SEO Local: um guia rápido (e completo) para a sua incorporadora.

Certamente, você já pesquisou por algo no Google e apareceu centenas de resultados, e utilizou SEO Local mas não sabe? Quantas vezes passou da primeira ou segunda página para encontrar o que queria? Poucas vezes, certo? Hoje, vamos mostrar a você como rankear um site no Google para atrair mais clientes para a sua incorporadora.

Diariamente, milhões de pessoas procuram por domínios de buscas quando querem sanar suas dúvidas ou conhecer mais sobre marcas, por exemplo. Para você ter uma ideia, hoje, o Google recebe mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. O que eu quero te dizer com isso tudo? A importância do SEO local para a sua incorporadora.

Estratégias de otimização para buscadores são cruciais no Marketing Digital. E com o SEO local não é diferente. Além de captar mais clientes, você pode acabar posicionando o site da sua incorporadora nas primeiras colocações em sites de buscas, por exemplo. No tópico a seguir, falaremos um pouco mais sobre o que é o SEO local e como usar.

O que é SEO local?

SEO Local - letras formando a palavra SEO

SEO local é o processo de otimização da sua presença – ou da sua incorporadora – online para captar mais clientes ou negócios, através de pesquisas locais relevantes. São estratégias usadas para destacar você ou sua marca no mundo digital.

Já se sabe que 46% de todas as pesquisas do Google são locais, o SEO local permite que as pessoas que estiverem perto da sua incorporadora possam conhecer e torná-la uma opção de negócio.

Com isso, sua empresa pode se sobressair, acabar se tornando uma referência na região e atrair novos clientes, além de não haver necessidade para você investir em mídia. Diferente do SEO geral, o SEO local é usado para pesquisas que contém um componente geográfico, ou seja, pesquisas locais.

O que são pesquisas locais? São pesquisas que têm uma localização, como “lanchonete perto de mim” ou “sapataria no rio de janeiro”. Estar bem posicionado em pesquisas assim é captar clientes qualificados, que já estão interessados nos seus serviços e sabem o que a sua empresa faz.

SEO local: como se posicionar bem nos sites de buscas?

A proposta deste artigo é ajudar a sua incorporadora a desenvolver um bom SEO local e tirar vantagens disso. Sendo assim, listamos algumas opções de como você pode otimizar seu site e, consequentemente, garantir um bom posicionamento:

Otimize seu site para mobile

Se você busca estar bem posicionado no SEO local, tenha um site otimizado para mobile. Hoje em dia, o uso de smartphones para realizar pesquisas no Google vem crescendo cada vez mais, principalmente quando se trata de serviços locais. Sendo assim, tenha um site responsivo e bem estruturado.

Aprenda a usar o Search Console para otimizar o seu site.

Seja parceiro de blogs locais

Muito provável que existam blogs, por sua área, que falem sobre o mesmo ramo que sua empresa está inserida. Ser linkado por eles é importante, pois isso ajuda a impulsionar o seu SEO local.

Com suas parceiras, aproveite esse canal de tráfego e aumente o número de visitas do seu site. Receber links de outros site é um dos fatores mais importantes de ranking orgânico.

Produza conteúdo local

Como em qualquer ramo, no imobiliário não é diferente. É essencial criar autoridade na sua área. Pessoas que procuram soluções para os seus problemas, tendem a buscar marcas que passem confiança a elas.

Tenha um blog e escreva conteúdos relevantes sem, necessariamente, falar da sua marca ou dos seus serviços. A intenção é falar sobre assuntos que sejam interessantes para o seu público-alvo, que mostrem soluções para os seus problemas.

Cadastre-se no Google meu Negócio

O Google meu Negócio é uma ferramenta essencial para uma estratégia de SEO local, além de ser gratuita. Você se cadastra para conseguir uma classificação loca. Sendo assim:

Nos próximos passos, você deve preencher como a ferramenta solicitar:

  • Endereço;
  • Seu local exato;
  • Sua categoria de negócio;
  • Número de telefone e site;
  • Verifique sua listagem.

Assim que cadastrar seus dados, é hora de otimizar sua listagem acrescentando conteúdo que irá ajudar o SEO local. Algumas das informações que você pode inserir:

  • Fotos da sua empresa;
  • Horário de funcionamento;
  • Lista de serviços prestados;

Esteja presente nas redes sociais

Para se ter um posicionamento local, o site não é a única alternativa. É muito importante estar presente nas redes sociais.

O Facebook é um exemplo claro da importância de se estar presente nas redes sociais. Atualmente, identificada como a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos, sendo 102 milhões de brasileiros conectados todos os meses, é uma grande oportunidade para você utilizar o SEO local.

Infográfico sobre experiencia do cliente

Antes de falar do Google, é preciso entender como funciona. Quando um usuário pesquisa por “incorporadoras em São Paulo”, ele vê uma página assim:

SEO Local - Pesquisa com localização google

O Google apresenta, primeiramente, uma lista das empresas e as suas localizações, graças ao cadastro no Google meu Negócio ou Google Maps. Esses 3 primeiros resultados são chamados de Local Pack (ou 3-Local Pack). Ao clicar em “Mais lugares”, o usuário é direcionado para o Local Finder, no qual aparecerá a lista completa das empresas pelas quais o usuário pesquisou.

SEO local: 3 benefícios!

O Google está sempre procurando ajudar os seus usuários. Afinal, as pessoas têm problemas e estão a pesquisar por lugares que possam ser as suas soluções. Pensando na melhor experiência de busca para os usuários, o buscador quer encontrar soluções para esses usuários.

É desta forma que o SEO local se torna uma oportunidade de venda, além da captação de novos clientes e aumento da visibilidade nos resultados das pesquisas feitas. Sendo assim, separamos alguns benefícios que o SEO local pode proporcionar para a sua incorporadora:

  • Aumenta a autoridade local: como já mencionado acima, pessoas tendem a comprar de marcas que confiam, ou seja, marcas que passem autoridade naquele assunto. Os links que aparecem nos topos de resultados de pesquisa do Google são, naturalmente, os que parecem ter mais credibilidade. Conquistar a confiança do buscador e estar no topo de pesquisa de uma plataforma como esta, demonstra autoridade no mercado daquela região.
  • Atrai novos públicos: as buscas locais são uma ótima oportunidade de usuários conhecerem o seu negócio. Certamente, existem pessoas na localidade da sua empresa que nunca ouviram falar dela, o SEO local faz com que você apareça para novos potenciais clientes sem que você, necessariamente, pague por isso.
  • Aumenta da visibilidade na região: com a otimização, mesmo em buscas por concorrentes da região, sua empresa aparecerá bem posicionada entre os resultados, o que acarretará no aumento da visibilidade do seu negócio na web. Assim como  os outros benefícios, tudo sem pagar um real em mídias. O SEO é uma estratégia orgânica, lembre-se disso.

Conclusão

Sua presença online vale! O mundo está evoluindo, o mercado imobiliário também. Sendo assim, estratégias de Marketing Digital como o SEO local são de extremo valor para a sua incorporadora. É essencial estar presente nas redes sociais, se relacionar melhor com os velhos clientes e captar novos.

E nada melhor que estar bem posicionado em domínios de busca e redes sociais para alcançar seus objetivos. O SEO local é vantajoso, é prático e o melhor de tudo: é barato. Utilizando-se de estratégias básicas, mas muito importantes, você conseguirá aumentar sua visibilidade na sua região, captar novos clientes e, consequentemente, vender mais!

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