FGTS para compra de imóvel: Um guia fundamental para ajudar seu lead a fechar negócio

FGTS para compra de imóvel é um tema recorrente entre as dúvidas do seu lead?  

Calma que eu preparei um conteúdo especial para te ajudar a desvendar cada detalhe desse caminho, que na maioria das vezes é cheio inseguranças por parte do comprador: alguém que economizou um bom tempo até chegar este momento.   

Um lead que busca a compra de um imóvel através do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), geralmente, tem um perfil mais ou menos definido. Você, como corretor, além de todas as informações técnicas, precisa ter sensibilidade no processo de venda, servindo também com orientador. Esta postura serve como diferencial do seu trabalho. 

Um trabalhador que tem em seu histórico ocupações de “carteira assinada” e que, até hoje, não realizou nenhum dos saques facilitados pelo Governo Federal, provavelmente esteve tentando economizar este fundo para um momento como esse. A compra de um imóvel.  

Enciclopédia do Marketing Imobiliário

As dúvidas e inseguranças são muitas, e o seu papel é eliminar cada uma delas, de forma que a satisfação pela conquista da casa própria prevaleça no final. Para lhe ajudar, eu separei as informações em etapas, desde a manifestação de interesse até a comemoração pelo processo finalizado. Vamos comigo?  

Quando a pessoa te procura para falar de FGTS, você… 

Orienta nos mínimos detalhes! Em primeiro lugar, a maioria das pessoas acredita que sabe o que é FGTS, mas deixa passar alguns pontos. Vamos pensar juntos nestas dúvidas iniciais.

Sumário

O que é FGTS 

O Fundo de Garantia é um direito do trabalhador. É um recurso que pertence a quem trabalhou no regime CLT. É um recurso depositado pelo empregador mês a mês. Por outro lado, por funcionar como uma “reserva de emergência”, este recurso está submetido a algumas regras para a utilização, ou seja, não pode ser retirado livremente.  

Você precisa orientar seu lead dizendo que a verba pertence a ele, mas que ele vai precisar de paciência para entender as regras para a utilização.  

Quais são as regras para utilizar o FGTS na compra de um imóvel? 

Antes de criar maiores expectativas na utilização do FGTS para a compra de um imóvel, você deve esclarecer imediatamente quais são as regras para que o lead utilize esse fundo.  

É necessário ter pelo menos três anos registrados na Carteira de Trabalho (regime CLT), entendendo que estes anos não precisam ser consecutivos e nem terem sido cumpridos na mesma empresa.  

FGTS para compra de imóvel: grupo de pessoas com roupas características de profissões.

Trabalhadores autônomos que possuem saldo no FGTS também podem utilizar o fundo para compra de imóveis, mediante a apresentação da lista de documentação que veremos mais a frente, acompanhada de uma declaração dos locais onde trabalhou.  

Com relação aos impedimentos, observe: 

  • O comprador não pode ter imóvel na mesma cidade, região, municípios limítrofes ou integrantes da mesma região metropolitana 
  • O comprador não pode ter financiamento ativo no Sistema Financeiro Habitacional (SFH) 
  • O interessado não pode ter registro em órgãos de proteção ao crédito como SPC ou SERASA 

Agora que você já entendeu se seu lead se enquadra nos critérios iniciais para liberação do FGTS, vou falar sobre uma dúvida recorrente e lhe ajudar a respondê-la, caso apareça. 

É melhor deixar rendendo? 

O trabalhador que atua no regime CLT costuma valorizar muito seu FGTS. Por isso, outra dúvida inicial que pode surgir é a respeito do rendimento do recurso. Nestes casos, esclareça que o saldo do Fundo de Garantia é calculado com base na Taxa Referencial (TR).  

A TR é uma taxa de juros utilizada como indexador para alguns contratos financeiros, modalidades de empréstimos e financiamentos. Desde 2017 a TR tem se mantido em patamares muito baixos, e atualmente está calculada em 0,48%.  

Dessa forma, especialistas indicam que a melhor forma de fazer o FGTS render é aplicar em investimentos mais rentáveis, como imóveis. Ponto para você!  

FGTS para compra de imóvel: imagem de uma mão segurando uma miniatura de casa.

H2 Utilizando o FGTS para comprar um imóvel: primeiros passos 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Segundo informações do Manual da Moradia Própria, da Caixa Econômica Federal, o Fundo de Garantia pode ser utilizado para aquisição, construção, amortização, liquidação e pagamento de parte de prestações de moradias.  

