As redes sociais vieram para ficar e, hoje em dia, quem não se adapta também não vende. Com elas, queridas por muitos e odiadas por alguns, todos os setores têm sentido na pele a necessidade de se reinventar e atualizar seus modelos operacionais. Essa é a dura realidade da era da informação.
Mas, se por um lado as redes sociais exigem de nós uma adaptação às vezes trabalhosa, por outro, quando bem usadas, conseguem impulsionar sua empresa, produto ou serviço de maneira sem igual. Uma presença bem estruturada nas redes sociais é quase sempre sinônimo de sucesso, e é a prova de que vale muito a pena se inserir nos novos meios de comunicação.
Com o universo da corretagem de imóveis não poderia ser diferente: o lugar do novo corretor é ao lado do cliente, e esse cliente agora está online.
No entanto, não basta usar as redes sociais. Você precisa saber usá-las estrategicamente, de forma que elas atuem em seu favor. Para que isso aconteça, existem pequenos passos que devem ser seguidos na garantia do sucesso dessa nova empreitada que é a construção da sua presença online.
Para te ajudar a trilhar melhor esse caminho, o Construtor de Vendas preparou 06 dicas para usar estrategicamente suas redes sociais na corretagem de imóveis. Quer acompanhar? Vem com a gente!
01. Esteja ativo em todos os perfis criados
Uma coisa é certa: não adianta criar vários perfis em todas as redes sociais do momento se você for postar conteúdo uma vez ao mês. Fazendo isso, você gastará tempo e conteúdo numa rede que não te trará muito retorno. Ao invés disso, escolha algumas redes onde seu público estiver mais presente e fortifique sua criação de conteúdo dentro delas. Assim, seus pontos de nutrição serão mais funcionais e trabalharão a favor do seu negócio.
Em quais perfis devo estar ativo?
- Instagram: O Instagram é uma das redes com maior crescimento orgânico do Brasil e do mundo e apresenta um público bastante diversificado em gênero, idade e classe social. Por ter um formato que prioriza a visualização em celulares, o Instagram pode ser acessado em qualquer lugar e, hoje, permite chats em tempo real via texto ou vídeo.
- Facebook: você precisa garantir a presença do seu negócio no Facebook, ferramenta mais popular entre a população mundial. A rede social permite visualização em desktop e celular, mensagens de áudio, vídeo e texto e upload de conteúdos em formatos de texto, imagem ou vídeo.
- WhatsApp: se seu perfil profissional ainda não está no WhatsApp, você pode estar perdendo muitas oportunidades de contato e venda. Aplicativo de mensagens instantâneas mais popular no Brasil, o famoso WhatsApp permite todas as funcionalidades de ligação, mensagem de texto e vídeo, além de permitir upload de imagens, documentos, vídeos e áudios.
- LinkedIn: o LinkedIn é uma rede social profissional. Seu maior atributo para corretores é permitir o networking e a divulgação do nome profissional. Ter um LinkedIn ativo é sinal de autoridade dentro do mercado e know-how no setor de trabalho.
É importante lembrar que essas são apenas as plataformas mais comuns, mas existem outras redes sociais das quais o corretor pode se apropriar para criar conteúdo de valor. Mas não esqueça: crie seus perfis com base na sua disponibilidade para criar conteúdos e nutrir a página.
02. Escolha sobre o que quer conversar em cada uma das redes
Embora funcione em algumas ocasiões, o famoso “Copiar e Colar” deve ser evitado em alguns momentos. Isso acontece porque cada rede social tem um tipo de público específico, e suas linguagens nem sempre coincidem. Então um mesmo conteúdo pode funcionar muito bem para um público, mas não surtir um efeito positivo em outro.
Por isso, antes de começar a criar conteúdo para suas redes, responda a seguinte pergunta: O que eu quero comunicar em cada uma delas? Assim, você saberá qual tipo de conteúdo criar e como se portar ao encontrar um cliente, por exemplo.
Como me portar em cada rede?
- Instagram: como já falamos, o Instagram é uma rede bastante diversificada. Por isso, tenha acessibilidade na sua fala. Evite termos muito complexos e, quando quiser ensinar algum conceito novo ao público, ensine de maneira didática e simplificada.
- Facebook: hoje em dia, Facebook e Instagram dialogam muito. Inclusive, as publicações de uma rede podem ser automaticamente compartilhadas na outra, tanto no feed quanto nos Stories. Então não tenha medo de compartilhar os mesmos conteúdos, mas sempre se lembre de interagir nas duas plataformas. Seu público, afinal, está em todos os lugares.
- WhatsApp: o WhatsApp pode ser considerado o mais íntimo dos meios listados aqui. Através dele, você fala um a um com seu cliente, como numa conversa presencial. Aqui, mais do que nunca, é importante ser ágil nas respostas; não deixe as conversas acumularem e responda seu cliente o mais rápido que puder.
- LinkedIn: o LinkedIn é uma rede construída para te conectar ao mercado. Nela, você pode ser mais técnico e usar uma linguagem mais rebuscada. Lembre-se de que, no LinkedIn, suas conexões serão mais profissionais.?
03. Crie um cronograma
Cronograma é um material estratégico para quem deseja usar as redes sociais. Nele, você anota cada conteúdo que será entregue ao cliente a cada dia do mês. Pode parecer complicado, mas na verdade é muito simples! Você pode, por exemplo, utilizar uma agenda escolar simples para fazer seu cronograma, caso tenha dificuldade em utilizar um planejador online ou outro material digital. Se estiver sem saber por onde começar, siga nosso passo a passo:
- Decida quantas vezes na semana você postará em cada rede de acordo com sua disponibilidade de horários;
- Decida quais serão os seus dias de postagem;
- Tendo feito isso, preencha os dias escolhidos em sua agenda com os conteúdos de sua preferência (Não sabe o que postar? Acompanhe nosso material até o fim para ganhar uma surpresa!);
- Deixe um calendário de datas comemorativas ao lado! Caso alguma data seja interessante para seu negócio, planeje um conteúdo sobre ela;
- Você não precisa postar todos os dias em todas as redes, mas é importante manter uma frequência constante em cada uma. Por exemplo, se você decidiu postar no Instagram duas vezes por semana, mantenha essa frequência sempre, sem muitas oscilações;
- Deixe alguns horários da semana livres para responder comentários e interagir com seu público.
04. Aposte nos conteúdos em vídeo
Hoje em dia, conteúdos em vídeo fazem muito sucesso com o novo tipo de consumidor. Além disso, são muito fáceis de gravar com as novas tecnologias que temos em mãos. Você só precisa de um smartphone, pois o próprio Instagram disponibiliza as ferramentas necessárias para produzir um vídeo de qualidade.
Quer ensinar um assunto novo? Produza um vídeo para IGTV! Quer dar dicas rápidas para clientes? Nesse caso, você pode utilizar o Reels. Ambas as ferramentas estão disponíveis no Instagram gratuitamente.
05. Seja acessível e esteja aberto para conversar
Quer criar conteúdo, mas não quer responder dúvidas e comentários? Esse é um erro comum. Quem cria conteúdo online deve se mostrar disponível para interagir com o público. Não esqueça que seu cliente está buscando um dos investimentos mais importantes da vida dele: uma casa nova! Ele com certeza terá dúvidas e se você não se disponibilizar para tirá-las, seu concorrente com certeza irá.
Por isso, tire dúvidas, responda comentários e seja acessível para seu cliente. Faça com que ele se sinta especial, bem cuidado e atendido com qualidade. Ele não apenas considerará seu trabalho como a melhor opção, mas também poderá funcionar como divulgador da sua marca.
06. Traga os clientes satisfeitos para suas páginas
Não tem jeito melhor de trabalhar sua autoridade: tem clientes satisfeitos e fidelizados? Chame-os no WhatsApp e pergunte o que eles acham de você! Com a devida permissão, divulgue as respostas nas suas redes sociais. Trazer o cliente satisfeito para perto do público é muito importante para gerar confiança e autoridade na sua palavra como profissional. Além disso, o cliente convidado se sentirá importante e mais próximo da sua marca. É uma estratégia que traz benefícios de todos os lados.
BÔNUS: Dicas de conteúdo para a área de Corretagem de Imóveis!
Que bom que chegou até aqui! Você com certeza já aprendeu muito sobre produção de conteúdo de nicho para corretores de imóveis. Mas talvez ainda tenha algumas dúvidas sobre qual tipo de conteúdo produzir para suas redes sociais. Não tem problema! Trouxemos esse bônus incrível para te ajudar com isso. Acompanhe com a gente algumas ideias de conteúdo para o segmento da corretagem imobiliária:
- O que é o Funil de Vendas e por que o corretor precisa entendê-lo?
- Qual é o imóvel dos seus sonhos?
- As principais diferenças entre comprar uma casa e um apartamento
- O que é o FGTS e como utilizá-lo para comprar sua casa nova?
- “Quanto eu preciso ter para dar entrada no meu apê novo?”
- Entenda as taxas de compra de imóvel
- Imóvel pronto ou ainda na planta: qual devo comprar?
- Tire suas dúvidas sobre compra de imóveis nos comentários!
- Quero vender minha casa: o que faço?
- Minha trajetória no universo da corretagem de imóveis
- Como escolher um bom corretor de imóveis?
Curtiu as dicas? Coloque-as em prática!
A partir dessas dicas, você pode criar muitas outras ideias legais de conteúdo para dar às suas redes sociais um aspecto mais profissional. Exercite a criatividade e fale sobre assuntos que te interessam enquanto profissional e pessoa. Não tenha medo de ousar e fazer diferente!
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