5 tecnologias que vão revolucionar seu lançamento imobiliário

Realizar um lançamento imobiliário com certeza está na lista das coisas mais complicadas para um incorporador. Sejam impasses com o planejamento, desorganização da equipe ou problemas terceiros, é normal que alguns lançamentos estejam sujeitos aos problemas. 

Não tem para onde correr: a única coisa que reverte o cenário caótico que alguns lançamentos imobiliários podem ter é tecnologia 

Sabendo disso, nada melhor que uma boa lista para ranquear as melhores tecnologias que podem ser aplicadas a um lançamento imobiliário. Por meio delas, é possível não apenas diminuir o fluxo de trabalho dos times, mas também aprimorar a captação de leads e a experiência do consumidor durante o evento. 

Mas, para entender como cada tecnologia te ajuda, entenda cada etapa do lançamento. 

Etapas do lançamento imobiliário 

um homem e uma mulher assinando um papel. Em primeiro plano uma miniatura de casa ao lado de uma chave

Um lançamento imobiliário passa por algumas etapas, que acontecem imediatamente antes, durante ou depois do evento de lançamento, em si. A ideia é que exista uma convergência de esforços para divulgar ao máximo o empreendimento e, passado o evento, dar vazão às unidades restantes.  

Basicamente, um lançamento imobiliário se divide em:  

  1. Idealização: a idealização do lançamento busca compreender as necessidades de mercado e público, fazendo um levantamento amplo daquilo que os clientes buscam, das tendências em vigor, da própria concorrência e muito mais.
  2. Teaser: o teaser é o primeiro passo da divulgação do lançamento, com imagens, vídeos e outras amostras de como o projeto deve ficar. Seu objetivo é causar curiosidade no público. 
  3. Pré-lançamento: assim como as outras etapas, o pré-lançamento ocorre antes do empreendimento estar pronto. Aqui, já podem ser prospectados os primeiros consumidores, pois isso permitirá à empresa projetar como será o lançamento.  
  4. Lançamento: o lançamento é o fatídico dia em que o empreendimento virá a público. Pode ser potencializado através de um bom evento. 
  5. Remanescente: a etapa de remanescentes cuida das unidades que não foram vendidas durante o lançamento. Deve-se criar uma forma de colocá-las no fluxo de vendas normal. 

Como o lançamento imobiliário pode ser influenciado pela tecnologia? 

Tudo aquilo que você já faz normalmente dentro da sua incorporadora pode ser modernizado através da tecnologia. Não de modo a substituir equipes e pessoas, mas como uma alternativa para que os times possam focar no que realmente importa.  

Para tornar as coisas mais claras, trago para você um exemplo de mercado: 

Vamos supor que sua incorporadora precise, para a divulgação do próximo lançamento imobiliário, acessar as informações daqueles leads que chegaram perto de converter num empreendimento parecido e não converteram.  

Sem tecnologia, possuir e acessar esses dados é muito mais difícil. Pelo menos, é isso que dizem as pesquisas: coletar dados é um desafio enorme para quase 45% dos profissionais que trabalham com captação de leads (Ascend2, 2020). 

Vamos acompanhar, então, como a tecnologia beneficia essa e outras áreas do seu lançamento imobiliário? 

Uso de realidade virtual 

homem usando óculos de Realidade virtual

Chamamos de realidade virtual a tecnologia que cria um ambiente virtual e, dentro dele, uma nova realidade. Essa realidade pode ser acessada via óculos VR, por exemplo, e serve para diversos propósitos. 

Segundo projeção da consultoria Statista, 2022, o mercado global de VR deve sair de menos de 5 bilhões de dólares para mais de 12 bilhões de dólares nos próximos 2 anos.  

Dentro do contexto imobiliário, é possível criar um projeto de imersão para o comprador. Ao acessar a realidade virtual, ele teria alguma ideia prática das dimensões do imóvel, das possibilidades de decoração e muito mais. Além de ser uma proposta moderna, é uma forma de gerar identificação entre o comprador e o imóvel muito antes da aquisição.  

Machine Learning no lançamento de imóveis 

O nome imponente por vezes nos faz esquecer que machine learning se trata, basicamente, da tecnologia por trás da inteligência artificial. Essa mesma inteligência é responsável, dentre outras coisas, por responder leads em chats automáticos, enviar e-mails e mais. 

Certo, mas o que você deve estar querendo saber é: como essa tecnologia pode me ajudar no contexto do lançamento imobiliário? Afinal, meu lead não vai querer conversar com um robô enquanto espera ser atendido pela equipe de vendas. 

Bem, é chegada a hora de pensar fora da caixa: seu lead não precisa necessariamente falar com um bot. E se ele pudesse responder a um quiz que informaria o melhor tipo de imóvel para ele? Claro, esse também seria um espaço para divulgar seu lançamento durante o teaser e mostrar que sua empresa oferece o perfil de imóvel perfeito para ele.  

CRM imobiliário 

O melhor amigo das incorporadoras não poderia ficar de fora dessa lista. Com um CRM de qualidade, é possível armazenar dados, qualificar leads e gerir vendas com muito mais precisão e facilidade. 

Infográfico sobre experiencia do cliente

Durante o lançamento imobiliário não é diferente: um CRM te permite pré-cadastrar novos contatos, simular condições de financiamento, apresentar o mapa de disponibilidade e muito mais. Tudo isso com o objetivo de não apenas agilizar o fechamento do negócio, mas também entregar uma experiência de qualidade ao lead que está sendo atendido.  

Portal de PDV 

Ao lado do CRM, os portais de PDV são uma boa pedida para os times que, durante o lançamento imobiliário, estão marcando presença em convenções e outros eventos.  

O portal de PDV funciona como uma extensão do CRM, buscando viabilizar o cadastro e acompanhamento diário de leads, já vinculando-os a um corretor disponível. Isso otimiza a presença da sua equipe para além das paredes do evento, ampliando o alcance geográfico de pessoas.  

Espelho de Vendas 

O espelho de vendas é uma mão na roda durante o lançamento e também na venda de remanescentes. Isso porque é comum que mais de um lead se encante pela mesma unidade e queira reservá-la. Sem um espelho de vendas, as reservas podem se duplicar e gerar desconforto tanto para o cliente quanto para o vendedor. 

Com o espelho de venda, esse problema não existe. Ele gera a reserva e automaticamente indisponibiliza a unidade da plataforma. Assim, os outros corretores verão que a unidade não está disponível e evitarão cometer o erro da duplicação.  

Ainda assim, caso seja de interesse do lead, os corretores podem entrar na fila pelas unidades reservadas para o caso de se tornarem disponíveis novamente.  

Tecnologia no lançamento de imóveis: criando a experiência de compra perfeita 

A tecnologia muda vidas. Dentro e fora do mercado imobiliário ela se provou dona de altas expectativas e mãe de inúmeras mudanças. Se hoje o cliente imobiliário pede por novidade, a tecnologia tem os papéis de impulsionador e também catalizador desse processo.  

Ficar de fora dessa onda não é uma opção. Sua empresa precisa apostar no protagonismo do consumidor 4.0 se quiser garantir uma posição de destaque entre as incorporadoras do futuro.  

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 500 incorporadoras clientes e 100 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda. Acesse o site do CV e saiba mais!    

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o Blog do CV e nos siga no Instagram 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração