Contar com um CRM na gestão de vendas de lotes pode definir o sucesso da sua loteadora.
Você pode pensar que o Customer Relationship Management é uma ferramenta voltada apenas para a gestão do relacionamento entre uma empresa do mercado imobiliário e seus clientes. Mas não poderia estar mais enganado!
O CRM é altamente eficiente em diversos segmentos. Contratando esse sistema você poderá ter uma chave poderosa para o impulsionamento de vendas e para melhorar a experiência do seu cliente.
Nesse artigo você conhecerá os principais motivos para utilizar um CRM na gestão de vendas de lotes e qual o CRM para loteadoras suprirá as necessidades do seu negócio.
Vamos juntos nessa jornada de conhecimento?
Sumário
Por que utilizar o CRM na Gestão de Vendas de Lotes?
As tecnologias de inovação impulsionaram a gestão de diversas áreas de empresas ligadas ao mercado imobiliário. Assim, os benefícios de adotar sistemas como o CRM tornou-se fundamental para incorporadoras e loteadoras.
Os benefícios de utilizar um CRM nas loteadoras são:
- Impulsionamento da eficiência operacional
- Melhor experiência do cliente
- Crescimento das taxas de conversão
- Maior transparência e controle do pipeline de vendas
Ou seja, o CRM colabora com a gestão eficiente do processo de interação com o lead, conversão de vendas e até mesmo com a construção das estratégias de marketing.
Através de um CRM imobiliário as etapas que constroem o relacionamento com o cliente são organizadas de forma precisa e o gerenciamento do funil de vendas é potencializado.
Isso porque essa ferramenta tem como objetivo:
Centralizar Dados
Utilizar um CRM na gestão de vendas de lotes é importante para a análise correta das informações do lead. Desse modo, um sistema que centraliza todas as informações dos leads pode cooperar com a coleta de dados e estudo do histórico de interações empresa-cliente.
A centralização também garante a consistência e a efetividade dos dados, informando todos os membros da equipe responsável e possibilitando o acesso ágil em um ambiente online. Então, pode-se dizer também que usar um CRM na gestão das loteadoras permite a personalização do processo de vendas.
Contar com um CRM Cloud agiliza a atualização dos dados que entram no sistema, reduz o risco de inconsistências, oferece uma visão holística do cliente, traça padrões de comportamento e potencializa oportunidades de vendas.
Além disso, a segurança das informações, as tomadas de decisão assertivas baseada em dados e a otimização de múltiplas ações também são consequências do uso de uma ferramenta CRM.
Gerenciar Leads
Uma das várias razões para se contratar e aplicar o CRM na gestão de vendas de lotes é o gerenciamento dos leads. Isso porque, essa ferramenta colabora com a captura de interessados no seu produto através de múltiplas fontes como:
- Formulários do Site
- Interações nas Redes Sociais
- Cliques em E-mail Marketing
- Contatos em Eventos e Feiras de Divulgação
A coleta de dados por essas vias é automatizada e torna muito mais fácil a tarefa de registar dados, acompanhar a jornada do lead e personalizar das comunicações.
Além disso, uma plataforma de alta qualidade, fornece:
- Automação do gerenciamento de e-mails
- Distribuição de tarefas
- Criação de fluxos de trabalho
- Segmentação de leads
Ainda é possível potencializar a captação, nutrição e conversão de interessados nos loteamentos. Por isso, usando um CRM você consegue obter relatórios e analisar a qualidade da geração dos leads, identificar pontos de melhoria e otimizar as ações da jornada de vendas.
Customizar e Escalar Processos
Implementar um CRM na gestão de vendas de lotes influencia em uma das bases essenciais das empresas: a expansão das vendas. Isso significa que um sistema adaptável ao crescimento do negócio e ao volume de processos, dados e vendas é fundamental para se obter um gerenciamento completo e efetivo.
Além disso, um CRM precisa ser customizável, ou seja, ter a possibilidade de personalizar tarefas dentro do CRM de acordo com as necessidades da loteadora. Através dessa sistematização consegue-se:
- Definir quem pode ter acesso
- Personalizar relatórios
- Criar fluxos de dados
- Eliminar repetições
- Automatizar ações
- Expandir o armazenamento
Com essas funcionalidades os gestores conseguem ter muito mais controle dos processos do início ao fim.
Segurança e a Privacidade
O armazenamento e a confidencialidade das informações dos clientes e das transações precisam ser amplamente protegidos e atualizados. Um CRM em conformidade com a LGPD pode te ajudar nisso.
Assim, todos os dados dos clientes devem estar seguros e amparados nas regulamentações da Lei Geral de Proteção de Dados.
Através de um CRM, você também pode aplicar medidas de segurança eficientes como:
- Criptografia de dados (em trânsitos ou repouso)
- Controle de acesso por usuário autorizado
- Autenticação de dois fatores
- Auditoria regular de seguridade
- Proteção contra múltiplas ameaças cibernéticas
- Automatização de backups e armazenamento off-site
É preciso ressaltar que os termos de consentimento do uso dos dados devem estar destacados em materiais que exigem os contatos do cliente, o armazenamento e o compartilhamento dessas informações dentro do sistema da loteadora.
Como escolher um CRM de gestão para a venda de lotes?
A missão de selecionar uma plataforma CRM na gestão de vendas de lotes é uma tarefa analítica, de alta pesquisa. O passo a passo da escolha assertiva por um CRM efetivo nas vendas se inicia nos estudos de caso através de empresas do setor que implementaram esse tipo de plataforma no dia a dia.
Utilizar os exemplos de sucessos de implantações e os fracassos de aplicação colabora com a maturidade da informação e o encaminhamento para uma escolha eficiente para suprir as obrigações diárias da loteadora. Mas não é apenas nisso que uma escolha de CRM se baseia, para escolhê-lo e utilizá-lo assertivamente no seu negócio é necessário que o sistema conte com múltiplas ações.
Um excelente CRM para a gestão conta com:
Configuração Personalizável e Intuitiva
Ao selecionar um CRM para a loteadora é fundamental que as necessidades específicas da empresa sejam supridas. Por isso, analisar as plataformas do mercado imobiliário que oferecem recursos de escalabilidade, personalização e bons fluxos de tarefas acaba sendo o primeiro ponto para a escolha de um CRM na gestão de vendas de lotes.
O ponto principal, além da adaptação, é a visualização unificada e as ações intuitivas que possibilitam o aprendizado rápido para os colaboradores que irão utilizar o CRM.
Integração de Ferramentas
É importante também que o CRM possua um ecossistema de integrações com ferramentas que impulsionem as áreas de:
- Marketing
- Finanças
- Comercial
- Vendas
E ainda podem conectar consultorias, nutrição de mídias e redes sociais e integrar a captura de leads. Isso unifica a visualização das ações relacionadas diretamente ao CRM na gestão de vendas de lotes desde a entrada do cliente no funil de vendas.
Experiência do Cliente
Contar com um CRM na gestão de vendas de lotes impulsiona a qualidade da experiência do cliente. Isso porque a acessibilidade ágil ao histórico de interações do lead colabora com o desenvolvimento personalizado das comunicações e a apresentação dos lotes de forma assertiva e com mais chances de efetivar a venda.
Além disso, através dos dados analisados e expostos pelo CRM, a loteadora consegue construir um relacionamento duradouro com o cliente. Ainda é possível ampliar as taxas de satisfação ao utilizar a:
- Consulta aos indicadores de satisfação
- Automação do envio de feedbacks e pesquisas
É essencial apresentar disposição para resolver dúvidas e encaminhar informações sobre serviços extras. E o CRM auxilia no processo de pós-venda, mantendo a conexão com o cliente através do acompanhamento que informatize e auxilie nessa etapa de transição.
Gestão de Projetos e Monitoramento de Atividades
O CRM potencializa e automatiza a delimitação e visualização de:
- Início de etapas
- Prazos de entrega
- Progresso das obras
- Orçamento de equipamentos
- Contratação de equipes
- Comunicação entre colaboradores
Assim, ao monitorar todas as atividades realizadas no processo de estruturação dos lotes, e dos próprios empreendimentos, é possível minimizar incidentes, evitar retrabalhos e criar uma relação entre empresas do setor imobiliário.
O que você aprendeu com esse artigo?
Sim, a ferramenta possibilita a visualização assertiva do histórico de interações, mapeia o perfil do cliente, automatiza o envio de materiais de nutrição, impulsiona a conexão entre a empresa e o consumidor e ainda amplia a eficiência operacional.
O CRM centraliza informações, automatiza múltiplos processos, fornece a análise a visualização eficiente de relatórios e dados, agenda follow-ups e compartilha informações relevantes, melhora a comunicação entre times e personaliza o atendimento.
A ferramenta gerencia os lotes, acompanha o caminho do lead no funil de vendas, elimina a duplicação de reservas, maximiza o acesso e a segurança dos dados da loteadora, centraliza a visualização de processos e a comunicação, impulsiona o pós-venda e possibilita a integração.
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