Mercado imobiliário corporativo: tendências do setor

Entre os altos e baixos da economia brasileira, o mercado imobiliário corporativo vem encontrando diferentes formas de se manter relevante, estável e atualizado. Em meio a informações, tendências e novas necessidades de consumo, é esperado que o setor da construção tenha encontrado diferentes formas de se reinventar.

Afinal, é isso que nós, consumidores, exigimos de qualquer mercado.

Desde 2020, com as novidades trazidas pela pandemia do novo Coronavírus, as mudanças que sofremos enquanto mercado se fazem, mais que nunca, presentes. Agora, temos novas aspirações profissionais e desejos pessoais. Nosso futuro hoje é pautado em novas necessidades de consumo e vivência. 

No artigo de hoje, você vai descobrir um pouco mais sobre as tendências do mercado imobiliário corporativo. O que mudou? Quais são as expectativas para o futuro do setor? Isso e muito mais aqui, no Blog do CV!

Imagem do guia da qualificação de leads

Escritórios virtuais

Os escritórios virtuais já são uma realidade latente no universo corporativo. De acordo com a revista Época Negócios, a pandemia foi impulsionadora da prática e, agora, cria uma nova metodologia de trabalho pautada na colaboração de espaços. 

Se você ainda não conhece o termo, Escritório Virtual é o nome dado a uma nova forma de se locar espaços de trabalho. Através deles, uma empresa pode locar um espaço físico apenas para reuniões, atendimento em nome da organização e endereço fiscal. Dessa forma, as atividades-chave funcionam de maneira remota e cortam custos com aluguéis, manutenções e vistorias.

Outra possibilidade que o escritório virtual oferece é a realização de coworking. Proposta inovadora e bem aceita por novas empresas, o coworking é o uso de um espaço comum entre diferentes empresas e setores. Dessa forma, todos trabalham juntos e compartilham experiências.

Numa realidade cada vez mais digitalizada, não é coincidência que os escritórios virtuais estejam mais em voga. Com eles, torna-se muito mais fácil expandir uma empresa em tempos de recessão econômica. Além disso, um escritório virtual garante sua relevância na atualização de processos, além de eliminar gastos pontuais.

Vendas digitalizadas

O futuro da construção é virtual, isso não é segredo algum.

Atualmente, os processos de venda têm se tornado cada vez mais digitais e menos tradicionais. E, muito embora o setor da construção seja reconhecidamente tradicional em suas estratégias, é importante notar o quanto o mercado vem se reinventando em suas técnicas de venda.

Não é incomum vermos incorporadoras e construtoras com forte presença online. A virtualização do processo comercial é uma crescente que promete inovar nossa forma de fazer negócio e levar o mercado imobiliário para um novo patamar, mais tecnológico potente.

Para Luiz França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a principal transformação no setor imobiliário dos últimos tempos foi a digitalização de processos e consequente desburocratização de atividades. Nesse sentido, a tendência evidente é que a variável tecnológica ocupe um espaço cada vez mais valioso dentro do mercado.

Renegociação de contratos

fechamento eventual de diversos espaços físicos causou forte impacto no bolso dos empreendedores. Enquanto os custos de aluguel vistoria permaneciam intactos, as portas fechadas impediram um bom fluxo de caixa durante a pandemia. Por conta disso, muitas empresas se viram forçadas a repensar sua capacidade de subsistência.

Em decorrência desse bloqueio, diversos contratos de locação ou compra de espaço comercial precisaram ser revisitados renegociados. E a tendência é que esse ciclo permaneça forte, tendo em vista os diversos entraves comerciais atuais.

Consultoria imobiliária

Você já ouviu falar do processo de consultoria? Conhecido nos últimos tempos como a salvação de organizações, a consultoria é o aconselhamento estratégico em determinada área ou setor. Por meio dela, uma empresa consegue traçar novos planos e estratégias mais assertivas de atuação no mercado para, assim, manterem a relevância.

consultoria imobiliária atua da mesma forma, e tem se mostrado uma aliada basilar no setor imobiliário corporativo. Utilizando as técnicas de profissionais capacitados, incorporadoras, construtoras e imobiliárias encontram na consultoria um fôlego a mais para encaminhar sua jornada empresarial.

Sendo assim, a consultoria imobiliária oferece um estudo estratégico de público, mercado e solução. Além disso, propõe uma análise aprofundada sobre os resultados e, por fim, traça novas estratégias de ação mais assertivas e comprometidas com as metas da empresa.

Sustentabilidade corporativa

sustentabilidade é uma iniciativa que vem sendo amplamente disseminada dentro dos espaços de trabalho. O mercado imobiliário não fica de fora, dando início a uma verdadeira revolução na forma como pensamos e entendemos o meio ambiente nas práticas profissionais.

Hoje, percebemos o reflexo dessa iniciativa nas novas propostas de planejamento de ambientes, tanto comerciais quanto residenciais.

Então, uma arquitetura mais minimalista toma espaço dentro dos espaços físicos. A luz natural é priorizada e os lugares ao ar livre ganham mais dimensão. Agora, como nunca, o contato real e humanizado com a natureza se torna essencial para a negociação de um imóvel ser concluída com sucesso.

Infográfico sobre experiencia do cliente

Vendas de médio e alto padrão

Os empreendimentos de médio e alto padrão finalmente voltam a dar as caras como queridinhos do mercado. Desde o começo de 2021, os nichos vêm demonstrando uma performance bastante satisfatória, e prometem continuar assim.

Muito embora tenham sentido de perto os efeitos da recessão econômica, os investimentos de médio e alto valor voltam a escalar no pódio de vendas e se mostram cada vez mais atrativos. A ABRAINC comprova o crescimento de 45% nos lançamentos imobiliários dos primeiros meses de 2021.

Novas soluções em tecnologia

Como último item da nossa lista, frisamos as inovações em tecnologia nas quais o mercado imobiliário corporativo vem apostando. Com o avanço do marketing digital e das diferentes propostas de relacionamento com o cliente, a necessidade de focar no auxílio tecnológico é cada vez mais latente.

Uma das novas armas do mercado imobiliário corporativo é o uso do CRM. Software de gestão de relacionamento com o cliente, o CRM é uma solução que oferece acompanhamento completo dos pontos de contato entre incorporadora e lead, ampliando as possibilidades de venda e estimulando uma boa experiência para o cliente.

Com ele, as possibilidades vão muito além do que se imagina. Personalização de contatos, humanização de relações e muito mais produtividade para equipes são apenas alguns dos benefícios que o Customer Relationship Management pode oferecer a uma organização.

Perfeito, não é mesmo? E a verdade é que o CRM pode ser tão bom quanto parece. Com a ferramenta certa e boas estratégias, sua incorporadora tem capacidade de ir mais longe e se destacar no mercado de maneira simples e extremamente otimizada.

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No artigo de hoje, pudemos aprender um pouco mais sobre as recentes tendências do mercado imobiliário corporativo. Suas principais estratégias de manutenção atual e seus possíveis encaminhamentos para o futuro foram algumas das coisas que você aprendeu ao ler este texto.

Mas, acredite, a trajetória do setor ainda tem muito pela frente. Cabe a você permanecer ligado nas novidades, aplicar seus novos conhecimentos e, enfim, impulsionar sua empresa nesse mercado que só tem a crescer.

Está esperando o quê? Vá em frente e garanta sua relevância. Estaremos ao seu lado a cada passo do caminho!

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Por hoje é só, mas esperamos você em breve!

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