CRM na gestão de vendas de lotes: Por que utilizá-lo?

Contar com um CRM na gestão de vendas de lotes pode definir o sucesso da sua loteadora. 

Você pode pensar que o Customer Relationship Management é uma ferramenta voltada apenas para a gestão do relacionamento entre uma empresa do mercado imobiliário e seus clientes. Mas não poderia estar mais enganado! 

O CRM é altamente eficiente em diversos segmentos. Contratando esse sistema você poderá ter uma chave poderosa para o impulsionamento de vendas e para melhorar a experiência do seu cliente. 

Nesse artigo você conhecerá os principais motivos para utilizar um CRM na gestão de vendas de lotes e qual o CRM para loteadoras suprirá as necessidades do seu negócio. 

Vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Por que utilizar o CRM na Gestão de Vendas de Lotes?

CRM na gestão de vendas de lotes: A imagem mostra uma pessoa sentada em frente a um computador, com uma folha de papel aberta em frente a ela. A folha de papel contém gráficos e diagramas que parecem ser estatísticas ou dados de negócios. A pessoa está usando óculos e parece estar examinando ou explicando os gráficos. No fundo, há outros documentos e um celular com uma tela aberta que também mostra gráficos semelhantes aos do papel. A cena sugere um ambiente de trabalho ou estudo, possivelmente relacionado a análises de dados ou planejamento estratégico.

As tecnologias de inovação impulsionaram a gestão de diversas áreas de empresas ligadas ao mercado imobiliário. Assim, os benefícios de adotar sistemas como o CRM tornou-se fundamental para incorporadoras e loteadoras

Os benefícios de utilizar um CRM nas loteadoras são: 

  • Impulsionamento da eficiência operacional 
  • Melhor experiência do cliente 
  • Crescimento das taxas de conversão 
  • Maior transparência e controle do pipeline de vendas 

Ou seja, o CRM colabora com a gestão eficiente do processo de interação com o lead, conversão de vendas e até mesmo com a construção das estratégias de marketing

Através de um CRM imobiliário as etapas que constroem o relacionamento com o cliente são organizadas de forma precisa e o gerenciamento do funil de vendas é potencializado

Isso porque essa ferramenta tem como objetivo

Centralizar Dados

Utilizar um CRM na gestão de vendas de lotes é importante para a análise correta das informações do lead. Desse modo, um sistema que centraliza todas as informações dos leads pode cooperar com a coleta de dados e estudo do histórico de interações empresa-cliente.  

A centralização também garante a consistência e a efetividade dos dados, informando todos os membros da equipe responsável e possibilitando o acesso ágil em um ambiente online. Então, pode-se dizer também que usar um CRM na gestão das loteadoras permite a personalização do processo de vendas

Contar com um CRM Cloud agiliza a atualização dos dados que entram no sistema, reduz o risco de inconsistências, oferece uma visão holística do cliente, traça padrões de comportamento e potencializa oportunidades de vendas.  

Além disso, a segurança das informações, as tomadas de decisão assertivas baseada em dados e a otimização de múltiplas ações também são consequências do uso de uma ferramenta CRM

Gerenciar Leads

Uma das várias razões para se contratar e aplicar o CRM na gestão de vendas de lotes é o gerenciamento dos leads. Isso porque, essa ferramenta colabora com a captura de interessados no seu produto através de múltiplas fontes como: 

  • Formulários do Site 
  • Interações nas Redes Sociais 
  • Cliques em E-mail Marketing 
  • Contatos em Eventos e Feiras de Divulgação 

A coleta de dados por essas vias é automatizada e torna muito mais fácil a tarefa de registar dados, acompanhar a jornada do lead e personalizar das comunicações.  

Além disso, uma plataforma de alta qualidade, fornece: 

  • Automação do gerenciamento de e-mails 
  • Distribuição de tarefas 
  • Criação de fluxos de trabalho 
  • Segmentação de leads 

Ainda é possível potencializar a captação, nutrição e conversão de interessados nos loteamentos. Por isso, usando um CRM você consegue obter relatórios e analisar a qualidade da geração dos leads, identificar pontos de melhoria e otimizar as ações da jornada de vendas. 

Customizar e Escalar Processos

Implementar um CRM na gestão de vendas de lotes influencia em uma das bases essenciais das empresas: a expansão das vendas. Isso significa que um sistema adaptável ao crescimento do negócio e ao volume de processos, dados e vendas é fundamental para se obter um gerenciamento completo e efetivo. 

Além disso, um CRM precisa ser customizável, ou seja, ter a possibilidade de personalizar tarefas dentro do CRM de acordo com as necessidades da loteadora. Através dessa sistematização consegue-se: 

  • Definir quem pode ter acesso  
  • Personalizar relatórios 
  • Criar fluxos de dados 
  • Eliminar repetições 
  • Automatizar ações 
  • Expandir o armazenamento 

Com essas funcionalidades os gestores conseguem ter muito mais controle dos processos do início ao fim. 

Segurança e a Privacidade

O armazenamento e a confidencialidade das informações dos clientes e das transações precisam ser amplamente protegidos e atualizados. Um CRM em conformidade com a LGPD pode te ajudar nisso. 

Assim, todos os dados dos clientes devem estar seguros e amparados nas regulamentações da Lei Geral de Proteção de Dados.  

Através de um CRM, você também pode aplicar medidas de segurança eficientes como: 

  • Criptografia de dados (em trânsitos ou repouso) 
  • Controle de acesso por usuário autorizado 
  • Autenticação de dois fatores 
  • Auditoria regular de seguridade 
  • Proteção contra múltiplas ameaças cibernéticas 
  • Automatização de backups e armazenamento off-site 

É preciso ressaltar que os termos de consentimento do uso dos dados devem estar destacados em materiais que exigem os contatos do cliente, o armazenamento e o compartilhamento dessas informações dentro do sistema da loteadora.  

Como escolher um CRM de gestão para a venda de lotes?

CRM na gestão de vendas de lotes: A imagem mostra uma mão humana, provavelmente de um adulto, usando um tablet. A mão está pressionando o touchscreen do tablet, que está aberto e exibe uma interface de usuário com gráficos e texto. O tablet está sobre um suporte que parece ser um bloco de notas ou um livro, e há outros documentos ou folhas de papel ao redor, sugerindo um ambiente de trabalho ou estudo. A mão está vestida com um cinto de camisa branca, o que pode indicar um contexto profissional ou formal. A imagem é uma foto real e parece ser tirada de cima, focando na interação do usuário com o tablet.

A missão de selecionar uma plataforma CRM na gestão de vendas de lotes é uma tarefa analítica, de alta pesquisa. O passo a passo da escolha assertiva por um CRM efetivo nas vendas se inicia nos estudos de caso através de empresas do setor que implementaram esse tipo de plataforma no dia a dia. 

Utilizar os exemplos de sucessos de implantações e os fracassos de aplicação colabora com a maturidade da informação e o encaminhamento para uma escolha eficiente para suprir as obrigações diárias da loteadora. Mas não é apenas nisso que uma escolha de CRM se baseia, para escolhê-lo e utilizá-lo assertivamente no seu negócio é necessário que o sistema conte com múltiplas ações. 

Um excelente CRM para a gestão conta com: 

Configuração Personalizável e Intuitiva

Ao selecionar um CRM para a loteadora é fundamental que as necessidades específicas da empresa sejam supridas. Por isso, analisar as plataformas do mercado imobiliário que oferecem recursos de escalabilidade, personalização e bons fluxos de tarefas acaba sendo o primeiro ponto para a escolha de um CRM na gestão de vendas de lotes

O ponto principal, além da adaptação, é a visualização unificada e as ações intuitivas que possibilitam o aprendizado rápido para os colaboradores que irão utilizar o CRM. 

Integração de Ferramentas

É importante também que o CRM possua um ecossistema de integrações com ferramentas que impulsionem as áreas de: 

  • Marketing 
  • Finanças 
  • Comercial 
  • Vendas 

E ainda podem conectar consultorias, nutrição de mídias e redes sociais e integrar a captura de leads. Isso unifica a visualização das ações relacionadas diretamente ao CRM na gestão de vendas de lotes desde a entrada do cliente no funil de vendas

Experiência do Cliente

CRM na gestão de vendas de lotes: A imagem mostra uma pessoa sentada diante de um laptop, com uma mão sobre o que parece ser um teclado e a outra mão usando um smartphone. O smartphone está apresentando uma interface de feedback de satisfação do cliente. A interface inclui uma barra de estrelas com uma estrela selecionada, indicando uma avaliação positiva, e três opções de feedback: "Bad" (Ruim), "Good" (Bom) e "Excellent" (Excelente), cada uma com um ícone de emoção correspondente. A imagem parece ser uma representação de uma situação comum em que um cliente fornece feedback sobre um serviço ou produto através de uma aplicação ou site.

Contar com um CRM na gestão de vendas de lotes impulsiona a qualidade da experiência do cliente. Isso porque a acessibilidade ágil ao histórico de interações do lead colabora com o desenvolvimento personalizado das comunicações e a apresentação dos lotes de forma assertiva e com mais chances de efetivar a venda

Além disso, através dos dados analisados e expostos pelo CRM, a loteadora consegue construir um relacionamento duradouro com o cliente. Ainda é possível ampliar as taxas de satisfação ao utilizar a: 

É essencial apresentar disposição para resolver dúvidas e encaminhar informações sobre serviços extras. E o CRM auxilia no processo de pós-venda, mantendo a conexão com o cliente através do acompanhamento que informatize e auxilie nessa etapa de transição

Gestão de Projetos e Monitoramento de Atividades

O CRM potencializa e automatiza a delimitação e visualização de: 

  • Início de etapas 
  • Prazos de entrega 
  • Progresso das obras 
  • Orçamento de equipamentos 
  • Contratação de equipes 
  • Comunicação entre colaboradores 

Assim, ao monitorar todas as atividades realizadas no processo de estruturação dos lotes, e dos próprios empreendimentos, é possível minimizar incidentes, evitar retrabalhos e criar uma relação entre empresas do setor imobiliário.  

O que você aprendeu com esse artigo?

O CRM na gestão de vendas de lotes pode melhorar a experiência do cliente? 

Sim, a ferramenta possibilita a visualização assertiva do histórico de interações, mapeia o perfil do cliente, automatiza o envio de materiais de nutrição, impulsiona a conexão entre a empresa e o consumidor e ainda amplia a eficiência operacional. 

Qual é a importância de um CRM na gestão de vendas de lotes? 

O CRM centraliza informações, automatiza múltiplos processos, fornece a análise a visualização eficiente de relatórios e dados, agenda follow-ups e compartilha informações relevantes, melhora a comunicação entre times e personaliza o atendimento. 

Como um CRM pode beneficiar a loteadora? 

A ferramenta gerencia os lotes, acompanha o caminho do lead no funil de vendas, elimina a duplicação de reservas, maximiza o acesso e a segurança dos dados da loteadora, centraliza a visualização de processos e a comunicação, impulsiona o pós-venda e possibilita a integração. 

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