Tecnologia a favor da fidelização de clientes: conheça 5 estratégias

tecnologia a favor da fidelização de clientes

A retenção de clientes é uma parte vital do sucesso de qualquer negócio. Existem diversos métodos para manter o consumidor conectado à sua marca. Inclusive, estratégias que utilizam a tecnologia a favor da fidelização de clientes. E é nelas que o Blog do CV vai focar neste artigo.  

Há algumas razões muito boas para valorizar a fidelização ao seu negócio. Você sabia, por exemplo, que aumentar as taxas de retenção em 5% pode aumentar os lucros de 25 a 95%, de acordo com a Bain & Co? E que conquistar um novo cliente é cinco vezes mais caro do que manter um atual? 

Para empresas que desejam melhorar suas taxas de retenção, é importante observar comportamentos e tendências dos clientes. Em primeiro lugar, para melhor cortejá-los, as empresas precisam saber onde eles estão.  

Mais do que nunca, os clientes estão comprando, navegando e se comunicando em seus dispositivos móveis. Portanto, adotar estratégias de marketing móvel pode aumentar a satisfação do cliente. E isso tem a ver com os avanços tecnológicos. 

 

Use a tecnologia a favor da fidelização de clientes 

tecnologia a favor da fidelização de clientes

Diante da velocidade com que as inovações tecnológicas estão surgindo, o Blog do CV decidiu mostrar as 5 principais estratégias para que a tecnologia de hoje ajude você a manter seus clientes satisfeitos. São elas: 

  • Otimize seu site para celular 
  • Envie ofertas pelo celular 
  • Use plataformas de suporte ao cliente 
  • Use ícones de compras nas redes sociais 
  • Aproveite ao máximo os pagamentos móveis 

 

Otimize seu site para celular 

Com mais e mais negócios sendo conduzidos pelo celular, se seu site não for otimizado para uso em aparelhos móveis, é provável que você veja usuários abandonando sua página. Os consumidores vão naturalmente dar preferência ao site de um concorrente que seja compatível com celular.  

Os clientes esperam que uma página da Web abra em um ou dois segundos e podem abandonar um site que demore mais do que isso para carregar. Além disso, é mais provável que os clientes comprem em um site otimizado para celular.  

As pessoas já realizam uma variedade de tarefas em sites para dispositivos móveis, desde navegar à procura de informações, fazer reservas e efetivar compras. Se seu site não estiver pronto para realizar negócios pelo celular, é provável que você perca clientes.  

E lembre-se: realize testes constantemente para verificar a compatibilidade do seu site com dispositivos móveis. 

 

Envie ofertas pelo celular 

Enviar ofertas e cupons para os clientes em seus dispositivos móveis é uma ótima maneira de beneficiá-los. Essa prática está se tornando cada vez mais direcionada e sofisticada. Os históricos de compra permitem que você envie promoções de imóveis ou lançamentos que você sabe que determinado cliente pode gostar. 

Além disso, a segmentação geográfica já possibilita que você envie uma notificação para o celular de um cliente quando ele estiver perto de sua localização. Idealmente, você poderia combinar os dois conceitos e quando o aplicativo da sua empresa detectar um cliente próximo, você pode oferecer um desconto. 

 

Use plataformas de suporte ao cliente 

Existem muitas maneiras de fornecer atendimento ao cliente além dos famosos call centers. Mídias sociais e mensagens de texto são duas alternativas populares. Mas isso não é tudo.  

Ter um CRM (Customer Relationship Management) disponível a favor do seu negócio é uma das maneiras mais eficazes e modernas de melhorar a fidelização dos seus clientes.  

Para saber mais sobre o que é um CRM e quais desafios ele pode ajudar a sua empresa a superar, confira os artigos “Os 9 problemas comerciais que um CRM imobiliário pode resolver” e “CRM para corretor de imóveis: vale a pena? 

O CRM imobiliário mais completo do mercado é o CV – Construtor de Vendas. Ele é a única plataforma de gestão de vendas que auxilia a sua incorporadora, loteadora, construtora e imobiliária desde o lead até o pós-venda. E é nesta última etapa que vamos focar aqui.  

Com o intuito de oferecer segurança, agilidade e independência para o cliente final, o CV disponibiliza para as empresas diversas funcionalidades. Através do Portal do Cliente, o consumidor tem autonomia para agendar visitas e vistorias, tirar segunda via de boleto, acompanhar o andamento da obra e muito mais.  

A plataforma reúne todas as informações do cliente em único lugar e isso facilita a transparência no atendimento. Com um histórico das interações com o cliente organizado, o colaborador evita aquele atendimento repetitivo, perda de informações e demora nas respostas.  

Tudo isso combinado faz com que o cliente tenha o melhor atendimento possível e com isso crie uma conexão com a marca, aumentando a taxa de retenção da empresa.  

 

Use ícones de compras nas redes sociais 

Quanto mais fácil você tornar uma experiência de compra para um cliente, maior a probabilidade de manter esse cliente. Os botões de compra são opções de um clique que você pode adicionar às suas páginas de mídia social. 

Por exemplo, se você estiver exibindo as últimas unidades de um imóvel no Facebook, poderá adicionar um botão “Comprar” que permite ao cliente comprá-lo ou solicitar um contato de um representante através de seu dispositivo móvel.  

Em algumas plataformas, eles não precisam ir para outra página ou preencher formulários de compra. Eles podem comprá-lo na própria página em que o item está sendo anunciado. O próprio Twitter já adotou esse mecanismo. O Stripe Checkout permite que os clientes façam compras em seu site. 

 

Aproveite ao máximo os pagamentos móveis 

Os pagamentos móveis, até um tempo atrás, eram como as resoluções de ano novo. Todo mundo falava sobre isso, mas ninguém realmente fazia isso. Mas a situação mudou rapidamente e as transações de pagamento móvel já ganharam força.  

Você sabia que as pessoas são mais propensas a esquecer a carteira em casa do que o celular? De fato, a maioria das pessoas tem seus smartphones em mãos o tempo todo.  

O estudo Pace Pulse, realizado pela FIS em parceria com a Ipsos, mostra o crescimento de diferentes métodos tecnológicos na hora de o consumidor efetuar sua compra. Um grupo de 52% dos entrevistados afirmou ter utilizado pagamentos online, 49% adquiriram sua mercadoria por meio de aplicativos e 40% optaram por pagamentos sem contato em 2021. 

 

Conclusão 

A retenção de clientes é um trabalho árduo e contínuo. Você precisa analisar constantemente seus clientes e suas necessidades para melhorar o atendimento, oferecer as melhores soluções e manter os consumidores engajados. É impossível manter 100% de seus clientes, mas a integração de novas tecnologias pode ajudar a aumentar drasticamente a sua taxa atual. 

As novas soluções, aplicativos e softwares de comércio eletrônico integrados podem ajudá-lo a coletar e processar todos os dados com muito mais rapidez e precisão, o que pode ajudá-lo a criar estratégias de retenção de clientes mais eficazes para retê-lo.  

Além disso, as tecnologias podem automatizar as tarefas repetitivas para liberar os trabalhadores para tarefas mais cruciais a serem feitas e tornar sua equipe mais proativa. Com isso, todas as tecnologias podem ajudá-lo a melhorar 3 aspectos principais do crescimento do seu negócio: 

  • Uma melhor compreensão das necessidades, demandas e desejos de seus clientes existentes; 
  • Ótimo serviço ao cliente; 
  • Valorização do cliente. 

 

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