E se sua incorporadora fosse uma escola de samba?

Entramos em clima de carnaval! Muito embora não possamos passar o feriado como muitos de nós gostaríamos, na folia da rua, ainda dá para aproveitar a data para descansar, aprender e refletir com uma grande referência do carnaval brasileiro: a escola de samba.  

Nascidas na década de 1920, as escolas de samba são instituições que expressam genuinamente a alegria carnavalesca. Todavia, uma das coisas que mais chamam a atenção dos amantes de competição das escolas é a incrível capacidade de organização interna de cada integrante da equipe.  

Eu sei, você deve estar se perguntando por que eu estou falando de escolas de samba num blog especializado em mercado imobiliário. Pois bem, é isso que você descobrirá agora.  

Carnaval e mercado imobiliário: o que eles têm em comum? 

Escolas de samba: confetes, óculos e máscaras de carnaval

Verdade seja dita, se pararmos para pensar com calma, existem muito mais convergências que divergências entre mercado imobiliário e carnaval. Claro, o setor da transação de imóveis não trabalha nas ruas e não acontece apenas no começo do ano, mas ele também movimenta multidões 

Assim como o carnaval, o mercado imobiliário é movido pela paixão. Sem essa paixão, seria impossível trabalhar num setor que lida diariamente com a realização do sonho de milhares de brasileiros por todo o país.  

Mas é nas escolas de samba que conseguimos extrair a maior comparação. Escolas de samba são organismos vivos e em constante mudança. Compostas por pessoas que dão tudo pela profissão, elas têm como maior objetivo a inovação a cada ano.  

As escolas e as empresas imobiliárias têm muito em comum. Quer descobrir? 

Sambódromo: incorporadora 

O Sambódromo é o lugar onde a mágica acontece. Ele é o palco dos desfiles, assim como a incorporadora é o palco onde nós, apaixonados pelo mercado imobiliário, podemos brilhar. Como qualquer sambódromo, uma incorporadora não é nada sem seu time, seus componentes mais fiéis: sem sua escola de samba.   

Carnavalesco: gestor imobiliário 

Um bom carnavalesco é aquele que comanda a equipe, toma a frente das atividades e garante a elaboração impecável das tarefas de uma escola de samba. Em resumo, é a pessoa que faz a mágica acontecer. 

Bem assim é o gestor imobiliário. Tomando a dianteira de praticamente todas as práticas de uma incorporadora, o gestor trabalha incansavelmente na busca por uma equipe cada vez mais coesa e bem estruturada, com metas sempre assertivas e atingíveis. O gestor, assim como o carnavalesco, é o líder da escola.  

Comissão de frente: equipe de vendas 

Mas o que seria da escola de samba sem a comissão de frente? É ela quem toma o primeiro posicionamento e encanta jurados e plateia com sua aparição. Isso te lembra alguma coisa? 

Pois é, da mesma forma que a comissão de frente seduz o público com suas performances, a equipe de vendas, os SDRs e corretores de imóvel, são os responsáveis por seduzir o lead e assegurar que ele deseje fechar negócio com você. 

Para isso, a equipe de vendas conta com um discurso persuasivo e muita habilidade interpessoal. Aos poucos, com calma e paciência, ela abre espaço no coração do cliente e emplaca aquele golaço para sua empresa.  

Alas: colaboradores 

Ss alas são quem faz nossos olhos brilharem. Ver todas aquelas pessoas atuando em uníssono, com pura sincronia e sinergia faz com que muitos foliões encham os olhos de lágrimas. Acompanhar a integração entre pessoas é realmente muito lindo.  

Pessoas felizes e fantasiadas jogando confete para o alto

Mas as empresas imobiliárias não ficam para trás quando o assunto é integração pessoal. Os colaboradores de cada time devem trabalhar em conjunto a todo momento no decorrer da jornada comercial. Do pré ao pós-venda é necessário que exista sinergia entre times para que as engrenagens da empresa se movam da forma certa.  

Porta-bandeira: marketing imobiliário 

Se você assiste aos desfiles de escola de samba, certamente já viu o grande momento em que um dos integrantes aparece segurando uma enorme bandeira, anunciando o brasão da sua escola com orgulho.  

Quem melhor que o setor de marketing para representar essa etapa tão significativa do enredo? É ele que cria a presença online e offline da sua incorporadora, trazendo sua marca em diferentes peças e produtos, divulgando cases de sucesso e associando a empresa com as mais diferentes produções de conteúdo de autoridade no mercado.  

Carros alegóricos: empreendimentos 

De todos os elementos de uma escola de samba, os que mais chamam atenção são os carros alegóricos. Customizados sempre para exaltar alguma ideia e criar identificação com o público, os carros têm um objetivo assustadoramente semelhante aos empreendimentos.  

Numa incorporadora, os empreendimentos são criados precisamente com essa meta em mente: gerar no consumidor uma identificação tão grande que ele poderia, numa simples visita, contemplar todo o seu futuro dentro daquela casa. E é por isso mesmo que nossos olhos brilham tanto ao fazer um tour imobiliário ou simplesmente ver as imagens da casa dos sonhos.  

Bateria: definição de metas 

Como definir o ritmo de uma escola de samba? Simples, com a Bateria. Ela é responsável pela maior parte do suporte musical, trazendo batidas fortes e conexas. Seguindo o fluxo da Bateria, todos os componentes da escola de samba conseguem trabalhar sincronamente.  

Infográfico sobre experiencia do cliente

Numa incorporadora, quem dita o ritmo das atividades é a definição de metas. Sem as metas, é impossível atuar de maneira conjunta, posto que nenhum dos setores saberá exatamente onde quer chegar. Dessa forma, a meta delimita onde cada equipe precisa estar e em quanto tempo elas devem chegar do ponto A ao ponto B.  

Samba-enredo: nicho de mercado 

Para garantir a nota 10, é preciso escolher seu samba-enredo. Ele pode ter conotação histórica, política, social, ambiental, esportista e muito mais. O que importa é que seja escolhido um tema pelo qual a equipe esteja disposta a lutar.  

Da mesma forma, o nicho de mercado é o segmento que devemos escolher não por motivos financeiros, mas por conta da nossa proximidade e amor por ele. O mercado imobiliário conta com diferentes nichos nos quais uma empresa pode se especializar, como alto e médio padrão, CVA, lançamentos imobiliários e muitos outros.  

Como acontece com o samba-enredo, todos os integrantes da sua escola de samba imobiliária devem ter proximidade e paixão pelo nicho de mercado escolhido. Dessa forma, conseguir destaque e crescimento é muito mais fácil.  

Conclusão 

Colaboradores batem palmas felizes

Caro leitor, o artigo de hoje não tinha como objetivo te ensinar, apresentar estatísticas e trazer informações pontuais sobre o mercado. Neste carnaval, meu objetivo é te mostrar que, com amor pelo que se faz, qualquer mercado pode se tornar tão animado e feliz quanto uma escola de samba.  

Existem mais semelhanças que diferenças entre sua empresa e o carnaval. Que a principal delas seja a alegria dos participantes e a constante busca por se reinventar dentro do setor. 

O que você achou do artigo de hoje? Se gostou do assunto, compartilhe com seus amigos, colaboradores e parceiros.  

 

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!    

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram 

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV! 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração