Inovações na construção civil: o que esperar para 2022

A construção civil é um dos setores da economia que vem mostrando força de recuperação e promete aquecer o mercado em 2022. Segundo pesquisa recente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor está projetando um crescimento de 2% em 2022. E como isso vai acontecer? Com a aplicação de inovações na construção civil. 

Para crescer no mundo atual é preciso inovar. Pensando nisso, o Blog do CV traz um levantamento com as principais tecnologias que serão tendência em 2022. Conheça agora as principais inovações na construção civil.  

 

Inovações na construção civil e o desapego das práticas tradicionais 

As inovações na construção civil brasileira são urgentes e necessárias. O setor precisa ser elevado a um novo patamar para adquirir mais eficiência e produtividade e, então, superar os desafios que o ano de 2022 trará. 

Imagem do guia da qualificação de leads

A grande aliada do setor nesse momento será a tecnologia. E, para tirar o maior proveito dela, as empresas precisarão desapegar de práticas de produção e processos tradicionais. Quem abrir espaço para as inovações disponíveis no mercado conseguirá alcançar resultados maiores ao longo do ano.  

 

Inovações na construção civil que serão tendência em 2022 

Inovações na construção civil

São muitas as tecnologias ao alcance do setor da construção civil atualmente. Algumas delas já se mostram como grandes tendências para o ano de 2022. O Blog do CV preparou uma lista completa e vai explicar cada uma delas para você: 

  • Digital Twin  
  • Metodologia BIM 
  • Uso de drones para análise de revestimentos 
  • Internet das Coisas 
  • Digitalização de Processos 

 

Digital Twin  

Digital twin é um conceito que tem como principal característica a representação de objetos reais no ambiente virtual. Para isso, são criados dados ou sistemas específicos que se inspiram nas semelhanças de outros projetos para a construção do objetivo desejado.  

Na construção civil, essa tecnologia garante a máxima funcionalidade e previsibilidade através da análise detalhada da estrutura projetada. Assim, ela consegue oferecer suporte desde a planta até o comportamento dos materiais, por exemplo.  

O digital twin pode ser traduzido para o português como gêmeo digital, ou seja, é a possibilidade de representar virtualmente objetos reais. Isso permite que os projetos ultrapassem os limites do papel e da caneta.  

 

Metodologia BIM 

Metodologia BIM

O BIM – Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção é, por sua vez, uma ferramenta do digital twin. Trata-se da concepção de linha de produção e modelos digitais de um projeto. Essa metodologia é utilizada em todo o ciclo de vida da obra e permite gerenciar as informações da mesma a partir de um modelo virtual.  

Através do BIM, todos os profissionais envolvidos no projeto conseguem acompanhar a obra e atuar de maneira coletiva, do planejamento até o pós-obra. Ele também funciona como um facilitador na revisão de projetos em andamento antes da sua finalização.  

O BIM reúne, em um único lugar, informações ricas de detalhes estruturais, elétricos e hidráulicos. O fácil acesso a esse conteúdo evita retrabalho e garante mais tempo e qualidade no serviço.  

De acordo com o Mapeamento Maturidade BIM Brasil, realizado pelo Sienge, cerca de 70% das empresas de construção pretendem adotar a metodologia até 2022. O modelo BIM é uma tendência que vai continuar em crescimento nos próximos anos, não só no Brasil, mas em todo o mundo. A expectativa de crescimento para o mercado internacional é de que o BIM atinja receita de US $ 30,24 bilhões até 2028. 

 

Uso de drones para análise de revestimentos 

Uma das inovações na construção civil que já vem sendo utilizada no Brasil é o uso de drones para análise de fachadas e revestimentos. O método convencional de inspeção normalmente requer o deslocamento de um profissional pela fachada da obra. A inspeção é feita visualmente e/ou utilizando ferramenta contundente. A utilização de drones para a realização desse serviço já é uma realidade e traz muitos benefícios.  

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Com uma câmera termográfica acoplada ao drone, empresas do ramo conseguem identificar manifestações patológicas, mesmo que em fase inicial. A termografia funciona à semelhança de um raio x, permitindo detectar, por exemplo, desde uma fissura na superfície do revestimento até falhas não visíveis dentro da parede.  

Essa tecnologia traz velocidade, assertividade e segurança como soluções para a obra. Ela evita que trabalhadores subam em andaimes para testar o revestimento e encurta o tempo de inspeção.  

 

Internet das Coisas 

Internet das Coisas

Quando falamos em Internet das Coisas, muitas vezes, nos limitamos a pensar na cortina que fecha com um clique no celular, na cafeteira que faz o café apenas com comando de voz e nos diversos eletrodomésticos automatizados que podemos ter em casa.  

Porém, a Internet das Coisas vai muito além disso. Na construção civil, ela tem causado transformações profundas. E um exemplo disso é a manutenção.  

Sensores instalados em telhados, elevadores e reservatórios de água permitem que eles sejam monitorados e que o ciclo de vida seja acompanhado com mais precisão. Dados confiáveis são fornecidos sobre o status de funcionamento e, assim, os custos com manutenção e troca de material são reduzidos.  

É possível, ainda, usar a Internet das Coisas para garantir a qualidade do concreto. Sensores são acoplados às armaduras e conectados a smartphones. Quando o material atinge o nível de resistência confiável, o sensor avisa.  

 

Digitalização de processos 

O uso de robôs e inteligência artificial ganha cada dia mais espaço não só na construção civil, mas em todos os setores da economia. Nos canteiros de obras, o uso de robôs e sensores em roupas podem ajudar a reduzir riscos de acidentes e monitorar a produtividade.  

Já dentro dos escritórios e no planejamento, a digitalização permite organizar processos, reduzir erros em cálculos e previsões de riscos e garantir maior rapidez e economia para o desenvolvimento dos projetos. 

O CVCRM – Construtor de Vendas é um grande aliado da digitalização de processos. Um exemplo disso é sua possibilidade de integração com as mais diversas ferramentas, incluindo os chatbots. Os famosos robôs de atendimento criam um contato primário com seu cliente através do chat e diminuem expressivamente os esforços do seu time de atendimento. 

Não bastasse isso, o CV também oferece workflows personalizáveis e automatizados. Neles, suas equipes podem montar um fluxo de trabalho coerente com suas necessidades e gerenciar pré-requisitos automáticos para que cada etapa seja concluída com a maior eficiência possível. 

 

Faça uso das inovações na construção civil, mas não esqueça do básico 

Não esqueça do básico

O mundo está cada vez mais tecnológico e cabe a você decidir se a sua empresa vai usar as inovações na construção civil disponíveis ou se vai ficar para trás. Mas cuidado! De nada adianta focar em novas tecnologias e esquecer do básico nos processos internos.  

Questões como gerenciamento de tempo, atendimento ao cliente e gestão de pessoas continuam sendo importantes e merecem a sua atenção. Abra os olhos para o futuro, mas não esqueça do presente que são a sua rotina, o relacionamento com o seu cliente e as condições de trabalho dos seus colaboradores.  

Uma dica especial do Blog do CV para você: faça um match entre o presente e o futuro e tenha mais eficiência e eficácia no seu negócio.   

  

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.    

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!     

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.   

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV!  

 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração