A gestão da qualidade na construção civil é um ponto chave no resultado dos projetos. Na verdade, em qualquer área de atuação, pensar na gestão da qualidade é imprescindível para melhorar a performance do negócio.
Na construção civil isso está relacionado, principalmente, ao uso correto dos recursos disponíveis, à segurança dos profissionais envolvidos e à produtividade dos processos.
De maneira geral, melhorar a performance significa produzir cada vez mais com menos recursos. Nesse contexto, a gestão da qualidade na construção civil é um conjunto de ferramentas, normas e técnicas que visam atingir a esse objetivo.
Ao longo desse artigo vou falar sobre os benefícios da gestão da qualidade na construção civil, as principais dificuldades encontradas e como implantar esse sistema de gestão. Continue a leitura para entender melhor.
Sumário
O que significa gestão da qualidade na construção civil?
De forma resumida, a gestão da qualidade diz respeito à aplicação de ferramentas e técnicas para melhorar os processos produtivos de uma empresa, com o objetivo de aumentar a produtividade e a agilidade no desenvolvimento de produtos.
O resultado de uma gestão da qualidade são negócios muito mais sustentáveis e com alto grau de competitividade.
Fazer gestão da qualidade deveria ser premissa em qualquer segmento. Além de melhorar a qualidade dos resultados das empresas, a gestão da qualidade prevê vários outros benefícios para o negócio.
Um desses benefícios é o diferencial competitivo que um certificado ISO pode conferir à sua empresa. Vou explicar melhor sobre o ISO 9001 abaixo.
Na construção civil, a gestão da qualidade ganha ainda mais importância por se tratar de um segmento com uma cadeia produtiva complexa, que depende bastante de fornecedores para garantir o a qualidade das entregas.
Inclusive optar por fornecedores que façam gestão da qualidade e que possuam um certificado ISO vai fazer a diferença no processo de execução das obras.
ISO 9001 e o sistema de gestão da qualidade
ISO 9001 é uma norma internacional que prevê boas práticas para o funcionamento ideal dos processos de uma empresa. No Brasil temos a versão ABNT NBR ISO 9001 da norma internacional.
A ISO 9001 tem como base alguns princípios de gestão de qualidade, são eles:
- Foco no cliente;
- Liderança;
- Engajamento das pessoas;
- Abordagem de processo;
- Melhoria;
- Tomada de decisão baseada em evidência;
- Gestão de relacionamento.
Pode-se dizer que a premissa é sempre ter foco no cliente e, a partir daí, com os objetivos e metas da empresa muito bem traçados, pensar nas próximas etapas.
Três pontos que chamam atenção para a construção civil são “melhoria”, pois indica que os processos precisam sempre ser revistos, “tomada de decisão baseada em evidência”, que significa ter uma cultura de gestão orientada a dados e “gestão de relacionamento”, que engloba o relacionamento com os stakeholders (clientes, setores da empresa, fornecedores, etc.)
Esses são pontos que abordamos bastante aqui no blog do CV. A base para esse tipo de gestão é o armazenamento de dados. O uso de softwares imobiliários, nesse caso, é um grande aliado, pois existem sistemas que auxiliam na melhoria dos processos, conseguem conectar os setores da empresa e fornecer dados para a tomada de decisão consciente.
Para entender melhor a ISO 9001 e outras normas de desempenho para a gestão da qualidade na construção civil, veja o vídeo abaixo:
Benefícios da gestão da qualidade na construção civil
Além de conseguir a certificação ISO, os benefícios da gestão da qualidade na construção civil são muitos. Talvez os principais deles sejam o aumento da lucratividade da sua empresa e a satisfação do cliente.
Vale ressaltar aqui também que a gestão da qualidade ajuda a empresa a ter previsibilidade, característica muito importante no setor da construção civil, já que estamos falando de um produto que demora bastante desde as fases de planejamento até as etapas de venda e pós-venda.
Para resumir, listei os principais pontos de melhoria, previstos no documento da ABNT NBR ISO 9001:
- Redução de custos;
- Menos desperdício de recursos;
- Padronização dos processos;
- Diminui a possibilidade de problemas futuros;
- Manter a competitividade de mercado.
O documento destaca ainda como melhorias:
Acesse o documento: ABNT NBR ISO 9001
Como aplicar a gestão da qualidade na construção civil?
Aplicar gestão da qualidade na construção civil requer alto grau de conhecimento de processos e de mercado. Por isso as consultorias no setor são tão comuns para procedimentos como esse.
Uma das primeiras etapas para começar a aplicar a gestão da qualidade é identificar os erros. A ajuda de um histórico de dados nesse ponto é muito importante para perceber padrões que podem estar prejudicando o processo interno.
Outro ponto importante é envolver todos os setores nas mudanças internas. Para que os times sejam produtivos, todos precisam entender as necessidades e objetivos da empresa.
Conectar todos os setores também é imprescindível. Como falei acima, a ajuda de softwares imobiliários aqui é muito importante devido à longa cadeia produtiva da construção civil.
Vale ressaltar que de nada adianta aplicar a gestão da qualidade na construção civil se não existirem três pilares para esses estrutura: manutenção, melhoria e evolução. O mercado imobiliário está mudando com frequência e revisitar os processos é obrigação.
Hoje a aplicação da inteligência artificial no mercado imobiliário já é amplamente discutida e já mudou vários processos no setor, bem como o BIM, a realidade virtual e aumentada e tantas outras novas tecnologias.
Além das mudanças a níveis internos, as mudanças a nível de mercado obrigam as empresas se adaptem constantemente e isso implica em mudanças nos processos. Por isso a grande importância da manutenção e constante evolução.
Entenda também sobre a gestão de mão de obra.
O que você aprendeu até aqui
A gestão da qualidade diz respeito à aplicação de ferramentas e técnicas para melhorar os processos produtivos de uma empresa, com o objetivo de aumentar a produtividade e a agilidade no desenvolvimento de produtos.
ISO 9001 é uma norma internacional que prevê boas práticas para o funcionamento ideal dos processos de uma empresa. No Brasil temos a versão ABNT NBR ISO 9001 da norma internacional.
Na construção civil, a gestão da qualidade ganha ainda mais importância por se tratar de um segmento com uma cadeia produtiva complexa, que depende bastante de fornecedores para garantir o a qualidade das entregas.
Redução de custos, menos desperdício de recursos, padronização dos processos, diminuição da possibilidade de problemas futuros, manutenção da competitividade de mercado.
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.