5 Dicas para o gestor imobiliário impulsionar seus negócios 

O gestor imobiliário desempenha uma função essencial no desenvolvimento do setor. 

O mercado imobiliário proporciona oportunidades de profissionalização e desenvolvimento de carreiras. Um agente imobiliário pode se especializar em outras áreas e se tornar um gestor dentro de uma incorporadora. 

Mas, um cargo como esse propõem desafios como a aplicação de uma liderança qualitativa, influência positiva e o esforço para que os resultados superem o planejamento inicial. O gestor imobiliário lidera equipes e precisa estar em contante aprendizado e atualizando-se sobre o mercado ao qual está inserido. 

Pensando na construção do seu conhecimento, irei apresentar as características de um gestor imobiliário bem-sucedido e algumas dicas valiosas que impulsionem seu desempenho diário. E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Imagem do guia da qualificação de leads

O papel do gestor imobiliário

Gestor Imobiliário: imagem de uma mulher sentada em frente a uma mesa com muitos papeis, um óculos de grau, miniaturas de casa e um notebook.

A expansão e desenvolvimento da performance de uma empresa são as bases do sucesso, e precisam de uma gestão organizada. A proatividade e liderança é o que torna o gestor de negócios imobiliários uma peça extremamente importante para o mercado imobiliário. 

Mas, qual é exatamente o papel de um gestor imobiliário? A principal função desse profissional é identificar as oportunidades do setor, planejar estratégias e liderar as equipes para atingir os objetivos traçados e promover o crescimento da empresa. 

O gestor imobiliário acompanha o processo de vendas, prepara propostas e fecha contratos. Além disso, por estar inserido em um mercado que tem altos índices de mudanças sobre tendências, economia e da própria tecnologia utilizada no dia a dia empresarial. 

Para exemplificar o que faz o gestor imobiliário é necessário pensar na palavra liderança como movimentadora da jornada de compra. É através do fluxo de trabalho estimulante, atendimento ao cliente assertivo desde a prospecção do lead até o fechamento da negociação que uma gestão é considerada bem-sucedida

O que é preciso para ser um gestor imobiliário de sucesso? 

Estar em uma posição de liderança exige algumas especificações, e isso não seria diferente em um cargo de gestor imobiliário. A gestão é algo que pode ser aprendido com a vivência, estudos e o interesse em aprender cada vez mais, não é uma receita pronta. 

Apesar disso, certas características impactam positivamente no sucesso desse profissional. Para estar inserido em empresas do setor imobiliário é necessário: 

  • Ter visão além dos resultados 
  • Planejar metas 
  • Ser bom ouvinte 
  • Ter equilíbrio emocional 
  • Conhecer e motivar sua equipe 
  • Honrar acordos fechados 
  • Aprender com a equipe 
  • Reconhecer as conquistas dos colaboradores 

Esses são conceitos básicos para construir um gestor de negócios imobiliários de alta performance. Assim, o negócio e os colaboradores são gerenciados de forma humana e buscando a melhor experiência do cliente

5 Dicas para o Gestor Imobiliário impulsionar seus negócios

Gestor Imobiliário: imagem de uma mulher em frente a uma mesa segurando alguns papeis

O principal trabalho do gestor imobiliário e liderar o impulsionamento da empresa em relação às concorrentes do mercado. A criação de autoridade e o destaque não nascem sem o envolvimento desse profissional. 

É um desafio constante trazer inovação, tecnologias e tendências em um mercado que está sempre em constante movimento como o setor imobiliário. Entretanto, o gestor faz exatamente o papel de líder e projetor estrategista dentro de uma incorporadora. 

Para colaborar com o aprendizado desse profissional, irei apresentar algumas dicas para sucesso imobiliário do gestor no mercado. Vamos nessa? 

Invista em Inovação

Para o gestor imobiliário o investimento em inovação é mais do que uma estratégia, é uma necessidade. Isso porque a competitividade está alinhada a adaptação diante das mudanças do setor de atuação. 

A tecnologia acaba sendo parte importante para desenvolver a inovação em uma empresa, já que sistemas avançados de automação de processos e análise de dados são essenciais para a gestão assertiva. Implantar essas ferramentas colabora com a gestão de riscos, diminuição de falhas e potencialização da produtividade. 

Sistemas do mercado imobiliário também colaboram com a manutenção da efetividade de estratégias. Disponibilizando a visualização das etapas da jornada de vendas e informações cruciais sobre o cliente impulsionam o desenvolvimento de técnicas personalizadas e, consequentemente, mais efetivas

Estar alinhado à tecnologia é estar acompanhando as tendências do setor. Com esse avanço, além de antecipar as mudanças no comportamento de consumo, o gestor imobiliário consegue enxergar oportunidades e projetar negócios de acordo com esses dados. 

Monitore a jornada do cliente

Como foi dito no tópico anterior, a tecnologia é uma grande aliada do mundo corporativo atual. É indispensável que o gestor imobiliário utilize ferramentas como softwares de gestão completa para automatizar suas tarefas e as de sua equipe. 

Entenda o que é sistema imobiliário.

Infográfico sobre experiencia do cliente

Mas, além disso, essas plataformas colaboram com o monitoramento das entradas de leads e a transformação desses em clientes e vendas. Monitorar toda a jornada de consumo garante não apenas a finalização da compra, mas a construção sólida do relacionamento entre ele e a empresa. 

As plataformas de gestão também colaboram com o desenvolvimento do atendimento personalizado. Um sistema que possibilita a integração com chatbots e inteligência artificial são ótimos aliados para potencializar a comunicação e a experiência do cliente

Utilizar o software imobiliário potencializa o trabalho do gestor e impulsiona a criação de estratégias para conquistar o lead. Monitorar também o pós-venda e enviar pedidos de feedbacks são partes importantes para a efetividade da jornada de vendas. 

Aplique Marketing Digital

Gestor Imobiliário: close nas mãos de um homem digitando no teclado de um notebook.

A presença do consumidor em ambientes digitais fez com que a necessidade de adaptar as campanhas para as mídias ganhasse cada vez mais espaço. Quando se fala sobre isso, coloca-se em questão a utilização de estratégias de marketing digital

Para o gestor imobiliário, aplicar essa técnica é uma das formas de gerenciar a jornada de compras. Isso porque o marketing é o principal responsável pela entrada do lead no funil de vendas e se responsabiliza pela nutrição de conteúdos e pela finalização da negociação. 

Para impulsionar a ação do marketing digital, implementar ferramentas de automação que potencializem: 

  • Envio de e-mails automáticos 
  • Comuniquem-se com o cliente de forma personalizada 
  • Separe o lead por estágio de busca 

Assim, as oportunidades podem ser amplamente visualizadas e o alcance dos conteúdos se torna extenso e assertivo. Para o gestor imobiliário que conta com o marketing digital como ferramenta de captação, nutrição e manutenção, gera oportunidades e traz a medição de resultados de forma precisa e ajustável à dinâmicas e evoluções do mercado. 

Forneça Assessoramento Jurídico

O gestor imobiliário pode oferecer um aconselhamento, ou assessoramento jurídico, caso sejam profissionais do direito. Existem especializações de gestão de indivíduos, organizações e empresas que impulsionam o trabalho. 

No assessoramento a orientação sobre as questões legais que garantem a conformidade diante das leis, normas e regulamentos. Essa ação colabora com a gestão de riscos, resolução de conflitos e com a elaboração dos documentos legais de uma negociação ou transação do mercado imobiliário. 

O acompanhamento dessas tarefas torna as atividades documentais conformes e regulares, evitando que existam complicações jurídicas em torno das construções e das vendas. O gestor imobiliário que organiza um assessoramento jurídico promove um suporte essencial para a empresa. 

Isso porque os advogados, internou ou externos, apoiam a gestão eficiente em relação às questões legais e protegem os interesses tanto da empresa, quanto dos clientes finais. Também auxiliam na elaboração de contratos com fornecedores e com envolvidos diretamente na parte de construção de um empreendimento

Ajuste a Gestão de Documentos

Ligado ao tópico anterior, a gestão de documentos pode ser um desafio para o gestor imobiliário caso não se tenha a devida organização nessa etapa. Entretanto, o uso da tecnologia automatiza e potencializa esse processo. 

Com o auxílio de softwares especializados a categorização de acordo com critérios específicos, o armazenamento seguro e o controle das versões geradas aumentam o desenvolvimento assertivo dos documentos. Isso evita retrabalhos e garante a manutenção das informações. 

Ajustando a gestão de documentos a ferramentas tecnológicas a segurança, acesso e auditorias de conformidades se tornam muito mais eficazes e pesquisáveis. A implementação de políticas de acesso redobra a preservação e seguridade dos dados contidos nas documentações. 

O gestor imobiliário deve estabelecer fluxos de trabalho que tornem as aprovações formais ágeis e a integração entre sistemas pode impulsionar isso. A tecnologia potencializa a obtenção de informações, entrega de documentos e a assinatura de forma consistente e altamente segura

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