Um bom sistema de gestão imobiliária pode ser uma ferramenta indispensável para melhorar as campanhas de marketing da sua empresa. E, quando falamos em software imobiliário, estamos falando principalmente de CRM imobiliário. O gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) é essencial para vendas, marketing e suporte ao cliente.
O software de CRM pode ajudar a automatizar a coleta e análise de dados para que suas equipes saibam exatamente como personalizar o atendimento com cada cliente. Ele fornece informações sobre seus consumidores e também sobre seu público-alvo, permitindo que você melhore as campanhas de marketing para direcionar as conversões prováveis.
Este artigo é para todos os profissionais do mercado imobiliário que desejam usar software de CRM para otimizar operações, aumentar as vendas e melhorar o marketing do seu negócio. Para que o marketing seja eficaz, ele precisa levar a mensagem certa para o público certo no momento certo.
Para fazer isso, você deve ter uma compreensão sólida das necessidades dos clientes potenciais e existentes e, em seguida, criar campanhas de marketing que atendam a essas necessidades. O sistema de gestão imobiliária e as ferramentas de CRM podem ajudar as equipes de marketing de incorporadoras, construtoras e imobiliárias a coletar e analisar dados do público-alvo para criar campanhas de marketing mais eficazes.
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O que é CRM?
CRM significa “gerenciamento de relacionamento com o cliente”, que descreve o processo de gerenciamento de interações com clientes atuais e potenciais durante todo o processo de venda. O objetivo do CRM é melhorar as relações comerciais com os clientes.
Explicar o que é CRM é dizer que ele engloba todas as estratégias, métodos e processos que envolvem o uso de dados para desenvolver, melhorar e gerenciar o relacionamento com clientes. Também descreve o software de CRM, a tecnologia e os aplicativos usados para o seu desenvolvimento.
Quer saber mais sobre o que é CRM? Acesse o nosso artigo “O que é CRM e como o Construtor de Vendas pode te ajudar”.
O que é software de CRM / sistema de gestão imobiliária?
O software de CRM refere-se ao software, aplicativos e tecnologia que ajudam as organizações a coletar, organizar e analisar os dados de seus clientes com a finalidade de gerenciar o relacionamento com os clientes.
O software de CRM faz parte do sistema de CRM, que armazena dados coletados sobre clientes atuais e potenciais. Esses dados são coletados e rastreados em todos os pontos de interação com o cliente, como quando eles compartilham suas informações de contato, se envolvem com campanhas de marketing, se comunicam com o suporte ao cliente e compram produtos ou serviços de uma empresa.
Diferentes departamentos dentro de uma organização podem usar o software de CRM de maneiras específicas:
- Os profissionais de marketing podem obter detalhes sobre os clientes para criar campanhas de marketing direcionadas.
- Os representantes de vendas podem usar compras e interações anteriores para reunir ofertas personalizadas antes de entrar em contato com os clientes.
- Os representantes de suporte ao cliente podem usar os antecedentes e as informações de contato dos clientes para fornecer um nível mais alto de atendimento ao cliente.
Principais conclusões: o software de CRM captura dados úteis para equipes de marketing, equipes de vendas e representantes de suporte ao cliente.
Quer saber mais sobre como o relacionamento com o cliente é importante para o marketing da sua incorporadora? Acesso o nosso artigo “Relacionamento com o público: peça-chave para o marketing imobiliário”.
Sistema de gestão imobiliária e os benefícios para o marketing
Quanto mais você souber sobre seus clientes, melhor será a vantagem que sua empresa terá sobre a concorrência. O conhecimento obtido a partir dos dados do cliente permite que sua incorporadora melhore e concentre seus esforços de vendas e marketing, além de ajudá-lo a expandir seus negócios.
O CRM imobiliário permite coletar e organizar informações do cliente e identificar as preferências dos clientes (por exemplo, quais produtos eles precisam e preferem, as soluções que procuram ou suas áreas de oportunidade ou fraqueza). Ele também fornece as informações necessárias para informar aos clientes e prospects o que eles precisam saber sobre seus produtos ou serviços.
O uso do CRM em seu marketing beneficia sua incorporadora, ajudando você a fazer o seguinte:
- Ter uma noção melhor do seu público-alvo. O CRM centraliza as informações do cliente, permitindo que você desenvolva uma visão completa deles e acompanhe quaisquer alterações à medida que sua empresa cresce.
- Segmentar grupos de clientes específicos. Quando você conhece os antecedentes, interesses e históricos de compras de seus clientes, pode concentrar seus esforços de marketing nos clientes que estariam interessados na mensagem.
- Encontrar novos clientes. Você pode usar o que aprendeu sobre as preferências dos clientes atuais para criar campanhas de marketing direcionadas para clientes em potencial com interesses semelhantes.
- Identificar tendências e preferências do público. O software de CRM ajuda você a descobrir padrões nos dados para saber o que seu público gosta, ajudando você a se conectar com seus clientes.
Principais conclusões: o software de CRM pode melhorar a compreensão dos profissionais de marketing sobre seus clientes-alvo e permitir que segmentem seu público para campanhas de marketing imobiliário.
6 recursos de CRM imobiliário / sistema de gestão imobiliária para melhorar as campanhas de marketing
As ferramentas específicas de CRM que uma empresa do mercado imobiliário usa para suas campanhas de marketing não devem depender do tamanho da organização e do mercado ao qual ela está inserida.
Toda incorporadora, construtora, urbanizadora, loteadora… Enfim, toda empresa do setor imobiliário pode e deve se beneficiar dos recursos que um software de CRM imobiliário oferece. Principalmente se este for um CRM 5.0.
Caso você ainda não conheça os diferenciais de um CRM 5.0, clique aqui -> CRM 5.0 e fique por dentro do que há de mais moderno em CRM na atualidade.
Veja agora todos os recursos disponibilizados pelo software de CRM que contribuem para campanhas de marketing bem sucedidas:
- Centralização de dados
- Segmentação de clientes e qualificação de leads
- Criação de conteúdo personalizado
- Conexão com diversos canais da empresa
- Capacidade de criar, testar, acompanhar e melhorar campanhas de marketing
- Ferramentas para apoiar o crescimento do negócio
Centralização de dados
O software de CRM armazena e organiza os dados do cliente (por exemplo, informações de contato, telefonemas e e-mails, feedback do cliente, atividades de vendas) em um local centralizado. A criação de um repositório central de dados de clientes ajuda você a encontrar, organizar e analisar as informações do cliente à medida que as coleta, além de descobrir tendências, padrões e insights (por exemplo, os produtos mais populares, as mensagens de marketing mais eficazes, dados demográficos do cliente).
Segmentação de clientes e qualificação de leads
O software de CRM permite que as empresas segmentem os clientes em grupos de acordo com uma ampla gama de características, como dados demográficos (por exemplo, idade, localização geográfica, cargo, setor, tamanho da empresa) e atividades como compras recentes e passadas, taxas de resposta de e-mail, atividade de mídia social, preferências pessoais.
Essas informações permitem que os profissionais de marketing criem perfis de clientes muito definidos e, em seguida, personalizem suas mensagens de marketing para atingir grupos de clientes muito específicos. Os profissionais de marketing também podem criar campanhas de marketing por e-mail direcionadas entre empresas, o que pode aumentar o número de assinantes, as métricas de e-mail marketing e a receita.
Criação de conteúdo personalizado
Como o software de CRM fornece muitas informações sobre seus clientes, você pode personalizar as comunicações para cada pessoa, ou grupo de pessoas, que entrar em contato.
As pessoas não gostam de mensagens de marketing impessoais que começam com apresentações genéricas como “Prezado cliente”. Você pode extrair informações de seu software de CRM para criar comunicações que abordam clientes potenciais e atuais pelo nome.
Ter outras informações sobre o cliente, como seu histórico de compras e preferências, além de anotações sobre comunicações anteriores, permite elaborar uma mensagem personalizada para cada cliente. Por exemplo, você pode discutir ideias e oportunidades, fornecer informações úteis e orientar a conversa para atender a um cliente específico. Esse nível de conteúdo personalizado resulta em maiores taxas de resposta e conversão, percepção mais positiva da marca e maiores receitas.
Conexão com diversos canais da empresa
Usando um sistema de gestão imobiliária / software de CRM, as empresas podem compartilhar informações do cliente em todos os departamentos de uma organização, como marketing, vendas e atendimento ao cliente. Quando esses departamentos compartilham o acesso aos dados do público, fica mais fácil descobrir insights do cliente e criar comunicações personalizadas.
Sem um CRM, é fácil duplicar, ignorar ou perder dados em diferentes departamentos, mas um CRM para toda a empresa permite que a equipe de marketing crie e use relatórios de clientes que contenham informações completas. Também garante que as mensagens sejam consistentes e focadas em canais específicos.
Capacidade de criar, testar, acompanhar e melhorar campanhas de marketing
Sua empresa pode usar as informações que um CRM coleta para criar campanhas de marketing direcionadas, campanhas de teste e diferentes elementos dessas campanhas (por exemplo, títulos, ofertas, gráficos) e acompanhar os resultados de cada campanha.
Usando uma variedade de métricas – como taxas de abertura de e-mail, novos assinantes e compras – você pode avaliar o desempenho de cada campanha e ajustá-la para melhorar os resultados (ou cancelar campanhas que claramente não estão obtendo resultados). Isso permitirá que você faça o melhor uso do seu orçamento de marketing.
Outro benefício do software de CRM é que você pode reutilizar campanhas de marketing que se mostraram eficazes no passado. Você pode usar os dados e análises de campanhas de marketing anteriores para demonstrar seu sucesso, eliminando assim qualquer adivinhação sobre onde gastar seu dinheiro em marketing. A capacidade de reciclar campanhas, modelos, formulários e outros materiais de marketing para novos clientes e mercados melhorará a eficiência de seus recursos de marketing.
Ferramentas em sistema de gestão imobiliária para apoiar o crescimento do negócio
Ao usar o software de CRM para coletar dados de público e saber mais sobre seus clientes atuais, você pode aplicar sua pesquisa para encontrar e se comunicar com clientes em potencial em mercados novos e existentes. Você também pode melhorar a fidelidade do cliente usando as informações coletadas em sua base de clientes.
Pequenas construtoras que ainda não têm grandes orçamentos de marketing podem usar um sistema de gestão imobiliária / software de CRM para ampliar seus recursos e apoiar o crescimento dos negócios. Em vez de fazer marketing para grandes grupos de clientes em potencial, uma pequena incorporadora pode identificar as pessoas com maior probabilidade de comprar seus produtos ou serviços e concentrar os recursos de marketing nelas.
Conclusão
Neste artigo, ficou clara a importância de um sistema de gestão imobiliária, não apenas para o marketing, mas também para diversos outros departamentos de uma incorporadora.
O software de CRM é a principal ferramenta para impulsionar as campanhas de marketing contextualizando os dados do cliente, personalizando os materiais de marketing e testando novas iterações de campanhas para otimizar o desempenho.
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