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Você saberia responder caso te pedissem: “explique como funciona o pré-atendimento no mercado imobiliário”?
Assim como as tecnologias do setor estão em constante inovação, os processos de captação de leads e atendimento ao cliente foram evoluindo. A jornada de venda começa na comunicação assertiva e essa pode ser automatizada através de ferramentas de gestão, que também influenciaram no desenvolvimento de ações de pré-atendimento.
Você sabe o qual a importância do pré-atendimento na sua incorporadora? Para que você explique como funciona o pré-atendimento, primeiro é preciso relembrar exatamente o que significa essa ação.
Irei explorar o pré-atendimento e suas funcionalidade nesse artigo, vamos juntos nessa?
Sumário
O que é Pré-atendimento?
As etapas que antecedem uma negociação bem-sucedida tem início na estruturação de um pré-atendimento de alta qualidade. Mas afinal, o que significa exatamente esse conceito?
O setor responsável pelo atendimento ao cliente faz uma espécie de triagem inicial para filtrar e direcionar os clientes de forma correta. Isso significa que o pré-atendimento, no mercado imobiliário, viabiliza um acolhimento dos consumidores de acordo com a etapa do funil de vendas em que esses se encaixam.
As equipes de marketing e vendas trabalham em conjunto para construir um pré-atendimento de alta performance. Esse processo é essencial para contatar e entender os leads que entraram no topo do funil e qualificá-los de acordo com os dados fornecidos por esses.
Desse modo, o marketing impulsiona a qualificação dos leads e encaminha para a equipe de vendas os contatos e o perfil de cada cliente. É aí que o comercial prossegue com o atendimento personalizado de forma ágil e potencialmente assertiva.
Qual a diferença entre pré-atendimento e pré-venda?
Os conceitos podem não ter exatamente o mesmo significado, mas para que explique como funciona o pré-atendimento é preciso definir sua relação com a pré-venda. Isso porque, o processo de comunicação inicial com o cliente busca entender o perfil desses e direcioná-los para o suporte, assistência ou vendas, dependendo do estágio do funil que em que esses estão.
Por outro lado, a qualificação desse lead é o que constrói a pré-venda efetiva através dos dados obtidos no pré-atendimento. Dessa forma, as negociações e apresentação de imóveis apropriados para as necessidades do cliente se tornam ações assertivas, esclarecedoras e potencializadoras para a agilidade de uma venda bem-sucedida.
Os profissionais de cada dos conceitos também têm tarefas diferentes, pois, enquanto o time de pré-venda está alinhado aos consultores, corretores ou representantes da incorporadora, a equipe de pré-atendimento conta com os colaboradores de suporte e o do marketing.
Assim, para que se explique como funciona o pré-atendimento você pode ressaltar o direcionamento qualitativo para a pré-venda. Isso significa que a estratégias de persuasão e o desenvolvimento da jornada de compra são impulsionados por essa ação quando o lead demonstra interesse pelo projeto através dos anúncios e interações com os materiais informativos.
Desenvolvendo o Pré-Atendimento na Incorporadora
Para que você explique como funciona o pré-atendimento de uma incorporadora do mercado imobiliário é necessário que entenda como essa ação se desenvolve. Assim, construir uma experiência do cliente que estabeleça uma conexão a longo prazo exige o conhecimento das etapas do contato inicial com o lead.
Portanto, irei apresentar as estratégias que ajudarão você a entender como funciona o pré-atendimento e a criar uma operação eficiente para aquisição de novos clientes. Está pronto para desenvolver um pré-atendimento em sua incorporadora?
Treinamento do Time
O primeiro passo é investir no aprendizado da equipe responsável por realizar o pré-atendimento. Para obter uma qualidade de interações é preciso potencializar o entendimento do time em relação a:
- Políticas Internas
- Processos de Vendas
- Técnicas de Comunicação
- Características dos Empreendimentos
Dessa forma, os responsáveis pelo pré-atendimento estarão capacitados para responder as dúvidas e perguntas dos clientes. Oferecendo assim uma base de informações ágeis e úteis que impulsionam a persuasão e encaminham o lead para a próxima etapa da jornada de compra.
Desenvolvimento Padronizado
Estabelecer um processo objetivo fortalece o pré-atendimento e impulsiona o interesse do cliente desde o primeiro contato. Isso porque a definição das ações de coleta de dados básicos, identificadores de preferências e aceleradores de agendamento de visitas otimizam e padronizam a qualificação do lead.
Ou seja, explique como funciona o pré-atendimento pautando-se no desenvolvimento padronizado da captação e comunicação com o cliente. Dessa forma o processo minimiza o tempo de eficiência e maximiza a produtividade de toda a equipe de atendimento.
Implemente Tecnologias de Mercado
As plataformas de gestão do relacionamento com o cliente, conhecidas como CRMs, são importantíssimas para essa o pré-atendimento. Implementar esse tipo de sistema potencializa o gerenciamento, rastreamento e acompanhamento de todas as interações do lead com os projetos e com a incorporadora.
Além disso, um CRM de alta performance colabora com o reconhecimento das características de cada cliente, possibilitando a personalização da comunicação e dos materiais de nutrição. No mais, a ferramenta otimiza a jornada comercial, e para que você compreenda a importância disso trouxe um material interessantíssimo sobre processo, otimização e lucratividade.
Comunicação Eficiente
Outra base para que você compreenda e explique como funciona o pré-atendimento em uma incorporadora é a efetividade da comunicação entre a empresa e o cliente. Informar, de forma clara e transparente, sobre as características do empreendimento ao qual ela busca é o primeiro passo para uma ação de sucesso.
Também é necessário comunicar os valores dos imóveis, bem como as condições de pagamento e possibilidades de financiamentos. Desse modo, o atendimento é desenvolvido de forma eficaz, potencializando a confiança do cliente nas soluções propostas pela incorporadora e garantindo a experiência de alta qualidade e a satisfação do cliente.
Feedbacks e Expansão
Por fim, é preciso que você explique como funciona o pré-atendimento e viabilize a identificação e expansão de melhorias desse processo. Para isso, a solicitação de feedbacks sobre a comunicação e a eficiência das informações explicadas ao cliente é fundamental.
Esses dados colaboram com a identificação de problemas e impulsionam a projeção de melhorias e ajustes que aprimoram as estratégias e o trabalho do setor de atendimento. Assim, incorporador, é preciso estar sempre em aprendizado e se baseando nas opiniões dos clientes para construir um pré-atendimento de alta qualidade.
Gestor: Explique como funciona o pré-atendimento no mercado imobiliário
Você já sabe quais são as funcionalidades e qual é a importância do pré-atendimento, certo? Agora se a surgir em uma reunião o tópico “explique como funciona o pré-atendimento”, você saberia responder o passo a passo dessa ação no mercado imobiliário?
Pode-se dizer que o desenvolvimento do pré-atendimento, principalmente em uma incorporadora do setor imobiliário, é uma ação essencial para a garantia da compreensão do perfil dos clientes. Dessa forma, o pré-atendimento colabora com a personalização tanto da comunicação, quando dos envios de:
- E-mails Marketing
- Newsletters
- Infográficos
- Materiais sobre os Empreendimentos
E, para que essas definições sejam assertivas e impulsionem as taxas de conversão, e é claro de vendas, é preciso contar com tecnologias especialmente desenvolvidas para a otimização de processos das incorporadoras. O CRM acompanha o lead desde seu primeiro contato até a venda.
Isso significa que incorporadoras que buscam crescimento no mercado imobiliário precisam implementar a tecnologia na gestão de todas as áreas da empresa. Para que seu conhecimento sobre essas inovações seja ampliado trouxe um material que vai fixar o entendimento sobre a importância da utilização de sistemas desde o pré-atendimento ao pós-venda.
O que você aprendeu nesse artigo:
É a etapa inicial de contato que impulsiona a efetividade das negociações e, consequentemente, as vendas.
Utilização de sistemas de gestão de relacionamento com o cliente, integração entre as equipes de marketing, vendas e suporte, atualização constante sobre as tendências de mercado e comportamento de busca e o foco na experiência de qualidade.
Com um pré-atendimento de qualidade é possível qualificar o lead de forma ágil, definir o perfil do cliente e nutri-lo de acordo com a evolução da jornada de compra. Além disso, a personalização dos conteúdos é impulsionada por um contato inicial assertivo.
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