Gestão empresarial na Construção Civil: seu Guia Oficial 

Gestão empresarial na construção civil (capa): prédio em construção é visto de baixo

Nós performamos melhor quando nos sentimos impulsionados, isso é fato. Com uma boa liderança e apoio de qualidade, conseguimos entender melhor nosso propósito dentro de uma organização. Além disso, possuímos mais força para ir além no nosso desempenho profissional. Afinal, liderar e garantir uma boa performance são dois dos pilares da Gestão Empresarial, sobre a qual falaremos hoje. 

Certamente, ser líder não é simples: exige garra, força de vontade e muita disciplina. Na construção civil, sobretudo, é um cargo indispensável. Por conseguinte, uma gestão pode representar na construção o grande diferencial entre um projeto bom ou ruim.  

Porém, no artigo de hoje, queremos te ensinar um pouco mais sobre a gestão empresarial na construção civil.

Como ela funciona? Quais são os seus principais desafios? De fato, como inovar ao aplicá-la na sua empresa? Isso e muito mais você descobre hoje, no Blog do CV. Venha com a gente! 

 

Gestão empresarial durante o home office 

Gestão empresarial na construção civil: mãos femininas mexem no computador

O modelo de home office, embora um tanto desconhecido até meados de 2019, passou a liderar quase metade das empresas durante a pandemia.

Segundo dados da Agência Brasil, 46% das organizações contempladas pela Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19 precisou embarcar na novidade da liderança remota. Assim, é seguro afirmar que uma reestruturação da gestão empresarial tomou conta de muitas empresas. 

Todavia, não é porque foi utilizado por muitas empresas que o home office se mostrou uma tarefa simples. Muito pelo contrário, a gestão remota representou novos desafios para o crescimento empresarial em muitos setores. 

Portanto, na construção civil, setor conhecido por sua resistência às mudanças, os impactos foram sentidos de todos os lados.  

Mas quais foram as principais mudanças da gestão empresarial para a construção civil durante o home office? 

Novos indicadores de performance 

Primeiramente, precisamos lembrar que o setor da construção civil abrange diversas áreas do mercado imobiliário. Do canteiro de obras às pequenas incorporadoras, existe um universo amplo de possibilidades dentro do mercado da construção.  

Nesse sentido, foi possível perceber uma verdadeira reinvenção daquilo que consideramos como indicadores de performance. Ainda mais, chegar no horário e cumprir com as oito horas trabalhadas, agora, não é mais uma necessidade tão latente.

Hoje, o que buscamos mensurar são resultados mais tangíveis e relevantes para o crescimento empresarial.  

Nesse sentido, produtividade é a palavra da vez na nova gestão. Não importa em qual horário ou como produzimos, o que importa é que as equipes produzam, e produzam bem.

Os valores do time devem estar alinhados à empresa. Ou seja: numa gestão remota, valores tradicionais de gestão deixam de fazer sentido. Com isso, devem abrir espaço para indicadores mais expressivos. 

Liderança: uma nova forma de gestão 

Com toda a certeza, não foram apenas os indicadores de performance que mudaram com as novas gestões. Agora, a gestão empresarial em si se vê colocada à prova. Não adianta acompanhar e analisar processos. Um bom gestor é aquele que também é um bom líder 

Atualmente, é necessário saber motivar seus times.

Ser um gestor tradicional não basta. Você deve entender o que impulsiona sua equipe a dar o melhor de si e apostar nessas ferramentas. Nesse ínterim, a gestão de processos se torna muito mais humana. Além disso, fica mais intuitiva e focada nos interesses das pessoas geridas.  

E, acredite, vale a pena voltar seus esforços para a nova gestão. Com resultados positivos e equipes muito mais motivadas, as lideranças que surgem a partir da gestão remota se mostram cada vez mais assertivas.

Por exemplo, para a revista Empreendedor, existem algumas técnicas que podem ser seguidas rumo a uma forma de liderança cada vez mais positiva e eficiente. 

 

Os desafios da gestão empresarial na Construção Civil 

Em primeiro lugar, é muito importante que você entenda a relevância da gestão empresarial na construção civil. Embora seja desafiador, o processo pode enriquecer sobremaneira as equipes e líderes por ele contemplados. 

Assim, uma boa gestão viabiliza processos e é essencial para estimular o crescimento sustentável de uma organização. Em resumo, muitos são os pontos positivos! 

Todavia, a gestão dentro da construção também lida com seus desafios. Não é simples gerir trabalhadores, obras, processos e comunicações internas.  A gestão tradicional não apenas trás seus empecilhos, como também nos faz entender os pormenores dessa grande rede de atividades.  

Dentre os principais desafios da gestão empresarial na construção civil, podemos citar:  

  • Grande número de informações e dados para gerenciar 
  • Dificuldade de controle financeiro através dos modelos tradicionais 
  • Possíveis atrasos na entrega de obras e empreendimentos 
  • Quantidade alta de funcionários e colaboradores para gerir 
  • Extravios e perdas de documentos importantes  

Apesar de essas não serem as únicas dificuldades de uma gestão empresarial na construção civil, elas podem ser consideradas como algumas das mais latentes.

Mais uma vez, o setor mostra como seu tradicionalismo pode influenciar negativamente alguns processos internos. Para isso, é essencial que falemos sobre a modernização de atividades dentro da gestão empresarial.  

Não são poucos os benefícios de uma gestão moderna e digitalizada, especialmente nos dias atuais. Com ela, podemos acelerar processos e criar novas metodologias pautadas nas verdadeiras necessidades de uma empresa.

Dessa maneira, garantimos um gerenciamento assertivo personalizado para nossa incorporadora, loteadora ou construtora.  

 

Benefícios de uma gestão empresarial moderna na construção civil 

Gestão empresarial na construção civil: três operadores de obra conversam num canteiro de obras

Depois de entender sobre gestão empresarial, seus desafios e suas principais características, é chegada a hora de conhecermos mais sobre os benefícios de uma gestão moderna.

Através dela, é possível agilizar atividades, personalizar fluxos de trabalho e gerir processos de uma forma muito mais simples e eficiente 

Que tal acompanhar agora os benefícios da gestão empresarial moderna? Vamos lá! 

Aumento da performance interna 

Uma gestão moderna e completa de processos na construção civil pode significar um aumento expressivo da performance interna. Com processos mais modernos e ferramentas adequadas, nossas equipes se tornam mais produtivas e motivadas.  

Ebook do CV aparece num fundo branco com o título: Metas para Incorporadoras. Baixe agora!

Do mesmo modo, não importa a quantidade de pessoas que sua empresa precise gerenciar. Se sua gestão estiver adaptada à modernidade digitalização de processos, você se sairá bem ao acompanhar e gerir suas equipes. 

Tudo isso independentemente de quantas pessoas as componham. Esse, afinal, é um dos grandes diferenciais da gestão empresarial modernizada. 

Até o canteiro de obras, com seus imprevistos, pode se beneficiar de uma gestão modernizada. Por meio dela, é muito mais fácil transitar documentos entre seus colaboradores sem extravios e perdas.

Além disso, você pode criar personalizar sua rede de tarefas de acordo com suas necessidades, atualizar o status das suas obras e assegurar que não existam atrasos de entrega. 

Ou seja, é seguro dizer que todo o setor da construção civil pode se beneficiar de uma gestão moderna e digitalizada, não é mesmo? 

Comunicação mais assertiva com os colaboradores 

Comunicação descentralizada é o fim da produtividade.

É ela que nos faz perder informações importantes e ficar confusos com o alto fluxo de dados em diferentes plataformas. Uma comunicação irregular pode atrasar diversos processos e causar inúmeros erros. Então, é por isso que devemos evitá-la a qualquer custo. 

Mas é justamente aí que uma gestão empresarial moderna pode te ajudar. Hierarquizando processos comunicacionais e centralizando as informações, gerir processos é muito mais simples.

Nesse sentido, esse é o exato papel da plataforma de CRM numa empresa, por exemplo. Sua comunicação interna se torna mais integrada assertiva e você assegura um bom fluxo de informações entre os membros do seu time.  

 

3 formas de inovar na sua gestão empresarial 

Planeje suas atividades  

Na base de qualquer gestão está situado o planejamento. Sem dúvida, ele mede suas atividades, designa responsáveis para cada ação e propõe um olhar mais aprofundado sobre seus processos.  Portanto, é muito importante que exista planejamento em todos os seus esforços internos.  

Caso contrário, suas equipes podem acabar se confundindo com a grande quantidade de dados. Além disso, muitas ações não planejadas podem resultar em retrabalho. Consequentemente, seus times se tornam mais lentos e menos eficientes.  

Em princípio, para planejar suas ações com clareza, crie perguntas relevantes antes de dar início à sua gestão: “quais os objetivos de tal ação?”. “Afinal, quem é o responsável por tal atividade?”. Por fim, “Quais são as principais métricas que devo analisar para tal ação?”.

De fato, essas e outras perguntas podem guiar sua gestão e transformá-la numa estratégia mais coesa e proveitosa.

Seja amigo da tecnologia 

Atualmente, tecnologia e gestão andam de mãos dadas. E você, gestor, deve ter ciência disso ao gerenciar equipes, processos ou obras.

Através da digitalização, você consegue supervisionar atividades com muito mais precisão. Não bastasse isso, é ela que te permite ter mais sucesso nas suas análises de indicadores e no seu estudo de dados importantes.  

O CRM é uma das plataformas de gestão mais completas da atualidade. Com boas soluções em prospecção, venda, pós-venda e muito mais, é muito mais fácil garantir o acompanhamento de ações dentro da sua empresa com rapidez e agilidade 

Aposte na capacitação de colaboradores 

Capacitar seus funcionários é acreditar no seu potencial de mudar o mundo.

Por isso, não tenha medo de apostar nos seus colaboradores e presenteá-los com bons programas de capacitação. Através deles, você auxilia na criação de uma cultura empresarial muito mais profissional. Além disso, assegura o treinamento de profissionais muito mais qualificados e prontos para dominar o mercado.  

 

Gostou do conteúdo de hoje? 

Gestão empresarial na construção civil: mão de criança empilha bloquinhos de brinquedo

Em resumo, no nosso guia oficial, você pôde aprender um pouco mais sobre as diferentes faces da gestão empresarial para a construção civil. Das definições e desafios aos benefícios e inovações, agora você, gestor, domina muito mais sobre a área e está habilitado para tomar novas decisões e garantir cada vez mais o sucesso das suas equipes.  

E então, você gostou do conteúdo e quer ver mais assuntos como esse por aqui? Que tal conferir alguns dos nossos outros artigos sobre gestão 

 

Este conteúdo é oferecido para você pelo Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total da sua empresa na tela do computador. Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização agilidade na gestão de vendas de sua equipe. Quer conhecer mais? Acesse o site do CV!   

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram. 

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts do Blog do CV! 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração