Consumidor 4.0: como o mercado está se adaptando

Acompanhar as tendências de consumo é uma meta desejada por muitas empresas que almejam manter a competitividade no mercado e, acima de tudo, se manterem fortes. Desse modo, é essencial observar o crescimento dos novos comportamentos e hábitos dos seus consumidores, principalmente o consumidor 4.0. Assim, é possível descobrir o que eles realmente buscam e desejam acerca de um serviço ou produto.

Além disso, existe hoje uma crescente sobre um novo perfil marcado pela preferência por processos totalmente digitalizados, até mesmo no atendimento. Podemos citar, como por exemplo, o consumidor que executa todas as suas transações bancárias via app móvel, que realiza compras pela internet ou até mesmo que agenda consultas médicas via aplicativos ou dispositivos de mensagens.

E isso se deve pelo fato de que as tecnologias modificaram as relações de consumo, fazendo com que as empresas necessitem se adaptar às novas demandas. E quando falamos em mercado imobiliário, a história não vai ser outra, o consumidor 4.0 chegou e já é uma realidade. Extremamente informados e super conectados, eles buscam processos digitais mais completos, simples e ágeis na hora de executar uma compra, venda ou aluguel de imóveis.

Sumário

Tecnologia e o consumidor 4.0

Acima de tudo, é preciso ressaltar a importância da tecnologia nas transformações dos estilos de consumidores. Pelo motivo de possuir a tecnologia ao seu favor com o intuito de simplificar e acelerar a rotina, o consumidor 4.0 valoriza as empresas que compreendem essa mudança na sua logística interna ou externa, principalmente informacional.

É importante esclarecer que esse tipo de consumidor tem mais personalidade, é mais ativo e exige muito mais nas suas escolhas. Foi pensando em te ajudar a encarar o consumidor 4.0 que decidimos criar este super conteúdo. Quer descobrir como se adaptar a esse novo estilo de cliente e assim vender mais e melhor? Então, continue com a gente e confira!

O que é um consumidor 4.0?

Quando falamos em empresas do mercado imobiliário, é facilmente observável que este novo estilo de consumidor espera muito mais de cada instituição, isso porque eles adquiriram um nível maior de exigência. Atualmente, esse cliente procura por qualidade, agilidade e, acima de tudo, preços justos.

Além disso, ele entende como avaliar suas necessidades e tem informações suficientes para definir qual será a melhor escolha. E isso se deve graças à tecnologia, é ela a maior responsável por essa transformação, pois é através do mundo digital que são compartilhadas as informações relevantes para cada necessidade deste consumidor. Desse modo, é permitido a ele exigir, pois entende o que significa um bom atendimento, preço, qualidade, entre outros.

Seguindo essa linha de raciocínio, é possível definir que cabe às empresas toda a nova moldagem a esse novo perfil e, além disso, devem saber que não podem medir esforços para alcançá-lo. Pensando em alcançar este objetivo, é fundamental que a sua empresa se reinvente para oferecer mais qualidade no atendimento, no seu produto e na entrega do mesmo. Assim, conquistar o consumidor 4.0 não será nenhum bicho de sete cabeças.

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Quais são as características principais do consumidor 4.0?

Consumidor 4.0 - Notebook

Se você atua no mercado imobiliário, já deve imaginar que é super fundamental compreender o que esse novo estilo de consumidor mais antenado e exigente espera de você e da sua empresa. Pensando nisso, separamos as principais características e exigências que você deve levar em conta:

Necessita de muitas informações

Você já deve ter imaginado que não é tão simples assim conquistar esse novo cliente. Tenha em mente que ele não decide nada de forma rápida. Ele realiza diversas pesquisas e procura por informações em vários canais. Dessa forma, é esperado que ele frequente redes sociais, como o Facebook, Instagram, Twitter, etc.

Portanto, hoje o consumidor 4.0 é extremamente exigente, espera serviços e produtos de qualidade e com diferenciais que nenhum outro concorrente seu tenha. Você deve estar lembrando de uma parte um pouco acima do texto na qual falamos sobre a experiência de ser um cliente seu. É sobre isso.

Opta por um serviço personalizado e humanizado 

É quase que uma regra: o consumidor 4.0 entende sobre seus direitos, por isso ele exige ser bem tratado, caso não seja, sua venda poderá não ser realizada. Além disso, é buscado um tratamento personalizado e humanizado, no qual o corretor lembre-se dele e o trate como uma pessoa e não como um número na sua agenda de clientes.

Busca por empresas que resolvam seus problemas

Prático e com pouca paciência para enrolações, o consumidor 4.0 entende que é preciso buscar por soluções para os seus problemas e que, acima de tudo, sejam efetivas. Desta forma, é essencial compreender o perfil de cada cliente para atendê-lo da melhor forma e buscar resolver seus problemas.

Se caso isso ocorra da melhor forma, fidelizá-los se torna um objetivo mais fácil de alcançar, pois ele entende que pode confiar em você e na sua empresa.

Procura por uma comunicação mais digital 

Atualmente, é essencial que as incorporadoras e loteadoras estejam presentes digitalmente. Estar disponível nas redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn, entre outras, é fundamental para estar sempre em contato com os seus clientes. Isso se deve pela forte presença do consumidor 4.0 nestes canais, e realizar interações com ele é sinônimo de ótimos resultados.

Principais alternativas para se comunicar com o consumidor 4.0

Consumidor 4.0 - Pessoas teclando

Se você busca maneiras de se comunicar melhor com o seu novo estilo de consumidor, é preciso compreender que a partir de agora novos hábitos deverão ser tomados. Conquistar um grupo de consumidores em crescente, porém exigentes, não é uma tarefa fácil. Por isso, é preciso moldar-se ao que eles esperam quando falamos em atendimento e qualidade de serviço, além do mais são dois pontos fundamentais para a fidelização. Algumas sugestões:

Procure ouvir e compreender o consumidor  4.0

Hoje em dia, com agendas lotadas e, consequentemente muita correria, fica difícil entregar um bom atendimento aos clientes. Além disso, muitas empresas acabam deixando a desejar quando é este o assunto. Por isso, compreenda que o novo consumidor gosta de ser ouvido e compreendido, porque só assim seus problemas poderão começar a serem resolvidos.

Buscar a concorrência, para esses consumidores, não é nenhuma dificuldade. Por isso, é necessário que você os trate da melhor forma possível. Após isto, é possível construir relações transparentes e esse será o diferencial que os fará firmar parcerias sinceras e duradouras.

Mescle os meios online e offline para o consumidor 4.0

Nascido na era digital, o consumidor 4.0 é extremamente tecnológico, assim é exigido que todos utilizem os dois meios: o online e o offline. Portanto, é preciso manter-se no espaço digital, ou seja, fazer parte das redes sociais mais conhecidas, como Facebook, Instagram e Twitter, e interagir com as pessoas no famoso “cara a cara”. Empresas, inclusive do ramo imobiliário, que interagem seguindo esse raciocínio, têm uma maior interação com seus clientes.

Disponha de várias possibilidades

Se atualmente você está inserido no mercado imobiliário, então sabe o quanto os clientes possuem dúvidas sobre as ofertas que são feitas e eles. Por isso, é fundamental uma pesquisa mais aprofundada sobre o que eles esperam e, dessa forma, oferecer variedades, mas sempre de acordo com seus gostos e expectativas. É importante que você tenha em mente que o consumidor pode acabar cansando de tanto procurar e, assim, buscará outras alternativas.

Planeje ações para fidelização 

Agora, você já conhece seu público e o tipo de estratégia que pode vir a alcançá-lo. Dessa forma, torna- se mais fácil buscar a fidelização desse cliente. Seguindo esse raciocínio, é imprescindível que você garanta ao seu cliente uma excelente experiência, como já falado acima, esclarecendo dúvidas e criando um vínculo. Caso esteja com dúvidas sobre as melhores formas de realizar ações como essas, tente enviar conteúdos interessantes por e-mail marketing, por exemplo.

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Conclusão 

Chegamos ao fim de mais um conteúdo no qual você pôde ver, de forma mais aprofundada, o que é o consumidor 4.0, como o mercado está reagindo e se adaptando à ele, mas além disso, como o mercado imobiliário está se reinventando e organizando novas estratégias de contato.

Com o avanço da tecnologia, um novo estilo de consumidor apareceu, marcado pela era digital e o super bombardeio de informações, surgiu o consumidor 4.0. Para as imobiliárias, um novo desafio: como conseguir se adaptar a este novo tipo de cliente e, assim, fidelizá-lo? Esperamos que com este conteúdo você possa ter esclarecido suas dúvidas e ter aprendido um pouco mais!

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