A transformação digital está em alta nesse momento e, claro, bate na porta de todos os segmentos do mercado. O mercado imobiliário é um dos que está sendo empurrado para o furacão das novas tecnologias, e convenhamos: este é um furacão dos bons. Afinal de contas, essa transformação digital surge para melhorar processos e alavancar os resultados.
Sabemos que a Covid-19 acelerou e muito o processo de transformação digital no mercado imobiliário. E o motivo é óbvio: ela trouxe novos desafios provocados pela doença. Alguns estudos já indicam que o coronavírus modificou a forma como as pessoas consomem. E não é pra menos, o número de pessoas e empresas afetadas pela pandemia ultrapassa as barreiras geográficas.
Por isso, diante desse contexto, a tecnologia se tornou a única saída possível para as marcas. A transformação digital foi acelerada e o investimento em tecnologia no setor imobiliário tornou-se mandatório e quem não está prestando atenção nisso pode acabar ficando para trás.
Mas agora o ponto é: como colocar isso em prática?
Transformação digital na prática: como começar?
Neste momento, é necessário refletir sobre quais tecnologias podem auxiliar o mercado imobiliário. É importante não apenas criar um diferencial diante da concorrência, mas também para alavancar os resultados e melhorar os processos de vendas em si.
Dentro do marketing digital para imobiliárias existem inúmeras estratégias que podem ser exploradas. Para que todo o processo de venda seja englobado, não dá mais pra “chutar” estratégias de divulgação, não é mesmo? Por isso, as estratégias precisam ser pensadas de acordo com o perfil ideal do cliente do seu nicho e também, de acordo com os resultados que as táticas já usadas obtiveram anteriormente.
É imprescindível extrair e mensurar dados e resultados das suas campanhas. Mesmo que você já use um sistema de CRM para gerenciamento dos leads, para conseguir leads qualificados não basta observar aqueles que já foram adquiridos; é preciso saber de onde eles vieram. E você provavelmente tem meios de mensurar esse retorno das suas ações online, basta executá-los.
Como já afirmamos, muito do avanço que tivemos no último ano em relação ao uso das tecnologias foi ocasionado pela pandemia. Mas em um cenário já mais otimista, no momento em que estamos, é importante focar em recuperar o fôlego e continuar a utilizar as tecnologias a nosso favor.
Entenda o que é processo digital.
E se você ainda não sabe como investir nessas tecnologias, nós separamos algumas opções para você:
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Jornada 100% digital
A jornada de compra 100% online foi o que salvou muitas empresas durante 2020 e, mesmo com o fim da pandemia, muito do que foi construído até agora será mantido.
Uma das opções pro mercado imobiliário, é a visualização de imóveis em 360º, por exemplo. Essa foi uma das soluções encontradas por muitas empresas para que as pessoas pudessem visitar os imóveis, mesmo que de forma digital.
Além de ser uma inovação, esse tipo de interação possibilita gerar leads mais qualificados, para os imóveis, já que dessa forma eles já têm uma visão mais realista do apartamento ou da casa que estão buscando.
Além disso, é necessário investir em toda a presença online da empresa, para que a jornada seja realmente 100% digital. Cuidar da imagem da empresa, verificar números de telefone, realizar postagens completas e com valor para o cliente final, ajudam nesse processo.
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Apps ágeis e desburocratizados
Essa já é uma tendência mais antiga, mas que não sai de moda. Os aplicativos e sites de imobiliárias passaram a ser mais ágeis e com menos burocracias, algo que o público tem procurado com mais frequência, principalmente nesse momento delicado.
Analisar os dados sobre o comportamento do seu público nos sites, e até mesmo no momento em que eles entram em contato com você, pode ser a solução para construir novas estratégias e capturar leads qualificados.
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Tecnologias mais “cara a cara”
A compra ou o aluguel de um imóvel exige um tempo de decisão muito maior do que outros setores, afinal, estamos falando de um bem durável. Pensar em como tornar o processo mais humanizado é primordial para ficar mais próximo dos clientes.
Mesmo com a jornada de compra sendo integralmente online, os pontos de contato humanos devem ser priorizados. Se você trabalha no setor, com certeza já sabe sobre a importância do telefone, por exemplo.
Apesar de não ser literalmente um canal de comunicação “cara a cara”, é um meio muito humanizado, visto que você pode ter uma conversa direta com os seus clientes e claro, capturar insights preciosos.
Para esse tipo de canal já existem tecnologias para facilitar a utilização e torná-la muito mais estratégica para o negócio.
Com a PhoneTrack, você é capaz de aumentar a performance do marketing, vendas e gestão analisando dados de voz vindos do telefone.
Vender por telefone é coisa do passado?
Apesar de ter perdido lugar para outros tipos de tecnologias, o telefone ainda é um excelente meio de comunicação para negócios, principalmente no setor imobiliário.
Aliás, deixar o telefone de lado, é desperdiçar uma das melhores fontes de receita para sua empresa. Quem não acredita no poder dele para vendas precisa rever seu ponto de vista e dar mais atenção aos números.
As métricas de vendas por telefone podem contar isso e ao analisá-las, você poderá descobrir, por exemplo, que a taxa de conversão do lead telefônico é maior.
Sabe por quê? Se o cliente ligou, ou ele precisa resolver um determinado problema rapidamente ou possui grande interesse de compra.
Então fique esperto: telefone não é coisa do passado. Pelo contrário, é um dos canais com maior poder de negociação, pois mesmo que o lead não esteja pronto para comprar, existe uma vantagem: fica mais fácil identificar em qual etapa do funil ele está. Consequentemente, facilita a nutrição desse potencial cliente.
Não existe receita pronta, mas é necessário investir na tecnologia
Não podemos afirmar que existe uma receita pronta para aplicar a transformação digital na prática. O que é necessário é estudar o mercado, analisar a concorrência e investir sim nas novas tecnologias para não acabar ficando para trás.
Conclusão
No artigo de hoje, você pôde aprender mais sobre a transformação digital no mercado imobiliário e o papel dos sistemas de telefonia. Apesar de vistos como “menos tecnológicos”, eles mantêm uma relevância significativa para o setor e comprovam ser um meio extremamente efetivo de qualificação e negociação.
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Sobre o autor: você conhece a PhoneTrack?
A PhoneTrack nasceu da vontade de transformar a relação entre empresas e consumidores através da inteligência aplicada a voz.
A marca acredita que o papel da voz, além de um canal de contato, é também de atuar como fonte de dados valiosos que podem ser utilizados nas estratégias de conversão e vendas.
Sendo assim, a PhoneTrack uma empresa de tecnologia compromissada com a inovação e colaboração no desenvolvimento data-driven das agências e empresas e busca atuar em consonância com as necessidades dos nossos clientes e parceiros. Além disso, é uma das grandes integrações do Construtor de Venda, numa parceria que busca otimizar o processo comercial e transformá-lo na jornada mais completa que sua empresa poderia ter.
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