Software para pequenas construtoras: Qual sua função?

O software para pequenas construtoras se tornou algo indispensável para empresas que visam o crescimento dentro do mercado imobiliário. 

Sabe-se que até a entrega das chaves, um empreendimento passa por vários processos. Existe a parte burocrática, projetiva e objetiva que demandam tempo e precisão em suas execuções e verificações. 

Muitas vezes é preciso refazer alguma parte do projeto, recalcular o orçamento e até mesmo estender os prazos da execução das obras. Pensando em evitar que essas intercorrências se tornassem um problema e visando a automatização desses e outros processos os softwares de gestão foram criados. 

Nesse artigo você irá entender qual a importância de implantar um software para pequenas construtoras e quais as funcionalidades propostas por esses sistemas.

Sumário

Qual a função de um software em construtoras? 

Software para pequenas construtoras: imagem de um homem usando um terno laranja e um capacete de proteção apontando para a tela, com alguns ícones de construção civil em destaque.

As empresas do mercado imobiliário precisaram se adaptar ao aumento de demandas essenciais. E um sistema de gerenciamento e organização de tarefas acaba sendo fundamental para a evolução ágil de cada etapa do processo de execução de um projeto

Com um software para pequenas construtoras é possível acompanhar o desenvolvimento interno e externo de múltiplos empreendimentos. Uma ferramenta como essa se responsabiliza pelo armazenamento seguro de dados, impulsiona a produtividade e transforma o crescimento da construtora. 

A implantação de um software de controle pode agilizar diversas tarefas do processo de construção. É possível implantar um sistema que automatize a: 

  • Gestão de Projetos de Construção 
  • Gestão de Orçamentos 
  • Gestão de Documentos 
  • Gestão Comunicativa 
  • Gestão de RH e Financeiro 

Dessa forma, o gerenciamento de obras na construção civil, das etapas de projeção, documentações, contratações e pagamentos são otimizados. A função do software para pequenas construtoras é potencializar a jornada de vendas e escalar a autoridade dessa dentro do mercado imobiliário

Por que utilizar um software para pequenas construtoras?

Software para pequenas construtoras: imagem de um escritório com vários computadores. Em destaque, uma mulher de costas e, na tela do computador à frente dela, ilustração de alguns prédios.

Com a alocação de um software para pequenas construtoras nos principais setores de execução efetiva do projeto, todas as tarefas são otimizadas. Isso significa que além da construção do empreendimento, será possível acompanhar outras etapas do processo

Assim, as finanças, os colaboradores e os equipamentos são gerenciados de forma ágil e assertiva. Também pode-se potencializar o adiantamento do projeto com plataformas 3D de pré-visualização da obra e do avanço de sua estruturação.  

A dificuldade de controlar as licitações, documentações, programações de execução, os prazos de conclusão de etapas e o acompanhamento de obra interfere no desenvolvimento da construtora e de seus projetos. Com um software para pequenas construtoras a otimização e objetividade dessas tarefas auxilia na diminuição de tempo e custos. 

Para escolher um software para pequenas construtoras que se adeque às necessidades particulares do seu negócio é preciso considerar as possibilidades de integração. Além disso, você terá que avaliar as funções e soluções propostas pela ferramenta e verificar se o produto supre as particularidades da sua empresa.  

Os benefícios do software para pequenas construtoras

Software para pequenas construtoras: imagem de uma mulher apontando para a tela com alguns ícones de construção civil.

Você já pôde observar como um software para pequenas construtoras colabora com o gerenciamento de processos fundamentais para a projeção e execução do empreendimento.  

Um exemplo de sistema, é o ERP para construção civil que viabiliza o gerenciamento ágil de múltiplas áreas da construtora. Mas afinal, o que é um ERP? Separei um material rápido para ajudá-lo a relembrar como esse conceito opera.

A implantação de um software para construção civil traz diversas vantagens para a organização e gestão da empresa. Para entender como esse sistema colabora com o desenvolvimento da construtora, trarei 10 benefícios desse tipo de plataforma de gerenciamento. 

1. Eficiência Operacional

Sabe-se que a construção de um empreendimento demanda vários processos entre a projeção, execução de obras até a sua entrega. Contar com um software para pequenas construtoras é potencializar a eficiência das operações diárias, automatizando as tarefas e reduzindo os trabalhos manuais. Com isso, o tempo gasto e os recursos utilizados diariamente também diminuem

A produtividade das equipes aumenta, já que a concentração e execução das tarefas é estrategicamente construída para proporcionar agilidade e assertividade na entrega.  

2. Gestão de Projetos

Com o software de gerenciamento para pequenas construtoras, é possível planejar, programar e acompanhar cada etapa do projeto de forma eficaz. Plataformas de gestão transformam a organização de uma empresa e potencializam a realização de tarefas

O gerenciamento da construção através de um sistema oferece visibilidade e alocação de recursos de acordo com a demanda. Isso simplifica a tomada de decisões, já que é possível identificar os pontos de atenção e criar estratégias para as resoluções

Imagem do lançamento imobiliário na prática

3. Simplificação e Transparência de Gestão

Complementado o tópico anterior os softwares de gerenciamento colaboram com a simplificação do acompanhamento, planejamento e programação eficiente dos projetos. Além disso, a visualização em tempo real das alterações e da evolução do projeto capacita a transparência da gestão. 

No mais é possível realocar recursos e custos que se alteraram do proposto inicialmente. Assim, tomar decisões diante das intercorrências é muito mais prático e assertivo

4. Ampliação da Competitividade

A tecnologia se tornou fundamental para o mercado imobiliário, e consequentemente para o setor de construção civil. Empresas de médio e grande porte já utilizam softwares de gestão para otimizar as operações diárias

Para não estar atrás da concorrência, investir em um sistema que potencializa a qualidade e eficiência dos serviços oferecidos pela sua empresa é essencial. O aumento da competitividade se torna um grande aliado, e o software para pequenas construtoras acaba sendo uma estratégia inteligente de simplificação de gestão de projetos e da precisão na entrega dos serviços e produtos. 

5. Comunicação e Colaboração 

Utilizar um software no dia a dia corporativo agiliza a comunicação entre as equipes internas e até mesmo com os clientes. Além de administrar os subcontratos e garantir que as informações trocadas se encaixam. 

Também auxilia no registro detalhado de todas as interações e transações. Acaba sendo indispensável para realizar auditorias, garantir a concordância regulatória e aumentar a transparência e visualização das ações para os clientes e parceiros de negócios. 

6. Redução de erros

A principal funcionalidade de um software é auxiliar na diminuição, e até mesmo extinção, de erros recorrentes. Em um setor como o da construção a assertividade acaba sendo a peça-chave do desenvolvimento dos projetos, principalmente porque falhas nesse caso são especialmente caras e perigosas

Também colabora com a previsibilidade e identificação rápida de intercorrências e com a estratégia de resolução construída em ainda menos tempo. 

7. Potencialização da tomada de decisões

Utilizar os recursos do software para pequenas construtoras colabora com o recebimento e visualização de dados em tempo real. Isso é extremamente importante para desenvolver estratégias e tomar decisões assertivas em torno do projeto

Esses sistemas, além de otimizar os recursos e automatizar as tarefas, identificar e antecipar problemas. Assim, a tomada de decisões resolutivas leva muito menos tempo para ser projetadas e aplicadas

8. Gestão de Documentos 

As documentações são processos burocráticos geralmente demorados e de grande importância para o desenvolvimento da construção. Portanto, é preciso mantê-las seguras e com acesso ágil para a consulta

O software para pequenas construtoras possibilita a acessibilidade à documentos como: desenhos, contratos, regulamento e relatórios. Otimizando o tempo gasto em pesquisas e assegurando o armazenamento de dados e informações

9. Gestão Financeira

Um sistema como o ERP simplifica o controle orçamentário, a contabilidade e faturamento dos empreendimentos. Além desses, consegue agilizar o processo de pagamento dos colaboradores internos e envolvidos externos do desenvolvimento de obras. 

Assim, a organização das finanças é automatizada e programada de acordo com os prazos, custos e pagamentos. Isso colabora para que a construtora acompanhe as contas a receber, a pagar e controle o fluxo de caixa para se manter financeiramente positiva

10. Qualificação da Experiência do Cliente

Para impulsionar a experiência do cliente, investir num CRM 5.0 é a chave do sucesso. Por ser um sistema focado em etapas colabora com as estratégias de desenvolvimento assertivo do relacionamento com o cliente

Qualificar o user experience se faz necessário em todos os tipos de empresas do mercado imobiliário. Entretanto, os softwares para pequenas construtoras impulsionarem sua carteira de clientes é ainda mais essencial, visto que essas empresas estão construindo sua autoridade no setor. 

O que você aprendeu até aqui

Como escolher o software certo para minha construtora?

É necessário considerar as necessidades particulares do seu negócio. Além disso, verificar o tamanho, orçamento, integrações e ferramentas que podem automatizar e potencializar a gestão da construtora. 

Os softwares para construtoras são acessíveis para pequenas empresas?

Sim. Diversos softwares possuem escalabilidade e ofertam planos adaptáveis para empresas de pequeno porte. Você precisa conhecer e escolher o que se adapta ao orçamento e necessidades principais da sua construtora. 

Como um software pode ajudar na gestão de projetos de construção?

Os softwares permitem o acompanhamento do progresso dos projetos, gerenciamento de prazos, alocação de recursos, gerenciamento documentos e comunicação eficaz com a equipe e os clientes, tornando a gestão de projetos eficiente e assertiva. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração