O Lean Construction é um método inovador que viabiliza a implementação de práticas otimizadas para os processos da construção civil.
Com a constante evolução das técnicas e ferramentas de adaptação e otimização de gestão nas construtoras, é claro que a inovação seria aplicada no canteiro de obras. Assim, para impulsionar o valor e maximizar a eficiência de múltiplos processos da construção civil o Lean Construction surgiu.
Nesse artigo, você irá aprender mais sobre a metodologia que promete revolucionar o setor de obras. Vamos juntos nessa jornada de conhecimento?
Sumário
O que é Lean Construction?
O Lean Construction, também conhecido como “Construção Enxuta”, é uma metodologia desenvolvida para otimizar o processo de obras. O planejamento e controle das construções através dessa ação objetiva a agilidade dos processos sem afetar a qualidade do projeto.
A principal funcionalidade desse método é minimizar o tempo de entrega do empreendimento, eliminar o desperdício de tempo, gastos, mão de obra e materiais utilizados para a execução das obras.
O conceito de Lean Construction surgiu a partir dos princípios do Sistema Toyota de Produção, associado ao setor automobilístico, que tinha como objetivo principal a melhoria da eficiência das produções, impulsionamento da qualidade e redução de desperdícios. Percebe a semelhança entre ambos?
Pois bem, a aplicação do Lean Construction na construção civil tem a mesma função e, também, se associa ao impulsionamento da produtividade. Além disso, em um mercado de ampla concorrência, gerar valor através de diferenciais e características de produção exclusivas acaba diferenciando e destacando a sua empresa das demais.
Qual a diferença entre a metodologia lean e a tradicional?
A metodologia de Lean Construction é completamente diferente do que chamamos de Construção Tradicional. Isso porque essas ações se distanciam na elaboração do:
- Planejamento
- Operação
- Organização
Ou seja, as bases principais dos fluxos de atividades são estruturadas de forma diferente, como por exemplo:
- O Lean Construction conta com um plano de ação colaborativo, incluindo os colaboradores e gerentes no planejamento das tarefas de execução do projeto.
- Na construção tradicional existe uma hierarquia de tomadas de decisão que foca na participação dos gestores, incorporadores e supervisores. Sendo assim, o plano é menos integrado às demais equipes e muito menos adaptativo.
Além disso, o lean procura eliminar excesso de tempo gasto com movimentações, retrabalhos e esperas de finalizações. Também produz a eficiência da utilização dos materiais e equipamentos, minimizando o custo orçamentário dos estoques.
Ao contrário dessa metodologia, a construção tradicional acaba maximizando os desperdícios e os custos com estocagem. Isso acontece porque não são utilizados sistemas de gestão de processo que identifiquem e eliminem ações desnecessárias.
Diferenciais do Lean Construction
A metodologia Lean Construction é colaborativa, tecnológica e amplamente segura. Pode-se destacar que o foco em otimizar o trabalho e maximizar a qualidade desde o início do projeto garante um processo organizado, elimina os retrabalhos e minimiza os riscos de acidentes durante as obras.
Por contar com as inovações de gestão para construtoras o Lean Building Construction transforma e impulsiona o planejamento, coordenação e execução da construção em tarefas ágeis e assertivas. Através das ferramentas exclusivas para o monitoramento, visualização, comunicação entre equipes a produtividade, finalização de demandas e melhorias é implementada efetivamente.
Outro diferencial desse método é a entrega de uma experiência de alta qualidade e valorosa para o cliente. Isso porque, com a utilização de um software de gestão a melhoria das ações é constante e a eliminação de atividades que não agregam valor ao projeto aumentam o foco da execução e entregam um empreendimento alinhado às necessidades do cliente dentro de um prazo curto.
Ou seja, o Lean Construction torna os resultados eficazes, focados no cliente, econômicos e de entrega rápida. Por isso está se destacando dentro do setor de construção civil quando comparado aos métodos tradicionais de produção.
Como é o Lean Construction na Prática?
Por ser uma filosofia de produção que busca melhoria contínua, o Lean Construction busca criar um fluxo de tarefas efetivas. Mas, como isso é feito?
O primeiro passo está na aplicação de ferramentas atualizadas e integradas à tecnologias do mercado. Assim, é possível identificar o fluxo de valores associados à busca da persona alvo do projeto e desenvolver processos automatizados que qualifiquem as etapas de captação de clientes, execução e finalização das obras.
Para ajudá-lo a construir os conhecimentos sobre o que é lean construction na construção civil, separei um material rápido e explicativo para você, confira!
Agora que você conhece um pouco mais sobre o Lean Construction, que tal entender como é a estrutura dessa metodologia na prática? Vem comigo!
Gestão Tecnológica e Transparente
O Lean Construction conta com quadros Kanban que potencializam a visualização dos fluxos de trabalho e otimizam o gerenciamento de tarefas. Esse sistema é dividido em coluna de:
- A Fazer
- Em Andamento
- Concluído
Isso colabora com o acompanhamento da produtividade das tarefas e, através de métricas-chave de desempenho, esclarece sobre os resultados, progressos e atrasos das atividades dentro e fora do canteiro de obras. Além dessa tecnologia, o Building Information Modeling, ou simplesmente BIM, também é utilizado para impulsionar a visualização dos projetos e tornar o planeamento e organização eficazes e assertivos.
O uso de novas técnicas e softwares de gestão de projetos também possibilita o rastreamento de tarefas de qualquer aparelho móvel e a qualquer momento. Dessa forma as informações são compartilhadas de forma rápida e agilizam a comunicação, tomadas de decisão e resolução de problemas.
Planejamento e Integração entre Equipes
No Lean Construction o envolvimento de todos os colaboradores do projeto é essencial. Por isso, o Last Planner System, LPS, se tornou a base para a criação de planos semanais, identificação de restrições e integração da organização.
Alinhada a essa, a Integrated Project Delivery, ou IPD, estrutura o contato de todos os stakeholders, gestores, construtores, engenheiros e operários do projeto. Através de reuniões semanais as equipes conseguem compartilhar os progressos, ajustar o planejamento, avaliar riscos, solucionar problemas e recompensar os colaboradores pelos resultados positivos.
Produção Puxada e Foco em Melhorias
Outra característica do Lean Construction é a produção puxada onde o Just-In-Time, JIT, impulsiona a entrega de materiais no canteiro de obras apenas quando necessário. Essa ação reduz os custos de armazenamento e os desperdícios de insumos estocados.
Essa escolha de entrega colabora com a otimização do projeto, e, para se tornar efetiva conta com a análise e os feedbacks dos colaboradores que atuam no canteiro de obras. Dessa forma a identificação de problemas e implementação rápida de soluções focaliza na melhoria e na produção ágil da construção.
Eliminação de Desperdício e Otimização do Canteiro
Através da verificação contínua das atividades desempenhadas, o Lean Construction desenvolve a remoção de excessos, movimentações e até mesmo o tempo de espera entre uma tarefa e outra. Com o mapeamento do fluxo de valor e a eliminação de desperdícios o canteiro de obras se torna organizado, seguro e altamente eficaz desde o início até a finalização da construção.
Vale ressaltar que a metodologia lean estabelece treinamentos, inspeções e manutenções regulares. Dessa forma, transforma o ambiente de trabalho em um local seguro para os colaboradores, evitando problemas a longo prazo e a desorganização.
Treinamento e Foco no Cliente
A capacitação dos trabalhadores é um dos principais fundamentos do Lean Construction, isso colabora com as boas práticas durante toda a execução do projeto. Além disso, é preciso impulsionar a cultura de integração, fazendo com que todos os membros e equipes se sintam parte importante, e responsável, pela eliminação de desperdícios e maximização da produtividade.
É válido relembrar que o Lean Construction busca trazer o cliente para o centro do projeto, envolvendo-o a longo prazo e garantindo que as necessidades e expectativas dele serão atendidas pelo empreendimento. Portanto, é fundamental solicitar feedbacks do cliente durante a conclusão de cada etapa da construção, avaliando assim o índice de satisfação e identificando pontos de melhoria de forma ágil.
O que você aprendeu nesse artigo?
É a metodologia de gestão da construção que maximiza o valor do cliente, minimiza os desperdícios e potencializa a eficiência dos processos através da participação de todos os colaboradores participantes do projeto.
É utilizado para ampliar a efetividade do planejamento, coordenação e visualização das múltiplas etapas de um projeto da construção civil.
O LPS é uma ferramenta colaborativa de planejamento que busca o envolvimento dos colaboradores durante o processo de detalhamento de planos e na identificação das atividades que deverão ser removidas para garantir a efetividade dos resultados.
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 12 anos de experiência, mais de 900 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração.