Mobilização e Desmobilização de Obra: Como realizar essas ações? 

As ações de mobilização e desmobilização são fundamentais para o desenvolvimento das obras executadas por construtoras. 

Essas ações definem os processos de adequação do terreno para a execução das obras e a habitação dos futuros moradores do empreendimento. Construindo as fases de início e finalização de um projeto de forma assertiva, a construtora evita interferências na execução e a paralização das obras. 

Tanto a mobilização, quanto a desmobilização asseguram a eficácia da estruturação e a liberação para as vendas. Assim, é essencial que os responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos da construtora conheçam essas atividades de forma concreta. 

Nesse artigo você aprenderá qual é a definição e a composição de mobilização e desmobilização de obra. Então, vamos juntos nessa?

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

O que é Mobilização e Desmobilização de obra?

Mobilização e Desmobilização: imagem de homens trabalhando num andaime.

Para que o canteiro de obras esteja preparado para o desenvolvimento de uma construção é preciso verificar as possibilidades de adequação do terreno. Assim, processos como a mobilização e desmobilização são essenciais para o preparo do terreno para o início do projeto e para o encerramento das atividades de trabalho. 

A mobilização é a etapa em que o terreno começa a ser preparado para receber as instalações temporárias, os maquinários e os contratados para a construção. Já a desmobilização acontece após a finalização das atividades no canteiro de obras, deixando o espaço livre de resíduos e áreas provisórias, deixando apenas o empreendimento finalizado. 

Essas ações são fundamentais para atestar a qualidade do início das obras e, após a finalização dos trabalhos, certificar a construção como habilitada a receber os moradores. Assim, para garantir que a construtora, loteadora ou incorporadora responsável conheça as etapas de qualificação desses processos irei defini-los individualmente logo mais. 

Como é o Processo de Mobilização de Obra?

A mobilização e desmobilização são ações diretamente interligadas, mas, para definir seus desenvolvimentos abordarei primeiro a composição do processo de mobilização de obras. Esse é o passo inicial para efetivar um determinado local como espaço adequado para a execução de uma construção. 

Para que o processo de mobilização seja feito de forma correta é preciso, em primeiro lugar, fazer um levantamento sobre as necessidades exigidas pelo local. É preciso listar quais recursos serão essenciais para tornar o terreno um local apropriado para receber o canteiro de obra. 

Após isso, a estimativa de custos deverá ser desenvolvida de acordo com os objetivos de preparação do terreno, instalação de proteções e transporte de equipamentos e maquinário. Também é preciso inserir no orçamento os valores da montagem do espaço de lançamento físico, com escritórios e locais para acomodação do cliente. 

Estime os custos da mão de obra qualificada e consulte os orçamentos de fornecedores de equipamentos, materiais, transporte e os prestadores de serviços de instalações temporárias. Acrescentando os possíveis gastos em uma planilha, defina o orçamento e acrescentando a contingência inicie o processo de contratação de serviços e recursos. 

Como é o Processo de Desmobilização de Obra?

Entre a mobilização e a desmobilização, o último conceito é como um “desmonte” do que foi colocado no terreno para realizar a obra. Assim, a desmobilização começa a partir do encerramento das atividades, retirando os maquinários e realizando a limpeza completa do espaço, incluindo da estrutura do empreendimento

É preciso realizar cotações, e os meios de como calcular mobilização e desmobilização de obra são bastante similares. Na desmobilização você precisará considerar os valores da desmontagem das áreas temporárias, do transporte de volta dos equipamentos e a remoção dos resíduos de construção

A análise dos custos sobre os encerramentos de contratos de serviços e mão de obra irão compor as estimativas para a construção do orçamento de desmobilização.  Os cálculos de outros orçamentos podem colaborar com a assertividade dessa etapa e encerrar o processo de forma ágil. 

Etapas da Mobilização e Desmobilização

Mobilização e Desmobilização: imagem de um canteiro de obras

Como expus nos tópicos anteriores a fórmula de como calcular mobilização e desmobilização de obra efetiva é analisar os gastos em todas as etapas de desenvolvimento das ações. O orçamento é fundamental para definir os custos quanto ao aluguel de equipamentos, retirada de resíduos, preparo de terreno e contratação de mão de obra. 

Para construir um planejamento orçamentário em torno da mobilização e desmobilização será preciso verificar as necessidades de cada atividade do processo. Por isso, irei definir o passo a passo para a realização dessas ações. 

1. Preparo do Terreno

É importante tanto para a mobilização e desmobilização que o terreno seja preparado de acordo com a execução de funções. No caso da mobilização a área deverá ser limpa, removendo todos os tipos de obstáculos e nivelando o solo, essa preparação objetiva a adequação do loteamento para o recebimento de transportes, estruturas e equipamentos necessários para executar a construção.  

Já durante o processo de desmobilização tudo que foi montado para o canteiro de obras é retirado e é preciso remover os equipamentos. A remoção dos resíduos deve ser feita de acordo com as regulamentações da localização e das normas ambientais, visando sempre a preservação do meio ambiente. 

2. Acomodação Temporária

As acomodações temporárias são todas as estruturas de montagem ágil e que são removidas após a finalização das obras, fazendo parte do processo de mobilização e desmobilização. Na etapa de mobilização de uma obra os escritórios, refeitórios e áreas de armazenamento são montados de forma estratégica

Também devem existir banheiros e setores de descanso para as equipes de trabalhadores. Essas áreas são completamente desmontáveis e, assim que a construção for finalizada, a desmobilização se responsabiliza pela retirada de todas as estruturas temporárias e a locomoção dessas para seus outros destinos. 

Infográfico sobre experiencia do cliente

3. Provisão de Abastecimento

Os sistemas de energia elétrica e abastecimento de água potável são essenciais no processo de mobilização, sendo de responsabilidade da incorporadora, construtora ou loteadora a contratação de serviços de instalação dessas redes. Após a finalização das obras, cabe ao processo de desmobilização avaliar os orçamentos de remoção dessas redes provisórias. 

4. Disposição de Transporte e Remoção de Resíduos

A mobilização e desmobilização de canteiro de obras exigem uma análise de trajeto e disponibilidade de transporte de equipamentos. A logística de planejamento de acesso ao terreno é parte do processo de mobilização, assim, as entregas de equipamentos e materiais é feita de forma eficiente. 

Também é necessário contratar um serviço de transporte para retirar o maquinário e as ferramentas, devolvendo-os após o final da obra. Essa ação é parte da desmobilização assim como a responsabilidade de contratar um serviço de remoção de resíduos e limpeza para o terreno

5. Implementação de Segurança e Finalização de Contratos

Mobilização e Desmobilização: close na mão de uma pessoa segurando um tablet diante de uma mesa com muitos papeis, um capacete de proteção e uma régua.

As medidas de segurança previstas pela ABNT da Construção Civil precisam ser desenvolvidas durante os processos de mobilização e desmobilização. Assim, durante a mobilização, o treinamento da equipe, cercas de segurança, sinalizações na obra e a quantidade de equipamentos de segurança de acordo com o número de trabalhadores deve ser providenciado antes do início das obras. 

Após o encerramento do canteiro de obras, a desmobilização se encarrega de finalizar os contratos com os fornecedores da locação dos equipamentos e dos materiais. Assim como o encerramento de contratos dos trabalhadores temporários, liberando a equipe de acordo com as finalizações da construção da estrutura, instalação de energia e saneamento, acabamento, pintura e etc. 

6. Documentações e Avaliação

Essas duas etapas são de responsabilidade do processo de desmobilização. Ao encerrar as atividades do canteiro de obras a incorporadora ou construtora deverá organizar os documentos de registro de segurança e os relatórios de desempenho do projeto, arquivando esses. 

A avaliação é necessária para comparar o prazo pré-estabelecido e o prazo em que o empreendimento será entregue, analisar o desenvolvimento das obras, identificar melhorias e preparar um relatório final exclusivamente voltado para esse projeto finalizado. 

O que você aprendeu com esse conteúdo?

O que é mobilização e desmobilização? 

São os processos que definem as atividades a serem promovidas no terreno de obras no início e na conclusão de um projeto da construção civil. 

Qual a importância das ações de mobilização e desmobilização? 

A mobilização garante que o loteamento está pronto para receber os processos de estruturação de uma obra, e a desmobilização garante que a área da construção está preparada para a habitação. 

Como calcular o custo da mobilização e desmobilização? 

É preciso obter orçamentos de todas as ações que serão realizadas no processo de cada ação e calcular os custos de cada uma. Após a obtenção dos valores é preciso adicionar uma reserva para possíveis intercorrências e obtém-se o custo de cada ação. 

Gostou desse conteúdo? Fique por dentro dos acontecimentos do setor de construção em… 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador. 

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração