A inteligência artificial no mercado imobiliário pode ter muitas finalidades. Talvez as mais comuns sejam a atração de clientes e a experiência de atendimento.
Com o surgimento do Chat GPT, outras empresas de tecnologia começaram a apostar em produtos baseados em inteligência artificial e isso resultou em várias discussões sobre a aplicabilidade da IA em diversas áreas.
No mercado imobiliário não foi diferente. Para um mercado conhecido por pouco inovar, esse tipo de discussão ganha ainda mais camadas. Por isso, neste artigo vamos discutir o papel da inteligência artificial no mercado imobiliário no cenário atual. Acompanhe.
Sumário
Inteligência Artificial Generativa e Machine Learning
Antes de entender as funções e vantagens da inteligência artificial no mercado imobiliário, é necessário entender o que é IA generativa.
Inteligência artificial generativa, como o nome sugere, é um mecanismo de inteligência artificial (no que diz respeito a máquinas, softwares) que gera novos conteúdos a partir de comandos, de acordo com o armazenamento de informações anteriores
A ideia de machine learning é bem similar ao que acontece com o nosso próprio “sistema humano”.
Quando nascemos começamos a aprender sobre o mundo à nossa volta. A partir dos primeiros aprendizados, vamos criando novas conexões e, em decorrência disso, descobrindo novas formas de interpretar e responder ao ambiente, sem precisar que alguém nos diga que devemos realizar alguma tarefa de uma forma específica.
Na inteligência artificial generativa, algoritmos vão sendo melhorados de acordo com o armazenamento de informações cada vez mais robustas e complexas, que vão estar prontas para realizar uma tarefa a partir de um comando.
Por isso, para usar a inteligência artificial, é importante saber elaborar as perguntas e comandos certos. Esses comandos são chamados de Prompts.
A inteligência artificial que tanto discutindo atualmente, a IA generativa, é aquela que acontece quase como uma conversa. Quando pesquisamos algo no Chat GPT, por exemplo, estamos iniciando uma conversa e temos como resposta dados armazenados combinados.
Inteligência artificial no mercado imobiliário
Uma das mudanças mais claras que a inteligência artificial pode trazer no mercado imobiliário é no que se refere à experiência de compra e venda. Por isso destaquei dois momentos em que a IA pode ser usada no mercado imobiliário: no atendimento e na atração de clientes.
Buscas personalizadas de imóveis, que levam em consideração aprendizados a respeito do estilo de vida de cada comprador são exemplos disso.
Isso significa uma diminuição no tempo de tomada de decisão pela compra de um imóvel, que tem consequências também para quem vende, através do aumento no número de vendas e agilidade do processo.
Além disso, a inteligência artificial no mercado imobiliário também pode ser usada como suporte à busca de informação. Se antes algumas informações como processos de registro e documentação de imóveis eram mais complexas, com a IA esse caminho se torna mais curto. Veja o vídeo abaixo e entenda mais:
Inteligência artificial no atendimento imobiliário
O uso da Inteligência artificial no atendimento tem, dentre muitos benefícios, a possibilidade de atendimento em larga escala, de forma personalizada.
Imagine que num primeiro contato com a sua empresa, o cliente manda uma mensagem através do chat do seu site. Quem responde a essa mensagem é um bot que, integrado a uma ferramenta de inteligência artificial, consegue responder de forma assertiva e rápida.
Para que isso aconteça, configuramos a ferramenta de IA com comandos a respeito do que ela pode ou não responder, que conexões pode fazer e em que momento esse atendimento pode ser transferido para a equipe de vendas.
Inteligência Artificial e humanização
A discussão sobre ser ou não um atendimento humanizado em casos como este é válida, pois sempre falamos aqui da importância desse tipo de atendimento e até mesmo, da humanização das marcas.
Mas aqui, a humanização diz respeito à sinceridade. Não é um ponto negativo que o cliente saiba que está tendo contato com uma máquina, não com um humano, se isso for explícito. É comum vermos chats de empresas com frases como “sou a IA da empresa x”.
Além disso, o contato humano não se torna menos importante diante desse cenário. O que acontece é que a equipe de vendas terá mais tempo para investir no contato com um cliente muito mais qualificado.
De forma nenhuma, portanto, o uso de inteligência artificial no mercado imobiliário, mais precisamente no atendimento, dispensa as técnicas de vendas consultivas.
Inteligência artificial no mercado imobiliário para atrair clientes
No que diz respeito às etapas de pré-venda imobiliária, a IA também pode ser uma grande aliada. Principalmente na produção de conteúdo
Talvez o segmento imobiliário seja um dos segmentos que mais precisa gerar conteúdo de qualidade, já que estamos falando da venda de um produto para um cliente com uma enorme jornada de compra. A venda de um imóvel pode durar anos.
Inteligência artificial para produção de conteúdo
Imagine que uma pessoa começou a juntar dinheiro para comprar um imóvel agora e, até ter dinheiro suficiente, ela vai pesquisar sobre o mercado, sobre construtoras e incorporadoras confiáveis, sobre localização de imóveis, tendências de moradia, etc.
Todo esse tempo de pesquisa é oportunidade de contato entre a sua empresa e o cliente. Se a sua marca aparece muitas vezes durante esse tempo, ela vai ser considerada na hora da tomada de decisão.
Estamos falando aqui da produção de conteúdo de topo de funil: aquele momento em que você não quer vender nada para o cliente, já que ele não está no momento de compra, mas quer ganhar a confiança dele aos poucos através de conteúdo útil e relevante.
E, claro, que num mundo ideal o melhor a se fazer é produzir o máximo de conteúdo (em quantidade) no menor tempo possível e com qualidade (não adianta produzir conteúdo que não seja útil para o cliente).
A inteligência artificial no mercado imobiliário serve, nesse caso, justamente para isso: produzir mais e melhores conteúdos.
Inteligência Artificial para Anúncios de Imóveis
Além da produção de conteúdo, a IA também pode ser usada para segmentação e acompanhamento de anúncios em plataformas digitais. Nesses casos, o que as inteligências artificiais podem fazer é uma varredura num grande banco de dados e sugerir que tipo de público vai ser mais qualificado para o seu negócio.
Nesse caso, também consegue otimizar campanhas em tempo real e redistribuir a verba coma finalidade de melhorar a performance. Isso é bastante produtivo, já que pode funcionar 24 horas por dias.
Softwares integrados às ferramentas de Inteligência Artificial
Tanto nos softwares que focam em atendimento ao cliente, quanto naqueles que ajudam na produção de conteúdo já é possível notar integrações com sistemas de IA, que visam otimizar a realização das atividades.
O que acontece nesses casos é que as ferramentas de Inteligência Artificial são generalistas e podem fazer uma infinidade de ações. A partir daí, alguns softwares específicos, como softwares para o mercado imobiliário, integram-se às IAs e especificam que tipos de ação o usuário pode fazer.
Por exemplo: num CRM imobiliário pode existir integração com uma ferramenta de inteligência artificial para escrever textos de anúncios de imóveis.
O que você aprendeu até aqui
é um mecanismo de inteligência artificial que gera novos conteúdos a partir de comandos, de acordo com o armazenamento de informações anteriores.
Existem muitas aplicações de como a IA pode ser usada no mercado imobiliário, mas talvez as mais comuns atualmente sejam a produção de conteúdo e o atendimento ao cliente.
Principalmente através de chats inteligentes, que conseguem filtrar as informações necessárias do cliente e entender em que momento o cliente está preparado para a compra.
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