3 grandes construtoras que otimizaram seus processos com o CV CRM

O ano de 2023 tem sido muito importante para o segmento da construção civil. Esse ano, inclusive, pudemos acompanhar mais uma edição do Ranking INTEC, evento anual que premia as 100 maiores construtoras do Brasil e foi muito gratificante ver que mais de 30 dessas grandes construtoras são clientes CV. 

Esse prêmio é resultado do trabalho diário de cada uma das empresas, da forma como planejam, otimizam, executam e comunicam seus projetos.  

Já falamos aqui no Blog do CV sobre as estratégias de algumas das grandes construtoras do Brasil que entraram na lista do Ranking INTEC de 2023 e que são clientes CV.  

Dessa vez, resolvemos trazer mais alguns cases dos nossos clientes que estão ganhando destaque nesse cenário e mostrar como o CV CRM ajuda nessa jornada de muito trabalho, conquistas e vendas.

Imagem do guia da qualificação de leads

Qual é o segredo das grandes construtoras?

grandes construtoras: imagem de uma mulher num canteiro de obras usando EPIs.

Acho importante começar falando sobre o que as grandes construtoras, aquelas com crescimento exponencial, têm em comum.  

Percebemos algumas boas práticas em comum nas construtoras clientes que mais cresceram nos últimos anos. São eles: 

  • Liderança: Líderes com visão e objetivos claros incentivam os colaboradores a trabalharem com o mesmo propósito; 
  • Gestão: a gestão eficiente dos recursos financeiros, humanos e materiais faz com que a empresa aumente a margem de lucro, pois otimiza os processos de produção diminuindo os custos de operações; 
  • Inovação: Pode vir de qualquer lado da construtora. Aquelas que inovam nos processos internos, por exemplo, muitas vezes conseguem processos mais ágeis. As que inovam no relacionamento com o cliente conseguem mais vendas e maior taxa de fidelização; 
  • Tecnologia: De certa forma, o uso de tecnologia como softwares imobiliários, abrange todos os pontos abordados acima, na medida em que simplifica e otimiza processos. 

Esses são alguns pontos gerais, mas cada construtora tem suas particularidades e formas de trabalhar. Algumas se destacam pela qualidade dos imóveis, outras pelo atendimento e assistência ao cliente, outras ainda pelos planejamentos de projetos baseados em estudos de público-alvo. 

Veja abaixo alguns desses cases: 

Rottas Construtora e Incorporadora

Um fator que as grandes construtoras já entenderam é a importância de ter um ecossistema robusto, que contemple toda a longa cadeia produtiva da construção. 

 Esse é o caso da Rottas Construtora e Incorporadora, que já possui integração entre alguns sistemas de planejamento e execução de obras e venda e relacionamento com o cliente.  

Antes de usar o CV CRM, a Rottas já usava a Prevision, sistema que que garante planejamento lean de obras, mais eficiência, resultado e previsibilidade para a etapa de planejamento de obras. 

Além disso a Rottas também usa um ERP para construção civil para auxiliar na etapa de execução da obra através da sistematização de processos, integração do time, maior controle financeiro, redução de custos, dentre outras vantagens. 

Tudo isso integrado ao CV CRM, que auxilia nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda. Cabe destacar que no caso da cadeia produtiva da construção, essas etapas de venda acontecem ao mesmo tempo que as etapas de execução da obra. Ter sistemas que integram essas etapas agiliza a troca de informações de uma área para a outra.  

No final das contas isso influencia na experiência de compra que o seu cliente tem, que é o ponto principal de qualquer venda. 

Por isso, inclusive, Victor Airosa, gerente de projetos da Rottas, fala sobre como ter sistemas que se comuniquem entre si e unifiquem as informações de diversas áreas da empresa traz resultados para o sucesso do cliente. Segundo ele:

“A gente tem a garantia de que o nosso cliente vai receber todas as informações que ele precisa, no momento que ele precisa.” 

Para Victor é imprescindível que o cliente tenha uma boa relação com a construtora em todas as etapas da jornada de compra. 

Veja mais detalhes do depoimento de Victor: 

Construtora Terrazzas

Além da possibilidade de integrar sistemas de diversas áreas da construtora, dentro do próprio CRM também podem existir soluções integradas.  

Um CRM é um sistema de relacionamento com o cliente e isso envolve todas as etapas e tipos de contato que o cliente pode ter com a sua com a empresa. A exemplo dos primeiros contatos na etapa de captação de leads, posteriormente nas etapas de negociação e atendimento ao cliente, depois disso a venda, de fato e só então as etapas de pós-venda, como acompanhamento e assistência técnica. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

E você pode encontrar cada uma dessas etapas em diferentes softwares, mesmo que todas façam parte do relacionamento com o cliente. Esse é um ponto negativo, pois essas etapas precisam se comunicar para que as informações importantes transitem entre de maneira correta e simples. 

Por isso percebemos que, cada vez mais, as grandes construtoras estão buscando um CRM que contemple toda essa jornada. Para facilitar, aqui no CV CRM, dividimos cada uma dessas etapas em módulos. 

A Terrazas é um bom exemplo dos resultados de ter um CRM completo. A construtora usa todos os módulos do CV CRM:  

Para Allan Dias, gerente comercial da Construtora Terrazzas, isso possibilita enxergar todo o histórico do cliente na construtora, ter todos os profissionais alinhados e muito mais controle dessas informações. 

Além disso, a possibilidade de melhor visualização da jornada do cliente e a emissão de relatórios personalizados com esses dados, levam também para a Terrazzas, o potencial de tomar decisões mais rápidas e assertivas.  

Allan destaca ainda a importância de alimentar o sistema de forma constante correta. Segundo ele, hoje em dia, na Terrazzas, todos os profissionais já entendem a importância de um CRM imobiliário e enxergam o sistema como um aliado. Isso também é um trabalho de conscientização da equipe, que tem ligação direta com boas lideranças.  

Veja o depoimento completo de Allan Dias: 

Grupo Lumis

Se você já entende como sistemas integrados ajudam na produtividade das grandes construtoras e sabe que o resultado tem ligação direta com a experiência do cliente, é hora de entender na prática o que muda para o seu cliente. 

Para o Grupo Lumis esse foi o pontapé inicial para começar a usar o CV CRM. Segundo Luana Puel, diretora comercial da Lumis o cenário da construção civil vem mudando muito. Um dos pilares dessa mudança é o comportamento do consumidor, que está cada vez mais exigente. 

Uma das dores do Grupo Lumis era, então, conseguir o mesmo nível de atendimento com clientes de diferentes cidades. O CV CRM ajudou a Lumis nesse ponto através da possibilidade de vender à distância. Com as integrações do CV foi possível que clientes fechassem negócio sem precisar sair de casa.

Ainda segundo Luana, na pandemia ter um sistema como esse foi fundamental. Além de não precisar se deslocar, os clientes da Lumis também podiam fazer autoatendimento através do Portal do Cliente.

Juliana Limas, analista comercial da Lumis, conta que muitos clientes, sobretudo investidores, assinam contratos (através da assinatura eletrônica) de diversos países.

Para Eduardo Carvalho, que é corretor de imóveis e gerente comercial da Lumis, esse é um ganho também para os profissionais de venda, já que conseguem visualizar todo o histórico do cliente, oferecer um atendimento personalizado e podem planejar a venda com muito mais assertividade.

Veja o case de sucesso completo do Grupo Lumis:

Você já conhece o CV CRM? 

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.

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