Inteligência Artificial em reformas: tecnologia e agilidade

Os programas de televisão fazem com que as reformas de casas pareçam simples. Mas, na realidade, o processo de redesenho de uma cozinha ou instalação de um novo banheiro é um processo complexo e demorado. Com a inteligência artificial, esse processo está se tornando mais rápido, barato e sustentável. 

Uma reforma pode levar meses de coordenação entre vários profissionais, dezenas de milhares de reais e mais. Muitas histórias de horror surgem com reformas, e as pessoas encontram esses problemas quando não têm o serviço profissional certo ao seu lado.  

Por isso, muitas empresas e profissionais estão aproveitando a tecnologia para oferecer projetos precisos para os clientes. Fazer isso torna todo o processo mais fácil e permite que as pessoas se concentrem em inspiração, transparência e orçamento. 

 

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

Exemplos de inteligência artificial para pequenas reformas 

Câmera 3D 

A inteligência artificial serve para compilar, analisar e recomendar opções de renovação de casas. Cozinhas são, normalmente, o cômodo mais desafiador da casa para uma reforma. Neste cômodo é possível utilizar uma câmera 3D para capturar medições precisas e adicionar esses pontos de inteligência ao sistema.  

A inteligência artificial incorporada rastreia as informações necessárias – como a localização de linhas de gás, encanamento e janelas – além de códigos e padrões arquitetônicos. Em seguida, leva em consideração as solicitações do proprietário para começar a aplicar um algoritmo. 

Ao usar a IA, os profissionais adaptam rapidamente uma série de opções diferentes dentro das restrições do espaço específico para apresentar ao proprietário layouts e maquetes que serão viáveis no ambiente e atenderão às suas necessidades pessoais.  

 

Aplicativos 

Já existem, ao redor do mundo, aplicativos que conectam proprietários de imóveis com empreiteiros de acordo com a localidade. Estes últimos recebem solicitações específicas de propostas e elementos de design para iniciar a obra.  

Os proprietários podem se concentrar nos aspectos inspiradores, como armários, maçanetas e materiais de bancada, em vez de se prenderem à papelada da construção e ao jargão do empreiteiro. 

 

Agilidade através da inteligência artificial 

Sem o uso da tecnologia, a jornada para uma cozinha ficar pronta é muito mais manual. Estima-se que um projetista pode levar até 70 horas apenas para medir e elaborar planos esquemáticos, além de pensar várias configurações. E isso antes de você entrar em contato com empreiteiros para cotações e prazos.  

Antigamente, o tempo médio de reforma de uma cozinha podia levar de nove a 12 meses de duração. Hoje em dia, com tantos avanços, os proprietários podem ter uma nova cozinha em apenas 45 dias.  

Nos Estados Unidos, a empresa Homebound foi lançada após os incêndios florestais de 2017 na Califórnia. Ela surgiu para oferecer um serviço que funciona como uma experiência de e-commerce. Os compradores podem selecionar lote, planta, estilo arquitetônico e acabamentos em um único portal online.  

No processo, a plataforma de tecnologia acumulou uma grande quantidade de dados para agilizar o processo de projeto e construção. O Homebound tornou-se, então, oito vezes mais eficiente na fase de projeto, e a construção se move 20% mais rápido do que os projetos tradicionais de construção de casas em larga escala. 

Se fizermos um comparativo com a Amazon, vamos perceber que os consumidores agora estão acostumados a ter bens e serviços entregues em menos tempo. Não é surpresa, portanto, que eles queiram que as reformas de suas casas avancem mais rapidamente do que o processo tradicional.  

 

Economia de custo através da inteligência artificial 

economia através de inteligência artificial

Ao agilizar o processo, a tecnologia também torna toda a reforma mais acessível financeiramente. Só pela redução da quantidade de tempo que leva para arquitetos, designers e empreiteiros atuarem desde o projeto até a finalização da obra, já é possível economizar bastante em mão de obra. 

Os modelos 3D ajudam ainda a evitar desperdícios. Acredita-se que são desperdiçados até 25% de madeira encomendada para uma casa devido a erros de medição. Com modelos criados através de inteligência artificial isso é reduzido a quase 0. O que traz economia de custos, mas também ambiental.  

Outro ponto importante é a modelagem do custo de aquisição do local, dos custos esperados de construção e dos preços esperados de venda de casas prontas ou de reformas para prever a viabilidade do desenvolvimento imobiliário. Isso evita um comprometimento com uma obra num momento inoportuno financeiramente falando.  

Infográfico sobre experiencia do cliente

 

Inteligência Artificial: futuro ou presente? 

inteligência artificial

Como qualquer tipo de inteligência artificial, quanto mais opções surgirem no mercado e mais usuários utilizarem os serviços, mais inteligente os sistemas ficam. Portanto, o futuro da inteligência artificial no ramo de reformas é promissor.  

Imagine poder utilizar ferramentas que otimizam orçamentos e o armazenamento de informações, ou ainda um aplicativo de telefone instantâneo que varre a sala e oferece configurações e opções de design em poucos minutos. Tudo isso já é possível.  

Já existem empresas da construção civil ao redor do mundo que direcionam seus esforços para simplificar o processo de modelagem, acesso a profissionais como arquitetos, designers e empreiteiros e tornar as moradias mais acessíveis.  

Alguns sistemas de inteligência artificial substituem horas de elaboração manual ao exportar layouts, opções de aparelhos e outros elementos de design, mantendo a conformidade com as nuances dos códigos de construção. Assim, os proprietários podem visualizar centenas de opções de casas antes da reforma.  

Edifícios no passado foram projetados do zero em quase todos os casos. Transportar conhecimento por meio de projetos era impossível. Mas agora já é possível usar uma base de conhecimento para capturar e reutilizar dados e melhorar continuamente as opções e a qualidade das casas criadas em um sistema. 

 Você também vai gostar de ler:

Objetivo da Inteligência Artificial 

O objetivo da inteligência artificial é ajudar os consumidores a se concentrarem nos assuntos importantes, eliminando etapas extras e decisões complicadas, e ajudar a indústria a simplificar a interpretação. A inteligência artificial está ajudando o mercado a prever preferências com tanta precisão que elimina toda ficção na tomada de decisões.  

 

Você já conhece o CV?    

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.     

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!      

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.    

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV!   

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração