Construção Modular: A revolução no setor de obras

Assim como as casas inteligentes, o conceito de construção modular cresce cada vez mais no ranking de tendências do mercado imobiliário.  

Os últimos anos abriram a diversidade de produções no mercado de construção e muitos desses projetos não são completamente conhecidos por incorporadores e construtores. As produções sustentáveis e inteligentes conquistaram seu espaço, mas você já se perguntou se existem ramificações que compactam essas tendências?  

Esse artigo irá apresentar uma tendência de mercado que está ocupando cada vez mais espaço diante da projeção de obras. Vamos juntos entender o significado desse novo modelo e seu impacto na indústria?

Sumário

O que significa construção modular?

estrutura de uma construção modular vista de cima.

As inovações de mercado trouxeram projetos de empreendimentos que antes sequer seriam considerados como construções viáveis. Tem-se, hoje, uma cartela de escolhas que se adaptam ao perfil do cliente e as novas necessidades de busca

Os novos modelos de construções sustentáveis e modulares surgiram dessa demanda, mas afinal, o que é construção modular? Esse tipo de imóvel é construído fora do canteiro de obras e sua estrutura, após finalizada, é levada até o local para ser montada e entregar uma casa ou um edifício dentro de um curto prazo.  

Uma dúvida sobre esse tipo de construção é: como é possível transportar um imóvel inteiro de seu local de fabricação até o de instalação? Acontece que a estrutura é feita por partes para ser montada, como um quebra-cabeças, por isso transportá-las não é um processo tão complexo como se imagina. 

As metragens dessas estruturas variam de acordo com o projeto arquitetônico do imóvel e o modo de locomoção que será utilizado. Por mais que seja um produto “pré-pronto”, as construções modulares não possuem um único padrão arquitetônico. 

Há uma imensa pluralidade na estruturação exterior e interior desse tipo de propriedade, e é por isso que a construção modular, atualmente, está em crescimento. Os múltiplos benefícios – comerciais, empresariais e ambientais – são atrativos para as incorporadoras e construtoras que objetivam o destaque no mercado imobiliário. 

É por isso que irei te ajudar a construir uma opinião sobre o tema ao explicar como essa nova tendência fornece benefícios para a sua empresa.  

Quais os benefícios da construção modular?

As construções modulares estão se tornando cada vez mais conhecidas pelos consumidores, o que significa que o mercado precisará fornecer cada vez mais opções se essa demanda for significativamente alta. Isso traz algumas dúvidas sobre as vantagens desses projetos para as incorporadoras e construtoras, afinal, esse tipo de obra beneficia o mercado

A resposta é: ambas as partes acabam tendo vantagem. Para o público que busca consumir produtos que estejam ligados à sustentabilidade e tecnologia, a apresentação de uma diversidade de opções é o que o conquista. Então, quanto mais projetos alinhados a essas tendências, maior o nível de vendas e, consequentemente, de lucros.  

Sendo assim, o que significa método modular na construção civil? Veja, para esse setor, a tendência de casas pré-fabricadas é sinônimo de: 

  • Redução de custos 
  • Otimização do tempo de construção 
  • Ampliação do número de produção 
  • Intensificação de vendas 
  • Disposição sustentável 

Os prazos de entrega acabam diminuindo, assim como a necessidade de mão de obra especializada, o que influencia diretamente na lucratividade positiva desse tipo de projeto. Além disso, esse tipo de construção é altamente versátil e pode ser aplicada em espaços menores, de acordo com o tipo de projeto.   

Os principais materiais utilizados nessas construções

Construção Modular: imagem de um empreendimento moderno, com a fachada preta e uma escada em destaque.

Por se tratar de uma nova forma de construir edifícios e residências, esse tipo de projeto demanda uma execução diferente, desde a definição das matérias-primas que farão parte da estrutura até o acabamento

Para obter uma estrutura modular eficaz, móvel e de qualidade a base é feita de materiais de fácil locomoção. Na produção são comumente utilizados

  • Madeira ou aço  
  • Gesso ou drywall 
  • Treliças de madeira  
  • Telhas de cerâmica  

Essas matérias-primas são extremamente resistentes, moldáveis e de fácil montagem, o que torna a estruturação dessas construções muito mais rápida do que a de empreendimentos convencionais.  

Quanto custa uma casa modular?

Assim como as construções comuns, uma construção modular residencial terá seu preço avaliado diante do metro quadrado, tipo de matéria-prima utilizada ou localização. Os preços podem estar entre R$ 1.800 a R$ 7.000 por m².  

Esse projeto deve ser realizado por um profissional especializado na construção de imóveis modulares ou que já tenha experiência nessa área. Isso acaba aumentando o preço da obra, entretanto, garante a eficiência e evita problemas futuros. 

Além disso, com a diversidade de matérias-primas que servirão como base das peças ou de todo o imóvel, o custo total da construção será definido de acordo com a escolha dessas. Para que você conheça as variações de custo e as vantagens de uma casa modular, separei um material especialmente para a compreensão das caraterísticas dessa tendência.  

Infográfico sobre experiencia do cliente

Sustentabilidade + Construção Modular 

Construção Modular: imagem de duas pessoas à frente de uma mesa segurando um papel de planta de imóvel.

A sustentabilidade influencia cada vez mais o sucesso dos empreendimentos. Com isso, além da tendência de casa sustentável, o mercado imobiliário conta com os projetos modulares para estabelecer a ligação entre a preservação ambiental e o setor de obras. A construção modular no Brasil é considerada ecologicamente correta por utilizar materiais recicláveis como containers e madeiras de reflorestamento na estrutura base do projeto.  

Também utilizam materiais ecológicos na finalização da construção e na decoração dos ambientes, proporcionando a harmonia entre a modernidade, sustentabilidade e graciosidade do ambiente. Esse conceito estrutural baseia-se na diminuição de resíduos comuns em construções convencionais, já que além de não utilizarem as matérias-primas de alto descarte, concentram-se no emprego da reutilização de descartados. 

Além disso, as estruturas pré-fabricadas diminuem a poluição do ambiente e o desperdício de materiais, o que implica também nos valores totais da obra. E, ainda contam com variações de projeções que podem ser personalizadas de acordo com o perfil do cliente, como você verá a seguir. 

As variações de construções modulares

Por se tratar de um conceito ainda em fase de conhecimento e aderência dentro da área de construção civil, é comum pensar-se que a engenharia modular é projetada apenas para casas. Isso ocorre devido ao projeto de imóveis como esse utilizarem um espaço privado e geralmente serem térreos.  

Mas, as construções modulares possuem formas de aplicação diversas que podem ser escolhidas de acordo com as necessidades de sua projeção. Dentro do conceito estão os módulos de casas:  

  • Off-site 
  • Permanent Modular Construction 
  • Relocatable Building 

As construções off-site contam com a fabricação de toda a sua estrutura fora do canteiro de obras. Depois de finalizá-la é hora de levá-la ao local e instalá-la no terreno, observando se há pontos que necessitam de reformulação, o que é praticamente impossível, pois as estruturas são feitas sob medida entregues no projeto inicial.  

Permanent modular construction, traduzido para o português, nada mais é do que construção modular permanente. Isso quer dizer que são pré-fabricadas ou mesmo adaptadas a edifícios que não serão movidos para outros lugares, entretanto, é um método sustentável, produtivo e rápido de construir edifícios de diversos andares.  

Diferente do tópico anterior, o relocatable building é projetado para ser movidos e reutilizados diversas vezes. Oferecem montagem parcial ou completa de acordo com o projeto arquitetônico, além de fornecerem uma instalação ágil, reinstalação de baixo custo e, é claro, flexibilidade de utilização

Conceito Off-site e seu impacto no setor de construção

O impacto das construções modulares na indústria da construção civil está alinhado à modernização do perfil de consumo. De forma positiva, o público é conquistado por projetos que se interligam às práticas sustentáveis, diminuição de valores e de tempo, o que são as bases dessa tendência. 

O conceito off-site surgiu como uma ramificação mais ágil, industrializada e rápida da tendência de casas modulares. O projeto desse tipo de obra tem como bases principais a: 

  • Flexibilidade de montagem 
  • Previsibilidade de entrega curta 
  • Assertividade no orçamento 
  • Sustentabilidade e diminuição de resíduos 

Por conterem vantagens tão atrativas, as construções off-site conquistaram um espaço próprio dento do setor de obras industriais. A receptividade foi tão boa, que há, atualmente, uma exposição sobre os projetos  como demonstra o material abaixo. 

Construção modular X Construção de alvenaria

Projetar uma residência e executar a sua construção é uma tarefa que demanda tempo. Isso porque é um processo cheio de etapas que vai desde a captação do terreno até a finalização da obra. As construções de alvenaria são comuns no Brasil, mas, em países como os Estados Unidos esse sistema é apenas utilizado na base da casa e não em toda a sua estrutura. 

Uma crescente na construção civil é a utilização de materiais não convencionais no levantamento de empreendimentos. Isso porque o consumidor exige inovação, compactação, integração ecológica e utilização máxima de tecnologia

As casas modulares tendem a se sobressair no em relação à rapidez de entrega, diminuição de gastos e desperdício de recursos. Embora as pessoas ainda acreditem que as construções de alvenaria possuam uma resistência maior ao tempo e expansão criativa, neste artigo foi possível perceber que a inovação no setor de construção preenche esses e outros requisitos. 

Além disso, com a compactação de espaços, a necessidade de aumentar a produtividade da construção modular fará com que esse tipo de projeto tenha mais adesão no mercado nos próximos anos. Mesmo que as construções convencionais não desapareçam por completo, a tendência é que obras ecologicamente corretas se sobressaiam a elas. 

O que você aprendeu até aqui

Qual o preço de uma casa modular? 

O custo médio de uma casa modular está entre R$800,00 e R$2.000 por m². De acordo com o tamanho estrutural e a complexidade da obra, essas construções podem custar entre R$100.000,00 e R$150.000,00.  

Do que é feita uma construção modular? 

Por serem pré-fabricadas com uma montagem projetada em um padrão, a matéria-prima pode ser de aço ou madeira. Tudo depende da estrutura, local, edificação e montagem. 

As construções modulares são resistentes?  

Sim. São completamente seguras, resistentes ao tempo e a variações climáticas como tempestades e terremotos. Oferecem um ótimo isolamento térmico e acústico, superiores aos encontrados em imóveis convencionais. 

Mantenha-se atualizado sobre as inovações do setor imobiliário em…

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.  

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração