5 características que um sistema para construtora precisa ter

É bem comum ouvir incorporadores afirmarem que, hoje em dia, é impossível trabalhar sem o auxílio de um sistema para construtora. Mas também observamos que, muitas vezes, a expectativa de muitos é que apenas a contratação do sistema vai conseguir resolver todos os problemas da incorporadora ou construtora. 

A verdade é que um software de gestão, seja em qual for o segmento, funciona como uma ferramenta que torna possível a execução dos projetos de forma otimizada. Mas nada substitui os objetivos e organização dos processos por trás do sistema.  

Com os objetivos e processos ajustados, é hora de pesquisar sobre os sistemas disponíveis no mercado. Muitas vezes esse é um investimento alto e, claro, precisa ser feito pensando no ROI.  

Por isso, para te ajudar a escolher o melhor software imobiliário, separamos as 5 principais características que todo sistema precisa ter. Acompanhe: 

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

1. Um sistema para construtora precisa ser integrado

sistema para construtora: miniaturas de silhuetas de pessoas interligadas por ilustração de várias linhas se cruzando.

A cadeia de produção da construção é muito longa. Diferente da cadeia produtiva de bens não duráveis ou semiduráveis, o processo produtivo da construção passa por diversas etapas como a extração, fabricação e distribuição dos insumos, orçamentos, planejamento do projeto, escolha de terreno, arcabouço jurídico, gestão de vendas, repasse, assistência técnica, etc. 

Como resultado temos um processo que leva anos para acontecer. Uma das dores de muitos incorporados é a desconexão entre cada uma dessas fases e até mesmo entre cada setor da incorporadora.  

Sistemas como ERPs solucionam a falta de integração interna, mas um sistema para construtora precisa ser passível de integrações e ter APIs abertas para que todas as fases dessa longa cadeia produtiva se comuniquem. 

As informações do planejamento da obra, por exemplo, precisam ter conexão com o setor financeiro da empresa, que por sua vez precisa ter conexão com a cadeia logística de suprimentos, que também precisam ter conexão com o cliente final, que vai acompanhar o andamento da obra do empreendimento que comprou. 

Para cada uma dessas fases existem diferentes softwares de soluções para construtoras e todos precisam estar integrados. 

2. Um sistema para construtora precisa ter jornada completa 

Levando em consideração o contexto de cada sistema para construtora e as dores que cada um resolve, eles precisam ser completos independente da proposta de cada um. 

Um CRM imobiliário, por exemplo, precisa contemplar as etapas de prospecção, vendas, relacionamento com o cliente, gerenciamento dos processos de venda e pós-venda e, claro, também precisa ser passível de integração. 

Dessa forma conseguimos conectar as informações de um lead até a etapa de pós-venda. Aqui no CV encontramos uma forma de fazer com que essa jornada seja o mais completa possível através da divisão do sistema em módulos: 

SOLUÇÃO  MÓDULO  
CV Prospectar  Gestão de Leads  
CV Vender  Gestão de Venda; Gestão de Comissões.  
CV Relacionar  Gestão de Atendimento; Gestão de Assistência Técnica; Gestão de Visita e Vistoria; Pesquisa; Portal do Cliente.  
CV Gerenciar  Gestão de Repasse  
CV Integrar  Não há módulo nessa solução, que é composta pelos parceiros de integração CV. Ao todo, são mais de 30 possibilidades de integração nativa com o CV CRM.   

Fonte: CV CRM: conheça o maior e melhor CRM imobiliário do Brasil 

3. Um sistema para construtora precisa ter uma boa estrutura para análise de dados

A possibilidade de ter dados disponíveis é característica comum a todos os softwares para construção civil. Essa é, também, a chave para os novos negócios: a informação. 

A questão é que o processo de coleta e análise de dados num software passa por algumas etapas. A primeira delas diz respeito a alimentar o sistema. Num CRM um exemplo disso é cadastrar corretamente os leads no sistema. 

Geralmente quem fica a cargo dessa função numa incorporadora é o time de vendas ou pré-vendas (depende de como cada empresa se divide) e precisa existir um esforço de todo o time para que o sistema seja sempre alimentado. 

Isso é resolvido através de treinamentos, bonificações, dentre outras medidas. Mas outra solução para isso é o próprio sistema: um sistema para construtora precisa ser fácil de usar para que todos os times que precisarem dele, consigam entender como utilizar e os resultados disso.  

Além disso, é importante que o sistema tenha dashboards organizados e filtros para melhor visualização. Os sistemas para construtoras, geralmente, armazenam muitos dados e cabe ao incorporador selecionar e coletar apenas os dados que forem necessários para que o objetivo da empresa seja alcançado.

Conversamos sobre inteligência de dados e o uso de softwares imobiliários num dos episódios do CV na Prática Podcast:

4. Um sistema para construtora precisa de constantes atualizações

Aqui no CV não foi diferente. Com a adesão das pessoas às novas plataformas de IA, pensamos que uma forma de otimizar o tempo de quem usa um sistema para construtora seria trazer ferramentas de inteligência artificial para dentro do sistema, para evitar retrabalho. Assim criamos o CVIA. 

Infográfico sobre experiencia do cliente

Para saber mais sobre essa funcionalidade acesse: Nova versão do CV CRM traz Inteligência Artificial generativa ao mercado imobiliário. 

Mas além de acompanhar as tendências a partir de um ponto de vista macro, talvez mais importante ainda, seja ouvir quem já usa o sistema. Os comentários sobre o produto dos próprios profissionais que o-utilizam são os insights mais ricos para a melhoria do sistema a cada versão.  

Por isso, antes de escolher um sistema para construtora, seja ele qual for, procure saber como se dá a relação entre cliente-produto. As sugestões do cliente são realmente ouvidas? O roadmap do produto é atualizado com base em pesquisas junto aos clientes? 

5. Um sistema para construtora precisa de um workflow eficiente

sistema para construtora: imagem de 5 barras de carregamento coloridas, cheias com porcentagens diferentes.

Quem trabalha diretamente com o gerenciamento de projetos entende muito bem a necessidade de ter um fluxo de trabalho claro. Levando em consideração que os fluxos de trabalho da cadeia da construção civil são bastante complexos e envolvem muitos agentes, é imprescindível que o acompanhamento seja feito em sistemas de gerenciamento.  

Existem vários sistemas de workflow, mas o ideal é que o fluxo de cada segmento de trabalho tenha workflow específico para atender às demandas específicas. 

Vale ressaltar que o contrário também não funciona: ter sistemas atualizados e robustos e não ter processos bem definidos. Gostamos de falar aqui no CV que o CRM é o braço direito da empresa, mas o cérebro são as pessoas. 

Nesse artigo demos dicas de como criar um workflow usando o CV. Se você se interessa pelo assunto, vai gostar de ler: Como criar um workflow incrível no seu CRM imobiliário. 

O que você aprendeu até aqui

Qual o melhor sistema para construtora? 

Isso depende dos seus objetivos, mas no geral um bom sistema precisa ser integrado, ter jornada completa, boa estrutura para análise de dados, constantes atualizações e um workflow inteligente. 

Por que um sistema para construtora precisa ser integrado? 

Um sistema para construtora precisa ser passível de integrações e ter APIs abertas para que todas as fases da longa cadeia produtiva da construção civil se comuniquem. 

Como um sistema para construtora ajuda na análise de dados? 

Primeiro ponto é a possibilidade de armazenamento do histórico de dados, que auxiliam nas tomadas de decisão futuras. A organização desses dados em dashboards também auxiliam na visualização e, consequentemente, na melhor interpretação dos dados. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 600 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.      

Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda. Acesse o site do CV e saiba mais!       

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