O corretor de imóveis precisa de inteligência financeira? 

Inteligência Financeira

Inteligência financeira é a capacidade de entender informações financeiras com base em princípios contábeis de uma maneira que ajuda a tomar decisões sólidas. Em uma imobiliária, líderes e corretores de imóveis precisam ter inteligência financeira, sejam eles educados nesse assunto ou não. 

Compreender as informações os ajudará a decidir qual curso de ação é melhor para a empresa. Por exemplo, se tanto o executivo quanto os corretores de imóveis conhecerem as metas financeiras da organização, eles tomarão decisões que geram essas metas, permitindo-lhes alcançar o sucesso.  

 

O que é Inteligência Financeira? 

inteligência financeira

A inteligência financeira pode ser definida como a aquisição e aplicação de conhecimentos e habilidades derivadas dos princípios financeiros e contábeis da gestão empresarial como melhores práticas emergentes.  

Ela descreve o que os profissionais podem fazer para obter o conhecimento e o poder necessários para tomar decisões de negócios sólidas, avaliar opções e criar uma organização forte e equilibrada. Cada decisão que uma empresa toma é influenciada por dados financeiros e entender os princípios contábeis e a inteligência por trás deles pode levar a melhores resultados. 

Quando definimos inteligência financeira, nos referimos a como a tecnologia está estruturada para automatizar certas funções que são necessárias para tomar decisões melhores e mais informadas. A inteligência financeira depende de ter os processos e ferramentas certos para permitir que a equipe acesse as informações de que precisa. É sobre inteligência financeira e pensamento de alto nível. 

 

Por que a inteligência financeira é importante? 

inteligência financeira

A alfabetização financeira é muito importante para indivíduos e organizações de sucesso. Estima-se que 80% dos problemas de uma pessoa surgem direta ou indiretamente de questões financeiras. 

Muitas pessoas, incluindo os corretores de imóveis, não têm conhecimento básico de dinheiro, enquanto outras têm apenas uma compreensão acadêmica do conceito. Robert T. Kiyosaki, autor de um livro popular, Pai Rico, Pai Pobre, pode nos ajudar a ressaltar a importância da inteligência financeira em uma idade mais jovem.  

Morando com seu pai, que era educado financeiramente e ganhava uma renda substancial, ele lutou financeiramente ao longo de sua vida. Robert escolheu ouvir o pai de seu amigo, que ficou mais rico com uma renda semelhante à de seu pai. Em seus escritos, ele enfatizou a necessidade de as crianças aprenderem sobre dinheiro e finanças em casa, não na escola.  

 

Assunção de riscos 

A inteligência financeira adequada incentiva a tomada de riscos em viajar na estrada menos usada para alcançar a liberdade financeira. Ficar empolgado com a vitória melhorará a tomada de riscos, em vez de ser subjugado pelo medo de perder.  

A inteligência financeira também é essencial, pois ensina como permitir que o dinheiro trabalhe para você, explorando várias oportunidades disponíveis sem medo. Isso ajuda um indivíduo a se concentrar em oportunidades que muitas pessoas que pensam em dinheiro perderiam. 

 

Letramento financeiro

A inteligência financeira permite adquirir educação financeira. O conhecimento dos ativos e passivos é fundamental para alcançar a liberdade financeira. Ela ajuda no crescimento da riqueza, incentivando o investimento em ativos em vez de passivos. Entender como funciona a tributação de impostos também é importante. 

 

O que o corretor de imóveis pode fazer para ter inteligência financeira? 

corretor de imóveis

A educação financeira é uma das riquezas mais significativas que alguém pode ter. Você não precisa ter um mestrado em finanças para ser financeiramente inteligente. Abaixo estão as coisas que você pode fazer para melhorar seu conhecimento financeiro. 

  • Saiba o que fazer com seu dinheiro 
  • Invista em você mesmo 
  • Controle as coisas que você pode 
  • Defina metas de curto e longo prazo 

 

Saiba o que fazer com seu dinheiro 

Para algumas pessoas, quanto mais ganham dinheiro, maiores são seus gastos. Indivíduos financeiramente inteligentes planejam suas despesas economizando automaticamente pelo menos 10% de seus ganhos, sejam esses ganhos pequenos ou grandes. Essas economias são então usadas para futuros investimentos financeiros. 

No caso do corretor de imóveis, esse controle é extremamente importante. Principalmente quando os ganhos não são regulares. Em um mês do ano, o corretor pode vender 10 unidades e ganhar uma bolada, enquanto nos meses seguintes pode acabar não realizando muitas vendas.  

Ter uma reserva pode ajudar a enfrentar os meses com rendas reduzidas.  

 

Invista em você mesmo

Investir no autodesenvolvimento é a primeira coisa que as pessoas financeiramente inteligentes fazem. Portanto, antes de investir em ativos que possam trazer retorno, você deve reservar um tempo e investir no seu próprio crescimento. Inscrever-se em alguns cursos para melhorar a alfabetização financeira é a chave para o sucesso. 

 

Controle as coisas que você pode

Muitas coisas não estão sob o controle de ninguém, como a forma como o mercado de ações ou o mercado imobiliário reage. No entanto, como e onde você investe e usa seu dinheiro está em suas mãos. As escolhas de hoje em relação ao dinheiro afetarão o amanhã, ressaltando a necessidade de previsão antes de gastar ou investir. 

 

Defina metas de curto e longo prazo 

Diferenciar entre metas financeiras de longo prazo e de curto prazo ajudará a pessoa a planejar bem o futuro e o equilíbrio. Ter metas bem definidas ajuda você a ajustar as metas de curto prazo para alcançar as de longo prazo. 

 

Inteligência financeira no dia a dia

inteligência financeira

Inteligência financeira não está apenas relacionada a investimentos ou ao seu trabalho profissional. Existem hábitos que você pode exercitar no dia a dia para trazer ainda mais benefícios e segurança.  

Muitas pessoas, por exemplo, só guardam algum dinheiro para poupança ou investimento se sobrar no final do mês. Porém, o ideal é que essa reserva seja uma conta fixa mensal, como a conta de energia e de água que você paga todo mês.  

Outro ponto importante são as compras parceladas. O brasileiro está acostumado a criar uma dívida para obter algo que deseja. Se queremos uma televisão nova, compramos imediatamente parcelando em 12 vezes no cartão e acabamos comprometendo nossa renda por muito tempo. Juntar dinheiro para dar uma entrada e parcelar em, no máximo, 2 vezes ou até pagar à vista é a melhor opção.  

 

Por que desenvolver inteligência financeira? 

Os principais motivos para você desenvolver inteligência financeira estão relacionados tanto ao seu presente como ao seu futuro. Com inteligência financeira é possível estar preparado para imprevistos. Passamos por um período de pandemia crítico e aqueles que já eram financeiramente educados sofreram menos.  

A inteligência financeira vai ajudar você a manter o seu padrão de vida e também a decidir quando quer se aposentar e como quer que isso aconteça. Portanto, o quanto antes você começar a mudar seus hábitos e fazer o dinheiro trabalhar para você, mais garantias você terá.  

 

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!    

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram 

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV! 

 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração