Materiais sustentáveis na construção civil: Por que utilizá-los?

Os materiais sustentáveis na construção civil tornam-se cada dia mais presentes em canteiros de obras. 

O mercado está se adaptando ao consumidor 4.0 e suas exigências. A constante preocupação sobre meio ambiente e em como as industrias utilizam os recursos naturais configurou um cliente que busca saber quais foram os materiais utilizados nas fabricações de seus bens de consumo

Na indústria de construção, as construtoras e incorporadoras precisam estar atentas as tendências que irão possibilitar ao empreendimento uma finalização de sucesso. É o caso de construções sustentáveis que estão sendo cada vez mais procuradas no mercado imobiliário

Vem comigo aprender um pouco mais sobre como os materiais sustentáveis utilizados na construção civil estão mais modernos e benéficos para o seu empreendimento?

Enciclopédia do Marketing Imobiliário

Sumário

Materiais sustentáveis: lâmpada na natureza com plantas crescendo dentro dela.

O que é a sustentabilidade?

Esse conceito vem sendo cada vez mais buscado e tem se tornado pauta dentro do mercado imobiliário e de construção civil. Antes de compreender a importância da sustentabilidade, é preciso entender o significado da palavra. 

Sustentabilidade é permitir a permanência de um processo ou de um sistema, em um nível correspondente e em um prazo determinado. Essa ideia tornou-se um princípio para reger a utilização de recursos naturais sem que isso comprometa o meio ambiente e que o preserve para as próximas gerações. 

O desenvolvimento de implementações sustentáveis baseia-se no: 

  • Ambiental 
  • Econômico 
  • Social  

Pois é a partir da exploração moderada dos recursos naturais que a produção, distribuição e consumo de bens e serviços chegam ao alcance dos seres humanos. Atualmente a necessidade de comprometer-se com o desenvolvimento e propagação de ideais sustentáveis é uma pauta muito relevante em todas as áreas de vendas. 

Mas, o que a construção civil tem a ver com esse conceito? Irei explicar detalhadamente. 

A Construção Civil e a Sustentabilidade 

Já se perguntou no quanto uma construção pode poluir o ambiente? Segundo o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável pelo menos 75% das extrações de recursos do meio ambiente são feitas pela indústria de construção. Além disso, os canteiros de obras podem gerar 80 toneladas de detritos por ano. 

A área consome uma grande porcentagem de bens naturais e acaba gerando uma quantidade significativa de resíduos, o que afeta diretamente no equilíbrio ambiental. É devido a isso que a construção sustentável se tornou uma grande preocupação do mercado. 

Atualmente, materiais sustentáveis utilizados na construção civil são praticamente uma obrigação para as empresas inseridas na área. Entretanto, para haver uma diminuição de volume de resíduos, é preciso muito mais do que conhecer a causa. 

É necessário discutir e organizar essas práticas em todos os processos que envolvem a construção civil, visto que isso é um grande desafio adequar a indústria aos novos hábitos sustentáveis da população. 

Para desenvolver soluções diante desses problemas, é preciso haver um debate entre os gestores e incorporadores de como a empresa pode e deve se constituir diante dessa necessidade do mercado imobiliário. 

Como as empresas podem exercer o sustentável? 

As incorporadoras e empresas do ramo de construção devem garantir que as ações de cada etapa do processo durante e após a estruturação possibilitem uma redução nos impactos ambientais. É preciso que a potencialidade e viabilidade econômica disponibilizem qualidade de vida para essa e para as próximas gerações. 

Exercer o sustentável não é complexo como pode parecer, para reduzir os impactos no ecossistema basta: 

  • Utilizar materiais de construção sustentáveis 
  • Encontrar alternativas de exploração de recursos naturais menos agressivas 
  • Reutilizar insumos 
  • Gerar economia de energia 

O setor de construção não está isento de se preocupar e colaborar com as questões de preocupação social. A ética ecológica e a preservação da natureza são pontos muito procurados por clientes do mercado imobiliário.  

Não é apenas sobre atender as demandas de consumo, ou apenas utilizar materiais sustentáveis para construção. É preciso desenvolver os diferenciais que criam uma exposição positiva do empreendimento no mercado e que ao mesmo tempo esteja engajado na preservação ambiental. 

Materiais sustentáveis para construção civil

Como os materiais inovadores e sustentáveis na construção civil podem auxiliar a procura pelo seu empreendimento? Quando se fornece essa informação, os clientes conseguem enxergar o seu negócio como uma realização própria embasada em uma causa social

Infográfico sobre experiencia do cliente

A construção civil conta com inúmeras possibilidades de avanços dentro dessa ética ambiental, como pode ser explicado no vídeo que separei para ajudar na construção da compreensão sobre o tema. 

O mercado imobiliário precisa atender às expectativas dos compradores e esses estão cada vez mais preocupados com o que é utilizado na construção de seus lares. Portanto, investir no conhecimento e em produções que estejam embasadas em sustentabilidade é uma receita perfeita para destacar a sua marca. 

A seguir, exporei alguns elementos que podem ser utilizados pela construção civil que além de projetarem o sustentável, geram uma diminuição significativa no orçamento dos materiais de construção

Bloco de adobe  

O bloco adobe já era utilizado em construções há alguns séculos. A Muralha da China é um exemplo do aproveitamento desse material, reiterando que a tecnologia sustentável não é pautada apenas no século XXI

É um tijolo produzido a partir de água, terra e fibras naturais como: palha ou esterco. Esse material não necessita de automação ou energia elétrica, podendo ser fabricados no canteiro de obras com apenas um molde. 

Construções no interior do Brasil contam com esse tipo de matéria que tende a ser bem resistente e manuseável. Observando a arquitetura de cidades de Minas Gerais, Goiás e Bahia é possível acrescentar que esses blocos possuem um charme único que oferecem personalidade ao imóvel.  

Concreto Reciclável

Um concreto comum encontra em sua composição: cimento, água, areia e pedras. O processo de mistura e solidificação utiliza uma máquina que fornece a resistência e a forma desse material através de calor. 

O problema é que a extração dos componentes finitos (areia e água), além disso o descarte do concreto é feito de forma indevida, o que altera ainda mais o meio ambiente.  Assim, surgiram equipamentos que possibilitam a reciclagem de componentes de obras. 

O concreto reciclado utiliza os resíduos da própria obra na substituição dos materiais advindos de recursos naturais. Além disso, pode ser fabricado através de materiais frescos ou endurecidos. 

Tijolos e telhas que seriam descartados podem ser reutilizados na composição do concreto reciclado e fornecem um material sustentável para a construção civil. Isso também beneficia os gastos de uma construção, visto que utilizar materiais em diversas áreas tende a diminuir os valores do planejamento orçamentário.  

Acabamentos Biodegradáveis

O acabamento de um imóvel é tão importante quanto a sua fundação. Entretanto, esse tipo de material acaba sendo produzido através de derivados petrolíferos e sua composição possuí altas taxas de poluentes

Tintas, colas, solventes e impermeabilizantes são matérias primas de um bom acabamento, mas podem trazer problemas gravíssimos ao meio ambiente. Para tentar diminuir os impactos as argamassas de argila e tintas ecológicas foram criadas e introduzidas no mercado. 

A adaptação da indústria que fornece esses materiais e o investimento em produções ecológicas de materiais essenciais adentram cada vez mais nos debates e soluções das fabricantes desses produtos.  

Conta-se hoje com variações de tintas advindas de pigmentos naturais e minerais, e também, solventes e vernizes produzidos com óleos vegetais. Além de serem tecnologias naturais sustentáveis não são prejudiciais à saúde daqueles que são expostos ao contato delas.  

Isolamento ecológico 

O isolamento contra umidade, ruído e trocas de calor é importante para qualquer tipo de ambiente, e, em casas sustentáveis esse é um dos pontos essenciais. Quando os materiais fornecem eficiência a necessidade de utilizar ventiladores, ar-condicionado, aquecedores e até as manutenções contra a presença de umidade e mofo são diminuídas. 

O isolamento ecológico mantém a qualidade sem precisar recorrer ao uso de produtos que contém elementos químicos. Esses isolantes podem ser feitos a partir de jornais, papelões, garrafas PET e até tecidos jeans. 

Além de promover o conforto da casa de uma forma ecológica, há uma ótima potencialização da reciclagem dos resíduos produzidos no dia a dia da sociedade. Na sustentabilidade todas as áreas se interligam e consequentemente produzem inúmeros produtos inovadores

BÔNUS: Madeiras sustentáveis

A extração de madeira tende a ser muito agressiva para o solo e para o meio ambiente. Essa degradação é potencializada por ser um material essencial na construção e até na decoração de imóveis.  

As construtoras precisam atentar-se na busca por fornecedores certificados que comprovem a origem do material e que estejam de acordo com os critérios de extração e produção sustentável. Uma alternativa é investir em materiais de revestimento que se parecem com madeira, como exemplo: porcelanatos e lastras

Essas soluções além de advirem de produção consciente trazem inovações. A maior característica de uma casa sustentável é a união entre ecologia e beleza, que tem de sobra nesse tipo de material.

Saiba tudo sobre móveis ecológicos.

Tecidos ecológicos

A decoração pode não fazer parte do processo de construção do imóvel, mas saber que existem elementos sustentáveis que deixam a sua casa bonita por dentro e ainda colaboram com a preservação do meio ambiente

Tecidos podem acrescentar ecologia à decoração de um modo colorido e elegante. Existem as opções mais conhecidas como linho e algodão, que já são muito utilizados nos tecidos de cama e banho e também são fibras naturais. Outras opções são tecidos de fibras de celulose de plantas, fibras de garrafas PET e até redes de pesca reaproveitadas

A tecnologia aliada à preocupação de recorrer à materiais que agridem em menor quantidade, ou em nada, o meio ambiente possibilita a disponibilização de recursos que não poderiam ser utilizados em construções há alguns anos atrás.  

O que você aprendeu até agora:

O que é construção sustentável?

É o conjunto de práticas adotadas antes, durante e após os trabalhos de construção que utilizem recursos que não agridam o meio ambiente, forneçam menor consumo de energia e técnicas que possuam eficiência na melhoria da qualidade de vida. 

Qual a importância de práticas sustentáveis na construção civil?

A construção civil está adequando-se às novas características não só de consumo, mas de implementação de práticas ambientais, diminuindo a utilização de diversos materiais que agridem e produzem resíduos que prejudicam o meio ambiente. 

Quais as características de uma construção sustentável?

A sustentabilidade começa com a projeção da obra, sua construção e utilização de materiais para o acabamento. Além disso o consumo mínimo de energia e água e matérias-primas ecológicas e adaptação às propostas tecnológicas sustentáveis durante a realização da construção são essenciais.   

Gostou do conteúdo? Você precisa ler mais em:

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.  

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração