Entrega das chaves: Uma etapa importante da jornada de compra 

A entrega de chave é o momento mais esperado pelo cliente. Significa também que a incorporadora, construtora ou imobiliária concluiu mais um negócio.  

Antes de finalizar o processo de vendas é preciso conferir se todas as etapas ocorreram da maneira correta, se os documentos estão em dia, se foi feita a vistoria do imóvel e se o cliente está satisfeito com o empreendimento. Para além disso, a entrega da chave é uma etapa que possui variações e deve ser feita de acordo com o que fora acordado tanto com uma incorporadora, quanto com um proprietário direto. 

É necessário que você conheça como e por que a entrega da chave acontece, quais os processos que levam o cliente até essa realização e as formas diferentes em que são realizadas, assim como falarei sobre como essa experiência pode impactar em futuras relações com esse e demais clientes.  

Essas e outras questões estarão neste artigo. Vem comigo entender um pouco mais dessa etapa de venda? 

Sumário

entrega das chaves: close numa mão segurando uma chave.

O que é a entrega de chaves?

Sabe-se que o processo de compra de um imóvel é repleto de detalhes, mas chegar finalmente ao momento em que o cliente pode chamar o imóvel de seu é um tanto quanto especial. Já pensou no significado da entrega de chaves e como essa etapa ocorre? 

A entrega das chaves simboliza uma etapa do processo comercial que foi concluído: a venda. Essa fase é posterior à vistoria do imóvel onde os últimos ajustes foram feitos e que, claramente, colabora com a finalização da compra do imóvel. 

O termo de entrega das chaves é estabelecido quando um imóvel é comprado de uma incorporação imobiliária que estabelece uma responsabilidade contratual, principalmente em relação aos imóveis comprados na planta, garantindo que a descrição anunciada no projeto seja corretamente cumprida.  

Em todo o caso, em imóveis já prontos, a formalização da compra acontece após a assinatura do documento que atesta o recebimento das chaves. Sendo um ato jurídico que faz a transmissão da posse do imóvel ao, no momento, novo proprietário e simbolístico com a entrega da chave em suas mãos. 

Como essa entrega funciona?

O mercado imobiliário estabelece, atualmente, um prazo de 30, 60 ou 90 dias para que a entrega das chaves seja feita. Entretanto isso não é uma lei, por isso esse prazo pode variar de acordo com os termos de cada construtora ou imobiliária. A entrega acontece após a assinatura do termo e da documentação em casos de imóveis prontos e após a finalização da construção de imóveis adquiridos ainda na planta. 

Caso o imóvel tenha sido adquirido à vista ou em uma negociação direta com o proprietário ― sem o intermédio de uma imobiliária e do corretor―, o processo dessa entrega pode acontecer de forma mais rápida. É feita a negociação do valor, a assinatura do contrato, o pagamento e após o registro da documentação em cartório a entrega das chaves já pode ser realizada. 

Você conhece as etapas que antecedem a entrega das chaves ao novo proprietário? Vem comigo que explico.  

Bônus: As etapas que antecedem a entrega das chaves:

entrega das chaves: imagem de um aperto de mão.
  1. Compra e Contrato: Início da jornada de compra, na qual o cliente busca um imóvel que se encaixa em suas necessidades e desejos. Após escolher e entrar em processo de assinatura de contrato, são apresentados os documentos e informações pessoais tanto do comprador quanto do vendedor e os documentos de dados do imóvel. 
  1. Vistoria: Ocorre a verificação das condições do imóvel, tanto em imóveis prontos, quanto em imóveis em construção, verificando as condições do imóvel. Uma vistoria de imóveis na planta é feita a partir do memorial descritivo, onde o comprador acompanha se as condições da estrutura e materiais utilizados na construção correspondem ao que consta na negociação. 
  1. Assembleia: Essa etapa antecede entregas de chaves de condomínios recém construídos, em que uma primeira reunião para sanar dúvidas e expor as regras de convivência dos condôminos acontecerá. Nessa assembleia, haverá a eleição para definir o síndico, será instalado e apresentado o regimento interno do condomínio e, caso seja de interesse de todos, estabelecerão a previsão orçamentária inicial e fixação de condomínio. 

Como deve ser a experiência do cliente na entrega das chaves?

entrega das chaves: imagem de uma mulher segurando algumas chaves, sorrindo.

Toda a jornada de compra é uma experiência que deve favorecer o cliente, a entrega das chaves não pode ser diferente. Essa fase é tão importante quanto a captação do consumidor no primeiro contato com o empreendimento

Proporcionar ao consumidor auxílio nessa etapa é muito bem-vindo para o relacionamento que a empresa pretende e precisa ter com ele, tornando o nível de satisfação do cliente uma prioridade. Faça com que a pessoa se sinta realizando um sonho e não apenas adquirindo um imóvel, esteja a disposição para sanar as dúvidas e participe ativamente dos processos de documentação até a finalização da compra. 

Além disso, no pós-venda, apresente-se disposto a atestar que o cliente está satisfeito com o imóvel, que tudo dentro do empreendimento corresponde às suas expectativas e que esse possa responder perguntas de satisfação sobre todas as etapas da jornada de compra, assim a sua incorporadora ou construtora poderá se manter conectada a um cliente fiel. 

Trouxe algumas dicas de como a incorporadora pode proceder não apenas na entrega das chaves, mas em todos os outros níveis que abrangem a compra, além de instruir os procedimentos em caso de imóveis comprados de forma financiada. 

Além de tudo, como apresentado anteriormente, há diferenças nos processos de entregas de chaves dependendo do tipo de pagamento feito e qual é o estilo de imóvel. Falarei sobre a diversidade nas formas de entrega para imóveis na planta e prontos e como você deve estar atento à suas demandas de organização e responsabilidade.  

Você também vai gostar de ler:

Entrega de chaves em imóveis na planta

A entrega desses imóveis é feita após a conclusão da construção do empreendimento. Como o pagamento desses são feitos sob financiamento, o valor foi repassado à construtora com a assinatura da documentação de compra e venda.  

O contrato de quitação do imóvel deve estabelecer um prazo explícito para a entrega do imóvel. Entretanto, obras podem atrasar e isso também deve estar estabelecido no contrato, de modo que os atrasos podem chegar até em 180 dias a partir da data estipulada para a conclusão. Se esse novo prazo for ultrapassado, a responsável pelo empreendimento deverá indenizar o comprador sob um valor de aluguel compatível com o imóvel. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Com a finalização das obras, a construtora confere a documentação, dados e informações tanto sobre o imóvel, quanto sobre o proprietário. Assim como o possuinte do imóvel também deve verificar as informações contidas no contrato, apresentar o recibo de quitação e confirmar se tudo está correto com o imóvel e a documentação

A entrega das chaves ocorre após essa confirmação, sendo a certificação de posse confirmada pela assinatura do termo de entrega, finaliza essa etapa do relacionamento entre o cliente e a construtora e prepara o morador para sua mudança

Entrega de chaves em imóveis prontos

Em vendas de imóveis prontos, a experiência do cliente na entrega das chaves é diferente. Caso o pagamento tenha ocorrido à vista, o processo de entrega não chega a durar 15 dias, se toda a documentação for aprovada e o contrato de venda finalizado.  

Em caso de compra financiada, quem está responsável pelo cliente é a instituição financeira à qual ele recorreu. Quando o vendedor deve entregar as chaves do imóvel financiado? Isso só ocorre após o banco liberar o valor integral para a incorporadora ou imobiliária. 

Entretanto, receber as chaves não é o fim do contrato de responsabilidade do comprador. É preciso estar sempre em dia com os pagamentos do financiamento e apenas depois que esse for quitado é que o morador poderá ser considerado o dono, de fato, do imóvel. 

FAQ: Perguntas sobre o tema

O que é termo de entrega de chaves? 

É a formalização da assinatura do documento entre as partes, vendedor e comprador, formalizando juridicamente por escrito a transmissão de posse do imóvel. 

Quanto tempo demora para um imóvel ser entregue após a vistoria? 

Em caso de imóveis prontos, o processo pode demorar até 90 dias. Em imóveis ainda na planta a construtora estabelece um prazo de entrega que pode ser estendido em até 180 dias. 

Qual a importância de uma vistoria após a entrega? 

Esse processo de verificação após a entrega possibilita ao proprietário encontrar inconformidades e resolvê-las com maior facilidade. Além disso, disponibilizar essa vistoria colabora com o estabelecimento de uma relação com o cliente.  

A entrega das chaves encerra o contrato? 

Se o imóvel for pago à vista, o contrato de venda é encerrado pela documentação de posse. Caso o imóvel seja financiado, a entrega das chaves não significa que o imóvel pertence totalmente ao cliente, então ainda existe um contrato entre ele e a instituição de financiamento até que esse seja pago. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário do lead ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 650 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.       

Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda. 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração