Cresça seu negócio com a estratégia competitiva de construção

O Setor da Construção Civil, além de ser um dos mais velozes quando falamos nos mercados que competem dentro da economia de um país, também encontramos os desafios, que muitas vezes exigem a construção de uma estratégia competitiva. 

Por isso, vendo o quão competitivo é o cenário atual, é importante que empresas como as construtoras dignifiquem e apliquem estratégias eficazes para garantir seu crescimento sustentável, ou melhor, o seu sucesso.  

Neste artigo, irei explanar algumas dicas eficientes podem abrir as portas da sua construtora ao tão almejado destaque no mercado imobiliário.   

Você sabe quem são seus concorrentes?

Você quer ter destaque no cenário imobiliário e para isso acontecer, é fundamental entender o mercado em que sua construtora está inserida, que no caso, é o Mercado Imobiliário no Brasil.  

Por ter uma gama de tendências do mercado imobiliário, o setor tem demanda de consumidores, condições econômicas e regulamentações locais. É interessante realizar pesquisas de mercado minuciosas para captar tanto oportunidades, quanto ameaças. 

Por isso, mapear e entender quem são os seus concorrentes é fundamental para ajudar você e sua equipe quando vocês precisarem estar por dentro de análises de mercado imobiliário, que pontuem o que é forte e o que é fraco para o seu negócio naquele momento. Tenha em mente que estratégias de marketing são um encaminhamento que facilitam a maneira como será o atendimento aos seus clientes e como a concorrência age também.  

Isso permitirá que você encontre encaminhamentos que ofereçam algo diferente e mais atraente. Logo, estude a sua concorrência para evitar erros comuns e adotar práticas que sejam bem-sucedidas ao seu negócio. 

Atue com qualidade e inovação

Sempre reforçamos aqui no Blog do CV, a importância da qualidade, que é um dos principais fatores que determinam o sucesso de uma construtora no país. Por isso, e for fazer uma lista, pontue: 

  • Investir em materiais de construção de alta qualidade, técnicas de construção avançadas e mão de obra qualificada. 

Afinal, isso faz uma grande diferença na reputação da sua empresa e mexe diretamente com a satisfação do cliente, que, muitas vezes, está ligada, diretamente, à qualidade do serviço prestado. 

Aqui, você tem a oportunidade de que haja recomendações e novos negócios para você. Por isso, você precisa ter a inovação como a amiga da qualidade, pois juntas elas fazem um diferencial importante para qualquer negócio.  

A adoção de novas tecnologias, como construção modular, impressão 3D e soluções sustentáveis, pode posicionar sua construtora como uma líder no setor. Por isso, esteja pronto para oferecer soluções que atendam às tendências atuais, como construções ecológicas com conforto ambiental e eficientes em termos energéticos, pois a chance de atrair um público mais amplo e consciente é alta. 

Seja claro com as suas propostas

Visualize que uma proposta de valor bem definida auxilia quanto a comunicação clara dos benefícios e diferenciais que sua construtora oferece em comparação à sua concorrência. Pontue que a sua proposta de valor deve sempre refletir a motivação da sua empresa ser a melhor escolha para o público naquele momento.  

Reforce aspectos, como habilidades em nichos específicos, prazos de entrega rápidos, preços competitivos ou atendimento ao cliente de maneira excepcional. Oriente-se para que sua proposta de valor esteja claramente destacada em todos os materiais de marketing e comunicações com clientes potenciais. 

Tenha um bom marketing de conteúdo

Em tempos de contemporaneidades, ter uma forte presença digital é viável quando se pensa crescimento de qualquer empresa. Não tema investir em marketing imobiliário para alcançar e engajar seu público-alvo.  

E tenha mais cartas nas mangas. Ou melhor, nas estratégias. Isso inclui a criação de um site profissional, otimização para motores de busca (SEO), e campanhas de publicidade online, como Google Ads e marketing de conteúdo para a contrutora, além das redes sociais. 

Hoje usar as redes sociais para construir uma comunidade em torno de qualquer marca aproxima ao público. Distribua conteúdo interessante, como: 

  • Dicas da construção;  
  • Estudos de caso; 
  • Projetos concluídos.  

Saiba que isso não vai aprimorar a visibilidade da sua construtora, mas também a construir a confiança e a credibilidade com a sua clientela. 

Faça um bom suporte ao cliente imobiliário 

Ter um bom suporte ao cliente imobiliário é uma das bases mais importantes para a construção de uma reputação sólida e para a retenção de clientes. Reforce o seu trabalho treinando a sua equipe. Treinados, eles podem para oferecer um atendimento ao cliente até personalizado, desde o primeiro contato até o pós-venda.  

É importante estar por dentro das perguntas e preocupações dos clientes, para oferecer soluções rápidas e eficientes e assim manter uma comunicação clara. Considere a implementação de um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) para gerenciar as interações com seus clientes, facilitando a personalização do atendimento e melhorando a eficácia do seu serviço. 

Seja estratégico com as parcerias 

Formar parcerias estratégicas pode ser uma forma inteligente de expandir sua rede de contatos e aumentar suas oportunidades de negócios. Aprecie a ideia de ter colaborações com arquitetos, designers de interiores, engenheiros e fornecedores de materiais de construção.  

Saiba que essas parcerias podem resultar em projetos conjuntos, indicações e acesso a novos mercados. E como o mercado é amplo, há sempre chances de participar de associações e feiras do setor, já que te dá chance de networking, novas conexões, além de ficar atualizado sobre as últimas tendências e inovações na construção. 

Tenha eficiência ao gerenciar os seus projetos 

A gestão eficiente dos projetos é fundamental para o sucesso e o crescimento de uma construtora. Utilize ferramentas e softwares de gestão de projetos para planejar, monitorar e controlar todos os aspectos de seus projetos, desde a fase de planejamento até a conclusão. 

Certifique-se de que sua equipe esteja bem treinada e de que haja uma comunicação eficaz entre todos os envolvidos. Isso pode ajudar a evitar atrasos, reduzir custos e garantir que os projetos sejam entregues dentro do prazo e do orçamento estabelecidos. 

Faça a avaliação dos resultados 

Como saber se suas estratégias estão tendo andamento e funcionando?  Para identificar áreas de melhoria, é importante monitorar e avaliar regularmente os resultados de suas ações. Use indicadores-chave de desempenho (KPIs) para medir o sucesso de suas estratégias de marketing, atendimento ao cliente, gestão de projetos e outros aspectos importantes. 

Peça sempre o feedback dos clientes e da equipe para obter insights sobre o que está funcionando bem e o que pode ser aprimorado, pois será mais fácil fazer ajustes contínuos e manter a empresa firma às mudanças do mercado. 

Foco:  Sustentabilidade + Futuro 

Cada vez mais, clientes e investidores estão priorizando empresas que adotam práticas sustentáveis. Por isso, se fala muito em construção verde e soluções sustentáveis e seus projetos podem ajudar o meio ambiente e atrair clientes que valorizam a responsabilidade ambiental. 

Opte por utilizar materiais recicláveis e técnicas de construção ecológicas e não esqueça das certificações ambientais reconhecidas. E se prepare para o futuro e para as mudanças que podem acontecer no setor da construção.  

Procure sobre novas tendências, tecnologias e regulamentações. Invista em treinamento contínuo para sua equipe e esteja aberto a adotar novas práticas e soluções que possam surgir. 

O que você viu neste artigo?

Você pôde ler que dentro do setor competitivo da construção, desenvolver uma estratégia inteligente auxilia para o crescimento da sua construtora. Com essas dicas práticas, espero que você alcance o sucesso, incluindo a importância de entender o mercado e a concorrência, investir em qualidade e inovação, e desenvolver uma proposta de valor clara.  

Não esqueça de fortalecer a presença digital, priorizando o atendimento ao cliente, e adotando práticas sustentáveis. Com uma abordagem focada na eficiência e adaptação às tendências do mercado, sua construtora pode garantir um crescimento sustentável e se destacar em um mercado dinâmico. 

Não tema em monitorar e avaliar constantemente seus resultados e estar preparado para o futuro. Dessa forma, a sua construtora estará bem-posicionada para crescer e prosperar em um mercado cada vez mais competitivo. 

Se esse conteúdo foi interessante para você, continue nos acompanhando, pois toda semana tem muito mais. Espero que você tenha sucesso e até a próxima!   

Você pode gostar também  

Você já conhece o CV CRM?  

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 1000 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.        

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.       

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração

Whatsapp