A gestão orientada é essencial para o desenvolvimento assertivo de estratégias e operações do mercado imobiliário.
Os métodos de gerenciamento de informações, planejamento de objetivos e organização de dados base foram modificados e potencializados com a ascensão das ferramentas tecnológicas. Através desses sistemas foi possível automatizar os processos, trazendo agilidade para a aquisição, organização e distribuição dos dados.
Para as incorporadoras e construtoras ligadas ao mercado imobiliário e fundamental contar com plataformas de gestão orientada por dados. Mas, antes de aprofundar seus conhecimentos, vamos explorar o que significa uma gestão orientada.
E então, vamos juntos nessa?
Sumário
O que é Gestão Orientada por Dados?
A análise de dados é um dos pontos mais importantes para construir uma base de informações. É através dessa que as estratégias, processos e decisões assertivas são desenvolvidos de forma funcional e organizada.
A gestão orientada por dados se refere à abordagem estruturada em:
- Coleta Sistemática
- Identificação de Padrões
- Descoberta de Tendências
Essas orientações ordenam insights e colaboram com a construção de soluções ágeis em processos e projetos de uma incorporadora, por exemplo. É a partir de uma gestão orientada por dados a empresa que as equipes das áreas de marketing, RH e financeiro otimizam suas tarefas e impulsionam a produtividade.
Quando se fala sobre o que é gestão orientada para dados se desenvolve a possibilidade de antecipar as tendências do mercado, capacitar os times, organizar e melhorar as ações internas com base em informações qualitativas.
Diferença entre Gestão Orientada por Dados e para Resultados?
Ainda que a gestão orientada por dados e a para resultados estejam relacionadas as abordagens utilizadas são diferentes em cada um dos conceitos. Mas então, o que seria uma gestão orientada para resultados?
A prioridade dessa abordagem é organizar as metas para obter uma mensuração precisa e orientar as tarefas com foco no alcance dos objetivos. Na gestão orientada por resultados a prioridade é o monitoramento do progresso e a adaptação das estratégias caso as metas não estejam evoluindo de forma efetiva.
Já na gestão orientada por dados o objetivo é coletar, analisar e interpretar as informações obtidas. Esses resultados orientam as tomadas de decisões e o desenvolvimento de ações e estratégias para impulsionar o crescimento da empresa com base em métricas precisas.
Essas duas abordagens são construídas em conjunto, pois a gestão de dados fornece informações qualitativas para o desenvolvimento de uma gestão de resultados estrategicamente definida. A cooperação de ambas pode impulsionar a assertividade das estratégias e a agilidade da evolução das metas.
Passo a Passo da Gestão Orientada por Dados
Se o objetivo da sua incorporadora a longo prazo é potencializar os resultados e unir as ações de dados, você precisa utilizar tecnologias como o CRM. Através da organização desses processos é que você poderá tomar decisões assertivas e alcançar as metas da sua incorporadora com muito mais agilidade.
Um sistema de gestão orientado a resultados, por exemplo, colabora com a definição de objetivos sobre o aumento da lucratividade da empresa. Através disso, as orientações e estratégias sobre as tarefas desenvolvidas e focando no alcance ágil é possível tornar o processo efetivo.
Antes de aplicar a gestão orientada por processos e resultados na sua incorporadora, é preciso entender como os dados colaboram com a definição de metas. Assim, para ajudá-lo a compreender como a gestão orientada por dados é desenvolvida irei abordar quais as principais especialidades dessa ação logo mais.
Identificação de oportunidades
A gestão orientada a processos começa pela identificação de oportunidades, e, isso só é possível através da gestão orientada por dados. A determinação das informações relevantes colabora com a identificação ágil de oportunidades dentro do mercado imobiliário.
Para analisar corretamente os dados e identificar padrões, é preciso incluir conjuntos de informações de base interna da incorporadora, como:
- Quantidade de vendas
- Operações efetivadas
- Transações e resultados financeiros
Além disso, os dados externos sobre as tendências do setor imobiliário, as oscilações da Taxa SELIC, ações aplicadas pela concorrência e o acompanhamento dos Indicadores Imobiliários amplia a assertividade da identificação de oportunidades efetivas.
Personalização e Segmentação
A gestão orientada por dados objetiva a análise de comportamentos, sendo essencial para o desenvolvimento da personalização da comunicação com o cliente. Além disso, a segmentação da base de informações relevantes sobre os consumidores amplia a efetividade dos conteúdos e comunicados personalizados.
Isso acontece porque ao dividir os dados por características como idade, gênero, localização e histórico de busca e compras é possível definir quais canais de interação, mensagens e ofertas ampliam o interesse do cliente. Dessa forma a personalização da comunicação se desenvolve de forma ágil e, consequentemente, mais efetiva.
Monitoramento de Desempenho
Após implementar as estratégias no esforço de gestão orientada para aproveitar as oportunidades que foram identificadas no início do processo é preciso manter o monitoramento contínuo.
Analisar o desempenho e os resultados que estão sendo gerados durante a aplicação das metas se torna um passo para aplicar ajustes e desenvolver novas estratégias para tornar a gestão orientada por dados assertiva.
Ferramentas de Gestão Orientada por Dados
As ferramentas de gestão orientada por dados se baseiam na definição de objetivos e no acompanhamento dos resultados. A escolha do tipo de sistema mais benéfico para a sua incorporadora depende das necessidades do seu negócio, das especificidades e quantidade de dados gerenciados e, é claro, dos recursos que a plataforma disponibiliza.
Como pode-se observar nesse artigo, a base de dados do cliente é a peça-chave para o desenvolvimento de uma gestão orientada de sucesso. Assim, é preciso implementar uma ferramenta como o CRM Analítico, por exemplo.
Isso porque a análise de dados dos clientes fornece insights e colabora com a formação de decisões estratégicas sobre informações precisas. Para compreender essa e outras ferramentas de gestão orientada por dados no mercado imobiliário, separei um material riquíssimo de informações.
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