marketing digital não é diferente; a empresa marca vários gols quando o assunto é relevância na internet, oferecendo conteúdo interativo de qualidade, divulgações poderosas e um verdadeiro show de criatividade.
Netflix Brasil
Fonte: Twitter @netflixbrasil
A Netflix, enquanto marca, é bastante unificada. Tanto é que trago a Netflix Brasil por uma questão de entendimento da língua: independentemente do idioma, a “pegada” da Netflix é essa, descontraída, engraçada e irreverente. E isso acontece em todas as redes sociais.
Lembra quando comentei que não adianta estar nas redes sociais se não quiser responder seu público? Pois bem, a Netflix é uma prova de como isso está certo: na rede em que entra, logo se destaca pelo alto nível de interação com o público.
Construtora Stanza
Fonte: Site da Construtora Stanza
Que tal um case do mercado imobiliário para aquecer o coração? A Construtora Stanza é especializada no mercado nordestino e representa um ótimo exemplar de marketing digital de sucesso. Perceba como o site oferece opções de interação com o público, como uma assistente virtual, Ana, blogsite e até mesmo área do cliente.
Conclusão: marketing digital de sucesso é para quem quer!
Se você quer crescer com rentabilidade e prospecção de futuro, o marketing digital é a chave. Através dele, você encontra possibilidades, redescobre sua própria empresa, amplia o público e faz tudo isso com pouquíssimo investimento monetário.
Marketing digital é para quem quer! E não há desculpa: agora você já tem o conhecimento necessário para criar a sua estratégia, basta colocar em prática, metrificar os resultados e aperfeiçoar suas investidas para criar um marketing digital de sucesso!
Marketing digital é o conjunto de esforços para divulgar uma marca, promovê-la e criar um relacionamento com o público online. Ou seja, é o marketing que acontece através da internet.
Para ser bem sucedido numa estratégia de marketing digital, é preciso ter planejamento e compreender a metodologia por completo para aplicá-la inteiramente. Coisas como entendimento da persona, planejamento de mídia e criação de orçamento são essenciais para o sucesso na empreitada.
Uma das maiores tendências do marketing digital é o SEO, ou Search Engine Optimization. Refere-se ao conjunto de esforços feitos para trazer seu marketing digital para as páginas iniciais dos mecanismos de busca, aumentando sua visibilidade.
Realidade aumentada e realidade virtual são duas coisas que vêm fazendo sucesso no mundo digital. O primeiro trata da interação entre elementos digitais e o mundo real (como, por exemplo, o jogo Pókemon GO!), e o segundo se refere à criação de um ambiente totalmente digitalizado, como o metaverso.
Com toda certeza. O marketing digital é referência e é utilizado por diversas marcas dentro e fora do mercado imobiliário. Uma boa estratégia gera lucros, aumenta o alcance e traz autoridade à marca.
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 600 incorporadoras clientes e 100 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda.
Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, então acompanhe o Blog do CV e nos siga no Instagram.