Gestão de resíduos na construção civil: Qual a importância e como realizar essa ação?

A gestão de resíduos na construção civil é fundamental para construir um empreendimento pautado em sustentabilidade. 

O mercado imobiliário se mostra cada vez mais preocupado em aplicar métodos que minimizem o impacto negativo no meio ambiente. A sustentabilidade é uma tendência crescente e o setor está se adaptando a essa de forma consciente e eficiente. 

Um dos principais pontos da implantação de práticas sustentáveis na construção civil é o planejamento e a execução de uma gestão de resíduos dentro do canteiro de obras. Mas, você sabe qual é exatamente a importância dessa ação? 

Bem, irei explorar isso e as formas de montar uma gestão de resíduos na construção civil bem-sucedida nesse artigo. Vamos nessa?

O que é Gestão de Resíduos na Construção Civil?

Gestão de Resíduos na Construção Civil: imagem de um homem num canteiro de obras segurando um tablet.

Quando o assunto são resíduos sólidos, segundo dados, a construção civil é responsável por 50% dos descartes de entulhos de obras como concreto, madeira, metais, plásticos, papelão e entre outros no Brasil. Por ser um setor com alta produção constantemente as toneladas de resíduos são descartados, muitas vezes, de forma incorreta

A gestão de resíduos na construção civil refere-se às práticas que foram criadas para organizar e adequar o descarte de materiais utilizados em obras. Essa ação envolve desde o planejamento do projeto até a entrega e incluem o conceito dos três R’s

  • Reduzir 
  • Reutilizar 
  • Reciclar 

A procura dos consumidores por construções que tivessem responsabilidade ambiental e desenvolvesse seus projetos sem danificar o meio ambiente se tornou uma tendência dos últimos anos. Assim, as empresas do mercado imobiliário passaram a se dedicar à implementação de práticas sustentáveis em seu dia a dia de projetos. 

Qual a importância da gestão dos resíduos na construção civil?

A redução da utilização das matérias-primas, reutilização de materiais durante a construção e a reciclagem assertiva dos resíduos é extremamente importante para promover um planeta habitável para as próximas gerações. Então, pode-se dizer que gestão de resíduo na construção civil também colabora com a diminuição dos gastos com materiais e na produção de um ambiente de trabalho mais adequado. 

Essa ação é importante pois, através de uma gestão efetiva de resíduos de uma construção é possível minimizar os danos ao meio ambiente. Com o descarte correto o setor consegue diminuir a poluição do solo e até mesmo ampliar a economia de recursos. 

Isso porque uma gestão de resíduos na construção civil aplicada de forma eficiente consegue reduzir os custos com materiais, energia e até mesmo com o transporte dessas “sobras”. As parcerias com empresas de descarte e reciclagem podem ser um benefício enorme para construtoras e incorporadoras que visam aplicar a sustentabilidade em seus negócios, diminuir o descarte indevido e os próprios gastos com os materiais. 

Uma das principais razões de obter uma gestão de resíduos na construção civil é a qualidade da saúde dos trabalhadores do canteiro de obras e dos moradores do local próximo à construção. Essa ação é importante para o meio ambiente, mas é ainda mais importante para potencializar e garantir que uma comunidade tenha segurança e qualidade de vida durante e após a estruturação de um empreendimento. 

Quais os principais resíduos da construção civil?

Antes de entender como a gestão dos resíduos da construção civil é feita de forma assertiva, é necessário conhecer os principais resíduos produzidos pelo setor. Por isso trouxe uma lista sobre esses materiais: 

  1. Concreto, resíduos de demolição de estruturas e argamassa ressecada 
  1. Tijolos e blocos de cerâmicas 
  1. Fragmentos tábuas, vigas e madeiras compensadas 
  1. Resíduos de placas de drywall, gessos e molduras 
  1. Restos de metais como barras de ferro, chapas, vergalhões e perfis metálicos 
  1. Fragmentos de peças de vidro 
  1. Embalagens plásticas e de papelão 
  1. Lã de vidro e rocha, espumas e isolante térmico ou acústico 
  1. Areia, britas e pedras 

Como deve ser feita a gestão dos resíduos da construção civil?

Gestão de Resíduos na Construção Civil: close nas mãos de duas pessoas segurando plantas de imóveis, pranchetas, régia e lápis, usando coletes laranjas.

A gestão de resíduos sólidos na construção civil ganha cada vez mais aliados por juntar a sustentabilidade à alta procura por construções sustentáveis. Isso significa que expandir as formas de gerenciar as “sobras” de obras se tornou algo essencial. 

Você já conheceu os principais resíduos que são encontrados nos canteiros da construção de um empreendimento, agora irá compreender como descartar corretamente esses. Com relação à gestão de resíduos na construção civil considere entregar o gerenciamento para empresas especializadas no processo de reutilização de materiais. Mas, você também pode montar um plano de gestão próprio do seu negócio, como poderá ver no material separado sobre as especificidades desse tipo de descarte.

Pode-se dizer que a implementação das práticas sustentáveis da gestão de resíduos na construção civil aborda a eficiência energética e da produtividade no canteiro de obras. Dessa forma, é através da redução, reutilização e reciclagem o setor passou a aplicar mudanças nas formas de gerenciar os resíduos e cuidar da ecologia sem diminuir o ritmo de produção de empreendimentos

O desenvolvimento da gestão de resíduos da sua incorporadora ou construtora depende de: 

Planejamento

Tudo se inicia antes mesmo da execução das obras, por isso, é essencial construir um plano de gestão de resíduos na construção civil ainda na fase de estruturação do projeto. Dentro desse planejamento deve-se ter: 

  • Identificação dos resíduos 
  • Estimativa de quantidade de produção 
  • Medidas de minimização  
  • Opções de reutilização 

Após essa definição o planejamento deve ser finalizado com a atribuição das responsabilidades de cada tipo de resíduo e constar com os recursos necessários para a gestão de resíduos na construção civil se tornar bem-sucedida

Utilização dos 3 R’s

A gestão de resíduos na construção civil só se torna algo efetivo se a responsável pelas obras utilizar a redução de geração, reutilização de materiais e a reciclagem correta das “sobras”. Assim, com um planejamento de quantidades assertivas de matérias e a aplicação de práticas sustentáveis reduzir o impacto ambiental e do desperdício se torna algo mais ágil e seguro. 

O ato de reutilizar materiais como portas, janelas, cerâmicas, vigas, telhas e madeiras colabora com o reaproveitamento de recursos, diminuição de gastos e do descarte inapropriado dos materiais. Portanto, recomenda-se atribuir ao projeto um sistema de reciclagem onde os metais, concretos, madeiras e plásticos do canteiro de obra sejam separados e destinados a empresas ou cooperativas que darão o devido destino aos resíduos

Infográfico sobre experiencia do cliente

Para que você compreenda como isso ocorre no dia a dia das obras, separei um material explicativo e assertivo que irá ampliar seus conhecimentos sobre a gestão de resíduos na construção civil.

Segregação e Armazenamento

Após a estruturação da primeira parte da gestão de resíduos na construção civil é necessário disponibilizar formas corretas para o descarte dentro do canteiro de obras. Isso porque, muitas vezes, não é possível retirar os materiais do local de forma imediata. 

Assim, é necessário que o planejamento inclua a aquisição de recipientes adequados para cada tipo de material. Obter a identificação dos conteúdos armazenados é imprescindível para que o descarte final seja assertivo. 

Conscientização e Monitoramento

Gestão de Resíduos na Construção Civil: imagem bonecos em miniatura num canteiro de obras.

A gestão de resíduos na construção civil começa pela educação dos trabalhadores, gestores, construtores e incorporadores envolvidos no projeto. Além disso, é preciso obter o treinamento adequado para a destinação e a aplicação das práticas de descarte consciente dentro do canteiro de obras

Também é fundamental que os responsáveis pela construção monitorem e avaliem constantemente o processo de gestão de resíduos. Dessa forma, é possível identificar opções de ajustes, avaliar e garantir o cumprimento das ações, otimizar o processo de gerenciamento desses materiais e reduzir a quantidade de resíduos sólidos espalhados pela obra. 

Destino dos Resíduos

No fim do planejamento de gestão de resíduos, os materiais para descarte serão transportados por autorizadas até seus destinos. Sendo assim, a construtora ou incorporadora deve garantir que o transporte seja feito para locais licenciados e que irão aplicar a ecologia e a sustentabilidade no manuseio desses resíduos

Através das regulamentações vigentes e seguindo as diretrizes de práticas sustentáveis, a gestão de resíduos na construção civil se torna algo eficaz. Dessa forma, com essa ação é possível diminuir os impactos negativos do setor no meio ambiente, utilizar de forma consciente os recursos naturais e preservar o planeta para essa e as futuras gerações. 

O que você aprendeu com esse conteúdo?

O que é gestão de resíduos da construção civil? 

É a aplicação de práticas sustentáveis pautadas em redução de consumo, reutilização de materiais e reciclagem de resíduos gerados pelas construções. 

Quais são os resíduos da construção civil? 

Concretos, argamassas, tijolos, blocos, madeira, metais, plásticos, gessos, papelões, papéis, vidros, materiais de isolamento térmico e acústico e areia, pedras e britas. 

 Como descartar corretamente os resíduos da construção civil? 

Separando os materiais para descarte por tipo e destino, contratar uma empresa ou contatar um local de reciclagem e dar o devido destino aos resíduos.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a sustentabilidade na construção civil em… 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador. 

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração.

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração