Erros de Marketing Digital Imobiliário que você precisa evitar

À essa altura do campeonato, não precisamos ir muito longe para ver os benefícios da presença digital, não é mesmo? Agora, com uma simples busca nas redes sociais, conseguimos perceber que as marcas que dominam o mercado são aquelas que apostam numa boa estratégia de marketing digital. Coincidência? Claro que não.

Revolucionando o negócio de muitas empresas, o Marketing Digital expressa o que há de mais novo na nossa relação com as marcas: a comunicação online. Foi ele, afinal, que possibilitou uma agilidade nunca antes vista no diálogo entre produtor e consumidor. Além disso, fez da internet uma poderosa ferramenta de vendas, autopromoção e criação de autoridade.

É seguro dizermos, então, que o Marketing Digital nos confere um poder imenso enquanto empresas, sobretudo num mercado que exige comunicação e know how como o setor imobiliário.

Mas, para isso, ele deve ser bem utilizado. É preciso estudo constante e bons profissionais para garantir uma estratégia efetiva e funcional, e é exatamente nisso que algumas marcas acabam pecando. Quando mal aplicado, ele pode deixar muito a desejar e não trazer os resultados esperados, impossibilitando o crescimento da empresa.

Mas não se assuste! Hoje, nós iremos falar sobre o que não fazer no Marketing Digital Imobiliário da sua incorporadora. Assim, você evita erros e foca no que realmente importa.

Está curioso para descobrir os erros de Marketing Digital Imobiliário que você precisa evitar? Vem com a gente!

Não conhecer seu público-alvo 

Uma coisa que você já sabe é que a internet tem gente de todo tipo. Mas nem todo mundo ali tem o perfil da sua empresa, por isso você não deve atirar para todos os lados na busca por acertar um potencial cliente.

É preciso, antes de tudo, conhecer seu consumidor. Através de um estudo de mercado e público-alvo, sua empresa consegue delimitar um perfil de público online que está interessado no seu serviço. Essa parcela da população tem condições de, eventualmente, virar cliente da sua empresa. Sabendo disso, sua equipe sabe quais estratégias são as melhores para atrair aquele consumidor.

Desde a linguagem a ser utilizada até o tipo de conteúdo a ser produzido, todas essas decisões precisam passar por um estudo de público.

Ter um site não responsivo 

Sites responsivos são aqueles que se adaptam à tela onde estão sendo reproduzidos. Dessa forma, um potencial cliente pode visualizar seu site via computador, tablet ou celular e, ainda assim, sua experiência não será comprometida.

Em meio ao uso crescente de plataformas móveis, um site responsivo pode acabar sendo uma das respostas para sua incorporadora. Com ele, você garante que um lead que te encontrou pelo celular conseguirá ter um bom conhecimento do seu site e da sua empresa sem dificuldades. Esse primeiro contato é bastante importante e acaba contando muito para a decisão de compra futura.

Não fique esperando! Modernize seu site agora para evitar problemas no futuro.

Lentidão no site

Marketing Digital Imobiliário: corretor olha desesperado para laptop

Outro grande problema do Marketing Digital é a dificuldade para carregar as informações de um site. Nossa capacidade de concentração está cada vez menor e, por isso, a possibilidade de desistirmos de esperar o site carregar e partimos para o concorrente é enorme.

Nenhum consumidor quer esperar minutos a fio até conseguir visualizar aquilo que ele busca. Agilidade é uma palavra-chave quando falamos de Marketing Digital e isso, com certeza, se traduz também para a velocidade do seu site.

A velocidade com que seu site carrega também determina seu rankeamento no Google, e é especialmente aqui que você precisa ter atenção: o Google é nosso buscador primário para conhecer qualquer assunto, marca ou empresa, então o ideal é que você se mantenha relevante dentro da plataforma.

Abrir mão de presença nas redes sociais 

Achar que seu consumidor não está nas redes sociais é um ledo engano. O cliente está por toda parte, mas especialmente na internet. Conexão faz parte de sua rotina e, com ela, o consumo constante de informações digitais.

Permanecer sem presença nas redes sociais é perder uma oportunidade imensa de criar seu nome, estimular sua autoridade e fortalecer seu contato com o cliente. Você está disposto a isso?

Estar digitalmente presente possibilita acompanhar melhor seu cliente e diversificar as formas de encaminhá-lo pelo funil de vendas. Através delas, sua empresa pode criar conteúdos de valor, falar melhor sobre seus produtos e serviços e criar um laço horizontal com seu lead. Com essa criação de valor, sua incorporadora tem capacidade de engajar e fidelizar clientes com mais rapidez.

Não utilizar ferramentas de qualidade 

O mercado imobiliário, sobretudo nos dias de hoje, é amigo da tecnologia. A necessidade de acompanhar clientes, resolver pendências e gerir equipes impele o setor a buscar pelo uso de tecnologias de gestão e comunicação. Assim, ele se mantém atualizado sobre tendências e sai na frente de outros mercados em termos de inovação.

Infográfico sobre experiencia do cliente

Para conseguir acompanhar as mudanças naturais da sociedade, economia e cultura, o mercado imobiliário exige tecnologia. E seu braço direito é o uso de ferramentas.

As ferramentas são instrumentos práticos para o gerenciamento de processos internos e externos dentro de uma incorporadora. Elas podem ser uma verdadeira salvação para grandes e pequenos negócios, viabilizando a comunicação entre equipes e favorecendo o cumprimento de metas e objetivos no setor.

As possibilidades de ferramenta são imensas! Quer conhecer algumas?

CRM: Customer Relationship Management 

O CRM é uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente, mas pode fazer muito mais que isso. Ele é um software de gestão 360º, englobando Atendimento, Venda e Marketing. Com ele, sua incorporadora consegue acompanhar a jornada do cliente, organizar todo o processo de vendas e automatizar a captação de leads para aumentar a produtividade dos times comerciais.

Um bom CRM permite a comunicação centralizada entre os times de uma empresa, viabiliza processos e trabalha diretamente com a tecnologia para otimizar todo o funcionamento de empresas do setor.

ERP: Enterprise Resource Planning 

O sistema de planejamento de recursos empresariais também é um software queridinho do mercado da construção. Possibilitando controle financeiro e contábil, o ERP é uma plataforma completa que otimiza o fluxo de informações da empresa e gerencia setores de venda, estoque, recursos humanos e finanças.

Não fazer o acompanhamento das estratégias digitais

Marketing Digital Imobiliário: óculos de grau, celular com gráfico e laptop descansam sobre mesa

Marketing Digital não é apenas criação de conteúdo avulso: é, antes de qualquer outra coisa, estratégia e planejamento. Por isso, nem pense em apostar na presença digital se não estiver disposto a planejar sua rede social da melhor forma. Você precisa estudar seu mercado e entender quais são as melhores possibilidades para divulgar os valores de sua marca.

Cada conteúdo que sua empresa produz precisa ser estudado e seus impactos precisam ser previstos. Sua equipe deve saber os objetivos de uma produção, a etapa de funil referente a ela e o que se deseja causar no cliente através dela.

Sempre esteja ligado nos seguintes aspectos: suas redes sociais estão captando leads? Seu conteúdo está gerando engajamento? O público que você tem captado tem potencial para se tornar cliente? Essas e outras perguntas te ajudarão a entender qual retorno sua estratégia de Marketing Digital está trazendo para a empresa.

O que concluímos com isso? 

Chegamos ao fim do artigo de hoje com a certeza de que, embora o Marketing Digital Imobiliário seja essencial para sua incorporadora, ele precisa ser muito bem pensado antes de ser colocado em prática. Com uma boa estratégia, você e sua empresa podem ir além e conquistar o mercado competitivo da construção. E nós estamos aqui para garantir que você consiga chegar até lá.

 

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