Os tipos de imóveis e os desafios de vendas imobiliárias 

A diversidade imobiliária começa na quantidade de tipos de imóveis existentes em sua cartela de disponibilidade. 

Quando se pergunta sobre uma propriedade a venda, a primeira preocupação é se ela se encaixa no perfil de busca do cliente. Entretanto, compreender que há mais de um tipo de imóvel que pode se encaixar no objeto de desejo do consumidor. 

Muitas vezes o cliente não conhece a própria necessidade, ou mesmo sabe o que está buscando. É por isso que apresentar uma diversidade de opções pode garantir uma jornada de vendas ágil e bem-sucedida. 

O objetivo desse artigo é apresentar alguns tipos de imóveis, as características e vantagens desses e explicar a importância de investir no conhecimento de cada um deles. Então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Sumário

Tipos de imóveis: vária miniaturas de casas e uma lupa, destacando uma delas.

5 tipos de imóveis

As novas tendências de consumo também refletem os projetos de empreendimentos mais procurados por clientes do mercado imobiliário. O tipo de imóvel lançado deve possuir características que atraiam um determinado público-alvo

Por isso, é preciso pensar em empreendimentos além das casas e apartamentos padrões. E, para isso, é essencial conhecer a diversidade de construções e os principais aspectos dessas propriedades

Assim, irei fazer uma classificação de imóveis para ampliar os seus conhecimentos sobre a diversidade imobiliária. A lista com 5 tipos de imóveis que representam a diversidade do mercado. 

Casas geminadas

As famosas casas geminadas, muitas vezes chamadas de “germinadas”, são duas ou mais propriedades construídas em um mesmo terreno e que compartilham uma parede externa e o telhado. Essas construções, geralmente, tem a mesma fachada, quantidade de cômodos e divisões interiores. 

Esse tipo de imóvel é comum em vilas e condomínios residenciais. São bastante buscadas por oferecerem um espaço privado, confortável e, muitas vezes, com metros quadrados mais amplos do que os de apartamentos padrões.

Apartamentos de alto padrão

As construções voltadas para o mercado de alto padrão fazem parte do setor imobiliário voltado para um público menos amplo, e muito exigente. Os projetos dos apartamentos de alto padrão são diferentes, sofisticados e com uma metragem muito maior do que os apartamentos padrões

Além disso, os condomínios desse oferecem áreas de lazer completas, mercados, parques, saunas e piscinas. Conta também com uma localização excelente, segurança de alta performance e muita privacidade

Kitnet’s

As construções de no máximo 35 m² não são novidades para o mercado imobiliário, esse tipo de imóvel existe há anos, e foi popularizada ao longo dos anos com o nome de Kitnet. Apesar de termos diversas tendências em torno dos imóveis com metros quadrados menores, as Kitnet’s não perderam espaço. 

Por possuir entre dois e três cômodos integrados, são construídas em grandes quantidades em um determinado loteamento. Por estarem localizadas, geralmente, próximas às universidades e centros comerciais, a rotatividade de moradores é grande, ou seja, os espaços não costumam ficar vagos por muito tempo.

Studio

A nova tendência de imóveis do mercado é o Studio. Muito parecido com as famosas Kitnet’s, esse tipo de construção é compacta e que entrega uma integração entre os cômodos

Os prédios são estrategicamente localizados nas grandes cidades, possuem mercado e áreas de lazer, além de serem mais acessíveis do que um apartamento padrão. Esse tipo de imóvel é cada vez mais procurado por jovens adultos que estão em busca de praticidade e conforto.

Flat

Conhecidos como apart hotel, os flats são imóveis com menor metragem do que apartamentos comuns e um pouco maiores do que quartos de hotel. Essas unidades contam com serviços como: limpeza, lavanderia e até mesmo refeições. 

Os flats são bem localizados e oferecem comodidades vantajosas. Atualmente, são bastante procurados por pessoas solteiras que possuem pouco tempo para fazer a manutenção rotineira de suas moradias.

Perguntas frequentes sobre o tema:

Quantos tipos de imóveis existem?

Existem mais de 7 tipos de imóveis, que vão desde casas padrão, apartamentos de menor metragem e sobrados até apartamentos e casas de alto padrão. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Por que é importante conhecer cada tipo de imóvel?

A área de corretagem é diversa, e conhecer cada tipo de imóvel disponível no mercado imobiliário colabora com a expansão de suas vendas, e consequentemente, de seus lucros. 

Expandir a cartela de imóveis vale a pena?

Sim. Quanto mais extensa for a cartela, mais oportunidades de vendas o corretor terá e assim as prospecções e negociações se tornam muito mais assertivas. 

A diversidade imobiliária: quais os desafios de vendas para as incorporadoras

Tipos de imóveis: imagem de duas pessoas conversando. Uma delas segura a miniatura de uma casa.

Os imóveis disponíveis no mercado podem ir de residenciais à comerciais, e dentro dessas divisões existem diversos tipos de construções, como você pode analisar até aqui. E, se tratando de vendas, cada espaço possuí um público-alvo específico. 

Por isso, cada abordagem de vendas é estrategicamente diferente, dependendo do tipo de imóvel. Para construir uma negociação, principalmente em torno dos tipos de financiamento de imóveis, é preciso mais  

Os tipos de imóveis com metros quadrados menores do que o padrão, estão sendo bastante procurados no mercado atual. Mas, isso não significa que vendê-los seja algo mais prático do que vender uma casa ou apartamento de alto padrão, por exemplo. 

Muitas vezes, os clientes pensam que a longo prazo esses imóveis podem não caber em seu dia a dia. Além disso, como a tendência se espalhou pelas grandes cidades do Brasil as unidades poderiam ficar “encalhadas” e como esse problema seria resolvido? 

Pensando nessa hipótese, trouxe uma resolução para esse tipo de intercorrência, que pode ser aplicada em qualquer tipo de imóvel que esteja parado a algum tempo na sua carteira imobiliária

Existem técnicas para vender imóveis encalhados?

As técnicas de vendas para imóveis que estão a algum tempo disponíveis no mercado estão, atualmente, ligadas às ofertas de agilidade e do marketing digital feitos pela incorporadora. O primeiro passo é mapear as unidades e depois fazer uma nova avaliação de imóveis. 

Apesar de parecer um processo demorado, um CRM colabora com a gestão dessa etapa e com o acompanhamento da evolução das negociações. Além disso, acompanhar as tendências de imóveis e a disponibilidade de lançamentos colabora com a definição das apresentações assertivas para os clientes. 

No mais, é preciso investir em divulgação, principalmente nas mídias digitais e nas avaliações constantes para detectar qualquer mudança na propriedade que pode alterar seu valor de mercado. Oferecer agilidade no processo de aprovação de compra e na documentação também são diferenciais que podem colaborar com o aumento das vendas desses imóveis “encalhados”. 

Como vender diversos tipos de imóveis? 

Tipos de imóveis: close nas mãos de duas pessoas. Uma entregando uma chave a outra. Abaixo uma mesa com a miniatura de uma casa.

A àrea de corretagem possibilita ao profissional uma diversidade em sua cartela de imóveis. Entretanto, se você pretende expandir as negociações, irá precisar se organizar para gerenciar suas vendas

Como você pode ver nesse artigo, a base para vender mais é conhecer os tipos de imóveis presentes no mercado. Mas, a principal peça no quebra-cabeça do sucesso é: definir o público-alvo

Dessa forma, encaminhar os imóveis de forma assertiva para o cliente não será uma tarefa difícil. Além disso, é essencial trabalhar as habilidades comunicativas e persuasivas, estar presente nas redes sociais, investir no marketing digital e estar atento às novidades e notícias do mercado imobiliário

Gostou do conteúdo? Se mantenha atualizado em…

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.  

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração