Um dos principais objetivos de quem trabalha com vendas e comissão no mercado imobiliário é aumentar o volume e a receita. Porém, nem sempre é fácil identificar quais as melhores estratégias para o corretor de imóveis vender mais e alcançar suas metas.
Atualmente, o grande desafio desses profissionais é entender que a forma como os compradores estão interagindo com marcas, produtos e serviços mudou. E que a forma como eles compram também mudou.
Para acompanhar essas mudanças, o corretor de imóveis também precisa inovar. Neste artigo do Blog do CV, trazemos 6 estratégias para o corretor de imóveis vender mais. São elas:
- Entre no digital
- Busque novos conhecimentos na área
- Defina um nicho de mercado
- Saiba negociar
- Construa uma base de leads
- Faça parcerias
1. Entre no digital
Mais de um bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais. Os brasileiros são a segunda população a passar mais tempo na internet. Portanto, é nítido que as mídias sociais fazem parte da vida das pessoas.
O digital tornou-se uma ferramenta de comunicação essencial para atrair e fidelizar clientes. Saber utilizar cada canal disponível é fundamental para agregar valor ao relacionamento com o público. Hoje, as principais plataformas são o Instagram, Youtube, Facebook, WhatsApp e Twitter. Cada uma delas tem uma particularidade e o corretor de imóveis deve identificar as diferenças no formato e no público-alvo de cada uma.
No artigo “15 dicas de conteúdo para as redes sociais do corretor de imóveis”, damos uma ajudinha para você começar a explorar melhor o mundo digital e no artigo “Como virar corretor de imóveis do zero e ter sucesso” te explicamos como dar os primeiros passos na profissão”.
2. Busque novos conhecimentos na área
Todo corretor de imóveis precisa se desenvolver profissionalmente. Já no início da carreira, esse profissional precisa ter feito um curso técnico, tecnológico ou de bacharelado para conseguir a inscrição no CRECI, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis.
Falamos sobre isso e sobre as possibilidades de trabalho no artigo “Corretor de imóveis: como começar a profissão com o pé direito”. Confira!
A busca por conhecimento e inovação, porém, não deve parar por aí. O profissional deve, ao longo da sua carreira, estar atualizado. Isso pode ser feito por meio de participações em treinamentos, palestras, feiras, salões imobiliários e até mesmo realizando cursos relacionados com o mercado imobiliário. Esta, definitivamente, é uma das principais estratégias para o corretor de imóveis vender mais.
É importante, ainda, que o corretor de imóveis tenha noções de financiamento, valorização e depreciação de imóveis, além de tecnologias e ferramentas de gestão imobiliária. Esse tipo de informação pode ser encontrada em blogs e sites voltados para o mercado imobiliário, como o Blog do CV.
3. Defina um nicho de mercado
Existem diversas áreas em que o corretor de imóveis pode atuar. Engana-se quem acredita que se trata apenas de intermediar compra, venda e aluguel. Dentro dessas variantes, por exemplo, o corretor pode focar em imóveis comerciais, residenciais ou de veraneio.
Ter um nicho de mercado definido pode ajudar o profissional a se especializar e virar referência para aquele público específico. Geralmente, ser um especialista faz com que as pessoas tenham mais confiança no seu trabalho.
No artigo “Áreas de atuação do Corretor de Imóveis: conheça as possibilidades” você vai encontrar várias opções de atuação para esta carreira, além das conhecidas atividades de compra, venda e aluguel de imóveis.
Por outro lado, ter um portfólio amplo também pode ser interessante, mas cuidado para não acabar tentando vender de tudo e não ser bom em nenhuma área específica.
4. Saiba negociar
Conciliar os interesses de ambas as partes em um negócio é fundamental para uma negociação de sucesso. Se o cliente está colocando um imóvel à venda e o corretor só enxerga as necessidades dele, sem levar em consideração o que o possível comprador necessita, fica mais difícil concluir a venda.
Negociar é a arte de fazer concessões em troca de contrapartidas do outro lado. Se o corretor consegue fazer com que o cliente ceda de um lado, fica mais fácil pedir que o possível comprador também abra mão de algo. E assim o negócio tem mais chance de ser efetivado.
Só tenha cuidado para não ser insistente e inconveniente nas suas solicitações. Persista se achar necessário, mas saiba a hora de parar e entender que aquele pedido não será atendido. É preciso ter jogo de cintura nessa profissão.
Mas como isso vai fazer com que o corretor de imóveis atraia mais clientes? Com esse perfil conciliador, o profissional vai conquistar o seu cliente e também quem está comprando. Vai ganhar um novo cliente, fidelizar os dois e receber muitas indicações.
5. Construa uma base de leads
Os leads são aquelas pessoas que, em algum momento, já demonstraram algum interesse no seu serviço. Isso pode acontecer através de acessos ao seu site, participação em pesquisas ou outros tipos de interação, como ligação telefônica, contato por redes sociais ou visita ao seu ambiente de trabalho.
Os leads são clientes em potencial e, claro, merecem sua atenção. Criar conteúdos voltados para eles, como fluxo de e-mails, ligações ou ter um blog informativo (seja escrito, por vídeo no Youtube ou material em outra rede social).
Essa estratégia traz muito mais resultados do que entrar em contato com pessoas aleatórias que não conhecem nada sobre o seu trabalho. Faça elas chegarem até você. Atraia esses leads.
Quer saber como conseguir mais leads? Conheça o Painel do Corretor do CV.
6. Faça parcerias
Ninguém cresce sozinho. Há sempre espaço e contexto para o desenvolvimento de parcerias. Escolha empresas ou profissionais que tenham serviços ou produtos que podem se relacionar com o seu trabalho como corretor de imóveis e consiga atrair mais clientes.
Vamos a um exemplo? Imagine uma aliança estratégica entre um corretor de imóveis e um corretor de seguros. São dois profissionais que aparentemente não têm nada em comum. Exceto o público-alvo. E isso já é suficiente.
Os corretores podem se unir para realizar uma live ou um webinar sobre os pontos que precisam de atenção durante a locação de imóveis comerciais. Esse tipo de informação faz todo sentido para quem busca um local para instalar a sua operação.
Os dois profissionais farão a divulgação do evento para as suas bases de cliente e um terá acesso aos leads do outro, aumentando o potencial de negócio para cada um deles. Todos saem ganhando com mais informação, confiança e novas possibilidades.
Mas, atenção! É importante ter cuidado na hora de escolher com quem você vai firmar uma parceria. Pesquise bastante para não escolher alguém sem comprometimento que vai mais atrapalhar do que ajudar.
Conclusão
A verdade é que existem milhares de estratégias para o corretor de imóveis vender mais e atrair cada vez mais clientes. Porém, de nada adianta aprender as estratégias se você não é prestativo, atencioso e organizado. Cordialidade é fundamental no relacionamento com o seu cliente. Aposte nisso antes de qualquer outra estratégia.
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