Como uma gestão de mão de obra pode otimizar os resultados da sua construtora

Quando você visualiza uma obra de um empreendimento em andamento, o que você percebe? Eu poderia dizer: equipe, cimento, materiais em geral, barulhos, ferro e gestão de mão de obra. E é justamente sobre isso que vamos conversar em mais um artigo do Blog do CV. 

Toda obra, independente do seu formato e direcionamento, possui desafios e dilemas que vão do início até a sua finalização. E ter um bom resultado, requer ter uma boa gestão de mão de obra para aprimorar as etapas e obter facilidade durante o processo de construção. 

Ter uma boa gestão de mão de obra é um desafio contínuo para quem está à frente dos projetos dentro do Setor de Construção Civil.  

Por isso, assegurar que as equipes envolvidas na obra concretizem o projeto com um primoroso rigor e exatidão, ou seja, sem atrasos, faz parte dessa tarefa que envolve milhares de pessoas que terão o resultado como moradia, por exemplo.  

Visto isso, aqui eu trago algumas ideias fundamentais para que você tenha a oportunidade de otimizar a gestão de mão de obra na sua construtora. Vamos ver?

Faça a contratação de bons profissionais

Gestão de mão-de-obra: A imagem mostra duas pessoas em um ambiente interno. A pessoa à esquerda está vestindo um terno preto e parece estar olhando para uma tabela ou um dispositivo que a outra pessoa está apresentando. A segunda pessoa, à direita, está vestindo uma jaqueta amarla e parece estar explicando ou mostrando algo ao primeiro indivíduo. Ambas as pessoas estão de pé e parecem estar em um contexto de trabalho ou apresentação.

Parece uma frase simples e óbvia, mas você precisa lidar com as fases do recrutamento profissional para dar início a tudo e para quem vai começar nesse processo. Por isso, estabeleça etapas, como: 

  • A divulgação das vagas estrategicamente voltadas para o seu projeto, explicando cada uma das funções e tipos de serviço. Escolha plataformas de divulgação ou contrate serviços que já fazem esse tipo de função, como a Rede Social LinkedIn, por exemplo; 
  • Com isso, se você divulgou a vaga e apareceram pessoas aptas para competir, observe além das capacidades técnicas, avalie a idoneidade, responsabilidade e pontualidade dos candidatos neste momento específico; 
  • Atente-se e vá em busca de informações sobre o perfil, qualidades e histórico de empregos anteriores para saber como os possíveis empregados atuam; 
  • Observe quem se aprimora, ou seja, quem estuda, quem vai atrás de conhecimento e pode contribuir de forma mais criativa ao projeto também. 
  • Durante o processo de divulgação da vaga informe a remuneração e os benefícios. Ofereça o valor que está de acordo com a realidade do Mercado da Construção Civil. 

Tenha um time completo e com lideranças para gerir a obra

  • O que seria fundamental para ter êxito dentro da sua obra? Um time com qualificação e completo, com profissionais que possam atuar de forma dinâmica dentro do projeto; 
  • Por que escolher líderes? Porque pessoas focadas e com gás de motivação podem influenciar em boas metas e isso pode dar a qualidade do trabalho necessária e fluidez à construção. 

Compartilhe objetivos e valores da empresa

  • Comunique-se sempre, pois comunicação ampla e humanizada é essencial para conhecer cada pessoa, sua habilidade e como remanejá-la em cada parte do projeto.  

Invista em capacitação técnica

Gestão de mão-de-obra: A imagem mostra um homem vestindo um capacete de segurança branco e um jaqueta de segurança laranja com linhas pretas, que é comum em ambientes industriais. Ele está segurando um tablet e parece estar olhando para ele, possivelmente ver informações ou trabalhando. O homem tem uma barba curta e está usando uma camisa azul. Ao fundo, há uma estrutura industrial com tubos e partes de metal, sugerindo que o ambiente é um local de trabalho industrial.

Você fez o recrutamento, escolheu a equipe, passou todos os valores da empresa e objetivos da obra, logo, o próximo passo importante a se dar é: Treinamento. Treine sua equipe de forma contínua para que eles possam desempenhar suas habilidades de forma eficiente. 

Pensar em uma boa gestão de mão de obra envolve muitos pontos e não só focar na minimização de custos e desperdícios, por exemplo. 

Tecnologia e Inovação

Aqui no Blog do CV, nossos autores defendem diversas práticas para melhorar os seus projetos dentre a Construção Civil. E agora eu trago exemplos que podem otimizar a sua obra, como: 

  • Ferramentas modernas facilitam o acompanhamento, a análise de indicadores e a tomada de decisões. Por isso, parcerias estratégicas podem melhorar processos. Alguns exemplos, segundo o Prevision by Softplan
  1. Software de Gestão de Projetos: Essas plataformas permitem o planejamento, acompanhamento e controle de todas as etapas do projeto, incluindo cronogramas, alocação de recursos e comunicação entre equipes.
  1. Aplicativos de Acompanhamento de Obras: Esses aplicativos fornecem informações em tempo real sobre o progresso da obra, permitindo a tomada de decisões ágeis e a identificação rápida de problemas.
  1. Drones para Mapeamento e Inspeção: Os drones são usados para sobrevoar e monitorar canteiros de obras, capturando vídeos e imagens para análise e inspeção.
  1. Realidade Virtual e Aumentada: Essas tecnologias auxiliam na apresentação e desenvolvimento de projetos, além de apoiarem vistorias técnicas.
  1. CRM (Customer Relationship Management): Embora não seja exclusivo da construção civil, um bom sistema CRM ajuda a gerenciar relacionamentos com clientes, fornecedores e parceiros de negócios.
  1. Tabela SINAPI: A Tabela SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) é uma referência para custos de materiais e mão de obra na construção.
  1. Gestão de Documentos: Ferramentas que facilitam o armazenamento, compartilhamento e controle de documentos relacionados ao projeto.

Como você pode ver, além de oferecer ferramentas, elas te dão vantagens como aumento da eficiência, redução de custos, melhoria na comunicação entre equipes e garantia de conformidade com prazos e regulamentações. As ferramentas te dão a oportunidade de uma gestão de mão de obra moderna e eficiente para a sua construtora. 

Mas antes, um vídeo é sempre bom e hoje você pode conferir em “O que é gestão de mão de obra? E como fazer corretamente?” do Canal Engenharia de Alta Performance na Prática.

Outros pontos

Se você chegou até aqui, você deve ter refletido Lembre-se de que a gestão de mão de obra está diretamente ligada à gestão de obra, uma das etapas mais importantes nos projetos de construção civil.  

Por isso, listei algumas dicas que você precisa estar ciente se pensa em trazer rentabilidade e mais produção para a sua construtora. 

Falei sobre qualificação, organização de funcionários e ferramentas para aprimorar a sua gestão. Mas no início citei que quem está à frente de uma obra, pode enfrentar dilemas como: 

1. Falta de Trabalhadores Qualificados

    Uma grande dificuldade é encontrar profissionais com as habilidades necessárias para projetos especializados. Na atual demanda de mercado por trabalhadores qualificados muitas vezes supera a oferta, o que pode impactar prazos e qualidade. A busca por especialistas pode acabar sendo complexa.  

    2. Taxas de Rotatividade 

      Outro desafio é manter a equipe do começo ao fim da obra. Além de desafiador, você pode lidar com a competitivas de outras construtoras. Por isso, a rotatividade pode ser alta e pode acabar afetando a continuidade do trabalho, a coesão da equipe e a produtividade. 

      3. Segurança e Bem-Estar dos Trabalhadores

        Sempre tenha em mente que um ambiente de trabalho seguro é essencial para evitar acidentes e afastamentos. Converse com a gestão de obra, e promova o bem-estar físico e mental dos colaboradores em momentos diversos.  

        4. Administração de Documentos e Obrigações Acessórias

          Em grandes projetos, a quantidade de informações a serem gerenciadas pode demandar bastante. E é importante saber que pode existir complexidade na gestão de documentos, como registros de horas trabalhadas, folhas de pagamento e obrigações fiscais. Tenha pessoas especializadas para auxiliar você.  

          5. Incompatibilidade com a Cultura Organizacional

            É importante para a construtora ter uma gestão mão de obra que tenha conhecimento dos valores e práticas da Construtora. Por isso, saiba que diferenças culturais podem afetar a produtividade e o relacionamento entre os colaboradores. 

            6. Adoção de Novas Tecnologias

              Como já citei na construção civil ferramentas podem te auxiliar e no setor a automação, BIM (Modelagem da Informação da Construção), tem sido essencial para melhorar o processo. Lembre-se que integrar essas inovações à gestão de mão de obra requer planejamento e adaptação, mas será um passo de rentabilidade mais para a frente. 

              Infográfico sobre experiencia do cliente

              Como você pôde ler, uma gestão eficiente da mão de obra envolve muita coisa: 

              • É buscar talentos, a capacitação contínua e a promoção de um ambiente seguro e produtivo; 
              •  É sobre implementar práticas que podem ser caminho para o sucesso do gerenciamento da obra e um bom resultado para o negócio. 

              Em resumo, podemos dizer que um colaborador que se sente motivado, vai querer fazer o seu trabalho bem-feito e entregar eficiência e será um dos responsáveis pelo sucesso do seu empreendimento. Logo, investir em uma gestão de mão de obra é sinônimo de metas alcançadas e uma gestão de obra satisfeita.  

              Quer garantir a realização de entregas de qualidade, com tempo exato e exigências cumpridas? Pense na gestão da mão de obra e saiba que é um caminho para obter um bom resultado no seu projeto.  

              Foi interessante para você? Se sim, compartilhe com a sua rede e comente pontos que você gostaria de saber mais aqui no Blogo do CV. Até a próxima.  

              Você pode gostar também

               Você já conhece o CV CRM?

              Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.      

              Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração. 

              Você também vai gostar de:

              Olá, cliente!

              Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

              WhatsApp

              Entre em contato pelo WhatsApp CV!

              Chat Online

              Entre em contato pelo Chat Online CV!

              Voltar

              Solicite Demonstração