Neste artigo vamos tratar de casos de compras de imóveis construídos, explicando maneiras de utilizar este recurso como entrada do financiamento; ou para parte do pagamento; ou para cobertura do valor total da dívida. 

Agora vamos ao que interessa! 

Consultando o saldo do FGTS 

A próxima etapa é orientar seu lead na consulta do saldo o FGTS dele, para que você entenda quanto ele tem para investir, e procure um imóvel dentro desta expectativa.   

Outra informação importante é que seu lead também pode optar por usar apenas parte do saldo para a negociação. O restante pode continuar guardado.  

Entendido isso, qualquer pessoa pode baixar o aplicativo da Caixa Econômica Federal no celular e conferir o saldo, mediante a informação do: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail, e a criação de uma senha de cadastro. Feita a confirmação do e-mail, o app perguntará algumas informações adicionais sobre a vida laboral do seu lead, e em seguida informará o saldo.  

FGTS para compra de imóvel: close em mãos usando uma calculadora.

Garanta que seu lead tenha essas informações em mãos antes de baixar o app para conferir o saldo. 

Comprovação de renda  

Atenção, corretor! Eu sei que falar de renda comprovada é, muitas vezes, um assunto delicado, porém é necessário. No caso da utilização do FGTS para compra de imóvel essa informação ganha uma nova importância: na hora do financiamento, a parcela do empréstimo não pode ultrapassar 30% da renda do comprador.  

Então garanta que seu lead saiba disso e que ele contribua com esta informação. No caso, você pode pedir para consultar a declaração do imposto de renda mais recente dele.   

Muitas dúvidas também podem surgir nos casos em que o trabalhador for autônomo. Então, sobre este assunto, eu vou recomendar esse vídeo aqui: 

Quando você tiver alinhado estes detalhes com o seu lead, chega a hora de ir em busca de um imóvel que se enquadre nos critérios estabelecidos para imóveis que podem ser financiados com FGTS.  

Imóveis que podem ser comprados com FGTS 

Agora que você já resolveu todos os primeiros detalhes com o seu lead, chegou a hora de acionar seu melhor instinto de corretor para encontrar o melhor imóvel, aquele que vai se encaixar perfeitamente ao estilo de vida e às expectativas do cliente.  

Mas antes, entenda quais são as restrições para imóveis que podem ser comprados com o Fundo de Garantia:  

  • O imóvel deve estar localizado em zona considerada urbana  
  • Não pode imóvel comercial. Inclusive, há a possibilidade de a Caixa Econômica Federal enviar um responsável para uma vistoria que comprove este critério 
  • O imóvel deve ser localizado no município de domicílio do comprador 
  • Não pode ter pendência na matrícula do imóvel por dívidas do proprietário atual 
  • Não pode ultrapassar o valor de R$ 1,5 milhões 
  • O atual proprietário não pode ter o nome no SPC ou SERASA 
  • O imóvel não pode ter sido comprado com FGTS nos últimos três anos 
  • Não pode ser terreno sem construção 

Esta etapa geralmente demanda bastante tempo e dedicação do corretor, que precisa se adequar à agenda do cliente, e manter contato periódico com ele, atendendo às suas exigências. Força neste processo!  

Depois que vocês encontrarem o imóvel dos sonhos do seu lead, será a vez de dar entrada no financiamento.  

Escolha do banco que financiará o imóvel com FGTS 

Ao contrário do que muitos podem pensar, não é apenas a Caixa Econômica Federal que está autorizada a intermediar o uso do FGTS para a compra de imóveis. Alguns outros bancos também operam com o Fundo. 

Oriente seu lead a escolher o banco da preferência dele e checar o agente financeiro escolhido opera com o FGTS.  

Ao escolher o banco, ele deve informar que o financiamento será pago com Fundo. O banco, por sua vez, incluirá algumas cláusulas no contrato de compra. 

Nesta etapa, você pode orientar seu lead sobre os tipos de financiamento que existem e que ele pode aproveitar para utilizar o FGTS.  

Se você quiser estudar um pouco mais sobre esse assunto, lhe indico este vídeo: 

Tipos de financiamento 

Aderindo ao SFH com FGTS 

O Sistema Financeiro de Habitação (SFH), além de ser uma modalidade de financiamento, tem sido uma importante porta de entrada para brasileiros no acesso à moradia, desde 1964.  

O Sistema permite o parcelamento de imóveis em até 30 anos para pessoas com baixa renda, mediante uma parcela de juros de 10%, e também a integração de benefícios, como o auxílio moradia, no total a ser investido.  

O teto de juros para o SFH é de 12% 

Para aderir, é preciso ter uma renda cujo valor da parcela do financiamento ocupe somente 30% da receita. Além disso o comprador:  

  • Não pode ter outro financiamento no SFH 
  • Não pode possuir outra residência urbana concluída ou em construção 

Aderindo ao SFI com FGTS 

Em uma decisão divulgada em 2021, o Conselho Curador do FGTS aprovou a liberação do uso do recurso também para empréstimos realizados no âmbito do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).  

Entre as principais diferenças com relação ao SFH, esta modalidade permite a aquisição de imóveis para fins comerciais, e também contratos que estabeleçam uma taxa de juros acima de 12%.  

 Por outro lado, o teto limite para o valor do imóvel permanece em R$ 1,5 milhão.  

Imagem de vários papeis vistos de cima com gráficos. Em cima dos papeis alguns lápis, um óculos, uma calculadora.

E aí, corretor? Com essas informações, agora já dá para ajudar seu lead a decidir qual banco oferece as melhores condições e também qual modalidade de financiamento ele irá aderir!  

Depois que o banco aprovar tudo, será a vez do seu lead visitar o cartório de registro de imóveis.  

Pagando o imóvel com o FGST

Assinado o contrato de financiamento, o banco entra em contato com a Caixa Econômica Federal solicitando a liberação do FGTS por meio da internet. O tempo de espera costuma ser de três dias úteis, a partir da entre dos documentos pelo banco escolhido.  

Resolvida esta parte, o cliente vai até o Cartório de Registro de Imóveis para registrar na matrícula do imóvel o uso do FGTS para a sua compra.  

A matrícula é este documento que torna o imóvel único, contando a história de todos os processos que envolvem reformas, compra e venda. 

Este é um passo importante, vista a carência de três anos para que um novo comprador possa usar o FGTS para adquirir o mesmo imóvel. 

Resolvida esta etapa, o banco ou agente financeiro escolhido deposita o valor ao vendedor (atual proprietário). Ou seja, seu lead não realiza um saque propriamente dito. É o banco que resolve tudo.  

Transação concluída, agora é só comemorar! Parabéns, corretor. Você é um sucesso!  

FAQ 

O que é FGTS? 

Reserva financeira estratégica que tem como objetivo proteger o trabalhador após uma demissão sem justa causa. 
É uma reserva de emergência depositada pelo empregador. Apesar do valor ser pertencente ao empregado, não é liberado para saque sempre que quiser. 

Como sacar o FGTS para comprar um imóvel?  

Você não precisa sacar seu FGTS para comprar um imóvel.  
Verifique os critérios para dar entrada na autorização para o uso do Fundo; encontre um imóvel que esteja enquadrado também nos critérios exigidos; consulte um agente financeiro sobre as formas de financiamento; e pronto. Seu agente financeiro resolverá os trâmites necessários para o uso do FGTS na compra do seu imóvel.  

Posso usar apenas uma parte do FGTS para comprar um imóvel? 

Sim. Você fica livre para definir qual porcentagem do seu FGTS quer utilizar no financiamento do seu imóvel. O restante continuará guardado. 

Espere aí, não vá embora! Agora eu vou dar o pulo do gato para o corretor inteligente! 

Automatize seu relacionamento com o lead na compra do imóvel 

Como eu desejo que você, corretor, tenha muitos clientes e conquiste muitos resultados nas suas vendas, quero lhe passar essa super dica.  

Diante de processos tão complexos e cheio de detalhes, como ajudar um lead a usar o FGTS para comprar um imóvel, fica muito difícil manter um relacionamento de qualidade com vários contatos fazendo isso à moda antiga.  

Então eu vou lhe recomendar o CV CRM, o primeiro CRM 5.0 do mercado.  

No módulo de relacionamento, entre muitas funcionalidades, você terá acesso à abertura e acompanhamento de múltiplos itens de serviço; ao histórico de todas as etapas realizadas com o cliente; além de outras informações detalhadas que lhe ajudarão nesse relacionamento.  

E se você sente que é o momento de otimizar seu super trabalho de contador, você também poderá gostar de: 

Você também pode gostar de: 

Controle de vendas no mercado de imóveis: aprenda! 

5 técnicas de vendas para agentes imobiliários 

Corretor de imóveis e storytelling: a dupla certa para vender mais 

 Montando o pitch de vendas perfeito em 4 passos (+ 2 modelos prontos para se inspirar) 

Um sistema CRM integrado ao Facebook pode escalar suas vendas: saiba como! 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 650 incorporadoras clientes e 155 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.      

Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda. Acesse o site do CV e saiba mais!       

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o Blog do CV e nos siga no Instagram. 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração