Transformação digital no mercado imobiliário: 6 tendências para 2023 

O mercado imobiliário é um dos setores mais inovadores do mundo. Está em constante mudança e inovação para acompanhar um mercado em evolução devido à transformação digital. 

No entanto, pode ser difícil para as empresas manterem-se a par de todas essas mudanças e, ao mesmo tempo, manterem seus principais objetivos de negócios.  

Se você está procurando algumas dicas sobre como as tendências de transformação digital afetarão sua empresa nos próximos anos, continue lendo! Aqui estão seis tendências que irão impactar o futuro do mercado imobiliário. Preste muita atenção para garantir que sua incorporadora permaneça na vanguarda da tecnologia em 2023. 

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O que é transformação digital? 

transformação digital: close numa mão dando ênfase a um holograma que representa o planeta terra e, em volta, ícones de conectividade

Primeiramente, é importante que entendamos o conceito de transformação digital para seguir com as dicas do Blog do CV.  

Transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente a forma como você opera e agrega valor aos clientes. É também uma mudança cultural que exige que as organizações desafiem continuamente o status quo e experimentem o novo. 

Como acontece o processo de transformação digital? 

O processo de transformação digital começa com a empresa tomando a decisão de transformar seus processos de negócios com tecnologia para que todos que ali trabalham possam potencializar suas habilidades e sucessos, bem como criar oportunidades de forma mais eficiente. 

O processo de transformação digital envolve o uso de tecnologias digitais para automatizar ou melhorar os processos de negócios existentes. Isso pode incluir qualquer coisa, desde automatizar a entrada de dados até implementar inteligência artificial para agilizar a tomada de decisões. 

Por exemplo, a introdução de automação de processos robóticos pode converter operações manuais encontradas em compras, gerenciamento da cadeia de suprimentos e outras funções administrativas. 

Transformação digital no mercado imobiliário: 6 tendências para 2023 

1. Análise de dados como ferramenta chave em negócios e investimentos imobiliários 

transformação digital: close em mão digitando num notebook

A análise de dados já está sendo usada por empresas do ramo imobiliário para obter dados e informações sobre propriedades, identificar potenciais compradores/vendedores, gerar campanhas de marketing digital e determinar preços de listagem. 

Com o advento da Inteligência Artificial (IA), a análise digital continuará sua tendência ascendente em 2023 com foco em análises preditivas que ajudam os investidores a tomar decisões mais rapidamente de acordo com suas preferências. 

A inteligência artificial ajudará as empresas a estarem melhor equipadas com as informações necessárias para atender seus clientes. Por exemplo, algoritmos de aprendizado de máquina podem processar grandes conjuntos de dados e fornecer insights sobre padrões de comportamento do consumidor que seriam usados ​​por corretores de imóveis/empresas para oferecer soluções e serviços direcionados. 

Espera-se que essa tendência digital traga uma disrupção positiva em todos os setores e não se espera que o setor imobiliário fique intocado por essa mudança digital. 

Veja também as tendências da indústria 4.0.

2. Usando o design antecipado para prever as necessidades do cliente 

O design antecipatório é uma ferramenta digital que pode se tornar ainda mais popular até 2023. Ele pode ser usado para prever as necessidades do cliente e hiper personalizar sua experiência com uma empresa (por exemplo, recomendar produtos ou serviços de que possam gostar). Mas não confunda com o uso de algoritmos.  

Essa tendência digital já é tendência em outros setores, como viagens, automotivo e entretenimento. Em breve, será o novo normal no setor imobiliário até 2023. Já estão em andamento aplicativos que usam aprendizado de máquina para prever o que os clientes querem de suas casas com base em fatores como idade, objetivos de carreira, vida familiar e assim por diante. 

3. O engajamento omnichannel é o novo normal 

Imagem de uma cidade com alguns prédio e ilustrações de ícones que representam conectividade

O engajamento omnichannel está rapidamente se tornando a norma para muitas empresas (e seus clientes) devido ao aumento da Inteligência Artificial ​​e da automação. Com o engajamento omnichannel , corretores de imóveis e empresas podem interagir com várias pessoas ao mesmo tempo, independentemente do canal que usam. 

Isso significa que os clientes se envolverão com sua empresa por meio de muitos canais digitais (por exemplo, sites, mídias sociais, aplicativos móveis) e esperam que seus imóveis em potencial também estejam disponíveis em cada uma dessas plataformas. 

Com uma única pesquisa on-line, eles devem poder acessar todas as informações e propriedades desejadas por meio de qualquer dispositivo conforme sua conveniência. 

4. Uso crescente de assinaturas eletrônicas 

Uma tendência digital que você deve ficar de olho é o uso da assinatura eletrônica. Como as assinaturas digitais são juridicamente vinculativas, isso reduz a necessidade de contratos em papel e economiza tempo removendo etapas laboriosas de processamento de papelada para concluir negócios imobiliários.  

Ele também oferece mais controle sobre o gerenciamento de documentos para os mutuários, tornando a assinatura de documentos mais fácil do que nunca. 

Fluxos de trabalho inteligentes em torno de assinaturas eletrônicas, como assinatura paralela e sequencial de documentos, se tornarão a norma daqui para frente, simplificando o processo de assinatura em todos os aspectos. 

No mercado imobiliário, o CV CRM foi pioneiro no uso de assinatura eletrônica em larga escala durante a pandemia de covid-19. A nossa parceria com a DocuSign proporciona toda essa rapidez e segurança da qual falamos.  

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5. Uso de jornadas digitais no mercado imobiliário 

As jornadas digitais começaram a desempenhar um papel fundamental nas estratégias imobiliárias com recursos como orientações on-line, visualização 3D de todos os ângulos e assim por diante, sendo usados ​​por desenvolvedores para aprimorar a experiência do usuário final. 

A burocracia é algo que os millennials não estão acostumados e a transformação digital pode ajudar as empresas a reduzir a papelada desajeitada no setor imobiliário e substituí-la por jornadas digitais interativas. 

Estima-se que, em média, os clientes gastem 6,5 horas preenchendo diversos formulários durante as transações imobiliárias. Reduzir esse número melhorará significativamente a experiência do cliente e economizará tempo para os agentes imobiliários. 

Embora alguns formulários, como contratos de locação de imóveis, ainda possam ser preenchidos à mão, o uso de assinaturas digitais tornará mais fácil para as empresas imobiliárias gerenciar documentos como transferências de escrituras de forma totalmente digital. 

As jornadas digitais podem ser usadas para melhorar vários processos no setor imobiliário, como: 

  • Captura de dados para contratação 
  • Agendamento e acompanhamento de consultas 
  • Citação 
  • Ofertas 
  • Contratos e Assinaturas 
  • Gerenciamento de documento 
  • Pedidos e processamento de empréstimos 

Até 2023, as jornadas digitais contribuirão muito para melhorar toda a experiência do usuário do início ao fim para empresas imobiliárias. Na verdade, as jornadas digitais são componentes cruciais da experiência digital que facilitam as transações comerciais e melhoram a satisfação do cliente. 

6. Gerenciamento de construção usando tecnologia 

transformação digital: mulher à frente de um computador com as mãos no teclado e no mouse.

O gerenciamento de construção pode ser um processo complicado e demorado, especialmente quando se trata de grandes projetos, como shopping centers ou outros desenvolvimentos de infraestrutura. 

À medida que as matérias-primas se tornam escassas e a tecnologia digital se torna mais difundida, a indústria da construção passará por uma grande transformação em 2023. 

É aqui que tecnologias digitais como IA (Inteligência Artificial) e IoT (Internet das Coisas) terão um papel importante. A integração de ferramentas digitais com as tradicionais, como etiquetas RFID, pode economizar dinheiro e tempo dos gerentes de construção, reduzindo a necessidade de inspeções manuais, permitindo que eles acompanhem o progresso em tempo real, garantindo a conclusão pontual dos projetos dentro do cronograma. 

Transformação digital: 2023 ou agora? 

A transformação digital não é um processo fácil, mas é essencial para as empresas que querem ficar à frente da curva. Exige uma revisão completa da forma como uma empresa faz negócios, desde o início. Todos os aspectos da empresa devem ser examinados e atualizados para acompanhar os tempos. 

Mas se você acha que a transformação digital ainda é algo distante, é bom você começar a repensar. Ela já começou, já é presente e envolve quase tudo o que fazemos no nosso dia a dia.  

O mercado imobiliário tem muito potencial para investir ainda mais em digitalização e é também por isso que é um setor tão promissor.  

Perguntas Frequentes

O que é transformação digital? 

Transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente a forma como você opera e agrega valor aos clientes. 

Como é o processo de transformação digital? 

O processo de transformação digital envolve o uso de tecnologias digitais para automatizar ou melhorar os processos de negócios existentes. 

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