Controle de qualidade na construção civil: como fazer? 

Dentro do setor da Construção Civil, alguns métodos podem beneficiar os projetos que vão iniciar e os que estão em andamento. E no setor, ter o controle de qualidade na Construção Civil pode ser algo extremamente desafiador para quem atua todos os dias na área de trabalho.  

Isso significa dizer que quem atua a frente dos projetos e precisa saber como andam as coisas e quais as necessidades, também precisa ter como prioridade a garantia de que tudo que envolve projeto saia conforme o que foi traçado. 

Ou seja, que busca ter um bom controle de qualidade na construção civil, deve entender que o orçamento deve ser cumprido, a mão de obra deve sempre ser supervisionada, e que a segurança dos trabalhadores deva ser assegurada. Então, essa é a lista essencial para manter a qualidade na Construção Civilge e é sobre isso que eu vou conversar com você neste artigo.

Qual a importância do controle de qualidade?

Controle de qualidade na construção civil: A imagem mostra um homem com uma camisa de proteção e um capacete de segurança em pé diante de um local de construção com edifícios altos no fundo. Ele está dando um sinal de que tudo está bem, indicando que tudo está em ordem. A imagem é tirada de uma angulação baixa, dando a impressão de um grande local de construção com edifícios altos no fundo. O homem está vestindo uma camisa de proteção e um capacete de segurança, indicando que ele é um trabalhador de construção. A imagem é tomada durante o dia, com o sol brilhando forte no fundo. A imagem é clara e bem iluminada, sem visíveis imperfeições ou distorções.

Alguns pontos que todos que atuam na Construção Civil precisam saber, é que o controle de qualidade pode ajudar a evitar atrasos e prejuízos, bem como riscos à vida dos envolvidos, principalmente.  E é por isso que ele é tão importante.  

Imagem do guia da qualificação de leads

Se eu fosse dar uma finalidade ao controle de qualidade, eu devo dizer que ele tem a missão de reduzir ou eliminar erros que possam comprometer o seu projeto. Minuciosamente, o controle de qualidade detecta as patologias na construção civil, gargalos e desperdícios que podem resultar em atrasos, acidentes ou prejuízos.  

Você percebeu até aqui que o controle de qualidade de uma obra evita uma série de problemas e dores de cabeça.  Além de ser estratégico, ele garante boas práticas dentro do projeto, que se seguido à risca, vai blindar de você reclamações dos clientes e falhas estruturais. 

Meios e formas 

Você deve ter observado que práticas otimizam o trabalho dentro do projeto. Por isso, listei algumas delas para você compreender quais os melhores mecanismos para ter o resultado almejado: a obra pronta. Vamos ver juntos?  

1. PDCA: Planejar, Desenvolver, Verificar e Agir/Ajustar 

O PDCA é um mecanismo que dá aos processos de controle de qualidade na construção civil dinâmica e eficácia. Veja cada passo para aplicar essa ferramenta no seu projeto: 

  1. Planejar: Defina metas, estratégias e planos de ação. 
  1. Desenvolver: Execute o planejado, supervisionando a mão de obra e o uso consciente dos insumos. 
  1. Verificar: Avalie os resultados e identifique possíveis problemas. 
  1. Agir/Ajustar: Implemente melhorias e soluções para elevar a produtividade. 

2. Melhores Práticas de Controle de Qualidade 

Além do PDCA, existem estilos que dão para o controle de qualidade na construção civil: 

A) Planejamento: Aqui eu te oriento a definir cronogramas detalhados e responsabilidades claras; 

B) Controle de Materiais e Fornecedores: Nessa parte, faça a fiscalização do uso consciente dos insumos da obra;  

C) Controle de Mão de Obra: Não é só sobre supervisionar, mas também garantir que as normas de segurança sejam seguidas; 

D) Utilização de Tecnologia: Você precisa acompanhar o progresso com ferramentas tecnológicas. 

Mas antes de seguir, eu preciso dizer a você que o controle de qualidade na construção civil não só te ajuda a evitar problemas, mas também vai orientar você sempre na busca por soluções que te deem caminhos para que seu projeto seja seguido e sua obra seja, no fim, eficiente.  

Por isso, é de suma importância estar atento, sempre se atualizando com novas técnicas e padrões normativos para alcançar excelência na construção civil. 

Veja as novas técnicas na construção civil e mantenha-se atualizado.

Os desafios do controle de qualidade na Construção Civil

 Controle de qualidade na construção civil: A imagem mostra um homem com barba vestindo um traje e gravata, sentado em frente a um prédio em construção, lendo um papel na mão. Ele está usando um capacete e óculos de proteção. Existem tapumes e escadas em segundo plano.

Para ter uma boa administração do controle de qualidade na construção civil, sabia que você enfrentará muitos caminhos desafiadores que poderão impactar os passos do seu cronograma, inclusive no sucesso dos projetos.  

Por isso, saiba o que você pode encontrar no meio do processo e como agir diante deles:  

1. Falta de Treinamento e Processos Padronizados:

Um dos maiores problemas dentro indústria da construção é a escassez de trabalhadores qualificados. Como muitos sabem, na Construção Civil é uma dificuldade comum. Se não há mão de obra qualificada, a qualidade fica comprometida. 

Logo, além de fazer um recrutamento para ter uma equipe capacitada, é fundamental escolher os trabalhadores certos para as tarefas apropriadas. 

Infográfico sobre experiencia do cliente

No papel de liderança, os supervisores devem entender o que os gestores esperam e como trabalhar e fazer um controle de qualidade do projeto eficaz. Com isso, é essencial realizar reuniões antes do início da obra para estabelecer os padrões, que provavelmente serão de alta qualidade, do início até o fim. 

2. Boa comunicação entre todos:

A comunicação é eficaz em todos os lugares, e no Setor da Construção é crucial para o controle de qualidade na construção civil. Saiba que erros, como falhas na comunicação, podem levar ao temor de muitos: – processos intermináveis e custos adicionais que ninguém imaginou quando subiu o orçamento. 

Por isso, você precisa ter em mente que o controle de qualidade envolve todas as discussões sobre o projeto que vai ser criado. Por isso, traga seu time para entender todos os pontos, como os gerentes de projeto, substitutos e outros funcionários que vão garantir que todos compreendam as expectativas da empresa e cumpram o combinado.  

Por isso, use plataformas de comunicação digital para facilitar a colaboração em tempo real, como Teams, WhatsApp, Telegram e afins. 

3. Documentação Inadequada:

Sabe o que um mau gerenciamento de documentos pode levar para o projeto? Prejuízo. Não só pode prejudicar a qualidade do seu planejamento, como pode resultar em um projeto sendo feito defeitos, dando a você uma dor de cabeça com retrabalho e atrasos. 

Por isso, cronograma seus processos e documentação. Você pode facilitar seu trabalho com sistemas de gerenciamento de documentos, sempre mantendo registros detalhados de todas as etapas do projeto diariamente. Organize-se. 

4. Vícios Construtivos e Falhas no Controle da Qualidade:

O título já diz e é importante te falar que no processo de expansão da construção, você terá diversas oportunidades de obter falhas no controle de qualidade na construção civil. 

Por isso, que tal adquirir boas práticas como:  

  • Treinamentos internos; 
  • Revisão de procedimentos; 
  • Auditorias internas; 
  • Análise de inspeções.  

Com esses itens, você pode ter certeza de que irá garantir que todos os envolvidos no projeto sejam comprometidos com o controle de qualidade da obra e tenham sucesso no final, ou seja, na entrega.  

Se você chegou até aqui, deve star se perguntando quais os itens básicos para começar a trabalhar no controle de qualidade na construção civil. No vídeo a seguir, o Engenheiro Adson Rodrigues traz exemplos práticos. Que tal dar uma conferida e saber mais? Veja o vídeo abaixo:

Se você chegou até aqui, você percebeu que ter controle da qualidade na construção civil é uma etapa desafiadora para quem atua diariamente no Setor da construção civil. Até porque ela exige uma a padronização dos processos e alinhamento dos serviços.  

O controle de qualidade lida com tudo, do orçamento, ao material e luta pela garantia da segurança de todos, bem como exige o esforço de muitos os colaboradores para que a obra ande, dentro do combinado com o orçamento suprindo as necessidades sem a necessidade de adicionais.  

Por isso, eu te indico, caso você esteja a frente de um projeto: 

  1. Estabeleça regras e diretrizes; 
  1. Sempre esteja por dentro de tudo para poder orientar o trabalho de todos. 
  1. Entenda os processos e sempre faça a verificação se tudo está sendo feito conforme o planejado, assim se você encontrar erros, você poderá mudar a rota da situação com cuidado e de forma eficaz. 

Escute seus os colaboradores e saiba entender as dificuldades para buscar soluções. Assim, o combinado sai no tempo certo e você terá sucesso. 

Foi interessante para você? Se sim, compartilhe com a sua rede e comente pontos que você gostaria de saber mais aqui no Blogo do CV. Até a próxima.  

Você pode gostar também

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 12 anos de experiência, mais de 900 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador. 

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração