Casa Sustentável: Uma nova direção para o mercado 

Você já se perguntou por que projetos de casa sustentável estão começando a ocupar um espaço tão grande no mercado imobiliário?

A Sustentabilidade no mercado imobiliário vem se tornando uma pauta muito importante a ser discutida, pois a preocupação em como as ações humanas impactam o meio ambiente acabaram trazendo uma pergunta muito importante: Como pode-se construir sendo sustentável?

Assim surgiram os projetos de casas sustentáveis, todo o conceito de projetar até em como as habitações podem reduzir o consumo de coisas indispensáveis à vida humana, como luz e água. Além disso, esses projetos tendem a ser muito ecológicos e econômicos. 

Sustentabilidade é conectar atitudes para melhorar o mundo, e qual a melhor forma de mover o mundo? Construindo, é claro.  Então, como é possível unir a sustentabilidade com a construção civil? Vem comigo que te explico.

Sumário

casa sustentável: mesa com um mapa e algumas miniaturas de casa. Ao fundo duas pessoas seguram uma placa de energia solar.

O que é casa sustentável?

Pensar em uma habitação alinhada ao conceito ecológico trouxe para o mercado o modelo de casa sustentável. Mas afinal, o que elas são? 

Uma casa sustentável é uma construção que utiliza recursos naturais com o máximo de eficiência e economia possíveis, com a possibilidade de adaptação dessa construção ao local em que ela será incluída. Essas construções sustentáveis objetivam minimizar o impacto ambiental durante sua estruturação, e também depois que passarem a ter moradores vivendo nelas. 

Uma característica muito visível é que essas casas sustentáveis são extremamente tecnológicas, com um estilo arquitetônico moderno, muito confortáveis e incríveis para se morar. É ótimo que você possa morar em uma casa que, além de colaborar com o meio ambiente, é belíssima. Certo? 

Voltando ao ponto principal, como você pode construir uma casa sustentável? É simples, tudo se inicia no projeto, e o projeto desse tipo de construção se baseia nos pilares de: 

  • Consumo eficiente de energia 
  • Reaproveitamento de água 
  • Acessibilidade e mobilidade 
  • Iluminação natural 
  • Conforto térmico e acústico   

Consumo Eficiente de Energia

casa sustentável: imagem de uma lâmpada com algumas árvores dentro, formando a silhueta da lâmpada.

A energia elétrica residencial ranqueia em segundo lugar de maior consumo, perdendo apenas para o setor industrial, mas por que isso seria um problema? Veja, produzir energia elétrica é produzir poluição; o processo dentro de usinas termoelétricas envolve queimar materiais fosseis — carvão ou gás natural—, que emitem toneladas de gases que agravam cada vez mais o efeito estufa.  

Então, como poderíamos consumir energia elétrica de forma sustentável? Essa pergunta foi o principal motivo de se começar a pensar em um projeto que pudesse abrigar essa ideia, assim surgiram as casas sustentáveis

Consumir energia elétrica de forma eficiente consiste em projetar uma iluminação artificial dentro de meios de consumo sustentáveis como a energia solar, utilizar o máximo de luz natural possível, com janelas grandes e bem localizadas, além de escolher eletrodomésticos que consomem menos energia de forma eficiente.  

Reaproveitamento de Água

Sabemos que a água é um recurso natural esgotável. É, ela pode sim acabar, caso não a utilizemos de forma consciente. 

A necessidade de reduzir e reaproveitar a água vai muito além de apenas fechar a torneira enquanto lava-se louça. Eu vou pontuar para você algumas formas que a construção de uma casa sustentável ajuda nessa questão. 

Implantar um sistema de reaproveitamento de água da chuva durante a projeção da moradia, possibilita realizar uma conexão dessa água aproveitada com as caixas de descarga e até ao sistema de irrigação do jardim. Também, é possível reutilizar a água da máquina de lavar, do chuveiro e das torneiras com esse sistema. 

É claro que você pode improvisar: dá para captar as águas das chuvas em toneis, que precisam estar devidamente vedados para evitar a proliferação de doenças. O mais indicado é projetar um bom sistema de reaproveitamento para estar seguro e sustentável durante a construção e após a sua finalização.  

Acessibilidade e mobilidade

Morar próximo a locais que você frequenta no dia a dia é um desejo de praticidade, não é? Mas é além disso uma forma de reduzir ou mesmo eliminar o deslocamento em carros ou motocicletas. Uma residência construída ao redor de padarias, mercados, feiras, academias ou até escolas, faculdades e do seu trabalho, possibilita a locomoção através de bicicletas ou mesmo a pé. 

Estar em uma localização funcional traz uma qualidade de vida muito maior, e obviamente colabora com a redução da produção de poluição. Você ajuda o meio ambiente e garante uma vida muito mais saudável, não é incrível? 

Conforto térmico e acústico 

Conforto é essencial para uma casa, e nas casas sustentáveis não poderia ser diferente. As construções sustentáveis priorizam o uso de materiais térmicos naturais como: argila, alguns tipos de cerâmica e barro, para proporcionar uma sensação amena, seja em tempos de muito calor ou muito frio. 

Além disso, posicionar as janelas e portas corretamente também impactam na disposição sonora e térmica dos ambientes. Então é importante ajustar essas posições durante a construção da sua casa para garantir seu conforto em todos os cômodos.  

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Iluminação natural

Toda casa sustentável é bem iluminada, pois uma iluminação natural é extremamente importante para a redução da iluminação artificial; além disso, são bem ventiladas, evitando o uso de ventiladores e ar-condicionado.  

Já mencionei como as posições de janelas e portas ajudarão nisso, mas você também pode utilizar brises, cobongós e claraboias nas partes norte, sul, leste e oeste da casa. Por que usar essas disposições? 

Aberturas dos lados sul e leste possibilitam uma existência de luz solar mais suave. Um bom lugar para esse tipo de iluminação são os quartos e a sala de estar, e, as janelas desses lados podem ser maiores e sem a necessidade de utilizar os brises para controlar a luminosidade excessiva.  

Vãos nos lados norte e oeste contam com um recebimento muito maior de luz solar, principalmente a tarde, isso eleva a temperatura do ambiente, então, os cômodos dessas áreas devem ser de pouca demora, como: áreas de serviço. As portas e janelas devem contar com bloqueios de luminosidade

O local em que a construção será feita também é importante, já que na região sul do Brasil as necessidades térmicas são diferentes das necessidades das regiões norte ou nordeste, por exemplo. 

Conheça a sua localidade, o propósito do seu projeto e depois projete a iluminação natural do seu espaço com a maior personalidade possível. 

O que é um Projeto de Casas Sustentáveis

casa sustentável: mesa com uma maquete, uma miniatura de casa e um aerogerador.

Construir sustentabilidade demanda projetar toda a estrutura dentro da reutilização e utilização de tudo que for ecológico. Uma casa sustentável começa na sua projeção, mas precisa estar dentro desse parâmetro em sua construção, portanto, é imprescindível utilizar materiais que economizem recursos naturais

Os materiais utilizados na construção devem economizar o máximo de recursos naturais e diminuir o custo dessa obra. É indispensável a redução de materiais que não podem ser aproveitados e maximizar o uso de elementos ecologicamente fabricados. 

Em primeiro lugar, uma construção sustentável utiliza materiais orgânicos: 

  • Madeira 
  • Pedras 
  • Bambu 
  • Cortiça 

Esses materiais possibilitam uma reutilização na própria decoração da casa, e assim, evitam o desperdício. Também é possível encontrar materias reciclados: 

  • Tijolos ecológicos 
  • Telhas ecológicas 
  • Pisos e revestimentos recicláveis 

Uma outra característica do desenvolvimento de casas sustentáveis é buscar utilizar materiais de fabricação regionais, isso reduz a emissão de gases poluentes no transporte desses matérias até a localidade da residência. Esses projetos também podem contar com materiais menos agressivos em suas fabricações, como tintas ecológicas, desenvolvidas por meio de corantes e pigmentos naturais, livres de derivados de petróleo. 

Como ficam esses projetos de casas? Segue comigo que te respondo. 

Projetos de Casas Sustentáveis

Todo projeto é muito bem pensado, e com as casas sustentáveis o cuidado é ainda maior, devido à sua novidade dentro do mercado, por isso seguem alguns exemplos de casas com a projeção sustentável ao redor do mundo: 

Percebeu o quanto a sustentabilidade, modernidade e beleza podem e devem estar unidas na organização de uma casa sustentável? Agora, irei te mostrar um pouco sobre os materiais mais utilizados nesses projetos. 

Telhado verde

É um telhado que permite que vegetações de pequeno porte cresçam em sua área, diminuiu a temperatura interna, traz um isolamento acústico em edifícios e, é claro, ajuda a melhorar a qualidade do ar. Além de economizar na utilização de telhas, aviva tanto a casa quanto o seu redor com vida verde 

Bambu

Esse material é bastante utilizado nas construções de casas sustentáveis, pois possui muita resistência, leveza, flexibilidade e é um recurso encontrado em abundância, o que agride o meio ambiente em uma escala muito menor do que madeiras comuns. 

Casa de bambu tem o projeto mais amplo na Indonésia, onde possibilitaram uma resistência às abundantes chuvas, já que o material pode flutuar sobre a água. Além disso, o custo da estrutura de bambu é de baixo orçamento

Tijolos Ecológicos

Atualmente, o mercado disponibiliza uma variedade de modelos de tijolos produzidos a partir de materiais orgânicos como: sobras de materiais de construção, terra, argila e até mesmo lã. Esses tijolos além de ecológico são isolantes térmicos e até acústicos

Esse material possibilita a redução de entulhos durante a construção, uma rapidez na execução da obra, tem uma ótima durabilidade e resistência, dispensa acabamento e tendem a ser muito econômicos, ou seja, perfeitos para uma casa sustentável. 

Quanto custa uma Casa Sustentável?

Os recursos utilizados na construção dessas casas podem ser um pouco mais caros, como o exemplo de: placas solares e cisternas. É preciso manter o pensamento no custo benefício que esses equipamentos podem trazer a longo prazo, portanto, trago um apanhado de quanto essas casas podem custar. 

Lembre-se que essas residências sustentáveis são o futuro, e o futuro não tem um padrão de preço que seja inalcançável. Projete, orçamente e siga em direção à uma vida que colabora com o meio ambiente, acredite, ela é a inovação e está chegando para ocupar um grande espaço. 

FAQ: Perguntas Frequentes

Quais são as vantagens de uma casa sustentável? 

Menos desperdício em matérias de construção, retorno financeiro do investimento e a principal, qualidade de vida, pois esses ambientes proporcionam hábitos mais saudáveis e conexão com o meio ambiente. 

Como economizar morando em uma casa sustentável? 

Uma casa sustentável é por si uma casa mais econômica, devido a diminuição dos gastos com água e energia. 

Quais as características básicas de uma casa sustentável? 

Execução sustentável desde a projeção da obra, sua construção e utilização de materiais para o acabamento; consumo mínimo de energia e água; matérias-primas ecológicas e adaptação às propostas tecnológicas sustentáveis. 

Você pode saber mais sobre conceitos sustentáveis em:

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário do lead ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 650 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.       

Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda. 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração