Para ser realmente eficiente, seu sistema de gestão deve ter todo um ecossistema de soluções integradas. Essas soluções expandem o sistema e criam uma rede de ferramentas prontas para impulsionar seu gerenciamento comercial. Sabendo disso, quero falar com você sobre uma dessas ferramentas associadas: aprenda como usar o RD Station, ferramenta de automação de marketing, para aprimorar seu CRM imobiliário.
Neste artigo, você entenderá mais sobre o RD Station e suas funcionalidades dentro de um CRM: se você ainda não conhece bem o termo CRM, sugiro uma leitura prévia (basta clicar).
Antes de mais nada, é importante ressaltar: nem todos os CRMs integram com o RD Station. Por isso, verifique se seu sistema de gestão comercial integra a ele ou considere migrar para um que o faça.
Agora podemos começar!
Sumário
Gestão de leads: o que é e por que você precisa dela?
Essa história de RD Station e CRM imobiliário começa com a gestão de leads. Afinal, é ela a base do uso das duas ferramentas. E, para entender o processo, você precisa entender o que são esses leads:
A gestão de leads é aquela responsável por captar novos contatos, qualificá-los devidamente e, por fim, encaminhá-los rumo à venda. Dá para perceber a importância que ela tem, uma vez que, sem uma boa gestão de leads, a quantidade de pessoas que chegam ao fechamento de contrato é muito menor (quando sequer existe).
Assim, pode-se dizer que tanto o RD Station quanto o CRM imobiliário atuam, em certa medida, na gestão de leads de uma incorporadora. Certo, mas como cada uma trabalha?
Veja essas estratégias para captar leads.
Como usar o CRM para gestão de leads
Dentro de um CRM, a gestão de leads é realizada na etapa de pré-venda. O lead cai no funil de vendas e é automaticamente inserido na fila de leads do CRM. Em seguida, é trabalhado fortemente pelas equipes de marketing e pré-vendas até chegar ao estágio de compra.
Algumas ferramentas do CRM imobiliário são muito boas para a gestão de leads. Destaco, com base nas soluções do CV CRM, referência em CRM no mercado imobiliário:
- fila de distribuição de leads;
- funil de vendas virtual;
- integração a ferramentas de captação como o RD Station;
- visualização de leads por lista ou kanban;
- pré-cadastro de pessoas interessadas no imóvel;
- relatórios de todo o processo de pré-venda.
Como usar o RD Station para gestão de leads
O RD Station, diferentemente do CRM, não é uma plataforma de gestão, mas de automação. Claro, existe uma ferramenta posterior ao RD Station, da mesma marca, chamada RD Station CRM, mas ela não é adequada para as necessidades imobiliárias, sendo uma plataforma mais genérica.
Portanto, prefiro me ater ao RD Station tradicional e suas possibilidades quando integrada a um CRM imobiliário de alta performance. Conheça a plataforma por dentro:
Como uma ferramenta de automação, o RD Station é mestre em captação e nutrição de leads. Tudo para um bom acompanhamento de contatos você encontra no RD, e quando essas informações caem direto no seu CRM, dizemos que RD e CRM estão integrados.
Destaco aqui algumas funcionalidades do RD Station para gestão de leads:
- criação de Landing Pages bonitas e funcionais;
- disparo de e-mail marketing e fluxos de cadência;
- criação de formulários para sites e outros;
- uso de pop-ups em sites e blogs;
- lead scoring.
Uma equação de sucesso: RD + CRM
Se sozinhos eles já fazem milagre por sua gestão comercial, imagine juntos.
Quando unimos o melhor das duas plataformas, o que criamos é um ecossistema altamente tecnológico de captação e qualificação de leads. Dessa forma, toda a sua cadeia de contatos recebe os benefícios tanto de uma gestão por CRM quanto de uma automação de marketing.
O que o CEO da HubSpot, Brian Halligan, está tentando dizer é que não adianta ter a melhor plataforma do mercado se ela não puder ser integrada a outra. Isso acontece porque você pode, sim, ter o melhor sistema em vendas. Mas ele com certeza seria ainda mais forte com uma plataforma de automação, uma pagadoria digital ou um BI associados a ele.
Isso é o que acontece quando você une CRM e RD Station: duas plataformas experts em coisas que se complementam entram em jogo por sua empresa. O resultado não poderia ser outro.
Uso do RD Station em dados
Nada como o bom uso de dados para atestar a força que uma plataforma como o RD Station tem dentro do mercado. Acompanhe alguns números fortes e veja por si mesmo:
- Empresas que usam o RD Station quadruplicaram sua base de contatos por ano.
- O uso do RD Station pode aumentar em até 60% a geração de leads em 6 meses.
- O RD Station pode aumentar em até 27% a conversão de leads em clientes.
- A plataforma economiza até 3 horas por dia em atividades de marketing.
- Usuários do RD Station têm uma média de 22% de aumento na receita em 6 meses.
- Mais de 2,5 milhões de leads são gerados todos os meses no RD Station.
- O RD Station tem uma taxa de retenção de clientes de mais de 80%.
Uso do CRM em dados
Se o RD Station, que tem foco em pré-venda, já faz isso tudo por sua empresa, imagine um CRM imobiliário completo e bem estruturado, que foca em toda a jornada do cliente. Veja alguns números interessantes:
- O uso de um CRM aumenta até 27% na produtividade comercial.
- Empresas que usam CRM podem ter um aumento de 32% na retenção de clientes.
- O uso de um CRM pode aumentar as taxas de conversão em 300%.
- Empresas que usam CRM aumentam em até 45% a geração de leads.
- O uso de um CRM pode disparar em até 25% sua receita.
- O uso de um CRM pode aumentar a eficácia do marketing em mais de 80%.
- Usar um CRM pode aumentar o índice de fechamento de negócios em 30%.
Por dentro da integração RD Station e CV CRM
O CV CRM pode ser facilmente combinado ao RD Station para melhores resultados em captação de leads. As possibilidades que a integração oferece são muitas, tantas que nem cabem neste artigo.
Existem alguns requisitos para que a integração possa ocorrer: você precisa ter contas ativas tanto no CV quanto no RD, além de ter acesso ao tipo de integração. Com tudo isso e qualquer outra coisa relacionada à integração CV + RD, nós te ajudamos na nossa Base de Conhecimento.
Confira o material que preparamos exclusivamente para a integração.
FAQ: perguntas frequentes sobre o tema
O RD Station funciona como uma ferramenta de automação de marketing que te permite enviar e-mails, criar landing pages, captar e nutrir leads e muito mais.
Basta criar uma conta, adotar um dos planos do RD Station (Light, Basic, Pro ou Enterprise) e começar a usar sua conta imediatamente. A depender do plano contratado, é possível cadastrar outras contas para gerenciar o RD Station.
Disparar e-mails com o RD é bastante simples. Antes, você deve escolher se é um disparo único, teste A/B ou fluxo de automação. Em seguida, basta montar seus e-mails e configurá-los para disparo.
O próprio RD Station te ensina a criar automações. Acesse essa página e confira!
Tudo depende do tipo de integração que seu CRM faz com o RD Station. No CV CRM, a integração acontece de forma simples. É essencial, de qualquer forma, que você tenha um profissional capacitado em RD Station para operar a ferramenta com produtividade.
O Painel de palavras-chave é uma ferramenta do RD Station que auxilia o planejamento de SEO e a gestão de palavras-chave. O acesso a essa funcionalidade depende do seu plano de contratação, de modo que você pode inserir uma quantidade específica de palavras em cada plano. O Plano Light é o único que não conta com a funcionalidade, o Basic permite 100 palavras, o Pro, 200 e o Enterprise, 500.
O newsletter funciona como um e-mail normal. Crie um e-mail na frequência que desejar, edite-o com as informações do newsletter e em seguida dispare-o para sua base de leads cadastrados.
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário do lead ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 650 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda.