Construção ecoeficiente: Quais as características desse projeto? 

A busca pelo conceito de construção ecoeficiente está crescendo no mercado imobiliário. 

Com a preocupação da população com o consumo consciente, os setores de bens e serviços precisaram se reinventar e disponibilizar produtos e projetos que se adequassem à essa nova necessidade. A população exige, hoje, que empresa, incorporadoras e construtoras tenham práticas sustentáveis em seu dia a dia e na execução de seus empreendimentos. 

As políticas de sustentabilidade e proteção ambiental se tornaram pré-requisitos para pessoas que estão buscando imóveis nos dias de hoje. Assim, as construções ecoeficientes estão cada vez mais em evidência. 

Pensando em seu conhecimento, irei abordar nesse artigo qual o significado de construção ecoeficiente e as suas principais características. E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Ecoeficiência: Qual o significado?

Construção Ecoeficiente: imagem de uma lâmpada com uma árvoredentro.

As transformações de consumo trouxeram para o cenário de investimentos da construção civil diversos conceitos de sustentabilidade e reutilização de recursos. Foi através da necessidade de adequar-se à essa demanda que a noção e aplicação da ecologia no mercado imobiliário ganhou força. 

Dentro desse, a ecoeficiência apareceu como forma de harmonizar a relação entre a indústria de produção, a execução de serviços e a preservação do meio ambiente. E assim, consegue otimizar os gastos de recursos não renováveis, reduzir a emissão de poluentes e descartes irregulares de materiais. 

Uma construção ecoeficiente precisa seguir os padrões que definem o que significa ecoeficiência. Ou seja, desde o desenvolvimento do projeto até a vivência do morador dentro de um determinado imóvel sustentável

A ecoeficiência liga as necessidades básicas do ser humano ao desenvolvimento sustentável e rentabilidade de recursos finitos. Ainda é aplicável em projetos de moradia e corporativos, proporcionando qualidade e ecologia ao dia a dia.  

O que é uma construção ecoeficiente?

Construção Ecoeficiente: imagem de um edifício feita com folhas e árvores.

A construção ecoeficiente, também conhecida como construção sustentável, surgiu como um projeto da área de arquitetura para viabilizar a execução de obras pautadas na eficiência e economia de materiais e recursos naturais.  

As casas ecoeficientes, por exemplo, são projetadas com foco na minimização de impactos ambientais, potencialização da eficiência energéticas e utilização de materiais procedentes de reutilização de matérias-primas. Também focam no uso de recursos naturais e no transporte de menor emissão poluente. 

A construção ecoeficiente proporciona um, além de uma redução na extração e utilização indevida de recursos finitos, uma qualidade de vida muito maior. Esses imóveis são planejados para oferecer conforto e minimização de gastos diários em energia e água. 

As localidades são estrategicamente pensadas para diminuir a emissão de carbono e possibilitar aos moradores um acesso através de caminhadas ou com a utilização de bicicletas. Essas construções ecoeficientes vem adquirindo espaço no mercado e, por isso, trouxe um material que exemplifica as características de uma casa ecoeficiente.

Características de uma construção ecoeficiente

Construção Ecoeficiente: close nas mãos de uma pessoa desenhando uma planta de imóvel numa mesa. Na mesa algumas miniaturas de árvores.

A construção ecoeficiente transformou o conceito de harmonização entre o sustentável e o confortável. Implantar as práticas de redução dos impactos ambientais e ainda assim possibilitar conforto e beleza ao imóvel é algo extremamente viável com a utilização da ecoeficiência

O conceito de casa sustentável também traz a economia de custos, tanto na execução das obras, quanto na contenção de despesas de operação e manutenção. É importante manter a longo prazo o equilíbrio entre o dia a dia humano e o meio ambiente

Por isso, uma construção ecoeficiente segue padrões de sustentabilidade, pautados principalmente na: 

Eficiência Energética

A construção ecoeficiente se baseia na utilização de técnicas e tecnologias que diminuem o consumo de múltiplos recursos e materiais. Uma das principais otimizações presentes nesses projetos é a de economia de gastos de energia

Para potencializar essa diminuição, as construções possuem janelas de alto desempenho e iluminação interna em LED. Além disso, precisa integrar-se a fontes de energia renovável e dispor de: 

  • Isolamento 
  • Sistema de aquecimento e resfriamento 

Esses serão movidos através da captação de energia por painéis solares ou sistemas eólicos. Diminuindo a dependência das redes energéticas que se utilizam de combustíveis fósseis e hidráulicos. 

Gestão de Resíduos

O setor de construção civil é um dos grandes responsáveis pelo grande número de resíduos descartados anualmente. Portanto, para que uma construção ecoeficiente seja realmente sustentável é preciso minimizar o descarte indevido. 

A gestão de resíduos é o pré-requisito para execução de o que é ecoeficiente, e está integrada a economia e sustentabilidade da: 

Infográfico sobre experiencia do cliente
  • Coleta 
  • Transporte 
  • Tratamento 

Além dessas, é preciso buscar empresas que fabricam materiais sustentáveis e que geram produtos através de extração consciente e utilização de resíduos recicláveis. Essa etapa é essencial para proteger o meio ambiente e diminuir a poluição do solo, ar e água. 

Reutilização de Recursos

Os três “erres” são a exemplificação do que é a ecoeficiência. Em uma construção ecoeficiente é preciso reduzir, reciclar e reutilizar diversos recursos e matérias-primas durante a construção e após a entrada dos moradores no imóvel

Uma das formas de aplicar a reutilização é implementar sistemas que monitoram e avaliam o desempenho da casa, apartamentos, salas e prédios comerciais em termos de consumo

  • Energético 
  • Hidráulico 

A qualidade e sistemas de circulação de ar ambiente também é um aspecto que interliga as construções ecoeficientes à minimização da utilização de recursos naturais. 

Materiais Sustentáveis

A escolha de materiais para executar um projeto de construção ecoeficiente deve ser feita baseando-se na sustentabilidade. Essa ação deve ser disposta desde os meios em que a extração da matéria-prima foi feita até a sua finalização e exposição industrial. 

Esses materiais devem vir de fontes renováveis, reciclagem e de produções de baixo impacto ambiental. Incluem: 

  • Madeira Certificada 
  • Concreto Reciclado 
  • Tintas de Baixa Emissão de COVs 
  • Acabamentos Biodegradáveis 

A utilização desses tipos de materiais é essencial para que um projeto seja realmente qualificado como uma construção ecoeficiente

Eficiência de Espaço

Os espaços construídos atualmente têm como necessidade principal a eficiência de habitação. As construções ecoeficientes são localizadas em lugares que promovem ampla acessibilidade, visando a redução do uso de automóveis individuais. 

Para construir um empreendimento pautado na ecoeficiência é necessário considerar se esse estará próximo a: 

  • Vias  
  • Transportes públicos 
  • Mercados 
  • Escolas 
  • Farmácias 
  • Parques 

Projetar uma construção ecoeficiente também é viabilizar a otimização de espaços, permitir adaptações e evitar que as estruturas desses sejam extremamente grandes e com baixas áreas verdes

O que você aprendeu nesse conteúdo

Quais são os benefícios da construção ecoeficiente? 

Diminuição de custos de produção, aumento de lucratividade, redução da emissão de poluentes, utilização de recursos de forma consciente e reutilização de materiais. Além disso, diminui os riscos à saúde dos trabalhadores e moradores desse tipo de imóvel. 

Quais são os sistemas de energia renovável comuns em construções ecoeficientes? 

São utilizados nessas construções sistemas de energia solar, eólica, geotérmica, de biomassa e hidrogênio.  

Quais são os requisitos para qualificar um projeto como de construção ecoeficiente? 

Uma construção ecoeficiente precisa reduzir a produção de resíduos gerados durante as obras, otimizar os gastos em energia durante a execução do projeto e após a habitação do imóvel, utilizar materiais reciclados e extraídos de forma consciente. 

Gostou desse conteúdo? Saiba mais em…

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.  

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração