Entenda como a inovação de processos pode ajudar a sua incorporadora

A inovação de processos está redefinindo o cenário de negócios. À medida que mais e mais corporações a utilizam para fornecer produtos ou serviços aprimorados ou novos, elas buscam garantir o sucesso da empresa a longo prazo. 

A inovação é a necessidade do momento para que as empresas atendam aos crescentes requisitos dos clientes e permaneçam relevantes na dinâmica do mercado em constante evolução. Organizações ou indivíduos devem inovar de acordo com as necessidades de seus consumidores se quiserem estar na vanguarda. 

É aqui que a inovação de processos entra em cena. É um processo de desenvolvimento de inovação que permite às empresas alinhar, redesenhar e melhorar seus processos de negócios de maneira orientada para o cliente, usando ferramentas e tecnologias digitais avançadas. 

Este artigo tem como objetivo definir inovação de processos e explicar sua importância. Mas, primeiramente, vamos pontuar a que se refere o termo “processo” quando estamos falando de negócios.  

 

O que são processos de negócios? 

inovação de processos

Um processo é uma coleção de tarefas e atividades de negócios que, quando executadas por pessoas ou sistemas em um curso estruturado, produz um resultado que contribui para as metas da empresa.  

Os processos estão em toda parte em uma empresa. Desde a integração de novos funcionários até entrevistas de desligamento, faturamento de fornecedores e vendas, todos os resultados de negócios são resultado de tarefas e atividades que podem ser repetidas. 

Alguns desses processos são executados estritamente dentro das diretrizes documentadas, enquanto alguns são tentados com mais flexibilidade. Isso difere com base na prioridade e importância do resultado comercial derivado do processo. No entanto, um negócio não pode funcionar sem a boa execução de seus processos.  

 

O que a inovação de processos inclui? 

A inovação de processos inclui mudanças na tecnologia e equipamentos usados ​​no projeto, desenvolvimento e fabricação de produtos ou serviços. A inovação implementa métodos de produção ou entrega significativamente aprimorados para economizar dinheiro, tempo ou fornecer melhor atendimento ao cliente. 

Inteligência Artificial (IA), Deep Tech, Big Data, Robótica e outras tecnologias digitais líderes são ferramentas poderosas para o processo de inovação, principalmente na otimização de processos de entregas, obtenção de dados em tempo real e aumento da eficiência. 

O Blog do CV já falou sobre big data e inteligência artificial. Nossos principais artigos sobre o tema são:  

 

Qual a diferença entre inovação de produto e inovação de processos? 

O processo de inovação de produto lida com a mudança no produto final, seja adicionando novos recursos ou melhorando o desempenho do produto. Em contraste, a inovação de processo trata da melhoria no processo de produção do produto final em vez de alterá-lo. 

No mercado imobiliário, por exemplo, se uma incorporadora faz um lançamento de imóvel com fechaduras e toda a parte elétrica digital (lâmpadas e tomadas), ela realizou uma inovação de produto. Por outro lado, se essa mesma incorporadora contratou um CRM 5.0 para fazer a gestão pessoal, comercial e de marketing da empresa, ela inovou em processos.  

Para que um CRM seja considerado 5.0, ele deve unir as maiores características do CXM (gestão e análise de experiência) e anexá-las a uma plataforma de CRM, para assim haver a possibilidade de acompanhamento completo da jornada do cliente.  

No Brasil, o único CRM 5.0 no mercado imobiliário é o CV CRM – Construtor de Vendas 

As inovações de produto são visíveis para os usuários finais, enquanto as inovações de processo são vistas internamente. Elas geralmente são invisíveis para os clientes. 

 

Quais são os tipos de modelos de inovação de processos? 

inovação de processos

Modelo de Inovação Incremental 

Esse processo de inovação consiste em pequenas, porém significativas, mudanças no design, desenvolvimento ou entrega de produtos ou serviços. Essas pequenas inovações nos estágios do processo melhoram a lucratividade, estendem o serviço ou o ciclo de vida do produto e reduzem os custos. 

Estes são facilmente visualizados e comunicados para atrair a atenção do consumidor, mesmo em um mercado barulhento. 

 

Modelo de Inovação Disruptiva/Transformacional 

O modelo de processo de inovação disruptiva cria um mercado totalmente novo para o produto ou coloca o produto em um novo mercado que já existe. Inicialmente, esses processos podem ter um desempenho inferior, mas eventualmente se tornam mais sofisticados. 

O modelo de negócios de software como serviço é um exemplo perfeito de inovação disruptiva. Não ganhou força em seus anos iniciais, mas acabou se tornando um sucesso. Agora é utilizado pela maioria dos gigantes da indústria e pequenas empresas. 

 

Modelo de Inovação Sustentável 

Em contraste com a inovação disruptiva, esse processo de inovação melhora e agrega valor aos produtos ou serviços existentes em vez de criar novos. É semelhante à inovação incremental em termos de redução de defeitos e melhoria do desempenho a cada interação. 

Por exemplo, no setor bancário, a maioria das interações com os clientes, como a verificação de saldos, são redundantes e demoradas. Esses documentos e processos de gerenciamento de fluxo de trabalho podem ser automatizados para melhorar a experiência do consumidor. 

 

Modelo de Inovação Radical 

O modelo de processo de inovação radical aborda e resolve problemas globais usando táticas inteiramente novas para transformar completamente o mercado. Essas inovações levam tempo para serem aceitas no setor mainstream, mas mudam toda a dinâmica do mercado quando executadas com sucesso. 

Um dos exemplos impressionantes de inovação de processo da utilização de modelos radicais é o uso da tecnologia blockchain para superar o roubo de identidade e dados no setor educacional. Blockchain também resolveu o complexo processo de rastreamento de propriedade intelectual. 

 

Modelo de Inovação Aberta 

O modelo de processo de inovação aberta baseia-se no conceito de utilização de ideias criativas e inovadoras nascidas de colaborações com outras organizações para atingir objetivos estratégicos. A colaboração da Philips com institutos técnicos para enfrentar desafios significativos juntos é um excelente exemplo de um processo de inovação aberta. 

Outro exemplo em que a Philips alavancou um modelo de inovação aberta foi o lançamento do MiPlaza. É um laboratório de inovação aberta que permite que outras empresas desenvolvam seus aplicativos com acesso às pesquisas da Philips. Em troca, a Philips usou essas invenções para melhorar suas soluções. 

 

Quais são os benefícios de negócio da inovação de processos?  

A exploração bem-sucedida de ideias inovadoras é crucial para melhorar e reavaliar os processos de negócios para aumentar a eficiência e melhorar a lucratividade. Alguns dos benefícios comerciais da inovação de processo são: 

  • As inovações de processo agregam valor às organizações, aprimorando sua imagem de marca, aumentando a produtividade e o crescimento geral. 
  • É uma maneira refinada de fazer as coisas em toda a cadeia de suprimentos e ser eficiente em custo, serviço e qualidade. 
  • Essa abordagem permite que as organizações sejam mais adaptáveis ​​às necessidades de seus clientes e explorem novas formas de desenvolver e entregar produtos ou serviços aprimorados ao mercado. 
  • Ajuda na otimização da força de trabalho, utilizando pessoas e máquinas para melhor envolvimento do cliente e eficácia do trabalho. 
  • Também pode atuar como um diferencial competitivo, fazendo com que suas operações de negócios se destaquem para oferecer melhor atendimento e experiência. 

 

Conclusão 

A inovação de processos tem tudo a ver com a integração de novas tecnologias e a inovação de processos de negócios usando novas ideias e ferramentas. Você pode definir perspectivas mais exclusivas, responder às mudanças nas condições do mercado e encontrar novas eficiências de negócios. 

Comprometer-se com o processo de gestão da inovação é um passo crucial para evoluir a organização enquanto o negócio cresce. Utilizar e implantar processos de desenvolvimento de inovação requer uma transformação multifacetada e afeta diferentes áreas de uma organização. 

 

Você já conhece o CV?    

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.     

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!      

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.    

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV!   

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração