O que é acompanhamento de obras: 06 dicas

Acompanhamento de Obras

A realização de um projeto para o acompanhamento de obras, seja de pequeno, médio ou grande porte, depende de muitos fatores externos que interferem no seu andamento. Por vezes, algumas coisas não saem como previsto e isso pode ser prejudicial a uma atividade.

Assim como em casa ou no trabalho, o canteiro de obras pode sofrer com imprevistos e, entre tentativas e erros de resolução, atrasar seus prazos de entrega. Isso é completamente normal, mas não quer dizer que não possa ser evitado. Estar à frente de uma obra não é apenas possível como também é mais simples do que parece.

No artigo de hoje, quero falar com você sobre todas as variáveis que devemos levar em consideração ao realizarmos um acompanhamento de obra. De ferramentas utilizadas à técnicas de gestão, hoje você descobrirá como potencializar ao máximo essa fiscalização minuciosa e necessária.

Quer descobrir mais? Vem comigo!

Por que realizar o acompanhamento de obras?

Acompanhamento de Obra: Prédio em Construção

Antes de pontuar a importância do acompanhamento de obras, você precisa conhecer um pouco mais sobre a atividade.

CVBOOK Metas para incorporadoras

O acompanhamento de obras é o processo que garante a execução correta dos afazeres de uma construção. Desse modo, são avaliadas coisas como: a fidelidade da obra ao projeto arquitetônico proposto, a fiscalização do uso de equipamentos apropriados e administração e supervisão das atividades prestadas no campo de obras.

Para uma empresa que garante o acompanhamento periódico de seus empreendimentos, os benefícios são muitos. Você consegue, através dele, evitar custos futuros e problemas muito maiores, por isso é importante se manter atento a essa vistoria.

Mas por que realizar o acompanhamento de obras? Bem, é sobre isso que falarei agora:

Economia de recursos

O retrabalho é uma triste realidade para qualquer mercado. O setor da construção não é diferente, e vem buscando métodos de aliviar essas dores sempre que possível.

Com o acompanhamento de obra assertivo e bem realizado, essas falhas humanas e necessidades de reformulação são minimizados, de modo que cada atividade seja feita com mais cautela e eficiência. Ou seja, o acompanhamento de obras acaba influenciando positivamente a produtividade das equipes nela envolvidas.

Garantia de segurança no trabalho

O campo de obras pode ser um ambiente perigoso quando seus riscos não são levados em consideração. Para a Associação Nacional de Medicina no Trabalho (ANAMT), a construção civil está entre os setores com maior risco de acidentes de trabalho, por isso é necessário cautela quando se trata do campo de obra.

Supervisão é a essência do acompanhamento de obras e por isso ela é tão necessária. Para evitar perdas logísticas, temporais, mas, sobretudo, humanas. Um bom acompanhamento deve garantir a segurança dos trabalhadores e verificar os códigos de conduta de toda a obra, para uma melhor realização da construção proposta.

Feedback para as partes interessadas

O cliente que compra um apartamento pode querer, a qualquer momento, entender o status da obra na qual investiu. E esse é apenas um exemplo de muitos no universo da construção civil, pois uma coisa é certa: o novo consumidor gosta de se sentir por dentro do assunto. E, quando falamos da casa própria, somos mais protetivos ainda.

A nova onda de tecnologia no acompanhamento de obras

Acompanhamento de Obras: Trabalhador analisando planta

Vivemos hoje no que se conhece enquanto era da informação, um momento cuja digitalização é tal que nós nos vemos dependentes dela para quaisquer de nossas ações. Aproximando-se dessa realidade, o setor da construção tem colocado novas estratégias para jogo, mostrando que sabe se reinventar e buscar novas possibilidades.

Para o acompanhamento de obras, a tecnologia tem se mostrado assertiva e extremamente visionária. Agora, por exemplo, podem ser utilizados drones para realização de inspeção, o que diminui a sobrecarga humana e aumenta a minúcia com a qual o acompanhamento é realizado. O drone pode atingir distâncias muito maiores de maneira segura e simples, sem necessidade de grandes equipamentos.

O que considerar ao fazer o acompanhamento da sua obra?

Algumas coisas devem ser levadas em consideração quando se realiza o acompanhamento de uma obra. Por ser um processo extremamente complexo, com prazos e detalhes, é essencial que sua vistoria considere certas variáveis para assegurar a viabilidade do empreendimento.

Veja agora o que você precisa fazer ao acompanhar uma obra:

Entenda os procedimentos necessários

Antes de analisar qualquer obra, você precisa saber quais são os procedimentos corretos e éticos da prática, bem como as atividades necessárias de se elaborar no campo de obras. Por isso, entenda os processos necessários, estude bem a planta do empreendimento e compreenda com clareza o que está sendo efetivado em termos de trabalho físico.

Certifique-se de entregas e pendências

Prazos são de extrema importância na supervisão de uma obra. Com eles, asseguramos um funcionamento mais orgânico para a equipe de construção e garantimos mais proatividade entre os membros do time. Portanto, você não pode esquecer da necessidade de checar datas de início e finalização de obra, prazos intermediários, possíveis pendências e quaisquer outros percalços.

A tecnologia pode te auxiliar bastante nesse sentido. Planilhas e documentos, por muitas vezes, são perdidos, extraviados ou, simplesmente, são pouco práticos para a manutenção da ordem num ambiente caótico como o campo de obras. Para isso, você deve saber organizar seus documentos e buscar na tecnologia o auxílio necessário no estudo de prazos.

Crie um cronograma de atividades

Os cronogramas de atividade servem para muitas coisas. Com eles, podemos indicar início, entremeio e fim de tarefas de forma clara e concisa. O cronograma funciona como um mapa dentro do canteiro de obras, guiando cada passo dos colaboradores do princípio ao fim da atividade.

Da mesma forma, o cronograma de acompanhamento de obra deve servir como um guia para a pessoa encarregada de checar o andamento da construção. Ele deve estipular todos os pontos de análise e estudo e todas as tarefas necessárias para assegurar que aquela construção está ocorrendo conforme o planejamento inicial.

Garanta a segurança dos seus colaboradores

Segurança é prioridade quando falamos dos nossos funcionários. São eles os responsáveis por todo o processo de construção, e, portanto, estão sujeitos a acidentes e problemas de campo.

Para se certificar sobre o bem-estar daqueles que trabalham no canteiro de obras, é extremamente importante assegurar o uso de equipamentos de proteção, qualidade de máquinas e quantidade mínima de colaboradores para a mão de obra. Garanta que todos estejam equipados corretamente e que os maquinários necessários estejam todos atualizados, disponíveis e com manutenção em dia.

Supervisione as atividades realizadas

Esteja presente em todos os momentos necessários. Isso significa que você deve supervisionar cada atividade para garantir que ela esteja sendo cumprida da melhor forma possível. Muito embora possa parecer uma tarefa difícil, a supervisão pode evitar acidentes, extravios, retrabalhos e outras problemáticas comuns ao setor, quando mal acompanhado.

Não abra mão da tecnologia

A tecnologia é a melhor amiga do acompanhamento de obras. Como falei anteriormente, ela é base de tudo o que vivemos atualmente, seja a nível pessoal ou profissional.

Pois é, a modernização de processos chegou para ficar e, com ela, as tecnologias auxiliares do processo de acompanhamento de obra. Um deles, por exemplo, é o Portal do Cliente CV. Através dele, você consegue realizar o acompanhamento do empreendimento desejado com dados, status e imagens do andamento. Tudo isso sem precisar sair de casa.

Em verdade, a tecnologia nos conferiu muito conforto no trabalho, e isso deve ser aproveitado. No fim das contas, é ela que nos permite trabalhar com mais agilidade, fluidez e assertividade, não é mesmo?

Acompanhar uma obra não precisa ser difícil

Acompanhamento de Obras: Trabalhador estudando com capacete

Hoje, você pôde aprender mais sobre o acompanhamento de obra, suas características e benefícios. Além disso, conseguiu ver como a tecnologia tem impactado nossa prestação de serviço dentro do setor da construção e como, ao mesmo tempo, precisamos nos tornar seus melhores amigos.

O acompanhamento de obras é uma atividade essencial dentro do setor da construção e você deve praticar com bastante profissionalismo e eficiência para que sejam evitados danos futuros. Com isso, garantimos empreendimentos de qualidade, profissionais cada vez mais capacitados e ainda mais aquecimento no mercado fervente da construção.

Mas e então, o que achou disso tudo? Curtiu o conteúdo? Agora é hora de colocar seus conhecimentos à prova e utilizar cada uma das nossas dicas na sua próxima vistoria!

Este conteúdo é oferecido para você pelo Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama completo da sua empresa na tela do computador. Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão de vendas de sua equipe. Quer conhecer mais sobre o CV, acesse o nosso site!

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.

Por hoje é só, mas esperamos você em breve!

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração