O marketing digital ajuda empresas do mercado imobiliário de todos os tamanhos a se tornarem mais visíveis. No entanto, considerando os custos para administrar um negócio, sua incorporadora pode hesitar em investir sem garantias. A boa notícia é que é possível reduzir custos através do marketing digital.
Existem estratégias econômicas para usar marketing digital para legitimar ainda mais o seu negócio imobiliário e atrair pessoas para seus produtos ou serviços. Seja por meio de mídias sociais, um site ou outros meios, táticas sutis de marketing digital podem fazer uma diferença significativa na comercialização e lucratividade da sua incorporadora.
Reduzir custos através do marketing digital não é complicado. Conheça 9 estratégias destacadas aqui no Blog do CV para você impulsionar suas vendas e reduzir custos no mercado imobiliário.
1. Reduzir custos através de anúncios de redirecionamento
O tráfego vai além de levar as pessoas a visitar seu site e tornar sua empresa visível. Para que sua empresa tenha sucesso com uma campanha de marketing digital, você precisará gerar tráfego direcionado.
O tráfego direcionado refere-se aos visitantes do site que não estão apenas navegando em seu site, mas estão procurando ativamente produtos e informações. Ele cria melhores taxas de conversão ao atrair tráfego direcionado para o seu site, pois esses clientes têm maior probabilidade de comprar um produto ou contratar serviços e tirar dúvidas.
Um bom tráfego também é necessário para um retorno mais lucrativo do investimento e, consequentemente, para reduzir custos. Dessa forma, suas campanhas não estão atraindo pessoas que estão simplesmente navegando na web, mas, em vez disso, seus anúncios estão alcançando pessoas que perguntam sobre que tipo de imóvel sua incorporadora ou imobiliária vende ou, ainda, compram imediatamente.
Uma maneira de direcionar o tráfego de ‘qualidade’ é com anúncios de retargeting. O retargeting é um mecanismo essencial de construção de audiência. Com parâmetros definidos sobre os comportamentos on-line, interesses e detalhes demográficos de seu público-alvo preferido, o retargeting colocará anúncios antes de outros que poderiam ser interessantes para seus clientes.
Além disso, o retargeting pode ser usado até mesmo em pessoas que visitaram ou compraram em seu site ou aplicativo uma vez. Os anúncios servem como lembrete ou introdução ao seu valor. Ver quantas conversões ocorrem e de onde elas vêm pode ajudar você a ajustar ainda mais as campanhas futuras.
2. A venda social pode conectar e converter
Os consumidores estão mais experientes e informados do que nunca. Devido à crescente influência das mídias sociais, as pessoas usam esses canais para tomar decisões de compra inteligentes, pesquisando lotes e imóveis ao mesmo tempo que fazem ou leem recomendações.
São necessárias sessões de treinamento de vendas sociais mais eficazes para aproveitar os pontos de contato essenciais na jornada do comprador de imóveis. Com os compradores gastando mais tempo pesquisando, fornecer a ajuda e as ferramentas certas enquanto procuram respostas é crucial.
Para que a venda social funcione, você precisa de uma equipe de mídia social que saiba usar as redes sociais para se conectar com clientes em potencial. Os profissionais de marketing de mídia social precisam monitorar seus perfis e fornecer valor aos clientes, engajando os compradores de forma contínua e de longo prazo.
Compartilhar conteúdo significativo e atraente é a chave principal para fazer a venda social funcionar. Ao fazer isso, você estabelece conexões com as pessoas e pode aproveitar esse impacto para aprimorar seus esforços de vendas.
Identifique com quem você deseja se conectar e quais plataformas eles usam e planeje seu conteúdo para esses alvos. Crie conteúdo que seja atraente visualmente e forneça uma solução para o problema do cliente. Com cada ponto de contato útil e positivo com um cliente em potencial, você está posicionando a sua incorporadora como especialista do setor.
As empresas que atualmente praticam vendas sociais relataram os seguintes benefícios:
- maior alcance e escopo do público-alvo,
- contato com clientes em potencial ao longo da jornada do comprador,
- aumento das taxas de conversão e
- melhoria da eficiência das vendas.
3. Acompanhe o sucesso e ajuste as campanhas
O uso de métodos de marketing digital, como nas redes sociais, pode ajudar a aumentar as taxas de conversão em tempo real. A taxa de conversão é a porcentagem de espectadores que são convertidos em leads e, em breve, clientes.
Métricas e rastreadores, como retorno do investimento (ROI), aumento de vendas, retorno de visitantes e muito mais, são usados para avaliar a eficácia das vendas. Isso ajuda você a formular sua estratégia de marca, observar os problemas que precisam ser abordados e criar um ambiente de trabalho mais colaborativo à medida que você melhora.
A taxa de conversão e outras métricas destacam pontos fracos nas estratégias de marketing da sua incorporadora. Se você sabe que um e-mail foi enviado para uma lista inteira de leads, mas apenas um punhado converteu, você sabe que algo está errado. Quando você vê uma campanha sofrendo, você pode detectar quais pontos de contato falharam e ajustar essa página de destino ou e-mail para ser mais atraente.
Reconhecer e usar as principais métricas permite que você aloque recursos para os canais e táticas de marketing que estão funcionando. Acompanhar o sucesso também ajuda a replicá-lo mais rapidamente no futuro, para que você se conecte com os clientes em potencial mais cedo.
4. Gere um alto retorno sobre o investimento (ROI)
Em qualquer negócio, o retorno do investimento é uma estatística crucial usada para avaliar a lucratividade. Não seria diferente no mercado imobiliário.
Como você pode medir o ROI facilmente dividindo seu investimento pelas vendas, não precisa investir muito antes de avaliar como deseja proceder. Para calculá-lo completamente, você precisa ter certeza de quais são os objetivos e metas da sua incorporadora.
Calcule seu orçamento, as vendas que você precisa fazer e o que deseja obter com sua campanha de marketing digital antes de medir o retorno do investimento. Você precisa de indicadores-chave de desempenho (KPIs) para obter uma medição precisa.
Os KPIs incluem indicadores gerais de desempenho, como tráfego, leads e alcance, bem como indicadores baseados em canais (redes sociais, mecanismos de pesquisa, blogs e assim por diante). Os KPIs também incluem desempenho baseado na origem (pesquisa orgânica, tráfego direto, referências), desempenho baseado em campanha (incluindo taxas de conversão) e definição de metas realistas.
Depois que uma campanha for executada por tempo suficiente para coletar dados, obtenha relatórios de desempenho e calcule o ROI. Você precisa promover um ambiente colaborativo entre seus especialistas em vendas e marketing para acompanhar e melhorar o ROI.
O marketing digital ajuda a reduzir custos nos negócios porque você pode avaliar continuamente como e se está funcionando. Medir o ROI de suas campanhas é essencial para refazer estratégias e direcionar os recursos para os projetos certos.
Entenda também como um CRM reduz custos.
5. Reduzir custos através do pay-per-click (PPC)
Se você está administrando uma incorporadora ou imobiliária, especialmente uma de pequeno porte, a publicidade paga por clique é obrigatória. Cerca de 45% das pequenas empresas usam publicidade PPC como parte de sua estratégia de marketing digital. Seu orçamento de marketing não é expansivo, portanto, cada real deve ser maximizado.
Você pode desenvolver maior reconhecimento da marca e obter visibilidade instantânea para um público relevante, algo que a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) pode levar um pouco mais de tempo para alcançar.
Em contraste, o PPC permite que você aproveite seus melhores ativos para gerar leads. Os anúncios contêm uma proposta de valor (geralmente no título e na metatag) que seu público-alvo de pesquisadores on-line e navegadores de sites achará relevante.
Tenha cuidado com as palavras-chave e frases usadas e com lances. Ajustar levemente suas escolhas pode não afetar o volume de cliques, mas pode deixar mais espaço em seu orçamento. Mude estrategicamente as coisas e veja onde você pode obter o melhor ROI.
Usando técnicas de pesquisa corretas, o PPC gera um alto retorno sobre o investimento e permite limitar os gastos para converter clientes.
6. Custos de aquisição de clientes
Os Custos de Aquisição de Clientes (CAC) podem ser uma métrica decisiva. O CAC inclui custos variáveis e fixos que vão para a conversão de novos clientes. O cálculo desse valor para uma campanha exige que você divida o gasto total na aquisição de clientes pelo total de novos clientes.
Assim, se R$ 100 forem gastos em marketing em um ano e ainda assim adquirir 100 novos clientes, o custo de aquisição de clientes seria de R$ 1. Esses custos são importantes para sua incorporadora e quaisquer investidores em potencial. Assim, para tomar decisões rentáveis e eficazes, sua empresa precisa conhecer os custos médios.
Com o marketing digital, muitos dos seus custos são baixos. Coisas como campanhas de e-mail, interações e postagens de mídia social e conteúdo do site custam quase nada para você produzir. Quando seus clientes chegam até você por meio desses canais, seu CAC é insignificante.
7. Reduzir custos através de conteúdo de baixo custo e envolvimento do cliente
Se você não tem um grande orçamento ou gastou muito dinheiro em um aspecto específico de uma campanha, ainda pode anunciar com sucesso. Use suas mídias sociais para chamar a atenção para sua incorporadora criando uma série de postagens sobre um tópico de tendência e relacionadas à sua campanha ou marca. Isso pode ajudar a gerar tráfego de fontes inesperadas, mas de um público que ainda é relevante.
Aproveite seus dados para moldar seu plano de marketing. Concentre-se no que seus clientes atuais gostam em sua empresa, incluindo os e-mails que você envia, o conteúdo que você compartilha ou as promoções que você faz.
De vez em quando, envie uma pesquisa para se conectar e obter feedback dos clientes. Essas táticas permitem uma comunicação honesta e informações aprimoradas transmitidas pelos números.
Usar estratégias mais econômicas e interagir com seus clientes de forma consistente permite que você se conecte com novos clientes de maneira significativa. Você irá criar uma base melhor com leads e será muito mais fácil para vendas e marketing movê-los pelo funil.
8. Reconhecimento da marca em um orçamento
Os especialistas em marketing digital aumentam o reconhecimento da marca pelos meios mais simples, sem exercer muito poder de compra.
O e-mail marketing é uma estratégia digital barata e muito eficaz. Comparado a outras táticas digitais, o eMarketer relata que o e-mail pode gerar quatro vezes o ROI. Por esse motivo, é a estratégia principal para a maioria das empresas.
Custa pouco ou nada para executar uma campanha de marketing por e-mail com ferramentas de gerenciamento de e-mail fáceis de usar. Um CRM 5.0 como o CV CRM oferece a possibilidade desse gerenciamento de e-mail de forma eficaz no mercado imobiliário.
Tudo o que é necessário é um texto persuasivo da linha de assunto ao corpo, uma linha do tempo que se encaixe nas metas de marketing, um apelo à ação atraente e uma ótima página de destino.
Quando você tem os escritores e designers internos que podem produzir esses materiais, você está pronto. Caso contrário, terceirize a redação e o design para tornar os e-mails e as páginas de destino mais atraentes com um orçamento limitado. Se você trabalha com uma agência, eles podem fornecer ótimos recursos para você.
Veja este artigo que explica O impacto de um redator no marketing imobiliário.
O marketing de mídia social, seja por meio de postagens orgânicas ou anúncios econômicos, como influenciadores, pode atrair a atenção de que você precisa. Aproveite os tópicos de tendências, hashtags, grupos comunitários e influenciadores que se encaixam na imagem que você criou. Com tantos canais por aí, para construir o reconhecimento da marca não precisa quebrar o banco.
9. Reduzir custos através da influência das mídias sociais
A parceria com influenciadores de mídia social está se tornando uma maneira moderna de empresas e pequenas empresas aumentarem o alcance. Embora você tenha que pagar uma quantia adiantada, os influenciadores têm seguidores leais que confiam em suas recomendações. Assim, o parceiro certo pode posicionar seus imóveis perfeitamente para um aumento nas vendas.
A maioria dos influenciadores pode ser encontrada no Instagram, desde a moda até a indústria da música, além de esportes e outros campos. Você também pode ver como eles se encaixam no mercado imobiliário e no seu público-alvo.
Não tenha medo de entrar em contato com influenciadores. Isto é o que eles fazem. Marque-os em postagens de mídia social se for algo com o qual o influenciador possa se relacionar e peça um compartilhamento. Estabelecer um bom vínculo com essas pessoas no setor de mídia social tornará sua incorporadora e seus serviços mais atraentes para um escopo mais amplo de pessoas.
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Perguntas frequentes (FAQs)
O marketing digital, também chamado de marketing online, é a promoção de marcas para se conectar com clientes em potencial usando a internet e outras formas de comunicação digital. Isso inclui não apenas e-mail, mídia social e publicidade baseada na web, mas também mensagens de texto e multimídia como canal de marketing.
Reduzir custos através do marketing digital é uma ótima forma de economizar. Seja por meio de mídias sociais, um site ou outros meios, táticas sutis de marketing digital podem fazer uma diferença significativa na comercialização e lucratividade da sua empresa.
Conclusão
Essas 9 táticas mostram os benefícios em reduzir custos através do marketing digital de diversas formas na sua incorporadora. A chave para usá-los é ter o talento certo internamente que pode capitalizar as oportunidades ou terceirizar o serviço.
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