Novas técnicas na construção civil: conheça as principais novidades 

A inovação e digitalização dos processos nas empresas não é novidade para ninguém. Na construção civil não é diferente. O nosso setor precisou ser reinventado em alguns momentos de crise, a exemplo da crise ocasionada pela pandemia, em 2020. As novas técnicas na construção civil, sobretudo aquelas que envolvem tecnologia, têm sido impulsionadoras e, muitas vezes, responsáveis pela saúde do setor

A indústria da construção tem um papel fundamental na economia do país, na geração de empregos na qualidade de vida das cidades, entre outras questões. Por isso é muito importante que o setor consiga se renovar com agilidade em meio às novas formas de consumo e moradia da população. 

É nosso papel, enquanto profissionais vinculados ao setor, estarmos atentos às novas técnicas e tendências da construção civil.  

Por isso, este artigo tem o objetivo de elencar algumas dessas técnicas e as principais práticas de inovação, com foco na digitalização e tecnologia do setor. Continue a leitura para entender onde o setor se encontra atualmente e descubra termos de novas técnicas e quais são os próximos passos a observar.

Imagem do guia da qualificação de leads

Técnicas na construção civil e a construção 4.0

Novas técnicas na construção civil: imagem de um homem de costas. À frente do homem uma imagem de uma cidade grande. O homem parece olhar através de uma parede de vidro.

O conceito de “construção 4.0” é derivado da “indústria 4.0” para levar até a realidade da construção civil práticas de inovação, com o objetivo de aumentar a produtividade. Ou seja, reduzir custos e aumentar a capacidade produtiva sem diminuir a qualidade dos produtos. 

Isso inclui, dentre outras práticas, adotar o uso de sistemas ciber-físicos, que unem produção física e digital e sistemas de gestão que acompanhem toda essa linha de produção. 

A cadeia produtiva da construção é bastante longa e complexa e, por isso, exige atenção especial. As novas técnicas na construção civil se dividem em cada etapa desse processo. Existem novas técnicas de planejamento, orçamento, execução, acompanhamento de obra etc. 

Por essa razão, talvez até mais do que muitos processos produtivos, a cadeia da construção precisa ser integrada do início ao fim. A integração é, inclusive, uma das premissas da construção 4.0. Vamos falar sobre isso mais à frente. 

Como as novas técnicas na construção civil fazem parte da construção das cidades inteligentes

O conceito de cidade inteligente é ótimo para entender, na prática, como algumas das novas técnicas na construção civil são aplicadas. 

As cidades inteligentes são espaços urbanos projetados para serem eficientes, integrados, sustentáveis e atender às necessidades relacionadas à qualidade de vida dos cidadãos. 

Isso inclui construções sustentáveis, gestão de resíduos nas construções, conectividade (a exemplo dos edifícios e casas inteligentes). 

É possível deduzir que algumas das novas técnicas na construção civil nesse contexto estão ligadas a: 

  • construção com materiais sustentáveis que ajudem a reduzir a pegada de carbono, minimizem o desperdício e otimizem os recursos naturais
  • Adoção de tecnologia em todos os processos de construção como softwares de gestão, automação, metodologia BIM, inteligência artificial, entre outros. Abaixo vou focar nas novas técnicas na construção civil que envolvem tecnologia. 

Tecnologia como técnica na construção civil

Novas técnicas na construção civil: a imagem mostrar uma sala de reunião. Em primeiro plano numa mesa vemos, na tela de um celular, uma planta de imóvel. Ao fundo em segundo plano duas pessoas usando capacetes conversam.

Podemos considerar o uso de tecnologia na construção civil como um conjunto de novas técnicas que otimizam a cadeia produtiva. Como falei acima, a tecnologia e a digitalização estão presentes, hoje, em quase todo o processo produtivo

Desde os estudos de viabilidade, que precisam se apoiar em novas tecnologias de pesquisas e dados, até os processos de venda, com a adoção de sistemas como um CRM imobiliário, a tecnologia não apenas auxilia, mas é necessária para manter as construtoras no mercado

Abaixo, eu listei algumas novas técnicas na construção civil que envolvem tecnologia para que você tenha uma boa percepção do mercado atual e das tendências para os próximos anos. 

Inteligência Artificial

A inteligência artificial já é amplamente usada como técnica em várias áreas da construção civil e do mercado imobiliário.  

Pode ser interpretada como uma nova técnica na construção civil, mas na verdade a IA otimiza outras técnicas atuando junto a elas. Ela pode estar presente em softwares voltados para obra, no controle da qualidade na construção civil, na gestão da mão de obra etc. 

Um exemplo de como a IA já pode ser usada na construção civil é a otimização de projetos e layouts. Os algoritmos da inteligência artificial podem otimizar a disposição de edifícios em terrenos. Isso ajuda a minimizar o desperdício tanto do espaço, quanto dos materiais. 

Outro exemplo de aplicação da IA é na segurança no canteiro de obras, pois além de funcionar como monitoramento junto às câmeras de segurança, também pode fornecer dados em tempo real sobre temperatura, umidade, vibração e outras variáveis que ajudam a prever possíveis situações perigosas. 

Softwares de gestão de obras

A gestão de obras inclui planejamento, orçamento, acompanhamento, vendas e outras etapas do projeto. Sem tecnologia hoje é impossível produzir em grande escala.  

Infográfico sobre experiencia do cliente

Por isso existem diversas soluções de construtechs com o objetivo de impulsionar o setor. Como citei mais acima, a cadeia produtiva da construção é bastante longa e precisa de tecnologia em todas as etapas para solucionar gargalos como a ineficiência e o desperdício de materiais

Além disso, quanto mais complexa é a linha de produção, mais planejamento e testes precisam existir, afinal todos os recursos precisam ser otimizados.  

O uso de softwares também ajuda a colocar em prática os conceitos de Lean Construction, na medida em que auxilia na criação de processos, nas tomadas de decisão, nos objetivos dos projetos etc. 

Automação e robótica

O uso de robôs no canteiro de obras também já é comum. Usados, principalmente, para tarefas repetitivas e perigosas, como soldagem, pintura, corte de materiais e demolição, os robôs possibilitam que a mão de obra dos profissionais seja mais bem aproveitada, além de melhorar a precisão dessas tarefas. 

O uso de drones para inspecionar a obra também já é bastante comum. Inspecionar áreas de difícil alcance como telhado, por exemplo, se torna muito mais fácil e rápido com o uso de drones. Além disso esses aparelhos também conseguem criar modelos 3D com mais facilidade. 

Análise de dados

Já falamos muito aqui no Blog do CV CRM sobre a importância da cultura data driven na gestão imobiliária. Mas além disso, a cultura de dados guia o mercado de forma geral.  

Inclusive, é comum ver o surgimento de muitas empresas de consultoria para o segmento da construção, focadas em analisar dados para auxiliar nas tomadas de decisão. 

Gravamos um episódio do podcast CV na Prática com Gabriela Torres, engenheira civil e gerente de Inteligência Estratégica na Unidade da Construção Civil da Softplan. Conversamos sobre a importância da análise de dados n mercado atual, ferramentas de coleta e análise de dados, KPIs e indicadores importantes para a construção civil, dentre outros assuntos. Acompanhe: 

Realidade virtual e aumentada

A RV e RA já possuem um papel muito importante nos projetos de construção civil. Podem ser usadas para melhor visualização e planejamento dos projetos, comunicação entre os times durante a execução, treinamentos e segurança, controle de qualidade e eficiência etc. 

O acompanhamento do projeto, por exemplo, se torna muito mais produtivo se conseguimos verificar a precisão da construção e comparar modelos digitais com o que está sendo construído.  

Nas fases de planejamento, as a RV e RA podem ser usadas para que os arquitetos e engenheiros responsáveis pelo projeto consigam visualizá-lo em escala real e tenham melhor noção do projeto contextualizado. Isso é bastante útil para entender como um edifício se encaixará no ambiente, por exemplo. 

Esses são apenas alguns exemplos da aplicabilidade da realidade virtual e aumentada como novas técnicas na construção civil, mas as possibilidades são muitas. 

BIM

A metodologia BIM é uma técnica sofisticada de planejamento do projeto que, através da criação de um modelo digital 3D, prevê todas as fases do projeto de construção, desde a concepção até a demolição.  

Com os modelos 3D criados com o BIM é possível ter uma melhor representação visual do projeto e, além disso, ter informações detalhadas sobre dimensões, materiais etc. Isso ajuda bastante na criação de um checklist de obra, evita desperdícios e erros, otimiza o material usado e pode até mesmo ser usado para avaliar o impacto ambiental e ajudar no desenvolvimento de projetos mais sustentáveis. 

Integração

Citei aqui algumas novas técnicas na construção civil, mas claro que existem muitas outras. Nesse contexto complexo é imprescindível que o máximo de soluções possível se comuniquem entre si, ou seja, que sejam integradas. 

É importante, por exemplo, que softwares de gestão de obras sejam integrados a softwares de planejamento, orçamento e relacionamento com o cliente. Além de possibilitar comunicação mais assertiva entre as áreas da empresa, a integração entre os sistemas torna toda a linha de produção de uma construtora mais inteligente. Esse é o conceito de ecossistema

E como falei no início deste artigo, a cadeia produtiva da construção é muito complexa. Dos estudos de viabilidade de projeto até as etapas de pós-venda pode levar em média 10 anos. É muito importante que todas as informações, do início ao fim, sejam documentadas e se tornem, dentre muitas outras finalidades, dados para futuras tomadas de decisão. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 12 anos de experiência, mais de 900 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração