Como a multitarefa afeta a produtividade 

Quando se trata de produtividade, sempre ouvimos que o foco é a chave. Embora essa afirmação seja verdadeira, devemos entender que, para atingir o foco ideal, também precisamos saber como nosso cérebro funciona em termos de suas habilidades cognitivas. Uma vez que reconhecemos isso, podemos facilmente treinar nosso cérebro para permanecer focado e produtivo em meio a muitas distrações. 

Somos bombardeados com tanta informação e estímulo que, segundo cientistas, não conseguimos processar tudo de uma vez. Seja viajando, trabalhando, estudando ou malhando, nossos cérebros selecionam as informações úteis e ignoram o resto. Assim, estamos limitados a nos concentrar em um único ou alguns poucos itens. 

No entanto, enquanto nosso cérebro está fazendo seu trabalho para nos ajudar a nos concentrar em um ambiente cheio de distrações, também estamos realizando algumas atividades que podem matar nossa produtividade e prejudicar nosso desempenho. 

 

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

Multitarefa X Produtividade

Multitarefa e produtividade

A multitarefa parece ser uma ótima maneira de fazer várias coisas de uma só vez. Enquanto você envia um folheto do lançamento de um novo imóvel para um cliente pelo Instagram, você corrige o orçamento de um outro cliente que pediu desconto por e-mail e anota as informações de um novo lead por telefone para cadastrar no seu CRM. Consegue se imaginar assim? 

Porém, pesquisas mostraram que nossos cérebros não são tão bons em lidar com várias tarefas quanto gostaríamos. Na verdade, algumas pesquisas sugerem que a multitarefa pode realmente prejudicar sua produtividade, reduzindo sua compreensão, atenção e desempenho geral. 

Pode parecer que você está realizando várias coisas ao mesmo tempo, mas o que você está realmente fazendo é mudar rapidamente sua atenção e foco de uma coisa para outra. Alternar de uma tarefa para outra pode dificultar a eliminação de distrações e causar bloqueios mentais que podem atrasá-lo ou induzi-lo ao erro. 

O que é multitarefa?

  • Trabalhar em duas ou mais tarefas simultaneamente 
  • Mudar o foco de uma coisa para outra 
  • Executar uma série de tarefas em rápida sucessão 

 

Como a multitarefa prejudica a produtividade

Multitarefa

A multitarefa afeta seriamente a produtividade. Nossos cérebros não têm a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Em momentos em que pensamos que estamos realizando multitarefas, provavelmente estamos apenas mudando rapidamente de uma tarefa para outra.  

Concentrar-se em uma única tarefa é uma abordagem muito mais eficaz por várias razões. 

Multitarefa é distração

Pessoas que realizam multitarefas podem se sentir mais distraídas do que pessoas que se concentram em uma tarefa de cada vez. Isso faz sentido quando você considera que, por hábito, os multitarefas constantemente se concentram em uma nova tarefa, distraindo-se efetivamente de sua atribuição original. 

Algumas pesquisas sugerem que os multitarefas são mais distraídos e podem ter problemas para concentrar sua atenção mesmo quando não estão trabalhando em várias tarefas ao mesmo tempo. Outras pesquisas mostram que, embora possa haver uma conexão entre multitarefa e distração, esse vínculo é menor do que se pensava inicialmente e varia bastante de pessoa para pessoa. 

A multitarefa deixa você mais lento

Embora possa parecer contrário à crença popular, tendemos a trabalhar mais devagar e com menos eficiência quando fazemos várias coisas ao mesmo tempo. A multitarefa leva ao que os psicólogos chamam de “custos de mudança de tarefa”, ou os efeitos negativos decorrentes da mudança de uma tarefa para outra. Isso leva a um ritmo de trabalho mais lento devido ao aumento da demanda mental associada ao salto de uma coisa para outra. 

Mudar nosso foco também nos impede de depender de comportamentos automáticos para concluir tarefas rapidamente. Quando estamos focados em uma única tarefa que fizemos antes, podemos trabalhar no “piloto automático”, que libera recursos mentais. Alternar para frente e para trás ignora esse processo e, como resultado, tendemos a trabalhar mais lentamente. 

Multitarefa prejudica a função executiva 

A multitarefa é gerenciada por funções executivas no cérebro. Elas controlam e gerenciam os processos cognitivos e determinam como, quando e em que ordem determinadas tarefas são executadas. Existem dois estágios no processo de controle executivo: 

  • Mudança de metas: Decidir fazer uma coisa em vez de outra 
  • Ativação de regras: alteração das regras da tarefa anterior para as regras da nova tarefa 

Passar por esses estágios pode adicionar apenas alguns décimos de segundo, mas pode começar a aumentar quando as pessoas alternam repetidamente. Isso pode não ser grande coisa quando você está dobrando a roupa e assistindo televisão ao mesmo tempo. No entanto, se você estiver em uma situação em que a segurança ou a produtividade são importantes, como quando você está dirigindo no trânsito pesado, mesmo pequenas quantidades de tempo podem ser críticas. 

 

Quebre o hábito de multitarefa e aumente a produtividade

hábito

Infográfico sobre experiencia do cliente

Se você sente que a multitarefa está impactando negativamente sua vida, é possível fazer algumas mudanças que aumentarão sua produtividade e eficiência. Da próxima vez que você se encontrar realizando várias coisas ao mesmo tempo, faça uma rápida avaliação de todas elas. Em seguida, determine em qual tarefa você precisa se concentrar primeiro.  

  1. Se você precisar trabalhar em várias coisas ao mesmo tempo, tente combinar algo automático, como dobrar roupas, com algo que exija mais foco, como conversar. 
  1. Use a “regra dos 20 minutos”. Em vez de alternar constantemente entre as tarefas, tente dedicar toda a sua atenção a uma tarefa por 20 minutos antes de alternar para a outra. 
  1. Se você está tendo problemas para resistir ao desejo de verificar seu e-mail ou se envolver em outra tarefa que o distrai, agende um horário definido no seu dia para lidar com isso. Ao agrupar tarefas semelhantes e definir um tempo para lidar com elas, você pode liberar sua mente para se concentrar em outra coisa. 
  1. Limite as distrações. Isso pode significar procurar um local mais tranquilo para trabalhar, desligar o telefone e desativar as notificações e alarmes. 
  1. Pratique a atenção plena. Adicionar atenção plena à sua rotina diária pode ajudá-lo a perceber os momentos em que você está realizando várias tarefas ao mesmo tempo. A atenção plena também pode melhorar sua capacidade de se concentrar e prestar atenção a uma coisa de cada vez. 
  1. Trabalhar em uma tarefa de cada vez pode ajudá-lo a se tornar mais produtivo e tornar cada tarefa mais agradável. 

 

FAQ da Multitarefa X Produtividade 

A multitarefa é ruim para sua saúde?

Sim, pode ser. A multitarefa pode reduzir sua capacidade de se concentrar, aumentar os sentimentos de estresse e exacerbar a impulsividade. Também pode piorar seu desempenho no trabalho ou na escola, o que pode levar a mais sentimentos negativos e ansiedade. 

O que significa se alguém tem problemas em multitarefa?

Isso significa que, como a maioria de nós, seu cérebro não está programado para trabalhar em várias tarefas complexas simultaneamente. Temos um desempenho muito melhor quando nos concentramos totalmente em uma coisa de cada vez. 

Devo adicionar multitarefa como uma habilidade no meu currículo?

Você deve considerar se você é realmente capaz de multitarefa antes de adicioná-lo ao seu currículo. Temos uma tendência a superestimar nossa capacidade de multitarefa, e mesmo as pessoas que pensam que são habilidosas nessa área muitas vezes cometem erros ou trabalham de forma ineficiente. 

 

Você já conhece o CV?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!    

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram 

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV! 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração