Marketing de conteúdo para construtoras: saiba como fazer 

Vender um imóvel e consolidar sua marca diante do mercado requer boas práticas de marketing de conteúdo para construtoras. Para isto, é preciso entender as dores dos seus clientes e estruturar uma comunicação focada em seu público-alvo.  

Tão importante quanto marcar presença de modo online e offline, é entregar conteúdos de valor para os seus possíveis clientes. Pensando nisso, separei as principais informações sobre marketing de conteúdo para construtoras e algumas das suas principais aplicações. Vamos lá?

O que é marketing imobiliário?

Marketing de conteúdo para construtoras: A imagem mostra uma pessoa sentada diante de um laptop, com as mãos sobre o teclado. A tela do laptop está aberta e parece estar em uso. Ao redor da pessoa e do laptop, há uma variedade de ícones e símbolos em tons de azul e branco, que parecem representar diferentes aspectos de trabalho e comunicação.

Falar em marketing imobiliário é o mesmo que pensar em estratégias de comunicação e vendas voltadas para imóveis. Todo conteúdo e planejamento são voltados à valorização dos empreendimentos com o objetivo de atrair clientes interessados em fechar negócio.  

Essas estratégias não se resumem somente às mídias digitais. Ao contrário, é possível investir em diferentes ferramentas e ações como mídia offline, campanhas publicitárias e iniciativas voltadas à divulgação da marca, seja para construtoras, incorporadoras, loteadoras ou profissionais da área.  

Conquistar a confiança dos clientes e aumentar a visibilidade dos imóveis são objetivos que caminham juntos e são ressaltados em cada conteúdo planejado. Para isso, toda comunicação precisa estar alinhada, assim como a definição do público-alvo.  

Principais objetivos do marketing imobiliário

Uma das principais missões do marketing imobiliário é alcançar leads qualificados. Ou seja: conseguir a atenção de clientes que demonstram interesses em seus imóveis. Normalmente estes clientes são o que chamamos de consumidor 4.0 e eles já esperam boas estratégias por parte da sua empresa.  

Técnicas de captação de leads como a veiculação de anúncios imobiliários segmentados e ações voltadas para o relacionamento com o público são ações básicas para aqueles que já entenderam que não há progresso sem marketing.  

Para facilitar o processo de decisão dos clientes, é fundamental traçar um planejamento eficaz com informações claras, objetivas e completas sobre os seus produtos. E é aí que o marketing imobiliário entra: definindo os gatilhos e as atividades essenciais para agregar valor às ações e objetivos da sua empresa.  

Falando em planejamento, não basta pensar no processo que antecede as suas vendas.  

Marketing de conteúdo para construtoras de sucesso envolve iniciativas que visam toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato ao processo de pós-venda. Sendo assim, ter uma comunicação bem estabelecida envolve a fidelização e a segurança do seu público, e isso vai muito além das vendas.  

Tipos de marketing imobiliário

Em um mercado altamente competitivo e com clientes cada vez mais atualizados, sua empresa precisa de estratégias que aumentem a visibilidade dos serviços.  

Um bom planejamento de marketing de conteúdo para construtoras aumenta o alcance dos conteúdos e traz retorno para cada investimento em conteúdo e ações. 

Para isso, podem ser executados tipos de marketing como:  

  • Marketing offline
  • Inbound Marketing 
  • Outbound Marketing 
  • Marketing de relacionamento 
  • Marketing de conteúdo  
  • Marketing sensorial  
  • Remarketing 

6 estratégias para usar na sua empresa

Seja qual for o tipo de abordagem escolhida para o marketing, ter uma base forte é um diferencial para qualquer empresa do mercado imobiliário.  

Mas, como estruturar isso? Confira abaixo algumas sugestões:  

Sempre direcione o seu site para conversão  

    Prepare o seu site para conversão e planeje seus conteúdos com base nisto. Pode acreditar: essa decisão deixou de ser um diferencial e agora é fundamental para quem investe em marketing de conteúdo para construtoras.  

    O foco deste canal deve ser a resolução de dúvidas, o esclarecimento sobre seus serviços e o direcionamento para vendas. Para isso, utilize formulários, materiais ricos e estratégias que façam com que os seus leads cheguem até você.  

    Esteja presente nas redes sociais  

      Estar nas redes sociais é uma forma de conversar com seus próprios leads e entender suas principais dores. E se surgir a dúvida sobre em qual rede social você deve estar, a resposta é uma só: esteja onde os seus clientes estão.  

      Todos os insights, feedbacks e informações que vierem por meio deles podem ser convertidos em campanhas ou até mesmo em ideias para seus próximos conteúdos. Faça com que eles tenham acesso ao máximo de informações sobre os seus produtos e invista em conteúdos que façam com que essa troca seja interessante para todos.  

      Ah! E nada de postar só quando der! Lembre-se que este tópico é sobre planejamento estratégico.  

      Infográfico sobre experiencia do cliente

      Invista em profissionais capacitados  

        Uma equipe de marketing bem estruturada identifica facilmente as oportunidades de mercado e posiciona a sua empresa de forma competitiva. 

        É graças à expertise dos profissionais da área que o comportamento do seu público-alvo é analisado de forma detalhada, bem como o ajuste de estratégias para os clientes conforme cada necessidade. Uma empresa que investe no marketing, investe em si mesma.   

        Invista em mídia paga  

          Um dos grandes benefícios do marketing para construtoras, loteadoras e incorporadoras é a possibilidade de investir em mídia paga. Além de ser um investimento menor que a mídia offline, a chance de segmentar o público é como um “divisor de águas” para o setor. 

          O custo-benefício de conseguir direcionar as campanhas é uma ferramenta poderosa para a captação de leads e para aumentar o alcance dos conteúdos publicados.  

          Valorize o poder do e-mail marketing 

            Aproveite a importância do e-mail para trabalhar as suas campanhas no marketing imobiliário, usando a comunicação a seu favor.  

            O ROI (retorno do investimento) do e-mail marketing tende a ser alto justamente por não depender de algoritmos e ser facilmente adotado por empresas e seus clientes.  

            Com uma boa comunicação e imagens estratégicas, é provável que você consiga ganhar a atenção da sua rede de contatos, viabilizando um canal de comunicação prático e eficiente.  

            Confira aqui algumas dicas que podem te ajudar.  

            Acompanhe a jornada de compra dos seus clientes 

              Conhecer todo o caminho que o cliente faz até a compra do imóvel é fundamental para saber, inclusive, pontuar possíveis erros. Para otimizar essa demanda, você pode optar por ferramentas como o CV CRM e o RD Station.  

              Entre as vantagens de acompanhar essas informações, você alcança diferenciais como: criação de fluxos de e-mail, utilização das mídias corretas para cada etapa, o entendimento sobre o tempo médio até a assinatura do contrato, etc.  

              Use um CRM

                A sigla CRM significa Customer Relationship Management. Em sua tradução, ela se refere à “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.

                É basicamente uma ferramenta que organiza as principais informações sobre os seus leads, incluindo quais ações devem ser realizadas com eles. Para os gestores, o CRM permite também uma análise sobre o desempenho do seu time de vendas.

                Normalmente, cada tipo de CRM amplia a gestão de diferentes áreas do negócio, sendo fundamental entender suas aplicações e analisar o que melhor se encaixa em sua empresa.  

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                Desafios do marketing imobiliário

                Marketing de conteúdo para construtoras: A imagem mostra uma pessoa sentada em frente a um laptop aberto. A pessoa está usando um teclado externo. Ela está vestindo uma camisa com um padrão que parece ser um terno ou uma jaqueta de tecido, o que pode indicar um ambiente profissional ou acadêmico. A mão da pessoa está sobre o teclado, e ela parece estar digitando ou segurando o teclado. Há uma página de papel aberta ao lado do laptop, mas não é possível ler o conteúdo. A foto foi tirada de cima, focando na mão e no teclado, e a cena está desfocada para enfatizar a atividade da mão. A luz natural parece estar iluminando a cena, sugerindo que a foto foi tirada durante o dia.

                Além de estratégico, todo conteúdo abordado neste artigo é desafiador.  

                É comum que o marketing imobiliário enfrente altos e baixos, principalmente pela constante evolução tecnológica e a competitividade do mercado. 

                A segmentação do mercado, por exemplo, é tida como um dos principais desafios para as estratégias de marketing, já que envolve clientes com diferentes perfis e necessidades. 

                Sua aplicação requer um bom conhecimento do público-alvo, além de acompanhamento das tendências presentes nas redes. É preciso que as empresas da área tenham autoridade o suficiente para se destacarem por mérito dos seus conteúdos e das suas reputações.   

                Conclusão sobre a relevância do marketing imobiliário

                Agora que pontuei os benefícios, estratégias e principais desafios relacionados ao marketing imobiliário, eu espero que essas informações sejam úteis para você.  

                Para que os tópicos acima façam sentido, é primordial realizar pesquisas de mercado e, principalmente, analisar de forma cautelosa o público com quem você lida. O estudo constante e o seu aperfeiçoamento no assunto são diferenciais competitivos que transmitem confiança e firmeza no momento de gerar conteúdo.  

                Você já conhece o CV CRM?

                Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 12 anos de experiência, mais de 900 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.     

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