O uso do CRM na gestão de produtividade empresarial

Produtividade empresarial: capa, figura 3D. Mãos usam celular smartphone. Da tela saem moedas douradas. O fundo da imagem é roxo.

A tecnologia está mudando o mundo. E se você pensa que estou divagando sobre o futuro distante, está muito enganado. Atualmente, a tecnologia media grande parte dos processos pessoais e profissionais nas mais diversas sociedades. E, por isso, são protagonistas também na produtividade empresarial.  

Que essas novidades alteraram bastante nossas rotinas e atividades não é segredo. Mas como, de fato, elas trabalham em concordância com a produtividade empresarial? 

É simples. Hoje, existem diferentes tecnologias criadas com o intuito exclusivo de otimizar o dia a dia nas empresas. É o caso de ferramentas como os assistentes virtuais, calendários digitais e também do CRM, sobre o qual quero falar hoje.  

Afinal, como o CRM pode atuar enquanto impulsionador da produtividade empresarial? É isso que vamos descobrir agora.  

 

A evolução do CRM  

Produtividade empresarial: mão humana aponta para mão robótica, que aponta de volta. No meio, um foco de luz conecta as duas figuras.

CRM é um termo que ganhou a boca do povo nos últimos anos, mas o conceito por trás do nome data de muito antes. Em verdade, é seguro dizer que o CRM é tão antigo quanto o próprio marketing. 

As palavras que dão nome à sigla são as seguintes: Customer Relationship Management. Entendendo cada uma delas, é possível compreender a complexidade por trás do que o CRM propõe. “Customer” significa “consumidor”. “Relationship” quer dizer “relacionamento”. E “management”, por fim, diz respeito a “gerenciamento”.  

Ou seja, o CRM é necessariamente uma forma de gerenciar o relacionamento com o seu consumidor. Sabendo disso, não é difícil compreender por que os embriões da técnica são tão antigos: há muito tempo as empresas buscam formas de fidelizar seu cliente através de um bom relacionamento, só não tinham em mãos as ferramentas para isso.  

Mas, nos anos 80, o CRM finalmente começou a se mostrar como, de fato, uma arma de vendas. A princípio, sua única funcionalidade era enviar formulários para clientes, porém a plataforma se popularizou nos anos 90 e começou a ter novas funcionalidades. 

Nos anos 2000, o CRM se tornou mais simples, acessível e ágil, e nos dias atuais, a plataforma vem se reinventando e criando novas funcionalidades que tornam seu uso imprescindível para o sucesso comercial de qualquer empresa. 

 

Principais funcionalidades do CRM para otimização da produtividade 

Não são poucas as funcionalidades que um CRM pode oferecer. No mercado imobiliário, por exemplo, existem plataformas específicas para o nicho, os CRMs imobiliários, o que permite uma utilização mais precisa de todas as possibilidades que o software oferece.  

Dentre as inúmeras funcionalidades do CRM imobiliário relacionadas à produtividade empresarial, vale pontuar: 

  • Espelho de Vendas 
  • Assinatura eletrônica 
  • Acompanhamento de funil de vendas 
  • Automação de marketing  
  • Gestão de comissão 
  • Gestão de pessoas e processos 

 

Espelho de Vendas 

O espelho de vendas é a funcionalidade responsável pela gestão de disponibilidade numa incorporadora ou urbanizadora. Por meio dele, é possível ver seus lotes e unidades por status (reservada, disponível, entre outros).  

Para a gestão da produtividade empresarial, isso é um passo incrível. O mercado imobiliário está acostumado a lidar com vendas duplicadas e reservas inconsistentes a todo momento. Um espelho de vendas, no entanto, muda todo esse cenário, otimizando o processo de reserva e evitando retrabalho da equipe de vendas 

 

Assinatura eletrônica 

Mulher assina contrato. Ao lado dela, um homem observa atenciosamente o material

Quem nunca ouviu um comentário negativo sobre o processo de assinatura de contrato que atire a primeira pedra. Nós sabemos bem as burocracias que uma assinatura pode ter. Mas é precisamente para sanar esse problema que as assinaturas eletrônicas chegam. Empresas especializadas em assinatura eletrônica como ClickSign e DocuSign, parceiras CV, permitem a assinatura em questão de minutos. 

E não é só isso: também é possível assinar a partir de qualquer dispositivo digital, fixo ou móvel. Ou seja, enquanto o seu cliente se satisfaz com a comodidade do processo, sua equipe de vendas ganha mais tempo e força para concluir outras tarefas e encaminhar a jornada comercial. 

 

Acompanhamento de funil de vendas 

Se você já não usa o conceito de funil de vendas, pelo menos deve ter ouvido falar nele. O funil de vendas é a estratégia de Inbound Marketing criada para captar novos contatos, aos quais chamamos “leads”, qualificá-los rumo à compra e, por fim, fechar negócio.  

Dentro do mercado imobiliário, mais precisamente do CRM imobiliário, a gestão dessa trajetória de consumo é de extrema importância. Sem ela, é muito difícil compreender quem está interessado no seu negócio. Assim, a prospecção imobiliária acaba não passando do marketing local. O que o acompanhamento do funil de vendas proposto pelo CRM busca é exatamente a expansão do poder de venda de uma incorporadora. 

Certo, mas como isso interfere na produtividade? É simples: mais leads qualificados, mais vendas concluídas. Assim, suas equipes de atendimento, marketing e/ou vendas ficam mais satisfeitas e ainda mais propensas a agir.  

 

Automação de marketing  

Nem sempre o marketing foi automatizado. Já existiram épocas em que enviar cartas requeria um esforço individual e pontual para cada cliente específico. Hoje, todavia, com os e-mails automáticos, criar contato com seu cliente é simples, prático e o melhor de tudo: rápido 

Mas a automação de marketing não para por aí: nós podemos fazer de tudo. Desde enviar e-mails, de fato, até agendar publicações nas redes sociais e gerenciar cada passo do lead com nossa marca na internet.  

Está claro como isso contribui com a produtividade empresarial, não é mesmo? Menos horas dispendidas em envios de e-mail e tarefas repetitivas significam mais tempo hábil para atividades de alto impacto e, consequentemente, bons resultados para sua incorporadora. 

 

Gestão de comissão 

Corretora de imóveis apresenta algo relacionado à venda de imóveis num tablet para casal, que olha e sorri abraçado

A gestão de comissão é mais uma daquelas funcionalidades particulares ao CRM imobiliário. Com ela, você pode gerir as comissões das suas equipes de venda muito mais facilmente. Essa agilidade na liberação de comissões funciona como um bônus monetário de extrema importância para quem está na linha de frente da cadeia de vendas.  

E, como você bem sabe, vendedor satisfeito significa empresa satisfeita. 

 

Gestão de pessoas e processos 

Mas, dentre todas as possibilidades que um CRM imobiliário significa para o seu negócio, a gestão de pessoas é de longe a mais importante. Administrar pessoas e processos, afinal, é a grande base da produtividade empresarial. Por isso, o CRM oferece funcionalidades específicas para compreender a jornada de trabalho dos seus principais agentes. 

Por meio de propostas como a funcionalidade “TOP Corretores” oferecida pelo CVCRM, por exemplo, você pode analisar periodicamente seus profissionais com melhor desempenho. Isso te permite não apenas reconhecer adequadamente aqueles que estão mais aptos, como também compreender os demais e até oferecer cursos de capacitação que implementem seus resultados. 

 

CRM: uma arma potente na produtividade empresarial 

Com todos esses benefícios fica fácil entender como o CRM pode potencializar sua produtividade empresarial, não é mesmo? O que não falta é funcionalidade nessa plataforma que vem ganhando não só o mercado imobiliário, como o mundo todo.  

O CVCRM é um grande exemplo de software para o setor. Com cinco soluções, nove módulos e mais de 365 funcionalidades, o CV desponta como um grande nome em tecnologia imobiliária Brasil a fora. Isso acontece porque a plataforma busca se reinventar com frequência, integrando sempre novos parceiros ao seu ecossistema e criando funcionalidades pioneiras no mercado. 

Se você ainda não considerou adotar um CRM na sua incorporadora, talvez essa seja a hora certa. Que tal falar com um de nossos especialistas e solicitar uma demonstração? 

 

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!    

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