Como o Instagram pode auxiliar suas vendas imobiliárias?

Poucas são as invenções atuais realmente dignas do título de transformadoras. Entre uma e outra criação digital que apenas reescreve algo que já está sendo feito, algumas joias digitais brilham tanto que simplesmente não podemos deixar de notá-las.

Esse é o Instagram. Nascido como uma simples plataforma de publicação de imagens, hoje o aplicativo mostra que não está aqui para brincadeiras, contando com as mais diversas atualizações e reinventando aquilo que conhecemos enquanto rede social. Mas, muito mais que um simples veículo de interação, o Instagram se põe hoje como uma ferramenta de trabalho poderosa.

Em quaisquer que sejam as áreas de atuação, ter um Instagram pode te ajudar imensamente. Tudo o que você precisa é entender a plataforma e saber as melhores formas de utilizá-la a seu favor. Com criatividade e inovação, o Instagram prova a cada dia que está ali para te ajudar a alcançar seus objetivos. 

O mercado da corretagem de imóveis não poderia ficar de fora. Afinal, uma parcela imensa da atividade requer uma coisa na qual o Instagram é rei: comunicação. Por isso, dar as caras dentro da plataforma não é mais uma escolha, e sim uma necessidade (e um diferencial imenso).

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

Hoje, vamos te ensinar a fazer do Instagram uma plataforma sólida para sua venda de imóveis. Se você quer se tornar um Corretor de Imóveis 2.0 e dominar o mercado imobiliário, não deixe de conferir o conteúdo! Vamos lá?

Instagram: uma plataforma poderosa

Instagram: mãos femininas acessam o Instagram pelo smartphone

Poder é a palavra de ordem do Instagram. Atingindo 1 bilhão de usuários ativos mundialmente ao final de 2020 (Sprout Social), o crescimento da plataforma em 2021 permanece estável e sem sinais de que pretende parar. Não bastasse o número alarmante de perfis conectados, a rede social marca presença entre os 5 aplicativos mais baixados na App Store e no Google Play.

Ou seja, é seguro dizer que a rede social vem crescendo com bastante potência nos últimos anos e que, independentemente de quem ele seja, seu público de vendas imobiliárias provavelmente está por lá. Assim como você certamente está.

Dentro do Instagram, encontramos uma série de funcionalidades que facilitam comunicação e divulgação que você precisa conhecer para dominar bem a plataforma. São elas:

  • Feed: essa é a funcionalidade mais tradicional da plataforma. É onde são postadas fotos e legendas que ficam disponíveis permanentemente no perfil do usuário.
  • Story: o story é uma das modalidades de publicação de vídeos curtos, que permite poucas edições e é vista como a parte mais “humanizada” do seu perfil.
  • Reels: os reels também são vídeos curtos, mas que podem ser recortados e mais editados que os stories. Muito semelhantes aos vídeos de TikTok, são responsáveis, em grande parte, pelo entretenimento na plataforma.
  • IGTV: aqui, os vídeos mais produzidos e longos são publicados. Para termos uma ideia de comparação, o IGTV possui vídeos semelhantes àqueles publicados, por exemplo, no Youtube.

O Instagram, portanto, oferece atualmente quatro funcionalidades principais. Sem contar as funções mais tradicionais, como a possibilidade de comentários, mensagens privadas, compartilhamentos e salvamento em pastas. Sendo assim, é uma rede social extremamente completa e competitiva quando comparada a outras mídias do segmento.

Venda imóveis com o Instagram! 

Agora, você conhece o Instagram e entende sua relevância na otimização da sua corretagem de imóveis. Seja, antes, durante ou após a venda, a plataforma pode te auxiliar demais nos negócios e ser de fato um diferencial para você dentro do mercado.

Então que tal aprender a vender seus imóveis utilizando o Instagram? Vem com a gente!

Tenha uma conta profissional  

A primeira coisa que você precisa fazer é saber como profissionalizar sua rede social para que ela seja mais atraente e confiável para o público. Muitas são as coisas que você pode fazer, mas a principal delas é criar uma conta comercial (ou transformar uma conta pessoal existente em perfil comercial).

Isso é importante porque uma conta comercial te permite analisar métricas e mensurar resultados dentro da rede social, diferente de uma conta pessoal. Com ela, você pode ver em quais dias da semana seu público engaja melhor, quais são os horários mais visualizados e quantas ações foram tomadas a partir do seu conteúdo. As métricas ficam ao alcance de suas mãos!

Cuidado com a URL do seu Instagram 

Tendo uma conta profissional, você agora terá de prestar atenção ao seu nome de perfil (nome que estará disponível na sua URL. Por exemplo: instagram.com/construtordevendas). Sabe por quê?

Um nome de perfil difícil, com muitos caracteres, números e ícones tornará seu nome em algo difícil de ler. Além de complicar a legibilidade do seu perfil, também será mais complicado de digitar nas abas de pesquisa. Consequentemente, isso tornará sua conta comercial muito mais difícil de encontrar na rede social.

Para evitar esses problemas, mantenha seu nome de perfil simples: letras maiúsculas apenas no começo, nada de ícones ou números desnecessários. Evite pontos, travessões e outros símbolos, e enxugue ao máximo o nome de perfil (Exemplo: Construtor de Vendas).

Capriche nas imagens 

É aqui que seu lado artístico deve ser colocado à prova.

Suas imagens devem ter alta qualidade e chamar atenção, pois o visual do empreendimento é uma das primeiras coisas notadas pelo seu público no Instagram. Então aprenda técnicas de fotografia e produza imagens caprichadas de cada um dos imóveis disponíveis.

Outra opção é contratar um profissional para realizar as fotos. Muito embora essa seja uma opção bastante plausível, é interessante que você tente ver exemplos e reproduzi-los sozinho em suas fotos. Afinal, pode ser dispendioso custear diversos ensaios fotográficos, e você pode facilmente aprender alguns truques rápidos e fáceis.

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Para produzir boas fotos, você deve…

  • Utilizar uma câmera ou celular de qualidade;
  • Prestar atenção à iluminação: cuidado com fotos escuras demais ou excessivamente claras, e utilize ao máximo a iluminação natural;
  • Arrumar bem o local: se possível, leve utensílios para enfeitar o empreendimento. Também faça questão de organizar bem o local antes da foto, afinal, você está vendendo um estilo de vida;
  • Prestar atenção ao ângulo das fotos: seja criativo, inove no ângulo das fotografias, para que chamem a atenção do olho sem, no entanto, deixar a informação se perder.

Crie legendas chamativas

Tanto quanto suas imagens, as legendas precisam chamar a atenção do público. Seja criativo ao trazer as informações do empreendimento, saia do tradicional texto em tópicos. As pessoas querem ser capturadas pela sua marca, querem se sentir inspiradas, e é nisso que suas legendas precisam focar. Por isso, pratique uma boa estratégia de copywriting nos seus textos do Instagram!

Utilize hashtags do nicho 

As hashtags são muito importantes para ampliar o número de pessoas que encontram seu conteúdo. Elas servem como espécies de links para uma determinada “pasta” digital, onde se encontram todas as postagens referentes àquele assunto específico (e que, claro, utilizaram a mesma hashtag). Estando nessa pasta online, você pode ser visto por um público sempre maior.

Mas preste atenção! Não adianta utilizar hashtags genéricas como #instagram, por exemplo. Isso em nada te ajuda. As hashtags que você utiliza devem estar diretamente relacionadas ao seu conteúdo e ao seu nicho de atuação. Alguns exemplos de boas hashtags podem ser #marketingimobiliário e #corretordeimóveis. Percebeu a diferença?

Enquanto a primeira hashtag não informa coisa alguma sobre seu serviço, as duas seguintes delimitam bem sobre o que se trata seu conteúdo: você é um corretor de imóveis fazendo marketing imobiliário para seus imóveis. As possibilidades de nicho através de hashtags são imensas, e você pode fazer bom uso delas, trazendo resultados incríveis!

Interaja na plataforma

Instagram: mulher grava vídeo através da câmera frontal do celular. Atrás do celular, um ring light pode ser visto

Converse com seu público!

Seja respondendo comentários, criando grupos de mensagem direta, compartilhando conteúdo com aqueles mais interessados ou criando stories, esteja sempre interagindo dentro do Instagram. Para a plataforma, essa interação é sinal de sucesso, e isso fará com que você se torne um perfil de destaque no ambiente virtual.

Se você foi marcado numa publicação, compartilhe no seu story. Se alguém te pediu informação, seja ágil ao responder. O mais importante é que você não deixe de engajar seu público com boas interações, então atribua ao menos um dia da sua semana para isso dentro do seu planejamento digital.

Crie vídeos de tour virtual 

O Instagram te permite uma infinitude de ferramentas para criar bons vídeos, então utilize-as bem! Crie vídeos para o IGTV com alguns tours virtuais dos seus melhores empreendimentos, tendência forte no mercado imobiliário pós-pandêmico. A técnica permitirá uma melhor visualização do empreendimento e poupará alguns encontros pessoais para o público interessado.

Utilize bons CTAs (Call To Action) 

O CTA, ou Call To Action, é também uma estratégia de copywriting imobiliário, sobre o qual falamos anteriormente. Com o CTA, você chama o público para tomar uma determinada atitude, incentivando-os a agir. Você pode usar isso a seu favor tanto dentro quanto fora da plataforma com criatividade.

 Alguns exemplos de CTA são:

  • Curta/ comente/ compartilhe/ salve esta publicação!
  • Entre em contato através do número xxxxx-xxxx.
  • Agende agora a sua visita!
  • Peça uma demonstração!

As possibilidades são muitas…  

E você só precisa saber aplicá-las para trazer resultados incríveis ao seu negócio. Corretagem de Imóveis, afinal, é uma área que exige garra e muito empreendedorismo, e é exatamente isso que o Instagram te permite: a possibilidade de empreender com assertividade e profissionalismo.

Está esperando o quê? Vamos lá, coloque seu novo aprendizado em prática. O CV está aqui, torcendo por você!

 

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