Novas tecnologias no mercado imobiliário: 4 tendências para 2024

A inovação tecnológica é uma revolução que tem transformado o mercado imobiliário e essa realidade só cresce. Enquanto novas tecnologias viram tendências entre aqueles que atuam no mercado, os seus impactos são refletidos em incorporadoras, investidores e, principalmente, no fluxo da jornada dos seus clientes.  

Se você quer entender como essas ferramentas podem favorecer sua rotina ou otimizar os processos da sua empresa, sugiro que continue por aqui. Separei informações fundamentais como as principais tendências em tecnologias, seus impactos e perspectivas futuras para o nosso mercado. Vamos lá?  

O efeito da transformação digital

Novas tecnologias: A imagem mostra uma mão humana, provavelmente de um adulto, segurando um objeto que parece ser um modelo 3D de um edifício moderno. A mão está de pé, com o braço estendido, e o objeto é iluminado de dentro, projetando uma luz azul-clara que ilumina a mão e o modelo do edifício. O modelo do edifício é detalhado, com vários andares e piscinas, e parece ser um modelo de arquitetura ou urbanismo. Ao fundo, há uma cena de ambiente urbano com edifícios e luzes que refletem na superfície do objeto que a mão segura. A imagem tem um estilo futurista e parece representar uma tecnologia avançada, talvez relacionada a projetos arquitetônicos ou urbanos.

Quem nunca se perguntou quando o digital entrou em evidência? Afinal, estamos beirando a tal transformação digital ou vivendo tudo isso aqui e agora? 

Entender que tudo isso já aconteceu é o primeiro passo para acompanhar a variedade de possibilidades que as novas tecnologias nos trazem. A atualização dos processos e o conhecimento constante é essencial para todos que desejam ocupar um lugar de destaque.  

Considerando que o mercado imobiliário segue em atualização, cabe a nós, enquanto profissionais, acompanhar esse fluxo de inovações. Investir em tecnologia é escolher aliados para facilitar tarefas diárias, aumentando a produtividade e reduzindo falhas.  

Se você conhece as dores dos seus clientes, você saberá como utilizar as tecnologias a favor de cada um deles. Nesse processo, a concentração de dados em um CRM, por exemplo, é uma escolha que envolve diversas tarefas em uma só plataforma, ao mesmo tempo em que segmenta a jornada do cliente.  

Tão importante quanto se destacar e criar um diferencial entre os seus concorrentes é investir de forma assertiva para que as tecnologias escolhidas consigam alavancar os seus resultados. Para isso, nada melhor que estudar as principais tendências do mercado.  

O que são as novas tecnologias

A evolução das tecnologias é um fato que acontece de forma rápida e que consegue mudar tudo ao nosso redor. Sempre que uma inovação passa a existir, nossas rotinas são impactadas na mesma velocidade em que ela vira uma tendência.  

Inteligência artificial, contratos digitais e softwares inovadores são exemplos atuais de novas tecnologias que chegaram no mercado imobiliário. A cada novidade, novas possibilidades aparecem e é inevitável se adaptar a ela. Essa revolução atinge o setor desde a construção de imóveis até sua divulgação.  

Assim como acontece em outros setores, onde há contato com clientes existe a necessidade de buscar melhorias e de proporcionar uma experiência completa. Cada ferramenta é pensada para atuar de forma específica e talvez seja preciso mais de uma delas para a manutenção da sua rotina.  

4 tecnologias que são tendências no mercado imobiliário

Entre incontáveis tecnologias, listei abaixo as quatro principais ferramentas que atuam com precisão em incorporadoras, imobiliárias e outras empresas.  

CRM

    Gestão imobiliária, assinatura de documentos, funil de vendas, organização de leads, auxílio no pós-venda e fechamento de negócios são algumas das principais funções que um bom CRM resolve em sua rotina.  

    Automatizar o funil de vendas é uma decisão que facilita a rotina do profissional e indica exatamente onde os seus leads estão, evitando que contatos e vendas sejam “deixados pelo caminho” ao longo da negociação. E esse é só um dos problemas que o CRM consegue resolver.  

    Seu grande propósito é executar um serviço de gestão de vendas completo de forma eficaz e exclusiva, conforme as necessidades do seu negócio.  

    Inteligência artificial

      Saber usufruir da Inteligência Artificial pode trazer insights valiosos. 

      Segundo a Pesquisa Global de Tecnologia Imobiliária de 2023 da JLL, a IA está entre as três principais tecnologias que devem ter o maior impacto na indústria nos próximos três anos por investidores, incorporadores e ocupantes corporativos. 

      Uma das suas aplicações que mais auxilia no mercado imobiliário é a previsão das tendências do mercado e a análise de dados. Seus algoritmos atualizados permitem informações como padrões de comportamentos dos clientes e isso facilita na hora de prever mudanças de mercado. 

      Outro benefício é a capacidade de otimizar a experiência do cliente no processo de compra ou aluguel de imóveis, a exemplo dos chatbots e assistentes virtuais. Perguntas comuns são respondidas 24 horas por dia, otimizando o processo de busca por imóveis. 

      Optar pela automação das tarefas repetitivas em uma empresa é o mesmo que dar espaço para que os colaboradores possam focar em atividades mais estratégicas e de maior valor para os seus clientes. Enquanto isso, a IA também segue trabalhando. 

      Realidade Aumentada

        A Realidade Aumentada (RA) e integração da tecnologia imersiva vieram para ficar.  Suponha que sua empresa tenha clientes em outros estados e eles desejam conhecer um imóvel específico. Ao disponibilizar um Tour Virtual o atendimento acontece de forma completa sem que ele precise viajar para isso. 

        A facilidade de visualização de imóveis e a chance de personalizar o atendimento ao cliente torna tudo mais interessante e prático.   

        Com o Tour Virtual o cliente consegue ter uma noção de espaço e da disposição dos cômodos sem precisar se deslocar. Em paralelo a isso, corretores conseguem atender clientes de forma simultânea, otimizando o tempo que levariam para se deslocarem.  

        Internet das Coisas (IoT) e Casas Inteligentes

          A automação de imóveis deixou de ser uma ideia futurista. As soluções de IoT estão transformando as residências em casas inteligentes, cada vez mais procuradas por compradores com foco no conforto e na sustentabilidade.  

          Ao permitir que a tecnologia realize tarefas como acender as luzes, ligar o ar-condicionado e escolher a música da vez, a internet das coisas cria uma rede de dispositivos interconectados que compartilham dados e agem de forma autônoma. 

          Reformar um imóvel com a pretensão de incluir essa tecnologia é um pensamento estratégico que significa valorizar de forma relevante o seu valor de mercado. Essa é uma das vantagens que a tecnologia traz para investidores e, consequentemente, para o setor.  

          Esse tipo de inovação vai muito além de conveniência e pode ser considerada como um investimento sólido. Ela é um exemplo atual de que a valorização imobiliária está relacionada à sua capacidade de se adaptar às tendências tecnológicas. 

          Desafios e oportunidades para profissionais do setor

          O mercado continuará mudando e é preciso estar adaptado a tais transformações.  

          As novas tecnologias e as tendências fazem com que o setor imobiliário seja cada vez mais desafiador, num cenário em que a inovação virou um fator decisivo. A competitividade entre os profissionais da área requer a atualização constante das empresas e das ferramentas que são escolhidas para ela.  

          Agora que você conhece as principais tendências que estão movimentando o setor, é importante entender na prática qual o próximo passo para incluir soluções estratégicas em sua rotina de trabalho. Aprimorar os seus processos facilita a busca por imóveis, suas negociações e o fechamento de vendas.  

          Pense com cautela: quais ajustes devem ser feitos em seu negócio para que você esteja na linha de frente no quesito competitividade?  

          Satisfação do cliente e diferencial competitivo

          O surgimento das novas tecnologias no mercado imobiliário cria oportunidades para profissionais, empresas e clientes.  

          Mesmo com uma variedade de ferramentas que podem ser utilizadas atualmente, é necessário entender que cada empresa possui demandas específicas e deve ser analisada de forma individual.  

          Ao mesmo tempo em que todos possuem a oportunidade de investir em inovação, o diferencial competitivo abraça aqueles que otimizam seus processos de maneira inteligente. 

          Seja você um corretor, investidor ou empresário, estudar os seus clientes e o momento que o seu negócio vive é o que fará com que cada tecnologia seja escolhida corretamente. E tão importante quanto isto é a capacitação profissional para viver este momento.  

          Eu espero que as informações acima sejam importantes para a sua trajetória. Para acompanhar mais informações sobre o mercado imobiliário basta continuar por aqui!

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